Dicas para visitar o Hampton Court, o palácio de Henrique VIII

Situado nos arredores de Londres, a cerca de 20 km da capital inglesa, encontra-se um dos palácios mais luxuosos da região, o Hampton Court, que foi durante muitos anos residência do Rei Henrique VIII.

Sabe que rei foi esse? Pois bem, é aquele monarca conhecido por seus casos extraconjugais, vários casamentos, rompimento com a Igreja Católica e fundador da Igreja Anglicana.

Pra facilitar mais ainda, é o rei retratado na série televisiva The Tudors! Aliás, o Hampton Court de verdade aparece diversas vezes nos cenários da trama.

O palácio pertencia inicialmente ao arcebispo Thomas Wolsey, grande conselheiro do rei e responsável por transformar o lugar em um dos mais luxuosos palácios de Londres. Afinal, era lá que aconteciam importantes reuniões entre pessoas da alta sociedade e governantes da época.

☛ Leia também: Conheça atrações ligadas à Família Real Britânica na Grã-Bretanha

hampton court

Após a morte do conselheiro, em 1529, o rei Henrique VIII se mudou para o edifício e fez novas modificações. Mas a expansão que tornou o castelo a grandiosidade que é hoje só ocorreu décadas depois, durante o reinado de William III. É visível a diferença de arquitetura entre a parte mais antiga e a mais nova do castelo por conta dos gostos dos monarcas.

É uma visita fantástica. Vem com a gente?

Excursão para Hampton Court

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Dicas para visitar o Hampton Court

Para visitar Hampton Court, é aconselhável tirar um dia inteiro, pois além de não ficar na capital, é um lugar muito grande e com diversos pontos de visitação dentro e fora do castelo.

Só os jardins já demandam bastante tempo, principalmente se você pretende apreciar a natureza.

Procure também ir com roupas e calçados confortáveis por conta da andança. Aqui você confere alguns dos principais cômodos que merecem a visita!

Hampton Court londres

O que ver no Hampton Court

A cozinha real

Imagine a quantidade de pessoas que viviam na corte na época e agora pense na quantidade de comida que era necessária de ser produzida!

Pois é, uma cozinha pequena não daria conta, não é mesmo? A cozinha real funcionava 24 horas por dia com cerca de 200 pessoas trabalhando ativamente para proporcionar a alimentação de todos.

cozinha do Hampton Court

Ela é composta, na verdade, por várias cozinhas que ocupam quase todo o primeiro andar e é um dos pontos de visitação Palácio de Hampton Court bastante interessante.

Pode ser que você ainda encontre um funcionário vestido de roupas de época ensinando receitas no local, isso porque atores estão espalhados por vários cantos do castelo atuando como se fossem personagens reais da corte. Até o rei Henrique VIII aparece às vezes!

Nós fomos ‘recebidos’ logo na entrada com vários deles passando, tocando suas vidas como se ainda estivessem no tempo do rei Henrique VIII.

o que ver em Hampton Court

o que ver em Hampton Court

E também encontramos esculturas de madeira espalhadas pela entrada, com personagens de época.

Visitar Hampton court

Aposentos de Henrique VIII

Nesta parte do palácio do século XVI, é possível ver bem de perto como vivia o rei Henrique VIII e suas esposas.

É nesta ala que se encontram o Great Hall, a Capela, além de pinturas do monarca e das rainhas explicando um pouco da história da família Tudor.

👉 Leia também: Shakespeare, que tal uma viagem ao seu universo?

aposentos do rei

banheiro do rei

Capela Real (Chapel Royal)

A capela real é utilizada há cerca de 500 anos e foi neste local que Henrique VIII foi avisado das traições da rainha Catarina Howard, que culminou com a condenação da monarca. Além do teto colorido, feito por encomenda do próprio rei, a Capela Real tem exposta uma réplica da coroa de Henrique VIII.

hampton court

Great Hall

É um grande salão onde aconteciam os banquetes reais – e, em se tratando de Henrique VIII, provavelmente eram mais festanças do que um simples jantares. É decorado em madeira com tapeçarias na parede e vitrais com a imagem do próprio rei.

salão principal do Hampton Court

sala de jantar do Hampton Court

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Aposentos do rei William III

Já os aposentos do rei William fazem parte da construção mais recente do Palácio e é interessante observar essa parte nova do castelo justamente por marcar um outro período na residência. Afinal, após a monarquia de Henrique VIII, o local passou por ampliações no século XVII durante o reinado de William III e Maria II.

