Inverno em Bariloche: dicas de viagem!

O brasileiro que nunca viu neve e quer ver pela primeira pensa logo no inverno em Bariloche.

A cidade é muito lembrada pelos brasileiros quando o assunto é neve, principalmente devido à proximidade e à facilidade de se chegar à região; afinal, está aqui “do ladinho”.

Bariloche está localizada nos Andes Patagônicos, na Argentina, nossa vizinha, e possui opções de hospedagens para todos os perfis, desde hotéis luxuosos até hostels para os mochileiros de plantão.

Veja aqui todas as informações que você precisa para visitar Bariloche no inverno.

Veja a importância de ter um Seguro Viagem para Esportes de Neve – Com desconto para leitores do blog!

Inverno em Bariloche

A vantagem de visitar Bariloche para os brasileiros é enorme. Para começar, dá pra arriscar um portunhol sem problemas, o que já ajuda bastante quem não sabe outras línguas.

A nossa moeda também é aceita com tranquilidade em muitos estabelecimentos, inclusive com descontos! Além disso, são apenas 4 horas de voo para se chegar lá e, detalhe, não precisamos ter passaporte para entrar no país, só o RG basta.

Com tantas vantagens, tem tantos brasileiros por lá que a cidade ganhou até um apelido carinhoso: Brasiloche.

Preparado, então, para descobrir as novidades deste inverno em Bariloche?

Leia também: O que fazer em Bariloche além de esquiar?

Índice:

Inverno em Bariloche:

Quando é o inverno em Bariloche?

A temporada de neve ocorre no inverno em Bariloche, que é como no Brasil, entre os dias 21 de junho e 23 de setembro.

As datas certinhas de abertura e fechamento variam conforme o ano, pois pode começar a nevar uns dias antes, uns depois a cada inverno em Bariloche.

Toda temporada de inverno em Bariloche tem coisas novas, um dos motivos que faz com que muitos turistas sempre voltem em busca das novidades.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Índice: TOPO

Qual o mês mais frio em Bariloche?

Os meses mais frios são junho, julho e agosto, os meses do inverno em Bariloche, nos quais as temperaturas oscilam entre 0º e -10º.

Segundo a curva de temperatura anual apresentada pelo site Weather Spark (veja imagem abaixo), o mês em que a temperatura chega mais baixo em Bariloche é julho.

temperatura em Bariloche
Médias de temperaturas em Bariloche durante o ano

Índice: TOPO

O que vestir para ir a Bariloche no inverno?

Para a neve, o segredo está em conhecer as propriedades dos materiais. Há casacos que são próprios para a neve, então, para não sentir frio você deve estar com as roupas certas.

Então, você deve ter :

  • Casacos quentes e impermeáveis.
  • Camadas de roupas térmicas para usar por baixo do casaco.
  • Suéteres ou moletons.
  • Calças quentes, como jeans grossos ou calças de fleece.
  • Meias grossas e térmicas.
  • Gorros, cachecóis e luvas para proteger as extremidades do corpo do frio.
  • Botas impermeáveis e isoladas para caminhadas na neve ou em trilhas.
  • Sapatos confortáveis para uso diário em ambientes urbanos.

Outros acessórios são importantes para uma viagem para neve:

  • Óculos de sol, pois o reflexo do sol na neve pode ser intenso.
  • Protetor solar, mesmo no inverno, para proteger a pele dos raios UV.
  • Creme hidratante para evitar ressecamento da pele devido ao clima seco.

E não se esqueça também de algumas peças de roupas confortáveis e casuais para uso em ambientes internos, como restaurantes, lojas e hotéis.

Leia também:

roupas de frio na Amazon
Clique na imagem e ache aquele acessório e roupa de frio para sua viagem

Índice: TOPO

O que fazer em Bariloche no inverno?

O Inverno em Bariloche é a época perfeita para curtir a região – apesar de que se tem o que fazer em Bariloche durante o ano inteiro.

Mas as atividades ligadas ao inverno e à neve são o charme e o chamariz principal da região.

Vamos ver o que fazer no inverno de Bariloche.

O que visitar em Bariloche
Uma boa pedida é Bariloche!

