Peru: de Machu Picchu ao El Rocoto, uma delícia de viagem!

Este post foi escrito pela minha irmã, que é professora de História da América. Em breve irei para o Peru e, como ela já morou lá 2 vezes (além das viagens a passeio ou trabalho), resolvi pedir dicas.

Ao invés de me falar, ela resolveu escrever este post, que além de mim, também poderá ajudar a outros futuros viajantes.

Aproveitem e boa viagem para nós!!!

“Quando se pensa em sair do Brasil para o Peru, a maioria logo imagina a aventura de uma viagem terrestre via Bolívia e mesmo amando esse tipo de coisa, eu sou a favor de ir mesmo de avião, pois no Peru há tanta coisa para se fazer que prefiro chegar logo e circular…

Em todo caso, para quem optar ir pela Bolívia, recomendo que não deixe de passar também por Puno, cidade na beira do lago Titicaca, mas em território peruano e que tem aquelas ilhas de totora dos índios Uros, que é um passeio imperdível…

De lá é possível pegar um trem para Arequipa, a cidade da pedra branca, lindíssima, na costa e que tem entre outras coisas, o Vale do Colca, um canyon fantástico e o Misti, um super vulcão de onde se extrai a tal pedra branca, o “sillar” usado até os dias de hoje na construção e para muitas outras coisas.

Oufamliatrololemmachupicchu1 - Peru: de Machu Picchu ao El Rocoto, uma delícia de viagem! continuar na serra e pegar o trem para Cuzco e lá…nossa, milhares de coisas para fazer…Vale Sagrado dos Incas…”trezentos mil” sítios arqueológicos, museus, igrejas coloniais…e claro…Machu Picchu…porém, aviso…comprem a passagem de trem pela internet www.perurail.com porque é muito concorrido e ao chegar lá podem não encontrar mais vagas, ainda mais no Backpacker, que é o econômico, mas não chega a ser como o da população local…esse é muito mais barato, mas não aconselho…é o famoso parador e diria…bem desconfortável…quando chegarem a Águas Calientes, última parada do trem para Machu Picchu têm que comprar a entrada, que estava ano passado a U$40…puxado…e depois pegar um ônibus (U$14) que sobe a montanha até à cidadela…podem até ir caminhando, mas é um pouco longe e pelo tanto que terão que andar lá nas ruínas…também não aconselho…é muito cansativo…

Ah! Não deixem de contratar um guia, que não custa mais de U$30 e podem dividir com outras pessoas que tenham interesse e vale a pena, pois ele levará direto aos principais pontos e as explicações são confiáveis…se pensarem em pernoitar em Águas Calientes, tem um hotelzinho simples, mas limpo…tudo lá é caro…mas, esse sai a U$40 quarto para duas pessoas com banheiro…é o El Parque Lodge…ah! só um detalhe…se forem pagar com cartão de crédito eles vão querer cobrar taxa, mas isso é ilegal, então reclamem, digam que vão se queixar, que rapidinho eles deixam de bancar os engraçadinhos…

DSC00501Saindo de lá, é possível ir até Ollantaytambo de trem e conhecer as ruínas que são maravilhosas e depois pegar uma van até Urubamba e depois um ônibus até Pisac…nossa, esse passeio é muito bom, principalmente pela aventura de andar na van e no ônibus super lotado com a população local em seus trajes…é muito bom… eu amei… Em Pisac… outro lugar  fantástico… aí também tem ruínas arqueológicas bem interessantes, mas preparem-se para subir… mas, se estiverem muito cansados, desfrutem pelo menos o mercado de artesanato indígena que acontece nas terças, quintas e domingos e se forem comprar algum souvenir, negociem o preço, porque na maioria das vezes eles baixam…e são coisas lindas.

Sacsayhuamán Bom, também é possível optar por simplesmente voltar direto de Machu Picchu para Cuzco e lá fazer um City Tour (varia de U$10 a U$25 dólares por pessoa), que os levará a todos os pontos mais importantes pré-hispânicos e coloniais, tipo a Catedral, a igreja da Companhia de Jesus, o imperdível Coricancha (Templo do Sol) e vários outros lugares maravilhosos e ainda sítios  arqueológicos nas proximidades de Cuzco, como Sacsayhuamán, Qenko, Pukapukara e Tambomachay e depois fazer o tour de um dia inteiro pelo Vale Sagrado dos Incas, que esse sim, é o tour dos deuses…e vai exatamente para Pisac, Ollantaytambo e Chinchero…margeando o rio Rio Urubamba Urubamba e onde as paisagens são lindíssimas…dá até para ver algumas geleiras eternas…os cumes dos Andes. Agora o mais  importante, caso pensem em ir a vários sítios arqueológicos em algum tipo de tour, se informem sempre sobre o que está incluído no preço, pois muitas vezes as entradas são por fora e nesse caso, compensa adquirir o chamado Boleto Turístico (Av. Sol, 103, pertinho da Plaza de Armas) com validade para 10 dias e que permite entrar em muitos complexos arqueológicos e também museus e monumentos históricos e é infinitamente mais barato…sai a U$24 por pessoa, sendo que a entrada de qualquer sítio ou monumento lá não sai por menos de U$10…logo…é a melhor opção…

Outra dica importante, circular em Cuzco de táxi é muito barato…dentro da cidade nunca, mas nunca paguem mais de S/.3 (menos de U$1)…isso mesmo, porque se pagarem mais estarão sendo roubados…só o trajeto aeroporto/centro sai um pouco mais caro e até bem mais caro, se vocês não conseguirem negociar direito…podem pedir de U$4 a U$10…ou mais…

