Conheça Faro, Portugal!

A cidade de Faro, Portugal, é uma das boas descobertas entre os turistas que visitam o país. Há cerca de 50 anos inaugurava-se o aeroporto da cidade, e de lá para cá o mundo passou a conhecer mais à fundo a beleza e também a infraestrutura completa da região.

Localizada no sul de Portugal, ela abriga diferentes culturas. E todo o charme e tradição dessa cidade faz dela uma referência turística que você não pode deixar de conhecer.

Por isso, nesse post reunimos tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Faro em Portugal. Confira!

Importante => Seguro Viagem Para Portugal (dicas + desconto)

dicas de Faro Algarve
Vista de parte do Centro Histórico de Faro – “Vistas desde el restaurante” de machbel

Algarve e Faro

Faro é uma das cidades do Algarve, que é uma região onde está concentrada boa parte da atividade turística de todo o país, especialmente para quem busca belas praias. Ela é ideal para todos os estilos de viajantes, desde os amantes de paisagens naturais, até os que não dispensam luxo e comodidade.

Além disso, Algarve se destaca pelo fato de que cada cidade possui características únicas e difíceis de esquecer. Parece que a cada novo destino você conhece um novo ângulo de Portugal.

Faro, por sua vez, é uma cidade que esbanja tranquilidade. Até mesmo na alta temporada, a cidade costuma ser menos tumultuada do que em outras localidades litorâneas.

É um local repleto de história, com alguns locais icônicos como a Capela de Ossos. Mas, o melhor é que você ainda pode curtir muita sombra e água fresca nas praias da região.

passeio em Algarve
“Restaurante O Castello in Faro, Algarve, Portugal” de heatheronhertravels2.0 

Como chegar a Faro, Portugal

Faro é uma das cidades de Portugal com mais fácil acesso. Além das estradas que ligam a cidade à Lisboa, o destino ainda conta com um aeroporto internacional, recebendo voos de várias cidades da Europa.

E para quem gosta de uma boa road trip, por exemplo, ainda é possível fazer um delicioso tour pelas cidades próximas até o local. Inclusive, esticando um pouco mais até o sul da Espanha.

Confira => Passeios em Faro e arredores

1. Aeroporto de Faro

O Aeroporto Internacional de Faro fica a apenas 4km do centro da cidade. Ele recebe voos de várias regiões, inclusive, você consegue voar de Lisboa diretamente para o local, o que é ideal para quem deseja um roteiro mais otimizado, sem ter que pegar muita estrada.

Catedral da Sé de Faro Algarve
“Faro” de Erikar27 

2. Distância de Lisboa para Faro

As duas cidades ficam cerca de 278 km de distância. E para quem deseja partir da capital para Faro, existem algumas alternativas.

A mais rápida é o voo direto entre as duas cidades. Mas, você ainda pode optar por fazer o trajeto de trem ou de ônibus. Para quem for de ônibus, poderá pegá-lo na rodoviária de Sete Rios, e para quem for de trem, ele parte da estação do Oriente. Em ambos a viagem dura entre 3h e 4h. Confira mais horários e valores nos sites da CP e da Rede-Expressos.

Leia mais: Viagem de trem em Portugal

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


3. Cidades próximas de Faro

Uma das vantagens de ir a Faro, Portugal, é que você pode dar um pulinho nas cidades próximas e aproveitar para conhecer mais da região de Algarve.

Uma das cidades que você pode incluir no seu roteiro é Olhão, que fica a 10km. O local possui um visual marroquino que traz um grande contraponto a cultura local. Vale uma visita ao Mercado de Olhão, onde os produtores vendem frutas, legumes, carnes, queijos e muito mais.

Além disso, nessa cidade portuguesa você pode visitar a igreja Nossa Senhora do Rosário e até mesmo solicitar uma visita na torre dela. Assim, você consegue ter uma vista panorâmica maravilhosa.

Mercado de Olhão
Mercado de Olhão – “Long shadows” de cyclingshepherd 

Mais uma das cidades que fica nos arredores de Faro é Loulé. Ela é conhecida por conta de seu artesanato. E esse local também se tornou popular por conservar muito de suas influências mouras em sua arquitetura.

Desde as construções histórias até as casas locais, é possível ver traços desse período. No local você pode conhecer a capela de  Nossa Senhora da Conceição.

O ponto turístico é famoso na região por ser totalmente decorado com azulejos. Ainda dá para aproveitar e passar no pequeno museu arqueológico que fica na cidade.

Além dessas duas, que são as mais próximas, se você tiver tempo poderá também incluir no seu roteiro Vilamoura (25 km), Tavira (45 km), Albufeira (40 km), Portimão (70 km) e até a belíssima cidade de Lagos (90 km). Opções não faltam!

