Como funciona uma expedição para o Jalapão? Eu poderia ficar aqui respondendo a essa pergunta durante horas e horas… e olha que só passei seis dias por lá…
Havia ainda muita coisa para ver, que acabou ficando para uma próxima visita, porque não dava tempo.
Eu poderia também fazer um post fotográfico, sem escrever uma palavra sequer. Afinal, todas as atrações (incluindo os incríveis fervedouros do Jalapão) falam por si mesmas…
Contudo, nem fotos nem palavras são capazes de transmitir totalmente para você, caro leitor, o que é uma aventura pelo Jalapão. A gente tenta, mas é difícil.
E, apesar de considerar o tempo que passei na região ínfimo perto do tempo que o Jalapão merece, meus seis dias de expedição por lá foram intensos, em diversos sentidos da palavra.
Por que intensos?
Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)
Como funciona uma expedição para o Jalapão?
Foram dias intensos porque, em primeiro lugar, o Jalapão é ainda selvagem, rústico, pouco tocado pela ação do homem.
Não há muita estrutura para receber o turista, tudo ainda é muito primitivo (com exceção dos quartos das pousadas onde ficamos, que já começam a oferecer uma boa estrutura de hotelaria), o que faz com que pessoas mais sensíveis não consigam encarar as expedições.
Conheço várias que não fariam a viagem.
Em segundo lugar, os trechos percorridos de carro – em estradas bem ruins – são IMENSOS.
Dessa forma, pessoas com problemas de saúde, principalmente de coluna, devem conversar antes com as agências locais, porque algumas agências têm carros mais preparados para que pessoas nessas condições façam o percurso sem sofrer tanto.
Tínhamos uma pessoa com problemas de coluna no grupo e ela foi sempre sentada ao lado do motorista, o que reduziu bastante para ela a intensidade dos solavancos nos trajetos.
A quantidade de atrações também foi uma questão que tornou bastante intensa a nossa expedição porque, em seis dias, visitamos tudo o que era possível, sem descansar – todos os nossos horários foram preenchidos – e, acredite, ainda faltou muita coisa para ver.
Com certeza, não falta o que fazer no Jalapão.
Outro ponto que tornou nossos dias intensos foi a quantidade de informações apreendidas e o absurdo impacto de tantas novas e lindas imagens que, através de nossas retinas, tornaram-se memórias inesquecíveis desse lugar tão maravilhoso, que ficará para sempre guardado em nossos corações.
Por isso tudo, a expedição ao Jalapão é perfeita. E era exatamente assim que eu esperava conhecê-lo: rústico, quase intocado, selvagem. Bruto. Jalapão.
Sinceramente, espero que ele continue assim, e que o homem não altere suas características mais perfeitas, que o tornam único e tão sensacional.
Como se locomover pelo Jalapão?
Há duas maneiras de se locomover pelo Deserto das Águas: você pode fechar um pacote para o Jalapão com uma agência local ou fazer sua expedição independente – mas, neste caso, só se tiver um bom veículo com tração 4 x 4.
Não deixe de ler, inicialmente, as nossas dicas do Jalapão para quem vai pela primeira vez.
Pacote para o Jalapão com agências
A região atende poucos grupos por vez, não vale a pena ir até Palmas e deixar para contratar um tour por lá. É mais certo contratar uma empresa com antecedência e já sair de casa com tudo “amarradinho”, para não ter problemas.
Se você optar por fechar sua expedição com uma agência, TUDO estará incluído no seu pacote: hospedagens, carro, combustível, almoço, jantar, lanches, água, ingressos das visitações… não há gastos adicionais.
Você só terá o gasto com a passagem até Palmas e com duas hospedagens na capital, pois as agências pegam os visitantes bem cedo na manhã do primeiro dia de expedição e levam de volta à cidade no fim do último dia; então você precisará pernoitar por duas noites em Palmas.
Esses gastos não estão incluídos nos pacotes das agências locais.
> Procure aqui a melhor hospedagem em Palmas, Tocantins <
Dá para ir para o Jalapão sem guia (sem pacote)?
Se que você tem uma 4×4, é um experiente motorista, acostumado a terrenos muito difíceis, e gosta de acampar, pode optar pela viagem independente ao Jalapão.
Ou, ao menos, se você alugar um carro com essas características…
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Como eu disse antes, a estrutura da região não está preparada para atender muita gente e você pode não conseguir vaga em uma pousada para pernoitar; dessa forma, levar material de camping pode salvar suas noites.
Reserve aqui, neste caso, com antecedência, as pousadas no Jalapão.
Existem aqueles aventureiros mais radicais, que encaram qualquer parada. Dessa forma, tem gente, sim, fazendo a viagem ao Jalapão por conta própria.
As estradas de terra por lá têm trechos muuuuuuuuito difíceis! Além disso, há trechos enormes de estrada sem sinal nenhum de celular ou internet. Chegamos a ficar dois dias inteiros sem sinal, porque em Mateiros o modem da pousada estava com defeito.
Pelo que conversei lá com os moradores, isso acontece frequentemente e os encarregados de fazer os reparos demoram muito a chegar.
Dessa forma, não é uma boa ideia ir por conta própria contando com o GPS. Se quiser se aventurar, leve mapas da região para melhor se localizar.
Os próprios guias das agências locais preferem andar em comboios e se comunicam por rádio, porque se algo acontecer com um dos carros, os outros guias ajudam a resolver o que for preciso. São longos trechos de estrada de terra ou areia completamente desertos.
Se você optar por uma expedição independente, tome todos os cuidados necessários para não passar sufoco no meio daquele mundão de estradas de terra, lama ou areia fofa.
Ah, não vá sem um bom Seguro Viagem Nacional!
Escolhendo fazer sua viagem com agência ou de forma independente, planeje tudo com muita antecedência e cuidado.
O Jalapão vale a pena e é uma experiência inesquecível!
Eu fiquei 6 dias, mas há quem faça um Roteiro de 3 dias no Jalapão e, mesmo assim, vale a pena!
Siga nossas nossas dicas do Jalapão…
E boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.