Índice: TOPO

Esquiar e praticar outros esportes de inverno

Bariloche tem diversas pistas para esportes de inverno em várias estações de esqui.

São estabelecimentos completos, com restaurantes, aulas de esqui, aluguel de equipamentos, vendas de roupas e etc.

Além disso, alguns passeios como cavalgada na neve e até uma versão do “skibunda” brasileiro podem ser encontrados por lá.

Veja quais são os principais.

Cerro Catedral

O Cerro Catedral tem a melhor estação de esqui de América Latina, com 120 quilômetros de pistas espalhadas por uma das maiores superfícies esquiáveis (600 ha).

Entre bondinhos, teleféricos e cabos de ascensão, o Cerro Catedral conta com 32 meios de subida, transportando milhares de pessoas por hora.

Uma vez lá, você encontrará uma grande infraestrutura de serviços, como muitos restaurantes e diversas lojas.

Além disso, há lindos mirantes com vistas incríveis para os lagos Nahuel Huapi e Gutiérrez, a Cordilheira dos Andes, o monte Tronador etc.

Quem vai esquiar encontra tudo o que precisa: de aluguel de equipamento a escolas para praticantes de todos os níveis.

Também há hospedagens de todos os tipos, para todos os orçamentos.

Olha que legal: Tour de 4 Horas na Base do Cerro Catedral

Índice: TOPO

Cerro Otto

A apenas 5 quilômetros do centro de Bariloche está o Complexo Teleférico Monte Otto, para onde você sobe em gôndolas panorâmicas com capacidade para quatro passageiros cada, percorrendo uma distância de 2.100 metros desde a base do monte (a Estación Inferior) até a Estación Superior.

Além de praticar esqui, no Cerro Otto há inúmeras atividades para aproveitar.

Um detalhe especial é uma das únicas confeitarias giratórias do mundo, que gira 360° e é toda envidraçada, o que permite que você observe toda a incrível paisagem ao redor.

Aliás, lá de cima você vê a cidade de Bariloche, o lago Nahuel Huapi, os montes Leones e Villegas, o lago Gutiérrez, o cerro Catedral, o lago Moreno e a Cordilheira dos Andes. Incrível, não é?

Mas tem mais, lá tem uma ponte pênsil de 35 m de comprimento e uma galeria de arte com réplicas de 3 das maiores obras de arte mundiais, todas de Michelangelo: Davi, a Pietá e Moisés.

Importante => Seguro Viagem Argentina (os mais reservados)

inverno em bariloche
Confeitaria Giratória no Cerro Otto

Índice: TOPO

Piedras Blancas

Piedras Blancas fica a menos de 7 km do centro de Bariloche. É um bom local para ir com a família toda, especialmente com crianças, pois a diversão principal por lá é o esquibunda, também chamado de trenó, para o qual tem 3 mil metros de pistas.

Para quem quiser aprender a esquiar ou praticar snowboard, também é o melhor destino, pois está lá a melhor escola, com pistas mais exclusivas para este fim.

O teleférico te leva até o alto das pistas, de onde você já pode se divertir descendo de esquibunda. Além das pistas, as instalações incluem uma confeitaria, uma tirolesa e vistas majestosas dos lagos Nahuel Huapi e Gutiérrez.

Índice: TOPO

Centro de Esqui Nórdico

Este centro de esqui fica no monte Otto e tem mais de 10 km de pistas para todos os níveis e para todos os tipos de atividades na neve: passeios de snowmobile, motos de neve, caminhadas com raquetes e muito mais.

Mas, como o nome diz, a atividade principal é a prática do do esqui nórdico – também chamado “de travessia”, em que se pode deslizar por descidas, meios planos ou até mesmo subidas, como em um deslocamento. E, claro, o equipamento para este tipo de esqui é diferente.

Lá você também encontra aulas e aluguel de equipamentos.

Índice: TOPO

Circuito Chico

O Circuito Chico é o trajeto mais tradicional de Bariloche, um passeio para ver a cidade, os bosques, os lagos e as montanhas se integrando como uma única paisagem.

A excursão começa no centro da cidade, segue pela margem sul do lago Nahuel Huapi, passa pela península de San Pedro e o porto Bueno (parada para um mirante), chega à Villa Llao Llao (onde se encontra mais um mirante), o parque municipal Llao Llao, a capela San Eduardo, passa pela Villa Tacul, vai rumo ao Lago Escondido, atravessa a ponte do arroio Angostura, você admira os paredões rochosos dos montes López e Capilla, chega a 945 metros acima do nível mar em outra vista panorâmica para o lago Moreno e da península Llao Llao, vamos sfinalmente ao monte Campanario.

Acredite, este foi só um resumo, pois há mais coisas a ver durante o trajeto, entre casas de chá, restaurantes, churrascarias, cervejarias, lojas.

Pesquise aqui opções de hospedagem em Bariloche

Índice: TOPO

Gastronomia em Bariloche

Bariloche é conhecida também por sua gastronomia tídica e suas dezenas de estabelecimentos pra gente “se perder”: são Casas de chá, Chocolaterias, Confeitarias, Restaurantes, Cervejarias…

Você vai se deliciar com a cozinha regional de Bariloche, os sabores únicos e raros da Patagônia e seus ingredientes mais naturais.

Aliás, a cidade ganhou uma passarela no centro com mais opções de chocolaterias e cervejarias, além de casas de chá que têm virado moda nos últimos anos. Boas sugestões de pedidos por ali são as tábuas de frios, fondue e o delicioso Goulash com Spätzle.

Chocolates

Para quem ama chocolates, Bariloche também é conhecida como a capital nacional do chocolate.

Você pode ver como o chocolate é feito nas chocolaterias de Bariloche, onde, inclusive, tem um museu dedicado a essa delícia!

Cervejas

Em Bariloche há dezenas de cervejarias artesanais, onde se produz cervejas há quase 100 anos!!

Casas de chá

Outra das atrações gastronômicas – assim como os cafés e casas de chá em Buenos Aires – em Bariloche há várias casas e restaurantes que oferecem chás da tarde acompanhados de deliciosos doces, pães caseiros e bolos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Índice: TOPO

Passeios em Bariloche no inverno

Há diversos outros passeios para fazer em Bariloche no inverno. Veja abaixo algumas ideias e alguns links onde você pode conseguir contratá-los.

Atividades nos lagos

A região é rodeada por vários lagos de águas cristalinas, o que permite passeios em Bariloche muito bonitos de barco e a possibilidade de praticar a pescaria.

Isla Victoria, Bosque Arrayanes, Puerto Blest e Cascara de Los Cántaros são os nomes que você pode buscar se estiver procurando estas atividades.

Veja os passeios e excursões que você pode fazer pelos lagos de Bariloche:

Leia também: Roteiro de 7 dias em Bariloche

dicas de Bariloche

Leia também: Dicas de Bariloche para quem vai pela primeira vez

Índice: TOPO

Dicas gerais sobre o inverno em Bariloche

Veja um resumo com as dicas gerais de Bariloche no inverno.

Temporada de Inverno:

  • 21 de junho a 20 de setembro.
  • Os dias são frios com precipitações de neve. As temperaturas oscilam entre 0º e -10º.

Como dirigir na neve e no gelo:

Para quem não sabe, nosso conselho seria não dirigir, mas, caso queira estar de carro alugado em Bariloche, seguem algumas dicas:

  • Utilize líquido anticongelante. Não acelere nem freie bruscamente. Use as marchas.
  • Coloque correntes para gelo e neve nos casos de extrema necessidade.

Dicas gerais:

  • A voltagem é de 220 V e as tomadas são TIPO I.
  • Telefones: DDI +54 / DDN 294.
  • Os supermercados não fornecem sacolas plásticas.

Bancos:

Estacionamento:

  • Na cidade o estacionamento é pago.

inverno em Bariloche

Bariloche é por si só uma cidade muito charmosa, perto da gente aqui do Brasil e não é preciso de muitos dias para curtir o que ela oferece. Ou seja, uma ótima opção de passeio!

Preparado para o friozinho argentino? 😉

Leia também:

Boa viagem!

Deixe um comentário