Friuli Venezia Giulia, descubra essa região da Itália

Que a Itália tem milhares de surpresas e encantos não é segredo para ninguém, mas o ‘país da bota’ possui um cantinho muito especial, localizado bem ao norte e longe das grandes multidões e excesso de turistas. Estamos falando da região de Friuli Venezia Giulia.

Vem com a gente conhecer um pouco sobre esse lugar belíssimo, cheio de paz e que muita gente nunca ouviu falar!

Economia => Seguro Viagem Itália(dicas + desconto)

Friuli Venezia Giulia, Itália

Friuli Venezia Giulia é uma região da Itália dividida em quatro províncias: Gorizia, Pordenone, Údine e Trieste, sendo essa última sua atual capital.

Ao norte, a região faz fronteira com a Áustria; a sul e a leste, com a Eslovênia; e a oeste com Veneto, outra região italiana. Por ser cercada por altas montanhas, as paisagens locais são diversas e belíssimas.

Ao longo dos seus 7.845 km², com 1 milhão e 200 mil habitantes e 219 municípios, o que não faltam são opções para turistar. Vamos conhecer algumas??

Dica => Passeios por Trieste e arredores

Lago de Fusine e Monte Mangart Friuli Veneza Giulia Italia - Friuli Venezia Giulia, descubra essa região da Itália
Lago de Fusine e Monte Mangart em Friuli Venezia Giulia – Itália

Como chegar em Friuli Venezia Giulia

Você pode chegar em Friuli Venezia Giulia de diferentes formas. A mais comum é por avião, com desembarque no aeroporto de Trieste. Também é possível chegar lá de trem- é muito comum o uso de trem na Itália – e existem diversos trajetos e lindas ferroviárias para você conhecer e escolher o caminho que deseja trilhar até seu destino final.

Outra maneira de chegar a Friuli Venezia Giulia é de carro, com três auto estradas que podem te levar até lá.

Só atente bem para o fato de que, para dirigir na Itália, você precisa de permissão internacional ou sua CNH do Brasil com tradução juramentada. E é importante que você se informe também sobre a sinalização, os locais para estacionar, os pedágios e as estradas locais para evitar possíveis perrengues e problemas com a polícia.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


O que fazer em Friuli Venezia Giulia

Por conta da sua grande variedade de paisagens, é possível curtir diversos pontos turísticos de Friuli Venezia Giulia. Aqui vamos listar algumas sugestões.

A primeira delas é conhecer as Dolomitas, uma região montanhosa que muda constantemente por conta das avalanches e erosões; e, o melhor, as Dolomitas podem ser visitadas durante o ano todo, independente da estação.

Por serem uma região dos Alpes com 141.903 hectares e picos de até 3.000 metros de altura, as Dolomitas oferecem diversos lugares e diferentes tipos de passeio, de acordo com a parte que você irá visitar. Você pode escolher entre passeio de moto na neve, relaxar em banhos termais, fazer trilhas ou passeios de bike no verão ou mesmo se jogar nas pistas de esqui durante o inverno. Confira mais dicas para visitas os Alpes italianos no texto do Cariocas Sem Fronteira.

Para quem gosta de arquitetura e locais históricos, uma visita ao principesco Castello di Miramare, que foi residência do Arciduca Ferdinando Massimiliano da Áustria e sua esposa Carlotta da Bélgica, é uma excelente pedida. Lá você pode admirar, além da belíssima paisagem, o mobiliário original, obras de arte, móveis e objetos preciosos. O castelo fica em Viale Miramare – Fraz. Grignano, em Trieste.

Castelo de Miramare em Triste - Friuli Venezia Giulia, descubra essa região da Itália
Castello di Miramare, que você tem que conhecer

Outro castelo curioso a se visitar é o Castelo Duino, que foi construído em um desfiladeiro rochoso, um precipício no Golfo de Trieste.

O castelo ainda é propriedade do Príncipe della Torre e Tasso, mas algumas partes são abertas para visitação. Por oito euros (crianças de 0 a 6 anos não pagam e crianças de 7 a 14 anos pagar quatro euros), você pode visitar algumas partes do castelo e do parque, um magnífico jardim rodeado por estátuas, objetos de época e terraços com lindas vistas para o mar.

Para os amantes de história, também é possível visitar um bunker que foi utilizado como refúgio durante a Segunda Guerra Mundial. A localização do castelo é Duino 32 – 34011 Duino-Aurisina – TS, e mais informações podem ser obtidas através no site www.castellodiduino.it ou do telefone +39 040 208120.

Em Gorizia, cidade que faz fronteira entre Itália e Eslovênia, você pode visitar os edifícios religiosos e civis, praças e museus, que mostram com bastante evidência o passado e o presente da cidade.

Como não poderia deixar de ser, Gorizia também abriga um importante castelo do século XI, que sofreu bombardeios sérios durante a Primeira Guerra Mundial e depois foi reconstruído de acordo com suas origens medievais. Dentro do castelo, ainda é possível conhecer o Museo del Medioevo Goriziano que guarda móveis e objetos originais.

Ainda em Gorizia, localiza-se um dos museus mais importantes referente à Primeira Guerra Mundial, o Museu da Grande Guerra. A cidade habita diversos museus, possui uma exuberante coleção arqueológica e uma importante pinacoteca. Com certeza por aqui não vai faltar conteúdo histórico, admiráveis obras de arte e relíquias e paisagens de tirar o fôlego.

Por ter sido uma das cidades mais ricas do Império Romano, Aquileia é considerada a “segunda Roma” e foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. É o lugar perfeito para quem quer apreciar importantes obras da arte cristã primitiva.

Como boa parte de Friuli Venezia Giulia, Aquileia também possui monumentos históricos e de grande beleza que podem ser visitados. Um dos lugares imperdíveis é a Basílica Patriarcal de Santa Maria Assunta, datada do século IV e que possui o maior e mais antigo mosaico cristão no Ocidente.

Outros lugares recheados de história em Aquileia são o Sepolcreto, que abriga cinco recintos funerários, o Domus e Palazzo Episcopale, que foi recentemente aberto ao público onde, através de um jogo arquitetônico, é possível observar a sobreposição de pavimentos que foi acontecendo ao longo das épocas, e o Fórum Romano, o centro administrativo e religioso da Aquileia Imperial.

Confira => Passeio para Aquileia a partir de Trieste

Afresco da cripta Basílica de Friuli Venezia Giulia - Friuli Venezia Giulia, descubra essa região da Itália

A capital de Friuli Venezia Giulia, Trieste abriga, além do Castello di Miramare, diversas praças e palácios que carregam muitas histórias importantes para a Itália. Tomadas as devidas proporções, a cidade nos lembra bastante Viena, a capital da Áustria.

Como não poderia deixar de ser, Trieste é palco para importantes museus, dentre eles o Palazzo Sartorio, uma nobre residência com a lembrança de como provavelmente era a vida burguesa entre os séculos XVIII e XIX, o Museu Cívico de Arte Oriental, que possui peças históricas da China e do Japão e o Museu Cívico de História e Arte, ou Museo della Antichità, que é a casa de objetos pré-históricos egípcios, coptas, vasos gregos e cerâmicas maias.

O que comer em Friuli Venezia Giulia

Pela fronteira com outros países, a culinária de Friuli Venezia Giulia recebe influências de outras culturas, que se misturam em uma explosão de sabores.

Provando que a Itália é muito mais do que pizza e sorvete quando se trata de gastronomia, Friuli Venezia Giulia apresenta, de cara, o presunto San Daniele que, junto ao presunto de Parma, é considerado um dos presuntos mais preciosos da Itália, com seu inigualável sabor doce e delicado.

Em Trieste, você pode degustar o famoso “frico”, um hambúrguer feito à base de batatas e queijos locais.

Uma curiosidade no mínimo interessante sobre Aquileia: em alguns restaurantes, você pode desfrutar da experiência de comer pratos preparados com receitas de 2000 anos atrás, chegando o mais próximo possível da alimentação dos antigos romanos.

Outros pratos típicos da região de Friuli Venezia Giulia são a polenta, a “porcina”, um prato feito com carne de porco cozida e salsichas com chucrute e mostarda, além das sopas caprichadas em vegetais e legumes.

Na região, a sobremesa mais famosa é a gubana, uma casca de massa recheada com frutas secas, mas que disputam a atenção com os strudels e bolos de frutas da região.

Como não poderia deixar de ser, Friuli Venezia Giulia, assim como toda a Itália, também produz excelentes vinhos, que podem acompanhar suas iguarias e pratos típicos. Os mais famosos são os vinhos brancos Picolit e Ramandolo, e os vinhos tintos Grave Doc, Refosco e Schioppettino.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 10% de desconto com o cupom TURISTAPRO5, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Tour em Friuli Venezia Giulia

É inegável que a região de Friuli Venezia Giulia possui lugares interessantíssimos e carregados de histórias, belas paisagens e muito sossego. Fica até difícil escolher um destino só, não é mesmo?

Para isso, você pode escolher as opções de tour entre todas essas cidades, para que possa desfrutar do que cada uma tem de melhor a oferecer.

Vamos tirar férias?

Boa viagem!

Texto de Carolina Peixoto

Deixe um comentário