Home / China / Chegando em Pequim: imigração, comunicação e como ir do aeroporto para o centro

Chegando em Pequim: imigração, comunicação e como ir do aeroporto para o centro

O desembarque na China foi para mim um misto de sentimentos: ansiedade, excitação, curiosidade e… confesso, um pouquinho de medo!

A China foi o meu primeiro país na Ásia, pois até então, minhas viagens eram pela Europa ou América, que apesar de todas as possíveis diferenças, são culturas e idiomas muito mais próximos de nós, portanto, viagens em que me sinto muito mais confortável.

Viajamos de Air China e assim, já pudemos ir nos acostumando com a língua e a comida diferente. Ao contrário do que muitos disseram, gostei muito do serviço da empresa. Eis que depois de muitas horas voando, avistamos a Grande Muralha da China lá do alto: pura emoção!

Desembarcamos no aeroporto internacional de Pequim com uma temperatura de 10 graus negativos e uma diferença de 10 horas no fuso horário: será que estávamos nos metendo numa fria?! 🙂

desembarque na China

O avião parou no meio da pista, então, tivemos que ir andando (e ir nos acostumando com o frio) até um ônibus que nos levou ao terminal. O aeroporto é GIGANTE!

Andamos bastante até chegarmos na imigração: momento de tensão!!! A fila para estrangeiros não era muito grande. Para minha felicidade, o guarda que nos atendeu não disse nada, apenas pegou os documentos, digitou algumas coisas, tirou foto e pronto!

Logo que passamos pela imigração, tivemos que pegar um metrô interno que nos levaria ao local em que retiraríamos a nossa bagagem! Foi tudo rápido e eficiente!

imigração na China

Já do lado de fora, ainda admirando todas aquelas placas escritas em mandarim, tínhamos que decidir como ir do aeroporto até o centro da cidade.

roteiro Pequim

A ideia inicial era ir de trem e metrô, mas por estarmos muito cansados, acabamos optando por um serviço de transfer, contratado no balcão de informações turísticas. Como éramos 6 (parece nome de livro), ficou mais em conta, além de confortável!

Informações Pequim

Mas se você quiser optar pelo transporte público, saiba que deverá pegar um trem que liga o aeroporto direto à estação de metrô Dongzhimen. Essa estação faz parte da linha circular de Pequim, que tem ligação com todas as demais. Se o seu hotel tiver uma estação de metrô próximo, essa é uma ótima opção de chegar até lá.

o que visitar em Pequim

O caminho do aeroporto até o centro ainda é longo e dependendo do horário, você pode pegar bastante trânsito, mas como tudo era novidade, até isso se tornou divertido!

roteiro China

A minha maior preocupação nessa viagem para a China era a comunicação, mas para minha surpresa, apesar dela ter sido quase inexistente, não nos dificultou em nada. Passamos por algumas situações engraçadas, mas no final, tudo deu certo!

O fato é que por lá pouquíssimas pessoas falam inglês e as que falam, em geral tem uma pronúncia muito ruim, o que dificulta o entendimento. Por outro lado, os chineses são muito atenciosos e tentam de todos as maneiras te ajudar.

Pequim é uma cidade muito fácil de andar, pois praticamente todas as atrações turísticas que farão parte do seu roteiro são alcançáveis de metrô e as placas de sinalização vem escritas em inglês também, então, se você souber o básico do básico de inglês, conseguirá se virar bem.

No fim das contas percebi que viajar para a China foi tão fácil quanto para qualquer outro lugar. O bicho papão que eu tinha criado na minha cabeça não se revelou existente e descobri um país lindo e amigável! Se puder, um dia eu volto!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

chip americano

Chip EasySim4u: viaje conectado pelo mundo

Uma dos nossos grandes desafios em viagens sempre foi a comunicação, não é mesmo? Lembro …

21 Comentários

  1. Ana

    Olá, Catarina, estava pesquisando sobre a China para decidir se farei uma viagem para lå. Seu post me deu o empurrão que faltava! Obrigada.

  2. Ana Paula

    Olá Catarina!

    Feliz por ler o seu post… semana que vem viajo pra China e estou com um bicho papão imenso me assombrando hauhauhuahua especialmente porque passarei 8 meses e estou levando medicação para hipertensão, asma e alergia, em quantidade suficiente para este periodo, tenho as prescrições em português e infelizmente, como moro em Porto Velho/RO, não consegui tradutor para levar as receitas médicas traduzidas pro Mandarim, dessa forma vou arriscar levar as traduções em Inglês mesmo e torcer pra eles não me questionarem nada hhehehe. Abraço!