Imperdível => Cruzeiro de Catamarã à Ilha Deserta e Ilha do Farol

Praias em Portugal
Ponta da Piedade, em Lagos, no Algarve

4. Clima em Faro Portugal

Faro é um local de clima temperado. O verão, que dura de junho a agosto tem temperaturas moderadas, não tem aquele sol escaldante que muitas cidades europeias têm.

O inverno, que ocorre de dezembro a fevereiro, também é ameno. Ou seja, você não corre o risco de ter que usar um super casacão.

Para quem deseja curtir a badalação a alta temporada em Faro vai de abril a setembro.

Imperdível => Passeio de catamarã pela costa do Algarve a Gruta de Benagil

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O que fazer em Faro, Portugal

Seja para quem deseja curtir um sol e praia, ou para quem gosta de um roteiro com foco na cultura e história local, Faro, Portugal, tem opções para todos os gostos.

Os prédios históricos são um verdadeiro show para quem gosta de arquitetura. Já as paisagens naturais são de tirar o fôlego.

E um dos grandes diferenciais desse destino é o fato de você conseguir fazer tudo com apenas alguns minutos de carro. A Praia de Faro, por exemplo, fica a apenas 10 km do centro.

5. Centro Histórico

Faro tem um centro histórico muito bem preservado ainda dentro de muralhas, são diversas ruas medievais onde só pedestres podem transitar.

Dentro da “cidade velha” você irá vários encontrar vários símbolos da cidade, tais como a Arco da Vila, a Sé Catedral, o Paço Episcopal, o Arco do Repouso e o Museu Municipal.

Centro Histórico de Faro Portugal
“Old quarter” de Luke McKernan 

6. Arco do Repouso

Um dos pontos turísticos de Faro que não pode faltar no seu roteiro é o Arco do Repouso. Esse é o local que dá acesso às muralhas de Faro e, sem sombra de dúvidas, é um dos símbolo da história de Portugal.

Mais uma das atividades que você pode incluir no seu roteiro é o passeio de canoa. Basicamente você inicia a atividade pela Marina de Faro e pode contornar toda a lagoa Formosa.

Ao longo do trajeto você poderá vislumbrar toda a beleza da natureza local, desde águas cristalinas, até vegetação, peixes e aves.

Tudo isso em águas super calmas. Mas, é sempre bom lembrar que esse tipo de atividade é mais indicado para quem tem um mínimo de experiência no assunto ou acompanhada por um profissional.

7. Catedral de Faro

E claro que não podemos deixar de citar a Catedral de Faro, que também é conhecida como Igreja da Sé ou Igreja Matriz de Santa Maria. Ainda que você não seja religioso, vale a pena visitar esse ponto turístico incrível para conferir a arquitetura e saber mais sobre a história da região.

catedral em Faro Portugal
“Cathedral in Faro, Algarve, Portugal” de heatheronhertravels

8. Passeios a partir de Faro, Portugal

Por ter se tornado uma das cidades turísticas que mais cresce em Portugal, Faro conta com uma grande gama de passeios. Entre aqueles que você não pode deixar de fazer está a observação de golfinhos e animais marinhos na região.

Esse passeio é oferecido por vários barcos da região e é ideal para quem está viajando em família. Mas, é importante sempre verificar se o barco está autorizado para executar a atividade e se possui todos os equipamentos de segurança necessários.

Outro passeio muito bacana que você pode fazer é a visitação a Ilha Deserta e Ilha Farol. Os barcos partem de Faro sempre com grupos pequenos e fazem todo o trajeto na Ria Formosa.

Ao longo da atividade, além de vislumbrar lindas paisagens, você ainda poderá encontrar várias espécies de aves. Além disso, é possível desembarcar em cada ilha e curtir um pouco do local.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

9. Praias de Faro

Obviamente, que não poderíamos deixar de destacar as praias de Faro. Se você não gosta de muita movimentação e aglomerações, saiba que existem várias alternativas no litoral.

Em primeiro lugar, você deve conhecer a própria Praia de Faro. Ela fica localizada dentro do Parque Natural da Ria Formosa.

Essa zona de preservação é conhecida por ter lindas penínsulas, além de ilhas arenosas. Localizada a apenas 10km do centro da cidade, essa praia é uma boa opção para quem deseja tomar sol na beira do mar.

Mas, além disso, ela também é rica em fauna e flora. Tanto que você pode fazer vários passeios de observação nas águas. E o melhor de tudo é que você ainda conta com toda a infraestrutura para ter a comodidade que deseja.