Os aposentos contam com decoração barroca. É nesta área do palácio que se encontra também a Sala da Guarda, com armas nas paredes dispostas de forma extremamente simétricas, formando desenhos lindos.

Sala de Armas Hampton Court

Cozinha de chocolate

Séculos atrás, o chocolate era um item considerado de alto valor e somente as classes muito ricas é que tinham acesso a esse doce tão maravilhoso. O modo de consumi-lo também era diferente, na forma líquida, tipo chocolate quente mesmo.

Dentro do Palácio de Hampton Court existe uma cozinha feita especialmente para o preparo da iguaria. Ela foi criada no momento da expansão do palácio, durante o século XVII, e nela você confere como era produzido o chocolate caseiro para a família real e seus convidados.

Cozinha do castelo

👉 Leia também: Shakespeare, que tal uma viagem ao seu universo?

Os jardins e o labirinto

Diferentes jardins fazem parte da grande propriedade de Hampton Court, ocupando um espaço 26 hectares, incluindo a considerada maior vinha do mundo! Uma quadra de tênis também funciona na área externa e era bastante usada pelo rei.

jardins do hampton court

Vale um destaque para o Privy Gardens, jardim restaurado para que a aparência ficasse exatamente a mesma de meados do ano de 1700, ou seja, com canteiros simétricos, design bastante comum para a época. Essa simetria também é possível de ser vista no labirinto de arbustos, construído em 1690. Bastante atrativo para as crianças, o labirinto é uma atividade que diverte também os adultos!

Jardins do palácio

Hampton Court é mal assombrado?

Não faltam relatos que dão base à fama. O Palácio de Hampton Court foi o lugar onde duas das seis esposas de Henrique VIII morreram à mando do rei: Ana Bolena e Catarina Howard foram condenadas à guilhotina.

Antes de ser levada, acusada de adultério, Catarina saiu correndo pelos corredores do castelo implorando clemência à Henrique, que em nada se abalou. O corredor é conhecido hoje como mal assombrado e há relatos de dois desmaios de mulheres ao passarem pelo local.

palácio hampton court

Também há histórias de que a terceira esposa de Henrique VIII, Jane Seymour, a única que lhe deu um herdeiro homem, é vista vagando pelo Palácio. Suas aparições acontecem geralmente no aniversário do filho, dia 12 de outubro, subindo uma escada em direção a uma galeria que não é aberta ao público.

Fora isso, inúmeros casos não explicados são relatados por funcionários e visitantes. Se são verdadeiros ou não, já nem importa mais, pois as histórias por si só já cumprem o papel de deixar algumas pessoas de cabelo em pé!

Se você tiver oportunidade de visitar e vir alguma coisa, conta pra gente… nós, felizmente, não vimos nada de diferente… rs.

Como chegar em Hampton Court

Há um trem que parte da estação Waterloo em Londres com destino à Hampton Court. São cerca de meia hora de viagem e o palácio fica pertinho da estação de desembarque. Assim que você desembarca dá de cara com várias placas explicando o caminho, é só cruzar a ponte e estará lá.

como chegar ao Hampton Court

Informações úteis:

  • Endereço: East Molesey, Surrey, KT8 9AU
  • Custo: Adultos  £22.70
  • Funcionamento: De março a outubro, das 10h às 18h. De novembro a fevereiro, das 10h às 16h30.
  • Site: https://www.hrp.org.uk/hampton-court-palace/

Castelo Hampton Court

Como comprar ingresso para Hampton Court

Você pode comprar na hora, mas você pode comprar aqui com a gente antecipado, evitando filas, já com data marcada e total segurança. Se quiser cancelar, tem até dois dias antes da data para pedir o reembolso:

Mas, se você não quer ir sozinho e prefere ir de excursão, veja abaixo algumas opções:

Veja também todas as nossas dicas de Londres já publicadas por aqui e os ingressos para passeios e atrações em Londres que você pode comprar antecipadamente.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here