A capital da Suécia é um dos lugares da Escandinávia mais visitados por brasileiros. Incrível de ser vista e apreciada em qualquer época do ano, Estocolmo no inverno é ainda mais especial.
Para os amantes do frio intenso, a pacata cidade é um destino realmente imperdível. Nós estivemos lá nessa época e adoramos!
Estocolmo no inverno tem poucas horas de luz do sol, mas isso não impede em nada o turismo pela cidade, que tem lazer, cultura e muita história a serem admirados sob qualquer luminosidade. Além, é claro, da gastronomia local, que é uma atração à parte e merece a sua atenção.
Fundamental => Seguro Viagem Suécia (dicas + desconto)
Dicas para curtir Estocolmo no inverno
Primeiramente: prepare-se para o frio do inverno em Estocolmo! As temperaturas na cidade podem estar abaixo de zero, e quando estão positivas estão pouco acima de zero. O fato de os dias terem curta duração também não ajudam a aquecer.
Para visitar Estocolmo é preciso preparar também os bolsos, já que a cidade não possui fama de oferecer baixos custos para absolutamente nada: hospedagem, alimentação, passeios e nem transporte.
Planejamento é fundamental, até mesmo para incluir o máximo possível de atividades gratuitas no roteiro.
Saiba todas as informações necessárias para aproveitar Estocolmo no inverno neste post:
Que horas amanhece em Estocolmo no inverno?
Apesar de os dias serem bem mais curtos do que o normal em Estocolmo no inverno, a medida que os meses vão passando, o amanhecer vai acontecendo cada vez mais cedo. Gradativamente, os dias vão se tornando um pouco maiores no inverno de Estocolmo.
Em dezembro, há dias em que o sol pode nascer apenas por volta das 8:45, sendo os dias do ano em que o amanhecer acontece mais tarde.
Em contrapartida, lá para o final de fevereiro, há dias em que o sol pode chegar às 6:47, sendo os dias em que amanhece mais cedo em Estocolmo durante a estação.
Que tal ter uma conta internacional gratuita com câmbio automático em 40 moedas?
Que horas escurece em Estocolmo no inverno?
Muito diferente do que estamos habituados, os dias durante o inverno em Estocolmo são muito curtos. Curtos até para os padrões europeus. Por isso, é importante se programar para aproveitar as poucas horas de luminosidade, se você quiser curtir a cidade durante o “dia”.
Há dias, em meados de dezembro, em que a noite chega às incríveis 14:46! Isso mesmo, antes da metade da tarde.
Mas assim como o amanhecer, escurece cada vez mais tarde conforme os dias de inverno vão passando. Em fevereiro, o sol se põe por volta das 17:14.
Quando estivemos lá, em janeiro, às 15:30h já estava anoitecendo! Realmente, os dias são bem curtos no inverno, então, procure aproveitar a claridade para passeios ao ar livre.
Qual o mês mais frio do inverno em Estocolmo?
O inverno em Estocolmo vai do dia 22 de dezembro até o dia 20 de março e as temperaturas baixíssimas dominam durante toda a estação. O frio é regra por todo o período e é preciso disposição para estar em Estocolmo no inverno.
Embora não haja dias amenos nesta época do ano por lá, durante o inverno em Estocolmo o mês mais frio é fevereiro. Neste mês, o normal em Estocolmo é que os termômetros registrem apenas temperaturas abaixo de 0 ºC.
Temperaturas durante o inverno em Estocolmo
As temperaturas em Estocolmo no inverno são extremamente baixas e o inverno é bastante rigoroso. Para os amantes do frio intenso, a cidade é perfeita, já que os termômetros diariamente registram em torno de -2 ºC a temperatura mínima e 1 ºC a temperatura máxima.
Nos dias mais frios, a temperatura mínima pode chegar a -14 ºC. Já os dias de inverno que podem ser considerados os menos frios são os que a temperatura máxima chega a 8 ºC.
Mas atenção, às vezes o termômetro marca uma temperatura, mas a sensação térmica pode ser bem mais baixa!
Estocolmo em dezembro
Dezembro é o mês de transição do outono para o inverno, que chega no dia 22. Porém, as baixas temperaturas já estão presentes antes mesmo da estação ser oficializada. Como você pode ver na tabela acima, desde novembro as temperaturas já vêm caindo bastante.