  3. Cristine

    Olá!
    Estou escrevendo para agradecer seu post MARAVILHOSO! Convenci meu marido a comprarmos passagens para Pequim em uma promoção relâmpago da Catar Airlines. Iremos em outubro. Meus medos são os que vc descreve: comunicação, transporte, etc… Mas fiquei super feliz com suas indicações de metrô para chegar aos pontos turísticos e sua descrição detalhada da chegada ao aeroporto!!! Ajudou muito! Não querendo abusar, você poderia me dizer como foi sua experiência com os ingressos? Dizem que em todos os lugares as filas são imensas e que os chineses não respeitam fila….
    Obrigada e PARABÉNS pelo seu blog! Fiquei entusiasmada com ele!

    • Ana Catarina Portugal

      Não peguei fila imensa em lugar nenhum e nem tive problema com a história de não respeitarem fila, até pelo contrário, 🙂 Boa viagem!

  4. Maggie

    Ana viajobpara a China em abril e vou seguir suas dicas para Beijing vc foi a outras cidades como Xian shangai ou Hong Kong ?????

    • Ana Catarina Portugal

      Apenas Hong Kong.

    • Guilherme Bajur

      Ola Maggie vi seu comentario so agora mas vale para as proximas pessoas que forem para a China, para Shanghai da para ir de trem bala cerca de 4 horas, Hong Kong você vai de avião e se quizer emendar pode ir de Hong Kong a Macau de barco coisa de 15 minutos e muito legal ver uma cidade na China com as placas em Mandarim, Ingles e nosso Portugues
      No dia que fui para Macau tinha uma apresentação na rua e o locutor falava em Portugues no microfone muito legal.
      Separa dinheiro para gastar nos Cassinos de Macau.

  5. Michaell

    Olá….parabéns pelo post !! Gostaria de fazer duas perguntas
    1) É preciso ter visto para ir pra China?
    2) A cidade eh perigosa, vc ficou sabendo de algo por exemplo….??

    • Ana Catarina Portugal

      Sim, precisa de visto e não, não achei a cidade perigosa. Boa viagem!

      • Guilherme Bajur

        Parabens Ana pelo Blog.
        Com relação a segurança na China para mim e o País mais seguro que ja fui ate hoje na minha vida.
        Simplesmente tudo funciona aqui apesar da grande quantidade de gente você tem acesso facil para todos os lugares, se quizer ir para Shanghai que e outra cidade espetacular você pode pegar um trem que em 4 horas ja esta la, vale a pena conhecer tambem.

  6. Manuel Portugal

    vou estar numa coneao para sydney durante 18h em pequim, sabe dizer se da e e possivel visitar alguma coisa no centro da cidade, pergunto

    • Ana Catarina Portugal

      Sim, totalmente possível (se estiver descançado para isso). POde ir até a Cidade Proibida e Praça da Paz Celestial, por exemplo. Boa viagem!

  7. Fernando Oliveira

    Boa noite Ana
    Estou indo com minha esposa em Out para Pequim e estamos nos hospedando no mesmo hotel que vc ficou (Jade Hotel)
    Dessa forma pergunto-lhe:
    Quanto fica um taxi do Aeroporto até o Hotel;
    Caso decida ir de Metro, em que estação devemos descer;
    Onde trocamos dólar por Yuan;
    Grato
    Fernando

    • Ana Catarina Portugal

      Olá Fernando! Não sei te dizer quanto daria um táxi, pois na época eu contratei um serviço de transfer, pois estavámos em 6 e saia mais em conta. Já para trocar dinheiro, troquei uma parte já no aeroporto e depois no hotel, confirme ía precisando, ou em casa de câmbio que ía encontrando. Sei que tem como ir de metrô, mas dá bastantes voltas, por isso optamos pelo transfer, e a estação não é tão pertinho para ir de mala pela rua, 🙁
      Boa viagem!

  8. Fernando Oliveira

    Obrigado
    Como vcs fizeram para tomar café haja vista que o hotel Jade não oferece café
    Outra dúvida as entradas das atrações como cidade proibida, muralha podem ser pagas em dólar ou devemos trocar yuan para isso
    Mais uma vez obrigado pelas dicas

    • Ana Catarina Portugal

      Tomamos na rua, por onde íamos encontrando, de acordo com o roteiro do dia e fizemos compras num mercadinho próximo também. E as entradas devem ser pagas na moeda local. Boa viagem!

  9. Diego

    Olá! Gostei do seu post.
    Vou para o Japão com a minha esposa e vamos ter uma conexão de 12 horas em Pequim. Você acha que a gente consegue pegar o trem e o metrô e passear rapidinho próximo à Cidade Proibida? Tem alguma sugestão?
    Att,
    Diego

    • Ana Catarina Portugal

      Tempo dá, mas eu iria de tãxi. Boa viagem!

  10. Bruno

    Parabéns
    Obrigado por ajudar o próximo com info tão valiosas! Estarei indo em breve ao Japão, china e korea
    Suas dicas são top
    Deus abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *