O inverno europeu começa oficialmente em 21 de dezembro e vai até 20 de março.
A Europa é o destino dos sonhos de milhares de pessoas, mas você sabia que no Inverno Europeu estão alguns dos países mais frios do mundo?
Entretanto, todo esse frio europeu pode ser facilmente enfrentado se você estiver por dentro de nossas dicas e informações necessárias para curtir muito o charme do inverno na Europa!
Então se você está se planejando para viajar durante o inverno europeu e quer saber tudo sobre essa época do ano, você chegou ao lugar certo!
Veja as razões pelas quais você deve contratar um Seguro Viagem Europa
Inverno Europeu
Veja abaixo o que iremos abordar aqui no post e, se quiser, vá direto ao ponto.
Quando é o inverno europeu?
As estações do ano são “trocadas” entre o hemisfério Sul (onde está praticamente todo o Brasil) e o hemisfério Norte, onde está a Europa.
Desta forma, no período do verão aqui, em que o sol e o calor predominam no Brasil, é exatamente quando acontece o contrário na Europa: o frio está de congelar!
Mais precisamente, o inverno europeu inicia oficialmente em 21 de dezembro e vai até 20 de março.
Porém, é super importante saber que apesar de estarem no mesmo continente e o inverno iniciar no mesmo período, há países com temperaturas mais agradáveis no inverno europeu e países onde encontramos um frio mais rigoroso.
Isso se deve tanto à proximidade com o Polo quanto em determinadas regiões por conta da altitude.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Quais os países mais frios da Europa no inverno?
No geral, já podemos dizer que os países localizados no norte europeu possuem um inverno mais intenso, com temperaturas mais baixas que as outras regiões do continente europeu.
Os países mais frios da Europa no inverno são: Finlândia, Islândia, Estônia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Letônia, Lituânia e Rússia.
Então, se você está indo curtir o inverno europeu e os seus incríveis fenômenos naturais como a aurora boreal em algum desses países, não deixe de conferir nosso post sobre o que levar na mala para uma viagem de inverno, o melhor para encarar o frio.
De qualquer forma, nós abordamos o assunto mais abaixo aqui mesmo neste post.
E em quais países o inverno na Europa é mais tranquilo?
Agora, se você prefere os destinos com temperaturas menos rigorosas, saiba que também há países que possuem um clima mais ameno durante o inverno europeu.
Países como Portugal, Espanha, Grécia e Itália podem ser ótimos destinos para quem busca um inverno mais tranquilo!
São países que se situam ao sul da Europa, então não são tão influenciados pelas frias temperaturas do norte do continente.
Leia também: Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg
Qual a média de temperatura durante o inverno europeu?
Como foi falado anteriormente, o frio na Europa é diferente em cada região do continente.
Os países do norte europeu, bem como a Rússia, por exemplo, possuem um clima conhecido como glacial ou clima polar, onde pode ser registrada temperatura média entre -5°C e -15°C no inverno.Será que estava frio em Rovaniemi, na Finlândia?!
A região leste também registra temperaturas bem baixas no inverno europeu, com uma média de -7°C.
Já na região ocidental, no oeste europeu, a temperatura média durante o inverno varia entre 4°C e 7°C.
No sul, a temperatura média do inverno europeu é de 13°C durante o dia e 6°C no período da noite.
Vale ressaltar que essas temperaturas podem variar de acordo com a cidade e a altitude, então é sempre importante checar o clima do seu destino especificamente!
Leia também: Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Onde podemos ver neve na Europa?
Com o frio intenso do inverno europeu é possível que, dependendo do seu destino, você possa encontrar neve!
Isso mesmo, alguns países como Noruega, Finlândia, Suécia, República Tcheca e Islândia a neve é certa durante o inverno, sendo dezembro, janeiro e fevereiro os meses de maior intensidade.
Caso a sua viagem não seja pra nenhum desses países, temos uma boa notícia: determinadas regiões em outros diversos países europeus possuem neve durante o inverno.
Por exemplo, em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Sérvia, Irlanda, Polônia, Áustria, Holanda, Romênia, Kosovo, Rússia e Ucrânia também ficam com paisagens branquinhas no período do inverno europeu.
Entretanto, sabemos que o clima pode nos surpreender, então é interessante sempre verificar a previsão do tempo do seu destino!
Leia também: Onde ver neve em Portugal
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Quais os melhores destinos para esquiar na Europa?
Agora, se além de ver neve, você também tem o intuito de esquiar na Europa, saiba que existem diversas estações de esqui com excelentes estruturas para receber esquiadores profissionais e também aqueles que desejam aprender!