As médias de temperatura em Estocolmo em dezembro são mínima de -3 ºC e máxima de 1 ºC.
Imperdível => Veja todos os passeios que você pode fazer em Estocolmo
Estocolmo em janeiro
Com o inverno chegando em temperaturas intensas, Estocolmo em janeiro é marcado por baixas temperaturas, com a média diária sendo -2 ºC. A temperatura mínima pode chegar em -8 ºC e a máxima costuma ser de 0 ºC.
Estivemos lá durante um mês de janeiro e pegamos quase todos os dias a temperatura de – 8 ºC, mas com sensação térmica de até -14 ºC.
Estocolmo em fevereiro
Apesar de os termômetros de Estocolmo em fevereiro marcarem temperaturas praticamente iguais às do mês de janeiro, o segundo mês do ano é considerado o mais frio na cidade.
Assim como em janeiro, a máxima é de 0 ºC, a mínima é de -10 ºC e a temperatura média é de -4 ºC.
Muito legal => Estocolmo: Caiaque de inverno, Fika sueco e sauna quente
Tem muita neve em Estocolmo no inverno?
Se você está indo para Estocolmo no inverno em busca de neve, escolheu o destino certo.
Sim, a neve branquinha é predominante em Estocolmo durante boa parte do ano, especialmente no inverno. Muitas atividades indoor devem estar no roteiro, já que em alguns dias fica difícil até estar nas ruas.
Porém, a neve não impede passeios e muito menos atrapalha a diversão. Inclusive pode fazer parte em muitos momentos. Nossa família se divertiu bastante com a neve e com os rios congelados, rsrs!
A precipitação de neve pode chegar até 25 milímetros, fazendo com que seja possível brincadeiras como fazer os famosos boneco de neve.
Chove muito durante o inverno em Estocolmo?
Apesar do frio bastante intenso, não chove muito durante o inverno em Estocolmo. Com maior ocorrência de neve durante os meses mais gelados, a chuva fica reservada para os meses em que as temperaturas sobem um pouco.
É importante destacar que quando se trata de fenômenos naturais, não é possível falar com precisão e tudo pode acontecer.
Essas são apenas estimativas baseadas em estatísticas meteorológicas e previsões anuais. Consulte a previsão do tempo na época da sua viagem para se prevenir da melhor forma.
O que fazer em Estocolmo no inverno?
O frio em Estocolmo no inverno é intenso, mas as temperaturas baixíssimas no termômetro não impedem que a cidade seja devidamente curtida e que o turismo seja interrompido.
Culturalmente, os habitantes locais jantam e se recolhem cedo, fazendo com que as ruas estejam vazias e silenciosas assim que o sol vai embora. Para nós é bem estranho!
Para ver mais pessoas na rua, tente se programar para aproveitar as poucas horas de sol em Estocolmo no inverno.
Você pode aproveitar para visitar o Centro Histórico da cidade, também chamado de Gamla Stan, e conhecer os principais monumentos locais, como o Palácio Real, o Museu do Nobel e a Catedral Medieval.
Caso esteja em Estocolmo no final do ano, você também pode conhecer um dos tradicionais Mercados de Natal, que acontecem em vários países da Europa nessa época do ano e são famosos por sua diversidade de arte, música e gastronomia.
Para se aquecer e espantar um pouco o frio, aproveite para apreciar a bebida mais consumida de Estocolmo: o café.
A cidade é repleta de cafeterias com iguarias deliciosas, como doces, bolinhos, sanduíches e torradas, além do delicioso café local. Esse momento por lá tem até um nome: Fika! Um momento de relaxamento, de pausa, de reflexão e para pensar em nada enquanto vê o tempo passar tomando um delicioso café.
Você também pode aproveitar o dia visitando alguns dos museus em Estocolmo.
A cidade possui alguns além do Museu do Nobel, como o Museu Vasa, dedicado a um navio que naufragou logo que deixou o porto de Estocolmo e foi recuperado, e o ABBA Museum, um divertido museu dedicado à banda sueca ABBA.
Estocolmo também possui o museu a céu aberto mais antigo do mundo, o Skansen, que conta um pouco da história da Suécia. Outra opção é o Museu de Arte de Estocolmo, que reúne um acervo de artistas como Picasso e Salvador Dalí, entre muitos outros.
