Como é a imigração em Lisboa

Muita gente – especialmente quem nunca fez uma viagem internacional – nos pergunta como que é a imigração em Portugal ou em outros países para onde está indo.

Aqui neste post vamos falar especificamente da imigração em Lisboa, ou seja, para quem chega ao país usando o aeroporto da capital como porta de entrada.

Apesar de ter que seguir determinadas regras, a imigração em Portugal é, de modo geral, bem mais simples e fácil do que em outros países europeus.

Pra ajudar aqueles que pretendem ir para Europa entrando por Portugal, aqui vão nossas dicas para a hora da chegada à Lisboa.

  • Documentos necessários
  • Procedimentos no aeroporto
  • Perguntas comuns na imigração
  • Alfândega em Lisboa

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com até 20% de desconto)

Imigração em Lisboa para brasileiros

tempo de voo Brasil Portugal - Como é a imigração em Lisboa

Em primeiro lugar, leia este post que mostra por onde será a sua imigração na Europa.

Sabendo, então, que você chegará realmente por Portugal, no aeroporto de Lisboa, por exemplo, vamos ver quais os documentos são necessários e outros detalhes.

Documentos necessários para imigração em Portugal

A imigração em Portugal, especificamente em Lisboa, é tranquila, mas é preciso estar com todos os documentos necessários conforme recomenda a embaixada. Eles podem pedi-los ou não, mas é importante tê-los à mão.

São eles:

Passaporte válido

Oficialmente, para entrar em Portugal o passaporte precisa ter uma validade de no mínimo um período de 3 meses até a data da volta.

Muitos outros países, contudo, pedem um mínimo de 6 meses de validade, então, observe isso, especialmente se você pretende ir a outros países na mesma viagem.

Se seu passaporte estiver com pouco tempo de validade, vale a pena fazer um novo para não ter problemas.

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

viagem para Portugal documentos - Como é a imigração em Lisboa

Comprovante de seguro viagem

É fundamental e obrigatório, quando se quer viajar pela Europa, ter um bom seguro viagem que tenha cobertura de pelo menos € 30 mil em saúde.

Em Portugal, por conta de um acordo com o Brasil, o seguro viagem não é exatamente obrigatório, mas vale a pena fazer, porque o seguro saúde viagem – este sim obrigatório – pode até sair mais caro e é um pouco burocrático para conseguir, valendo apenas em determinadas situações.

Além disso, se você vai a outros países da Comunidade Europeia, o seguro viagem é sim obrigatório.

Lembre-se também de que a saúde em Portugal, apesar de barata, não é totalmente grátis. Não vale a pena arriscar ir sem um bom seguro viagem para te ajudar no caso de necessidade.

Pesquise aqui o melhor e mais barato seguro viagem

Bilhete aéreo

Deixe sua passagem de volta ao Brasil acessível, seja impressa, seja em meio digital. Ela que vai mostrar ao agente de imigração que você tem a intenção de voltar, e não de ficar como imigrante ilegal.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Comprovante de hospedagem

É importante ter um comprovante de onde você vai ficar em Lisboa, pode ser o comprovante da reserva de hotéis, aluguel de apartamento, ou mesmo uma carta-convite feita por amigos ou parentes residentes em Lisboa, ou outra cidade de Portugal, se for o seu caso.

Se você ainda está procurando hospedagem em Lisboa, leia também:

Comprovante de renda e trabalho

Também é importante ter em mãos algum documento que comprove que você trabalha, um contra-cheque ou algo assim. Se você for dono de alguma empresa ou profissional liberal, algo que comprove seu trabalho.

E também documentos que comprovem que você tem renda para se manter durante a viagem, como o próprio contra-cheque, extratos de conta bancária, declaração do Imposto de Renda, seus cartões de crédito…

Precisa de visto para entrar em Portugal?

Não é necessário visto para brasileiros entrarem como turistas na União Europeia e, claro, em Portugal – isso se o período da visita for de até 90 dias.

Se você pretende se mudar para Portugal, seja para estudar, seja para trabalhar ou qualquer outro motivo, você terá que ver os tipos de visto para morar em Portugal.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

visto para morar em portugal - Como é a imigração em Lisboa

Procedimentos no aeroporto de Lisboa

Ao pousar no aeroporto e sair do avião, você chegará primeiro ao setor de imigração, para passar pela polícia imigratória.

Lá, há filas diferentes para quem é da Comunidade Europeia e quem é de outros países. Veja qual é o seu caso e vá para a fila certa.

Perguntas comuns na imigração em Lisboa

Chegando a sua vez, dirija-se ao agente imigratório no balcão e entregue a ele/ela somente o passaporte, estando com os outros documentos à mão, para o caso dele pedir algum.