Vale a pena => Passeio de Catamarã pelas Ilhas da Ria Formosa

praias de Faro no algarve
“Faro, Portugal” de Alexander Savin 

10. Praia da Culatra

Outra alternativa para quem deseja aproveitar o litoral de Faro é a Praia da Culatra. Ela fica situada em uma ilha na região que tem o mesmo nome.

E o grande diferencial dela é o fato dela conservar suas raízes. Ela tem todo o visual e tom de um povoado de pescadores.

Inclusive, sua população não chega a 1.000 habitantes. Para chegar nessa praia você vai precisar de um barco, partindo tanto de Faro, como de cidades vizinhas, como Olhão, por exemplo.

Evidentemente, toda a cultura da ilha é voltada para o mar. E mesmo sendo um local mais simples, você vai conseguir encontrar vários serviços para a sua comodidade. Além de uma beleza natural preservada, depois de algumas horas de caminhada dentro da ilha você consegue encontrar lindas piscinas naturais arenosas.

praia da culatra
Praia da Culatra de richard_munden 

11. Barreta

Outra opção de praia é a da Barreta, que fica na Ilha Deserta.

A ilha faz jus a esse nome pois realmente não tem nenhuma construção e não é tão frequentada quanto a outra que também fica na região. Inclusive, essa praia é considerada uma das mais bem preservadas da  região de Algarve, justamente por ter um volume menor de visitação.

E o bacana é que você tem algumas opções de passeio nessa praia. Antes de tudo, você pode fazer uma linda caminhada para contemplar a flora e natureza do local.

Para os mais ousados ou que querem experimentar novas experiência, essa praia tem uma a zona destinada à prática do Naturismo. Esse é um conjunto de princípios que focam justamente em uma vida que retome o contato das pessoas com a natureza.

Ou seja, esse é um local para quem deseja fugir de todo o fluxo convencional e típico das praias. Ele é um convite a reflexão e ao autoconhecimento. Mas, lembre-se, por não ter nenhuma infraestrutura é necessário se preparar para passar meio dia ou um dia inteiro nessa praia.

12. Praia do Farol

Ainda em Faro você pode visitar a Praia do Farol que fica na Ilha da Culatra. O acesso ao local também deve ser feito de barco, com partidas periódicas de Faro e das cidades em torno.

Você vai levar cerca de 40 minutos para chegar e já no trajeto poderá curtir uma beleza de tirar o fôlego: a ilha fica dentro de um parque de preservação da natureza.

O bacana da praia do Farol é que ela tem uma boa ocupação urbana e turística, mas, também, uma extensa parte de areal que é mais tranquila. Ou seja, você consegue ter o melhor dos dois mundos.

Se por um lado é possível ter serviços básicos como salva-vidas e pequenos restantes, por outro você também consegue buscar mais paz e tranquilidade.

Pesquise aqui opções de hospedagem em Faro!

Ilha do Faro
O Farol de Faro, Portugal de richard_munden

13. Roteiro de 1 dia em Faro, Portugal

Para quem vai ficar um dia só em Faro, nós separamos um roteiro super completo para curtir ao máximo.

Primeiramente, comece pelo centro da cidade onde você pode dar um passeio pela baixa da cidade. O primeiro ponto de parada é a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Além da arquitetura de tirar o fôlego, ela ainda tem visitação gratuita.

Logo depois, outra parada obrigatória é a popular Capela dos Ossos. O estilo barroco com a “coleção de ossos” do local é algo pitoresco para o seu itinerário.

capela dos ossos em Faro
“muitas caveiras” de Leo Barichello 

Nesse meio tempo, aproveite o horário do almoço para conhecer os restaurantes de comidas típicas. Você poderá provar deliciosos pratos feitos com frutos do mar, mas, com preços bem acessíveis.

Além disso, na região da Baixa de Faro (centro histórico) você ainda pode encontrar lojas de todos os tipos para garantir os souvenires. Depois que o sol baixar, aproveite para dar um pulo na Praia de Faro, que é a principal da região, ela fica a apenas 10 km do centro.

Seja como for, não deixe de aproveitar também um delicioso café nas redondezas. O local tem toda a infraestrutura que o turista precisa.

Por último, não deixe de conhecer a Marina de Faro. O local é que dá acesso aos barcos na região e tem um pôr do sol lindo.

Confira => Passeios pelo Algarve

marina de Faro
“Marina” de Luke McKernan 

14. Faro, Portugal: conclusão

Enfim, A cidade de Faro Portugal é repleta de atrações para todos os tipos de viajantes. Se você quer curtir o clima do país, belas paisagens e ainda uma ampla infraestrutura.

Tem atrações para todos os gotos, principalmente se você gosta de tradição e belas praias.

Então não deixe de aproveitar as dicas acima para começar a planejar a sua viagem!

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.

Deixe um comentário