O fato é que não falta o que fazer em Estocolmo, mesmo durante o inverno.
Para quem crianças => Estocolmo: Ingresso para o Museu Infantil de Junibacken
Se você tem curiosidade de saber onde acontece a premiação do Prêmio Nobel, saiba que é possível fazer um tour no City Hall. A premiação acontece no prédio, onde um jantar é oferecido no salão OBA, que os visitantes podem conhecer durante o tour.
Você também não pode deixar de conhecer as estações de metrô de Estocolmo, que parecem galerias de arte.
E, é claro, se jogue na gastronomia sueca, que inclui pastéis suecos, o Pepparkakor, um tradicional biscoito de gengibre e canela, o Lussekatter, um pão de açafrão e o Glögg, ou vinho quente.
O que vestir no inverno em Estocolmo?
Para encarar devidamente o inverno em Estocolmo, você precisa se vestir adequadamente e de maneira estratégica. Levando em consideração as baixíssimas temperaturas, você precisa se aquecer muito para dar conta do frio.
Por outro lado, os estabelecimentos fechados são aquecidos e não é preciso tanta roupa.
Por isso, para se vestir em Estocolmo no inverno o ideal é usar o método de camadas, costumeiramente usado em países com invernos rigorosos. Ele consiste em, literalmente, se vestir com várias camadas de roupa, de forma que seja possível tirar ou colocar camadas a mais conforme o necessário.
Comece com uma camada de blusa segunda pele ou roupa térmica. Certifique-se de que ela fique bem justa ao corpo para manter você aquecido.
Por cima, uma blusa grossa fleece ou de lã, que garantirá ainda mais calor para o seu corpo. Finalize com um casaco bastante grosso por cima e, de preferência, impermeável.
A regra para as pernas não é muito diferente. Meias-calças são bem-vindas, especialmente as que são peluciadas por dentro. Por cima, calças jeans ou de tecidos grossos.
Nos pés, aposte nas meias de lãs e de tecidos quentinhos para usar com botas impermeáveis e de solados confiáveis, para não escorregar na neve.
Finalize o look com gorros, luvas, cachecóis, boinas e acessórios que possam proteger ao máximo o seu corpo e a sua pele do frio intenso de Estocolmo no inverno.
Não esqueça de cuidar da pele com hidratante e hidratante labial, porque o frio machuca a derme e precisa de atenção. E não esqueça de beber líquidos!
Razões para visitar Estocolmo no inverno
Estocolmo no inverno pode parecer hostil por conta do frio, mas acredite, a cidade é absolutamente incrível! Como já disse, nós visitamos a cidade em pleno janeiro e com duas crianças e todos adoramos! Não vemos a hora de voltar.
Não existe frio extremo, existe look errado. Então se prepare adequadamente para encarar as baixas temperaturas e aproveite as maravilhas dessa época do ano na capital sueca.
A neve branca em meio às construções e monumentos históricos se misturando com as cores da natureza formam paisagens de tirar o fôlego e só por isso a ida a Estocolmo no inverno já vale a pena. Mas há ainda mais benefícios a aproveitar.
Mesmo com a fama de cidade cara, durante o inverno é a melhor época para encontrar valores mais baixos de estadia (excesso em época de Natal). O movimento de turistas na cidade também é pequeno, tornando os passeios agradáveis, sem lugares lotados e filas.
Estocolmo no inverno é incrível para os amantes do frio que buscam esquiar, apenas brincar na neve ou até mesmo conhecer a neve. E para quem não gosta tanto assim de ficar exposto, Estocolmo possui cafés, restaurantes e diversos estabelecimentos quentinhos, aconchegantes e deliciosos para apreciar.
Se você não tiver aversão a baixas temperaturas, não há motivos para fugir da cidade no inverno!
Leia também:
- Onde ficar em Estocolmo (melhores bairros)
- Hotéis baratos em Estocolmo
- Hostels em Estocolmo
- Dicas de viagem para Estocolmo
- Cidades da Suécia imperdíveis
E aí, tem coragem de encarar Estocolmo no inverno? Se você é um amante do frio, tenha certeza de que não vai se arrepender de experimentar essa aventura congelante!
Então separe seus melhores casacos, prepare as malas e vamos viajar!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.