Galés de Maragogi – um sonho azul!

Durante nossa visita ao Estado de Alagoas, dedicamos um dia inteiro para conhecer as Galés de Maragogi e fazer o tão sonhado mergulho. Aquele seria o ponto alto de nossa viagem, e estávamos realmente muito ansiosos para que aquele momento chegasse logo.

Fomos por conta própria, e deixamos para nos informar a respeito das condições de aquisição de ingressos lá na pousada mesmo. O dono da pousada nos informou tudo, disse que os passeios dependiam dos horários das marés, mas que não precisávamos comprar nada de véspera porque a quantidade de ofertas em Maragogi era imensa e podíamos ir direto, sem problemas, e comprar na hora. Mas avisou que era importante chegar cedo, sair da pousada pelo menos até as 9h da manhã.

Assim fizemos. E lá fomos nós! Saímos às 9, rumo ao norte do Estado, para a nossa manhã de mergulho naquela imensidão azul.

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

Galés de Maragogi

Conhecido como o Caribe brasileiro, o município de Maragogi localiza-se a 125 quilômetros de Maceió, onde estávamos hospedados. Então, tínhamos um pouquinho de asfalto pela frente.

A estrada que liga os dois municípios (AL 101 Norte) é boa, mas o caminho é longo e perde-se muito tempo na viagem. Além disso, a estrada não tem atrativo nenhum: é bem feia, na verdade – tirando o seu trecho inicial, onde você ainda vê algumas partes das praias do norte, só há canavial para todo lado.

Por isso, quando eu voltar ao litoral alagoano, pretendo ficar hospedada em Maragogi mesmo, e dali partir também para Porto de Galinhas e Recife, esta última cidade também a 125 km de Maragogi – assim ficarei no meio do caminho. Mas já falei sobre isso lá no meu primeiro post sobre essa viagem.

Leia também:

No meio do caminho, o tempo virou! Caiu um temporal daqueles, e começamos a ficar desanimados, achando que não seria possível fazer o passeio naquele dia. Mudanças repentinas de tempo são comuns por lá. Mas quando chegamos a Maragogi, o sol apareceu novamente, lindo e faceiro, e não tivemos esse problema… mas tivemos outro!

Quando chegamos a Maragogi, havia uma infinidade de ofertas de passeios que levavam até as galés. Mas… perdemos o horário adequado da maré e, acreditem, não havia mais sequer um barco para sair! E olha que tentamos com várias empresas locais! Que tristeza!!! Depois de 125 km de estrada, vendo só canavial para todo lado, não conseguir fazer o mergulho foi uma experiência realmente frustrante, caro leitor!

Foi então que um dos funcionários de um restaurante local nos indicou um outro mergulho, não tão famoso quanto o de Maragogi, mas que seria interessante, segundo ele, para que não perdêssemos a viagem daquele dia. Ele indicou uma praia mais ao norte, chamada Peroba, quase na divisa com Pernambuco, e disse que de lá ainda sairiam alguns barcos para fazer o passeio naquele dia. E nos aconselhou a deixar o mergulho de Maragogi pago de véspera, para fazer o tão esperado passeio no dia seguinte.

Bem… não era bem o que eu queria, mas no final foi até bom, porque fizemos o mergulho duas vezes. Resolvemos seguir o conselho do rapaz e agendar Maragogi para o dia seguinte.

Então, o que estava planejado para um único dia acabou se estendendo por dois.

Mas no final tudo valeu a pena, tirando, é claro, o transtorno de ir e voltar por aquela estrada sem graça!

A praia de Peroba é lindíssima! A cor da água, como na maior parte do Estado de Alagoas, tem tons de azul e esmeralda que são indescritíveis; é bem deserta, e a infraestrutura das barracas é precária, mas é possível tomar alguma coisa para aliviar o calor… Fomos num horário de maré bem baixa, dava para andar e andar durante muito tempo com a água nos joelhos. As crianças que estavam brincando por lá adoraram!