Eles costumam fazer algumas perguntas padrão, responda a todas com calma e mostre algum documento, apenas e ele pedir comprovação.

Em geral eles perguntam:

  • Quanto tempo vai ficar?
  • Qual o motivo da viagem?
  • Onde vai ficar, na casa de alguém ou hotel?
  • O que faz no Brasil, seu trabalho?
  • Se vai ficar só em Portugal ou vai visitar outros países também.

Como em outros países, se eles não ficarem satisfeitos podem fazer uma espécie de entrevista (conhecido também como interrogatório) em algumas situações, mas isso é bem raro de acontecer.

A verdade é que, em geral, eles não pedem para ver nenhum documento além do passaporte. No entanto, leve tudo organizado numa pasta, pois se eles pedirem algum, vai facilitar a sua vida.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Alfândega de Lisboa

Sendo liberado na imigração, você já está oficialmente dentro de Portugal. Agora, tem que se dirigir às esteiras de bagagem para pegar suas malas.

Antes da saída, como em todos os aeroportos, você vai passar pela Alfândega, onde eles podem pedir para ver sua mala para verificar se não leva nada proibido ou além dos limites.

Isso também é raro, é como uma espécie de sorteio, eles não param todo mundo.

Mas, se você for parado e estiver tudo certinho, não há o que temer: basta abrir a mala e mostrar o que você leva lá dentro e seguir viagem.

Veja no site da alfândega portuguesa tudo o que pode ou não pode entrar no país.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

viagem para Portugal - Como é a imigração em Lisboa

Pronto, você já está na parte de fora do aeroporto!

Para saber o que fazer agora, você pode assistir o vídeo abaixo e também ler sobre onde pegar o Uber no aeroporto de Lisboa.

Viu, não tem nenhum bicho de sete cabeças na imigração em Lisboa. É só seguir as orientações que sua viagem para Lisboa será bem confortável e segura.

Leia também:

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

hospedagem em lisboa - Como é a imigração em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Lisboa min - Como é a imigração em LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

57 comentários em “Como é a imigração em Lisboa”

  1. Vou fazer Faculdade e estou com meu visto de estudo, mas como vai ser um período maior que 1 ano, no meu visto está apenas 4 meses, vi em um site que esse é o tempo que tenho para entrar no país e depois no SEF peço a autorização de residencia, procede? então o que preciso apresentar seria só o Passaporte e o Visto?

    Responder
    • Essa parte burocrática de visto para estudos você deve verificar mesmo com o SEF, pois nosso foco aqui é turismo. Boa sorte!

      Responder
  2. Oi , me tira uma dúvida ? Estou para viajar esse mês para Portugal , meu pai e português,porém estou indo para morar tenho família por parte do meu pai , mas irei me encontrar com meu marido q já se encontra em Portugal alguns meses, mas ele ainda não consegue fazer a carta convite , mas estou com todos os documentos para entregar no consulado para tirar minha dupla cidadania, e estou indo como turista, caso na alfândega eles fazem muitas perguntas eu posso dizer que estou indo a turismo e tbem levar meus documentos para tirar a cidadania? Se eu falar isso posso ter problemas? Já q irei com a passagem de ida a volta vou cancelar depois , e a hospedagem “fake* ? Eles tem costume de ligar no hotel para conferir a hospedagem?

    Responder
    • Não, a imigração costuma ser muito tranquila e faz perguntas básicas. Se vc se mostrar muito nervosa, aí sim, eles podem começar a perguntar mais. Uma vez que esteja com os documentos ok, não vejo grandes problemas.

      Responder
  3. Olá, tudo bem? Estou dando entrada no pedido de visto de Procura de Trabalho em Portugal. Com o visto já liberado, eles costumam fazer quais perguntas?
    E documentos? Apenas o passaporte com o visto?

    Responder
  4. Vou com minha esposa,cachorro e tios. Todo mundo vai junto no guichê da imigração?
    Sou autônomo mas não tenho CNPJ, sera que só comprovante bancário serve?

    Responder
  5. Olá!
    Ao chegar na imigração em Lisboa, eles avaliam os dias de permanência em território europeu considerando esta data de entrada + data das passagens de volta ao Brasil, ou é contabilizada uma estada anterior?
    Caso eu esteja chegando em Portugal em fevereiro, com data de retorno ao Brasil para abril, já tendo passado 30 dias na Espanha em dezembro, posso ser barrada? Estes 30 dias serão contabilizados nos 90 totais de permanência em território europeu, ou chegando em Lisboa eles consideram apenas minha data de entrada lá?
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!!

