Intercâmbio em Dublin: dica de escola de inglês boa e barata

Atualizado em 11/02/2019

Acabei de chegar de uma temporada de 5 semanas em Dublin, onde fui fazer um curso de inglês na ChapterHouse e adorei a experiência!

Se você está pretendendo fazer um intercâmbio em Dublin, eu acho que esta pode ser uma boa opção, já que esta escola consegue unir qualidade de ensino e preço bom. Além disso, ela não é uma escola gigante, daquelas que ninguém sabe que você existe, pelo contrário, ela é pequena e aconchegante, todos os alunos se conhecem, os professores e até mesmo o diretor é muito próximo de nós. Parece uma “pequena grande família”.

Eu fui para fazer o curso de inglês geral, como a grande maioria das pessoas, mas a escola tem vários cursos específicos, como inglês para aviação, para engenharia, para turismo e hotelaria, para quem é da área de petróleo, além de vários outros.

Seguro viagem para Irlanda: é obrigatório?

Como são as aulas?

Os cursos de inglês geral são ministradas apenas no turno da manhã, das 9h às 13h, e são divididas em duas etapas: das 9h às 11:15h temos uma aula com um professor que foca mais em gramática, mas claro, trabalha todas as habilidades; depois temos um intervalo de uns 15 ou 20 minutos, para então voltarmos para a segunda aula, agora com outro professor, que tem foco na conversação. E, olha, como a gente fala nesse curso!!!

curso de inglês em dublin

Se o seu objetivo é aprender a falar, e tenho quase certeza de que é, prepare-se, pois você vai falar muito! Temos que fazer apresentações (preparadas previamente em casa), debates, diálogos, teatrinhos e tudo mais que possa imaginar. Nessa aula você fala por bem ou por mal, 🙂

De quinze em quinze dias fazemos uma prova e, conforme os resultados, podemos ser trocados de nível, de modo que fiquemos numa turma que atenda melhor ao nosso nível. O professor te entrega uma folha com suas notas em todas as habilidades avaliadas (leitura, gramática, escrita…) e conversa com você sobre o resultado.

E, até por causa dessa dinâmica, na Chapterhouse não precisamos comprar livro didático, a própria escola tem vários exemplares à disposição para usarmos durante as aulas e também providencia xerox de exercícios e de tópicos importantes.

Outra coisa que temos que estar dispostos é para fazer “dever de casa”, pois sempre tem. São exercícios de gramática, redações, interpretação de texto ou preparar alguma apresentação oral para a aula seguinte. Como temos 2 professores e cada um sempre manda alguma coisa, temos sempre alguma atividade, o que é ótimo, pois nos obriga a continuar estudando mesmo longe do curso.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


A estrutura da escola

Como eu já disse lá no começo do texto, esta é uma escola pequena, o que acaba lhe dando uma atmosfera mais familiar e aproximando todos, professores, alunos e direção.

Ela fica muito bem localizada num pequeno edifício de 3 andares na beira do rio Liffey, o principal da cidade. No térreo fica a recepção e uma sala de aula e no terceiro andar ficam: uma pequena sala com computadores e livros para os alunos usarem, a sala do diretor (que está sempre muito disponível para os alunos), 3 salas de aula e uma pequena copa, onde sempre há chá e leite para os alunos consumirem quando chegam ou no intervalo. É nesta sala que todos se encontram no intervalo.

dicas de dublin

intercâmbio em dublin

curso de inglês em dublin

Nas salas de aula as mesas estão dispostas em forma de U e em todas há tv ligada a um computador e DVD, além de som, claro! Elas são espaçosas e têm aquecimento, fundamental para quem for estudar durante o inverno, como eu.

intercâmbio na irlanda

Logo na entrada do terceiro andar, onde eu estudava, há uma espécie de antessala com um sofá e uma grande janela com uma vista bacana do rio, a qual eu costumava fotografar quase todos os dias, pegando as variações: dia com sol, com chuva, cinzento,…

dublin dicas

o que fazer em dublin

A minha experiência

No meu primeiro dia, como é de praxe, fiz meu teste de nivelamento. Foram 50 perguntas respondidas no computador. Assim que terminei, levei o resultado para o diretor, que é quem faz a avaliação oral e explica os funcionamento da escola. Em seguida, ele me levou para a minha turma e já comecei a estudar naquele dia mesmo.