Não se esqueça que, nesses casos, é fundamental estar com um bom seguro viagem para esportes radicais e de neve, para que você esteja seguro e coberto para quaisquer eventualidades neste quesito.
Confira nosso top 8 dos melhores destinos para esquiar no inverno europeu:
Sierra Nevada – Espanha
A principal opção de esqui no sul da Europa fica localizada na Espanha, na cidade de Monachil.
A temporada de esqui na Sierra Nevada acontece entre os meses de dezembro e abril e a estação possui uma grande estrutura para receber os milhares de visitantes no inverno europeu.
Há diversos passeios que você pode fazer para lá saindo de Granada e outras cidades.
Ao todo são mais de 105 km de área esquiável com cerca de 124 pistas para esqui e outras atividades de neve. Além disso, o local oferece serviços como escolas de esqui e snowboard, estacionamento, restaurantes e hospedagens.
Pesquise aqui a sua passagem aérea para a Europa (lista dos melhores preços)
Val d’Arly – França
Localizada nos Alpes franceses, a estação Val d’Arly é bastante frequentada por pessoas de todas as idades durante o inverno europeu.
O local conta com duas áreas para esqui de diferentes níveis: o Espace Diamant que possui um total de 192 km de pistas e o Les Portes Du Mont-Blanc que conta com um total de 100 km de pistas.
A temporada de esqui da Val d’Arly tem início no mês de dezembro e se estende até o final de março ou início de abril.
Veja onde se hospedar no Val d’Arly.
Importante => Seguro Viagem França
Chamonix – França
Essa é mais uma opção de estação de esqui na França, que inclusive já foi sede dos jogos olímpicos de inverno no ano de 1924 e atualmente é uma das mais conhecidas da Europa.
A estação de esqui de Chamonix, que também fica localizada nos Alpes franceses, conta com 5 montanhas com pistas de nível fácil, intermediário e avançado, além de estrutura de restaurante e hospedagem.
Veja aqui tudo o que você pode fazer em Chamonix
St. Moritz – Suíça
Considerado um destino tradicional para a prática de esqui, a St. Moritz na Suíça já foi sede duas edições dos jogos olímpicos de inverno, em 1928 e em 1948.
Quem escolhe St. Moritz para curtir a temporada de esqui do inverno europeu, pode se esbarrar com diversos famosos e celebridades, afinal, a estação é conhecida pela sua sofisticação e elegância.
Há inúmeros passeios e excursões para St. Moritz.
A estação de St. Moritz possui cerca de 350 km de pistas e diversas outras áreas para atividades na neve, além de opções de resorts all inclusive e restaurantes.
Economia => Seguro Viagem Suíça (com desconto)
Zermatt – Suíça
Após curtir a estação de St. Moritz que tal encarar uma fantástica viagem pelos vales alpinos a bordo do trem panorâmico Glacier Express até a famosa estação de esqui Zermatt?
A Zermatt é uma das estações de esqui mais altas da Suíça e possui um cenário incrível, com vista para a montanha Matterhorn, um dos cartões postais do país.
Ao todo essa estação conta com 360 km de pistas esquiáveis para pessoas de todos os níveis, além disso, também é possível curtir uma pista de patinação no gelo e diversas outras atividades no gelo.
Veja aqui onde se hospedar em Zermatt e também todas as opções de passeios em Zermatt.
Val Gardena – Itália
Essa estação italiana possui 176 km de pistas com diferentes níveis de dificuldade, onde uma delas, chamada de La Longia, chama a atenção por possuir cerca de 10 km de extensão.
A estação já recebeu diversos prêmios, um deles como a melhor estação de esqui da Itália 2021.
A temporada de esqui em Val Gardena na Itália começa nos primeiros dias de dezembro e se entende até o início de abril.
Confira => Seguro Viagem Itália
Norefjell – Noruega
O país onde o esqui teve origem não poderia ficar de fora da nossa lista de onde esquiar na Europa! Distante cerca de 100 km da capital Oslo, a estação de esqui Norefjell é uma das mais conhecidas da Noruega.
A Norefjell conta com um total de 30 pistas com diferentes níveis de dificuldade. Além disso, a estação possui três áreas infantis preparadas para ajudar os pequenos a desenvolverem o esqui e uma estrutura completa com diversos hotéis, restaurantes, escola de esqui e lojas para aluguel de equipamentos.
Por exemplo, para quem deseja se hospedar na montanha, o Norefjell Ski & Spa oferece serviço completo de hospedagem, além de serviços de escola de esqui, oficina de esqui e loja para compras de equipamentos de esqui.
A temporada de esqui na estação de Norefjell começa no mês de novembro e permanece até o mês de abril.
Trysil – Noruega
A estação de Trysil é considerada a mais popular e a maior da Noruega, pois conta com um total de 78 km distribuídos em 68 pistas para esquiadores de todos os níveis.
A estação também conta com outras áreas para atividades na neve como passeio de trenó, passeio de motoneve (snowmobile), skibunda, snowboard, além de áreas para trilhas.
Na Trysil também há opções de hospedagens com ski-in e ski-out e mais de 30 opções de restaurantes.
Mala para curtir o inverno na Europa?
Depois de tantas informações e dicas importantes, você pode estar se perguntando o que levar na mala para curtir o inverno europeu e não passar perrengues nos destinos onde o frio é mais intenso?
Pensando nisso, vamos te ajudar a fazer uma mala ideal para evitar situações desagradáveis na sua viagem pela Europa!
Roupas:
- Camiseta segunda pele térmica;
- Jaqueta impermeável;
- Casaco fleece;
- Suéter de lã;
- Jaqueta corta vento impermeável;
- Casaco sobretudo;
- Calça segunda pele térmica;
- Calça com tecido impermeável;
- Meias térmicas;
- Bota impermeável;
- Bota com solado antiderrapante para neve;
- Calçados fechados e de preferência impermeáveis;
Acessórios:
- Luva;
- Gorro;
- Cachecol;
- Balaclava;
- Gola fleece para esqui;
- Óculos de esqui;
- Óculos de sol;
Outros:
- Protetor solar (a neve queima muito!);
- Hidratante de pele;
- Protetor labial;
Você já tem tudo para viajar? Procure aqui que você VAI ENCONTRAR! MALAS DIVERSOS TAMANHOS – MOCHILAS – BOLSAS – INFANTIL – ACESSÓRIOS |
Vale a pena viajar durante o inverno europeu?
O inverno é a época do ano em que a Europa recebe menos visitantes, sendo o verão o período de alta temporada por lá, entretanto, o inverno europeu tem os seus charmes e encantos!
E para quem quer aproveitar o período de frio e a neve, os países europeus são os mais procurados, principalmente pelos brasileiros.
Mas, como todo e qualquer destino, há vantagens e desvantagens de viajar para a Europa no inverno.
Vamos analisar alguns destes pontos.
Vantagens de viajar para a Europa no Inverno
Um dos principais pontos positivos de viajar para o inverno europeu já comentamos acima: o inverno é período de baixa temporada no continente europeu.
A baixa temporada é um fator que colabora para encontrarmos cidades mais tranquilas, baixas nos preços de hospedagens e passeios, restaurantes e pontos turísticos sem filas, além de possíveis promoções e baixas de preços de passagens aéreas.
Para quem pretende curtir a neve ou tem o sonho de conhecer pela primeira vez, viajar para a Europa no inverno é um ponto bastante positivo, tendo em vista que é muito fácil encontrar neve em diversos destinos da Europa.
As paisagens cênicas são um charme para admiradores e para os amantes da fotografia, além disso, o fenômeno da Aurora Boreal tem grandes chances de acontecer no período do inverno.
Desvantagens do inverno europeu
Por outro lado, na baixa temporada alguns donos de estabelecimentos optam por fechar ou reduzir o horário de serviço, no qual pode ser uma desvantagem do inverno europeu.
O frio também pode ser um fator que pesa bastante, principalmente para aqueles que não gostam do frio – mas convenhamos que roupas adequadas podem facilmente ajudar nessa questão, concordam?!
Outro ponto que pode ser uma desvantagem viajar para a Europa no inverno é o fato dos dias e a luz do sol serem mais curtos. Para se ter uma noção, às 15h/16h já está bem escuro em algumas cidades europeias.
No inverno, a possibilidade de mal tempo aumenta e as chances de cancelamentos de voos e fechamento de estradas também pode ser um ponto negativo para quem viaja nessa época.
Espero que esse post tenha lhe inspirado e deixado ainda mais animado para visitar e conhecer os encantos que somente o inverno europeu tem!
Depois nos conte qual foi o seu destino e o que achou.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Dica extra: Passagens aéreas internacionais
Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!
Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!
Dica extra: Seguro Viagem Internacional
Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.
É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.
Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!
Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.
Resumo das dúvidas sobre o Inverno europeu
O inverno europeu inicia oficialmente em 21 de dezembro e vai até 20 de março. Veja aqui mais informações.
Isso depende da região, assim como o país e as cidades, por conta da altitude, podendo ir de -15ºC a 17ºC. Veja mais detalhes.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.