    Responder
  6. Olá! Obrigada pelas dicas!
    Iremos para Paris em março/23, viagem de férias com a família, sendo que minha sogra é autônoma aqui no BR, nesse caso qual documento extra alem do passaporte ela deve apresentar na imigração? Em relação a comprovação financeira, temos uma bebê de 1 ano,
    também terá de ser a média de 65 Euros/dia? Nossa conexão durará 1:30h em Lisboa, é suficiente para passar pela imigração? Voaremos com a TAP, caso não dê tempo de pegar o próximo voo para o destino final, qual procedimento? Nós teremos que comprar outras passagens?

    Responder
    • 1:30h, em geral dá tempo, mas se não der, é de responsabilidade da empresa te colocar em outro voo. Sobre sua sogra, basta levar imposto de renda (raramente eles pedem para ver isso, mas é bom ter). O bebê não entra na contagem de valor por dia. Boa viagem!

      Responder
  7. Minha esposa é cidadã portuguesa, eu ainda não. Nosso casamento já está averbado em Portugal( certidão de averbação portuguesa em nossa mãos). A pergunta é : chegando no aeroporto de Lisboa eu posso acompanhá-la no guichê de cidadão da UE ou devido ao fato de eu não possir ainda o passaporte da UE teremos de ir na fila de imigração comum ? Grato

    Responder
  8. Olá! Vou viajar no final de Setembro para Portugal com marido, filha e meus pais idosos. Podemos ir no mesmo guiche na imigração?

    Responder
  9. Pretendemos ir para Portugal a turismo em 2023, mas levaremos nossa cachorrinha, mas estamos com medo de ser barrados, isso realmente pode acontecer ?

    Responder
  10. Eu estou indo semana que vêm, ficarei lá por 3 meses na casa de um amigo que tem residência lá. Realmente eu pretendo só visitar e voltar ao Brasil no prazo. Mas não tenho 15 mil reais para comprovar na alfândega. Só ia levar mil euros. Devo me preocupar?

    Responder
  11. Fomos demitidos e resolvemos usar o dinheiro da Recisão para viajar, não ter emprego pode ser motivo para nos barrar na imigração? Estamos indo com carta convite e uma criança, passagem de ida e volta e seguro viagem. A avó do meu filho mora em Portugal e vamos aproveitar para curtir um pouco enquanto ela aproveita o neto.

    Responder
  12. posso comprar passagem de ida e volta para Paris e passar uns dia lá mesmo eu estando hospedado em portugal que será o meu destino final ?

    Responder
  13. Olá boa noite, tenho algumas dúvidas, final do ano vou Pará Portugal com minhas filhas .
    Mas vou comprar apenas passagens de ida ,porque vou encontrar com meu noivo lá e ele é português. O que eu posso fazer para poder passar pela imigração e não ser barrada ?Quais documentos devo ter ?

    Responder
    • Você não irá retornar ao Brasil? Olha, em geral a passagem só de ida é mais cara do que a de ida e volta. Não ter uma passagem de volta pode te trazer problemas, pois demonstrará que não pretende voltar.

      Responder
  14. Bom dia! Farei conexão em Lisboa a caminho de Milão, em minha viagem em julho/22. Objetivamente em relação ao COVID-19, posso apresentar somente o Certificado de Vacinação do Conect Sus em Inglês, com minha s 2 doses + reforço, ou ainda assim, será exigido algum resultado de exame negativo realizado no intervalo de 24/72 horas?
    Mais uma: para ingressar na Europa via Portugal, é necessário estar vacinado contra Febre Amarela? Grato!

    Responder
    • Sobre a exigência de exame ou não, tem que ver na época do seu voo, pois essa regra muda com frequencia. Já sobre a febre Smarela para Portugal não há qq exigência. Boa viagem!

      Responder
  15. Olá Ana, tudo bem com você?

    Estamos indo para a Europa em julho de 2022, chegando por Lisboa e indo direto em vôo separado para Amsterdã. Gostaria de saber a média de tempo da imigração. A previsão de chegada do vôo é de 09:45 da manhã e o próximo vôo será as 12 horas. Tenho medo de atrasar. O que você acha?

    Obrigada desde já,

    Alessandra Leandro

    Responder
  16. Ola bom dia,
    Farei minha primeira viagem internacional, sairei de SP, com escala em Londres, depois ficarei 3 dias em Paris e irei para Lisboa. Nesse caso farei minha imigração em Paris, correto? Nesse caso, já tenho as reservas de hotel pro período e em lisboa ficarei na casa de um parente, na França ele pedirão a carta convite para comprovar que ficarei em Lisboa, ou somente a reserva de hotel em Paris? Desde já agradeço.

    Responder
    • Somente as reservas de Paris, provavelmente (se pedirem)!!! Mas sempre tenha tudo em mãos. Boa viagem!

      Responder
  17. Boa tarde, meu namorado quer levar a cpu dele para a viajem, pode dar algum problema na alfandega ?? eles podem barrar ?

    Responder
    • Barrar não, mas é bom ele levar a nota fiscal dela, para não entrar na cota de compras no exterior.

      Responder
  18. Boa noite. Na imigração em lisboa eles só falam em inglês? E as placas de sinalização, são escritas em qual idiomas ?

    Responder
    • Em Lisboa eles falam em português, só falam inglês caso a pessoa não saiba nosso idioma. As placas estão nos 2 idiomas.

      Responder
  19. Oi, minha dúvida é acerca da comprovação dos meios de subsistência. Vou para Portugal como estudante por 5 meses, meu pai que irá me ajudar com as despesas. Nesse caso, para a imigração eu pensei em levar uma quantia de dinheiro em espécie, cartão de crédito internacional, e os documentos do meu pai: uma carta de responsabilidade assinada por ele e reconhecida em cartório, imposto de renda, contracheque e extratos bancário. Isso seria válido ?

    Responder
    • Sim. Se você será custeada por ele, deverá levar a comprovaçÃo de renda dele. Além disso, se vai como estudante, tem que comprovar essa condição. Boa viagem!

      Responder
  20. Oi. Para entra em Portugal, precisa do exame mesmo com as 2 vacinas, não é? Entendi, mas tem uma dúvida mas complexa. Eu vou passar 5 dias em Portugal, depois ir pra Espanha e, no voo de volta eu vou passar por Portugal só pra trocar de avião. Ou seja, vou estar entrando demovo. Precisa eu fazer outro exame na Espanha pra eu entrar em Portugal renovo?

    Responder
    • A principio não, já que está em espaço comum europeu, mas para confirmar precisa saber se alguma restrição entre Espanha e Portugal (acredito que não) e isso a companhia aérea vai saber te informar. Essa exigência de exame é para quem chega do Brasil, em geral. Boa viagem!

      Responder
  21. Bela matéria, obrigado! Indo com minha esposa a turismo e levando um pet (no caso, um gato), corto o risco de ser barrado na imigração? Vou com tudo certinho, quanto as passagens de ida e volta, hospedagem, seguro viagem, etc. O problema é que nosso gato é como um filho e não encontramos outra maneira a não ser, levá-lo conosco…

    Responder
  22. Hoje as fronteiras já estão abertas mas, minha dúvida é : tenho nacionalidade portuguesa mas só disponho do assento de nascimento on line, posso ir com a passagem somente de ida?

    Responder
    • Você não tem o passaporte português? Se esse assento de nascimento on line for suficiente para a imigração, sim poderá ir só com passagem de ida. A questão que quando compramos, é sempre ida e volta, pois só um trecho, em geral, sai mais caro. 😉 De qq modo, dê uma telefona para o Consulado e tire sua dúvida, pois acho que é o melhor a se fazer. Boa viagem!

      Responder
      • Olá Ana Catarina! Obrigada por responder !
        Já mandei email para o sef, para o consulado e cada um disse que é com o outro…quanto as passagens se comprar somente de ida custa por volta de 290€ e ida e volta de 560€, portanto a diferença é muito grande. O difícil é encontrar alguém que foi exatamente na mesma situação e que veja estes questionamentos…vou aguardar mais um pouco.

        Responder
  23. Olá, tem algum risco levar os documentos como diploma e certificados na mala ?

    Posso ter problemas na imigração?

    Minha intenção é ir para morar

    Responder
    • Documentos devem sempre ir na bagagem de mão, para não correr o risco de extraviar com a mala. Sobre imigração, se ocê estiver indo legalmente, não há problema nenhum. 😉

      Responder
  24. Olá. Tentei visto de estudo e foi indeferido. A minha dúvida é saber se eles conseguem ver na imigração indo como que eu Tentei visto e foi indeferido.

    Desde o indeferimento até o desembarque em.lisboa será de 30 dias.

    Eles consultam os dados em.algum lugar?

    Obrigada

    Responder
    • Olha, é até possível que isso aparece no sistema deles, mas não tenho 100% de certeza. Você vai tentar ir como turista e começar a estudar lá do mesmo modo (sem visto)? Se for só como turista, levando tudo o que pedem e comprovando que tem passagem de volta, pode ser que não haja problema, mas em relação a imigração, nunca dá para garantir nada, infelizmente!

      Responder

Deixe um comentário