O primeiro dia é meio desconfortável, pois temos que nos apresentar para todos (sempre fico meio tímida nessas horas) – em inglês, claro! – e parece que nosso ouvido fica meio entupido, mas logo passa, 🙂

O professor da minha primeira parte da aula era uma figura, o Chen. Você olhava para ele e já sabia que era irlandês, e não me perguntem porque, mas era. Uma pessoa muito simpática, engraçado demais e com uma didática como poucas vezes vi num professor de inglês. Percebia-se claramente como ele gostava de ensinar gramática e fazia de uma maneira que a aula ficava leve, nada massante, como seria de se esperar. Além disso, tinha muita atenção com a nossa pronúncia e sempre ensinava expressões idiomáticas e gírias, para que pudéssemos nos comunicar de maneira mais natural e entender o que os falantes de inglês falam, porque, sem saber essas coisas, metade de uma conversa se perde.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

Já na segunda parte da aula eu tive uma professora, a Lisa. Ela também era muito querida e nos fazia falar por bem ou por mal, rsrsrs, afinal, era ela quem dava a parte da conversação. Mas era interessante como ela, de maneira sutil, conseguia ir puxando por nós e nos incentivando a falar sem que nos déssemos conta. Além disso, ela trazia atividades de “listening” muito boas e eu percebi em mim uma melhora enorme nessa área.

Na minha última semana o diretor me chamou para conversar (ai, ai) e me sugeriu mudar para uma turma mais avançada, pois os professores achavam que o nível da turma que eu estava já estava “fácil” pra mim. Só que eu não pulei um nível e sim dois! Socorro! 🙂 No primeiro momento da aula fiquei meio em pânico, pois era tudo bem mais complexo, claro! Fiquei perdidinha! De tarde, em casa, tratei de estudar como nunca, para tentar não ficar tão para trás.

estudar inglês em dublin

E eis que, três dias depois, já tive que fazer a prova final do nível: imaginem o meu pânico! A prova era enorme e, obviamente, super puxada. Só para terem uma ideia, a prova de listening tinha 13 páginas e era um cd com duração de 40 minutos que ficava tocando direto, sem pausas ou repetição!

Mas sabe de uma coisa? Foi muito bom! Para minha surpresa eu fui super bem em todas as habilidades da prova, percebi que eu sabia muito mais do que imaginava e isso me deixou mais confiante e motivada. Tenho que agradecer a Lisa, pois foi ela que sugeriu a minha mudança e, nessa segunda turma, ela que foi a professora de gramática.

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e quando eu estava começando a me soltar de verdade, a fazer amigos, o meu tempo em Dublin acabou… mas foram 5 semanas muito produtivas, tanto pelo curso quanto pela experiência de passar esse tempo na cidade e conhecê-la para além dos top 5 turísticos. Com certeza, vou sentir saudades de tudo por lá e, se puder, voltarei.

Se você também está pensando em fazer intercâmbio em Dublin e está procurando uma escola de inglês boa e barata, definitivamente eu recomendo a Chapterhouse. Os meus dias lá foram nota 10 e espero que você possa ter a mesma experiência.

chapterhouse

Informações úteis:

  • Endereço: 29/30 Ushers Quay, Dublin 8
  • Site:  http://chapterhousedublin.ie
  • Preços: um curso de 4 semanas (20 horas semanais), por exemplo, sai por € 668; de 8 semanas por € 960 e quanto mais tempo você estudar, mais barato vai ficando. Confira todos os valores no site da escola, acima.

E, na hora de começar a se planejar, não deixe de conferir todas as nossas dicas de Dublin e da Irlanda em geral já publicadas aqui no blog.

Boa viagem!

o que vistar em dublinAproveitando para passear um pouquinho por Dublin com o maridão!

SE VAI PARA DUBLIN, LEIA TAMBÉM:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

46 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here