Confira => Passeios em Alagoas

praias de alagoas

praia do peroba

Pagamos R$50,00 (por pessoa) por este passeio. O barco nos pegou ali na praia, e partimos para o nosso primeiro dia de mergulho.

piscinas naturais de peroba

As piscinas naturais de Peroba não têm a fama que as de Maragogi têm, mas também não há a mesma quantidade de gente mergulhando por lá. Então, o passeio foi bem mais sossegado do que o que fizemos no dia seguinte. Deu para aproveitar bastante e tirar muitas fotos. Pena que não dá para postar tudo aqui… mas você pode se encantar com estas:

o que ver em alagoas

mergulho em alagoas

Terminado o passeio, almoçamos por lá mesmo e voltamos para Maceió. No caminho de volta, porém, fomos parando para conhecer praias lindas do litoral norte de Alagoas, como Pratagi, Jacarecica, Paripueira, Guaxuma, Garça Torta e Ipioca, todas espetaculares! Olha só a cor da água:

praia em maceió

Visitamos também a Praia da Sereia, já quase chegando ao nosso destino, que conta com uma pequena faixa de areia avermelhada e grossa, e tem uma escultura de uma sereia dentro do mar. Essa praia tem uma infraestrutura muito simples de bares e restaurantes, mas atende bem os turistas.

Vale a pena => Passeio para Maragogi

praia da sereia

Nosso dia em Maragogi, finalmente!

No dia seguinte, fizemos todo o caminho de novo rumo a Maragogi; mas dessa vez, nosso passeio de barco já estava pago, e tudo deu certo e foi muito tranquilo.

Chegamos por volta de 8h 30min, bem mais cedo que no dia anterior. Já havíamos feito a reserva na véspera com o restaurante Frutos do Mar, e pagamos R$65,00 por pessoa. É bom consultar a tábua de marés antes de sua viagem, principalmente se você vai por conta própria; quanto mais baixa a maré, melhor. Os passeios ficam suspensos nos horários de maré alta.

O aluguel da máscara e do snorkel foi feito por fora, e pagamos R$10,00 por cada jogo. O passeio tem duração aproximada de 2 horas, tempo ideal para ir até as galés, conhecer uma parte daquele lindíssimo paraíso natural, admirar os corais e toda a fauna marinha da região, fazer fotos – muitas fotos! – e voltar com boas histórias para contar. Nós dois temos algumas!

Enquanto o barco se dirigia para as piscinas naturais, íamos nos encantando com o tom de azul das águas. Tão lindo… simplesmente de tirar o fôlego!

Confira opções de hospedagem em Maragogi

Galés de Maragogi

Parece de mentirinha, não é?

No caminho, os profissionais do barco iam nos dando informações a respeito das galés, da segurança durante o mergulho, dos fotógrafos que acompanham o grupo (caso quiséssemos fazer fotos com eles), da possibilidade de fazer o mergulho com cilindro, etc, etc, etc… como a maré estava muito baixa, resolvemos mergulhar sem o cilindro mesmo. E lá fomos nós!

maragogi

A água tem uma temperatura agradável e nós curtimos cada minuto por lá!

Fizemos fotos dos peixes:

mergulho maragogi

dicas de maragogi
As Galés de Maragogi não são lindas?!

Admiramos os corais:

Galés de Maragogi

E os caminhos azuis que se formam entre eles:

o que fazer em maragogi

Ficamos encantados com a cor da água e nos divertimos para valer!!!

o que visitar em maragogi

E ainda, de brinde, ganhamos um presentinho de Yemanjá! 😉

dicas maragogi

O passeio pelas Galés de Maragogi foi inesquecível! Valeu a pena cada segundo!

E você? Já está planejando a sua viagem a Alagoas? Não deixe de ler todas as nossas dicas de Maceió e arredores!ht

E boa viagem!

4 comentários em “Galés de Maragogi – um sonho azul!”

1. Oii Evellym,há dias estou procurando dicas e roteiros de Maceió e você nos ajudou muito com suas experiências,adoramos as dicas. Obrigada por compartilhar!

2. Nossa Evellym! Estou amando suas dicas,vamos nos inspirar em suas experiências?,aqui encontrei todas as dicas e roteiros de Maceió que estava procurando há dias na internet, muito obrigada por compartilhar!

3. Que bacana o site de vocês, conheci por acaso..rs Estive em Maragogi e também fizemos os 2 passeios 🙂 Oh lugar lindo.