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Quanto a Hotel, eu fiquei no Cahuide www.hotelcahuide-cusco.com na Calle Shapi e paguei U$45 quarto de casal com banheiro privativo e café da manhã incluído…gostei muito do Hotel, mas sei de alunos meus que ficaram em hostel e que também gostaram…é uma questão de procurar e dar sorte, pois tem Hostel de U$20 e também para quarto duplo e tudo mais…não deixem também de experimentar as iguarias da culinária andina, como o Picante de Cuye ou o Chicharrón ou ainda uma Truta…são muitas opções…

Palácio do Governo - Plaza de Armas - LIMA (1) De volta a Lima de onde sairá o vôo para o Brasil…seria interessante ter ao menos três dias para descobrir parte dos encantos limenhos. O centro histórico que é muito bonito, embora o trânsito em volta seja caótico, mas logo a gente se acostuma. Vários museus que eu recomendo, como o Museu da Nação, com uma enorme coleção de artefatos pré-hispânicos, o Museu do Ouro…precioso…e tantos outros.

Não deixar de conhecer Miraflores, onde tem um hotelzinho muito bom e com preço melhor ainda, que é o Solis Dies http://www.hotelsolisdies.com com quartos duplos a partir de U$22…muito bom mesmo…pertinho da principal praça de Miraflores, de onde aliás saem os ônibus que fazem City Tour ou que vão para Pachacamac, um sítio arqueológico importantíssimo que fica a 7km ao sul de Lima…enfim, excelente localização…também está perto do Larco Mar, um shopping lindo na beira do Pacífico, que pela vista já vale a visita. É  interessante visitar também o bairro San Isidro, residencial, mas muito bonito e que tem a melhor livraria de Lima, a El Virrey www.elvirrey.com.

Parque de las LeyeAlém disso, uma visita ao Parque de las Leyendas completa a visita a Lima, pois lá se encontra um zoológico fantástico, um jardim botânico e várias Huacas, que são antigos centros cerimoniais pré-hispânicos e muitos foram utilizados até aoParte da Huaca que ajudei a escavar período colonial. Alias, não deixem de ir à  Huaca Pucllana, que fica em Miraflores e onde eu escavei por dois meses em 1992  e que hoje está praticamente toda escavada, linda, monumental e possui até um restaurante (www.resthuacapucllana.com) panorâmico no lugar, que vale por tudo…pelo visual, pelo ambiente e pela comida…muiiiiiiiiiiiiiitttoooooooo boa………

El RocotoAh! Falando em comida…para despedida de Lima…isso não pode faltar de jeito nenhum…o almoço no El Rocoto  www.elrocoto.com.pe …sem comentários…para quem gosta de boa comida e de um belo self service, é simplesmente o melhor restaurante de comida arequipenha de Lima e os preços são bem razoáveis e você come de tudo até não poder mais. Bom apetite, boa viagem e só não esqueçam de guardar U$30 para a tarifa aeroportuária de saída do Peru. No mais…curtam!!!!!!!!!!!!! E pensem em voltar, porque isso é só o começo…”

Por Ana Raquel Portugal

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

8 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada pelas dicas maravilhosas da Raquel
    estava apreensiva com a viagem ao Perú , mas com as dicas dessa especialista fiquei mais tranquila .
    Lindo seu filho em Raquel !, beijos
    Saudades
    Rosane , mãe do Daniel

  2. Oi, Rosane…obrigado…podes ter certeza de que vais curtir muito a viagem para o Peru. E a minha pequenininha já é quase uma especialista também, pois desde que nasceu viaja sempre comigo e adora!!! O nome dela é Anita…
    Beijos meus para todos vocês e boa viagem!!!

  3. Fiquei deveras feliz em estar com a Raquel, mesmo que virtualmente…
    Tenho muito boas lembranças dos poucos, mas proveitosos, momentos que passamos juntas, e gostaria de repetir num lugar paradisíaco como o Perú.
    Amei as dicas… Mais uma vez vcs superaram-se.
    Bjkas

  4. Raquel
    Ainda estou maravilhada com a viagem ao Perú , amei Lima a Praça de Miraflôres , o Pacífico , Cuscu , o povo , as tradições , amei , valeu a pena a expectativa , foram seis meses quase desistindo de ir , sua ajuda e da Ana Catarina foi valiosa .
    Beijinhos na Anita e em voçê
    Rosane

  5. Ana
    Há mt que não concato com vc. andei de férias aqui por perto fui a Porto Santo (Madeira), tb acho que vale a pena aquele mar é uma loucura parece o mar “morto” de tanta salinidade, adorei, dp se vc quiser mando uma descrição.
    Acho o seu blog o máximo e aconselho vivamente, a todos os meus amigos, tem dicas fabulosas, vi agora a viagem de sua irmã para o perú…um dia tb eu quero lá ir por causa obviamente de Macthu Pichu!…
    Um beijo grande para ti
    Romilda

    • Já estava sentindo falta de seus comentários, rs!!!
      Quando quiser, escreva, que eu publico aqui. É sempre bons outros pontos de vista.
      Quanto à Machu Picchu, estive lá a 3 meses atrás e AMEI!!! Você tem que ir, tudo haver com você.
      Bjs

  6. ana raquel, boa tarde
    acabei de ler suas dicas sobre o peru, e adorei saber que vc é historiadora, pois meu grande interesse naquele pais é a arqueologia, desde criança sonho em conhece-lo, e estou programando visita- lo em junho/julho de 2014.

    gostaria de trocar umas ideias com vc, pode ser?

    abço

    jose roberto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here