Por: Ana Catarina Portugal

Muita gente – especialmente quem nunca fez uma viagem internacional – nos pergunta como que é a imigração em Portugal ou em outros países para onde está indo.

Aqui neste post vamos falar especificamente da imigração em Lisboa, ou seja, para quem chega ao país usando o aeroporto da capital como porta de entrada.

Apesar de ter que seguir determinadas regras, a imigração em Portugal é, de modo geral, bem mais simples e fácil do que em outros países europeus.

Pra ajudar aqueles que pretendem ir para Europa entrando por Portugal, aqui vão nossas dicas para a hora da chegada à Lisboa.

  • Documentos necessários
  • Procedimentos no aeroporto
  • Perguntas comuns na imigração
  • Alfândega em Lisboa

Economia => Seguro Viagem Para Portugal(com até 10% de desconto)

Imigração em Lisboa para brasileiros

imigração em Lisboa

Em primeiro lugar, leia este post que mostra por onde será a sua imigração na Europa.

Sabendo, então, que você chegará realmente por Portugal, no aeroporto de Lisboa, por exemplo, vamos ver quais os documentos são necessários e outros detalhes.

Documentos necessários para imigração em Portugal

A imigração em Portugal, especificamente em Lisboa, é tranquila, mas é preciso estar com todos os documentos necessários conforme recomenda a embaixada. Eles podem pedi-los ou não, mas é importante tê-los à mão.

São eles:

Passaporte válido

Oficialmente, para entrar em Portugal o passaporte precisa ter uma validade de no mínimo um período de 3 meses até a data da volta.

Muitos outros países, contudo, pedem um mínimo de 6 meses de validade, então, observe isso, especialmente se você pretende ir a outros países na mesma viagem.

Se seu passaporte estiver com pouco tempo de validade, vale a pena fazer um novo para não ter problemas.

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

viagem para portugal

Comprovante de seguro viagem

É fundamental e obrigatório, quando se quer viajar pela Europa, ter um bom seguro viagem que tenha cobertura de pelo menos € 30 mil em saúde.

Em Portugal, por conta de um acordo com o Brasil, o seguro viagem não é exatamente obrigatório, mas vale a pena fazer, porque o seguro saúde viagem – este sim obrigatório – pode até sair mais caro e é um pouco burocrático para conseguir, valendo apenas em determinadas situações.

Além disso, se você vai a outros países da Comunidade Europeia, o seguro viagem é sim obrigatório.

Lembre-se também de que a saúde em Portugal, apesar de barata, não é totalmente grátis. Não vale a pena arriscar ir sem um bom seguro viagempara te ajudar no caso de necessidade.

Pesquise aqui o melhor e mais barato seguro viagem

Bilhete aéreo

Deixe sua passagem de volta ao Brasil acessível, seja impressa, seja em meio digital. Ela que vai mostrar ao agente de imigração que você tem a intenção de voltar, e não de ficar como imigrante ilegal.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupomTURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Comprovante de hospedagem

É importante ter um comprovante de onde você vai ficar em Lisboa, pode ser o comprovante da reserva de hotéis, aluguel de apartamento, ou mesmo uma carta-convite feita por amigos ou parentes residentes em Lisboa, ou outra cidade de Portugal, se for o seu caso.

Se você ainda está procurando hospedagem em Lisboa, leia também:

Comprovante de renda e trabalho

Também é importante ter em mãos algum documento que comprove que você trabalha, um contra-cheque ou algo assim. Se você for dono de alguma empresa ou profissional liberal, algo que comprove seu trabalho.

E também documentos que comprovem que você tem renda para se manter durante a viagem, como o próprio contra-cheque, extratos de conta bancária, declaração do Imposto de Renda, seus cartões de crédito…

Precisa de visto para entrar em Portugal?

Não é necessário visto para brasileiros entrarem como turistas na União Europeia e, claro, em Portugal – isso se o período da visita for de até 90 dias.

Se você pretende se mudar para Portugal, seja para estudar, seja para trabalhar ou qualquer outro motivo, você terá que ver os tipos de visto para morar em Portugal.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

visto para Portugal

Procedimentos no aeroporto de Lisboa

Ao pousar no aeroporto e sair do avião, você chegará primeiro ao setor de imigração, para passar pela polícia imigratória.

Lá, há filas diferentes para quem é da Comunidade Europeia e quem é de outros países. Veja qual é o seu caso e vá para a fila certa.

Perguntas comuns na imigração em Lisboa

Chegando a sua vez, dirija-se ao agente imigratório no balcão e entregue a ele/ela somente o passaporte, estando com os outros documentos à mão, para o caso dele pedir algum.

Eles costumam fazer algumas perguntas padrão, responda a todas com calma e mostre algum documento, apenas e ele pedir comprovação.

Em geral eles perguntam:

  • Quanto tempo vai ficar?
  • Qual o motivo da viagem?
  • Onde vai ficar, na casa de alguém ou hotel?
  • O que faz no Brasil, seu trabalho?
  • Se vai ficar só em Portugal ou vai visitar outros países também.

Como em outros países, se eles não ficarem satisfeitos podem fazer uma espécie de entrevista (conhecido também como interrogatório) em algumas situações, mas isso é bem raro de acontecer.

A verdade é que, em geral, eles não pedem para ver nenhum documento além do passaporte. No entanto, leve tudo organizado numa pasta, pois se eles pedirem algum, vai facilitar a sua vida.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Alfândega de Lisboa

Sendo liberado na imigração, você já está oficialmente dentro de Portugal. Agora, tem que se dirigir às esteiras de bagagem para pegar suas malas.

Antes da saída, como em todos os aeroportos, você vai passar pela Alfândega, onde eles podem pedir para ver sua mala para verificar se não leva nada proibido ou além dos limites.

Isso também é raro, é como uma espécie de sorteio, eles não param todo mundo.

Mas, se você for parado e estiver tudo certinho, não há o que temer: basta abrir a mala e mostrar o que você leva lá dentro e seguir viagem.

Veja no site da alfândega portuguesa tudo o que pode ou não pode entrar no país.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

aeroporto de Lisboa

Pronto, você já está na parte de fora do aeroporto!

Para saber o que fazer agora, você pode assistir o vídeo abaixo e também ler sobre onde pegar o Uber no aeroporto de Lisboa.

Viu, não tem nenhum bicho de sete cabeças na imigração em Lisboa. É só seguir as orientações que sua viagem para Lisboa será bem confortável e segura.

Leia também:

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagemserve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 16% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *