Inverno no Chile: dicas para viajar nessa época e curtir muito!

O inverno no Chile é uma época super procurada pelos brasileiros, que vão em busca de ver a neve e outras atrações.

De fato, quando o assunto é temporada de inverno, o Chile é um dos destinos mais queridinhos dos brasileiros. Até porque o Chile é um dos países que não precisam de passaporte.

Para se ter uma noção, mais de 500 mil brasileiros viajam ao Chile por ano, especialmente no período de inverno, onde encontramos os nossos conterrâneos por todos os lados do país.

O motivo de o país ser tão procurado nessa época do ano pelos brasileiros não se resume apenas na proximidade do Chile com o Brasil, mas pelo fato de que o inverno no Chile é muito famoso pelas incríveis atrações da natureza, paisagens cinematográficas, e, claro, pelas cobiçadas e tão maravilhosas estações de esqui.

Afinal, como vimos no artigo Clima em Santiago do Chile: qual a melhor época para viajar?, a época certa para ir ao Chile depende do que você quer fazer por lá.

Então, se você está considerando viajar para curtir o inverno no Chile, nesse post vamos trazer as melhores dicas e informações para você planejar a sua viagem por esse país encantador.

ATENÇÃO => Por que fazer um Seguro Viagem Chile?

Inverno no Chile: guia completo

Veja abaixo tudo o que vamos abordar aqui neste post e, se quiser, vá direto ao ponto.

Quando é o inverno no Chile?

As estações do ano no Chile ocorrem exatamente iguais como no Brasil, ou seja, a temporada de inverno no Chile tem início no mês de julho e se estende até o mês setembro, como aqui.

Em geral, a data certinha do inverno no Chile vai de 21 de julho a 23 de setembro.

Entretanto, se o seu intuito é aproveitar a temporada de esqui no Chile, saiba que geralmente desde a primeira quinzena de junho, as estações de esqui já estão abertas para receberem o público.

Onde ficar em Santiago do Chile: dicas de hotéis e bairros

Ver neve no Chile

Menu – TOPO

Qual a média de temperaturas durante o inverno chileno?

A temperatura média do inverno no Chile pode variar bastante de região para região. Afinal, o Chile é um país que vai do litoral até a Cordilheira dos Andes, assim como tem uma grande extensão territorial norte-sul, e tudo isso influencia no clima.

Na capital Santiago, por exemplo, a temperatura mínima pode chegar a uma média de 3° C e a temperatura máxima entre 14° C e 17° C durante o inverno. Entretanto, nas montanhas ao redor da cidade, a temperatura cai bastante, registrando médias abaixo dos 0° C.

Já no norte do país, como na cidade de San Pedro do Atacama, os termômetros registram temperaturas médias de 1° C durante a noite e 20° C durante o dia. Se estiver indo para lá, veja o que fazer em San Pedro do Atacama.

Vale ressaltar que em alguns passeios pela região norte no período de inverno no Chile, é possível pegar temperaturas negativas entre -5° C e -20° C, por conta da altitude.

A parte sul do país que abriga a Patagônia Chilena é conhecida por ser a região mais fria do Chile, com temperatura mínima entre 1° C e -7° C e máxima entre 5° C e 10° C.

Por toda essa variação de clima, é importante checar a previsão do tempo de todas as cidades que você irá conhecer durante o inverno no Chile a fim de evitar perrengues.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Menu – TOPO

Quais as cidades mais frias do Chile no inverno?

Como vimos, o inverno no Chile costuma ser bastante gelado em todas as regiões do país, mas claro que há aquelas cidades onde o frio é ainda mais intenso.

A cidade de Santiago é uma das mais frias, principalmente nas áreas montanhosas em seus arredores, onde há registros de neve.

Já a romântica cidade de Pucón, a terra do vulcão Villarrica, é uma cidade que venta, neva e chove bastante durante o inverno no Chile, contribuindo assim para intensificação do frio. Aproveite e veja aqui tudo o que fazer em Pucón.

A cidade de Chillan, localizada a 470 km de Santiago, também é uma das cidades que possui temperaturas bem baixas durante o inverno, inclusive com ocorrências de nevascas, por isso também faz parte da lista de cidades mais frias do Chile.

Los Andes é outro exemplo de cidade onde a temperatura cai bastante durante o inverno no Chile.

As cidades localizadas no sul do país são todas bem frias, a temperatura nas cidades de Puerto Natales e Punta Arenas, por exemplo, não passa dos 5° C mesmo durante o dia.

Caso alguma dessas cidades esteja no seu roteiro de viagem pelo inverno no Chile, não deixe de conferir o nosso tópico sobre o que levar na mala para não entrar literalmente numa fria! rs

Onde se hospedar em Santiago? Em algum dos hotéis ibis em Santiago do Chile

Voo para Santiago do Chile
E você ainda tem a vista da Cordilheira dos Andes do avião

Menu – TOPO

Onde podemos ver neve no Chile?

A partir do mês de junho até o mês de outubro é possível encontrar neve em diversas cidades do país, principalmente naquelas em que há pontos montanhosos.

Como já adiantamos anteriormente, cidades como Pucón, Chillan, Los Andes e Santiago (arredores) são alguns exemplos onde se é possível ver neve no Chile.

E como acontece em todo destino de neve, as estações de esqui do Chile são as principais atrações para quem viaja para curtir o inverno no Chile. Sendo assim, vamos conhecer as principais estações de esqui do país?

Menu – TOPO

Quais as melhores estações de esqui do Chile?

As estações de esqui no Chile são um dos motivos pelos quais o país é o queridinho dos brasileiros no período de inverno.

E se você está indo curtir o inverno no Chile, nós temos certeza que vai adorar se aventurar nas incríveis estações de esqui do Chile.

Pensando nisso, selecionamos as 5 (cinco) melhores estações de esqui no Chile para você curtir muito:

  • Valle Nevado,
  • Farellones,
  • Portillo,
  • Pucón e
  • Nevados de Chillán.

Veja um pouco sobre cada uma delas:

Valle Nevado:

De longe, o Valle Nevado é a estação de esqui e snowboard mais famosa do Chile, tanto por sua excelente estrutura quanto pela proximidade com a capital Santiago, pois o trajeto até lá dura apenas 1:30h.

Em geral, quando pensam em qual estação de esqui ir, os brasileiros ficam em dúvida sobre Bariloche ou Valle Nevado… rs

A estação fica localizada em meio à famosa Cordilheira dos Andes e dispõe de 34 pistas com diferentes níveis de dificuldade conectadas com 11 teleféricos, além de 3 (três) opções de hotéis, restaurantes, loja para aluguel de equipamentos e escola de esqui e snowboard.

Leia aqui no blog todas as nossas dicas do Valle Nevado – são mais de 10 posts!

Valle Nevado em família: dicas para todas as idades
A estação de esqui Valle Nevado, no Chile

Menu – TOPO

Farellones:

A estação Farellones também está localizada próximo à Santiago e, apesar de não ser a melhor opção para esquiadores que já possuam certa experiência, o parque de Farellones é perfeito para quem está iniciando no esporte e para quem viaja com crianças.

Além de área para esqui, Farellones conta com diversas outras atividades de neve, como esquibunda, tubing individual e múltipla, snowbike, canopy e triciclo.

Não vá sem o seu Seguro Viagem para Esportes Radicais e de Neve

Menu – TOPO

Ski Portillo:

Localizada a 160 km da capital, a Ski Portillo é a primeira estação de esqui da América do Sul, mas, apesar disso, costuma ser menos lotada do que as estações Valle Nevado e Farellones.

Em Portillo, esquiadores de todos os níveis são bem-vindos, pois a estação conta com 35 pistas para pessoas que são de nível iniciante, intermediário ou avançado.

Opções de acomodações no formato ski-in e ski-out também estão disponíveis na estação.

dicas de Portillo
Estação de Esqui de Portillo, Chile

Menu – TOPO

Ski Pucón:

Fugindo um pouco dos padrões acima, a estação de esqui em Pucón fica instalada na base do vulcão Villarrica, um dos mais ativos da América do sul.

A estação conta com 20 pistas esquiáveis divididas em 4 níveis diferentes, mas nem só de esqui vive o Ski Pucón. Os mais corajosos também se aventuram numa escalada de 2840 metros de altura até o topo do vulcão.

Menu – TOPO

Nevados de Chillán:

Famosa pelas suas águas termais naturais, a estação de Nevados de Chillán é rodeada de paisagens incríveis como florestas, montanhas e vulcões.

Ao todo a estação possui 28 pistas divididas entre iniciante, intermediária e expert, além disso, a estação conta com 5 (cinco) restaurantes, escola de esqui e snowboard, lojas, hotéis, SPA e diversas atividades ao ar livre.

Menu – TOPO

Precisa de Seguro Viagem para o Chile no Inverno?

O seguro viagem Chile não é obrigatório, mas, mesmo assim, é extremamente recomendado. Se você vai esquiar ou praticar outros esportes, então, é praticamente obrigatório.

Isso porque, se algo acontece em sua viagem – seja questões de saúde, extravio de bagagem ou quaisquer outras situações – um seguro viagem vai cobrir as despesas e te ajudar com todos os trâmites.

Um grande amigo nosso estava esquiando no Chile e sofreu uma queda – ele estava aprendendo – e machucou o pescoço. O seguro viagem enviou um helicóptero para retirá-lo da estação de esqui, além de cobrir todos os gastos com hospitais e transporte para o Brasil.

Por isso, nunca viaje sem um bom seguro viagem. Clique abaixo no link e faça uma cotação. Você verá que é muito barato e não vale a pena a economia de não fazer.

Ah, leitores do blog têm 15% de desconto (o cupom TURISTAPRO15 já está embutido no link).

Pesquisar preços de Seguro Viagem

aula de esqui no Valle Nevado

Menu – TOPO

O que fazer no Chile no inverno?

Você já conheceu as melhores estações de esqui, mas o inverno no Chile também é repleto de outras atividades e atrações imperdíveis, não há somente as estações e os esportes de neve.

Então, trouxemos algumas dicas de o que fazer no Chile no inverno para incluir no seu roteiro!

Tour pelas famosas vinícolas chilenas:

Um bom amante de vinho sabe que a combinação do vinho com o clima frio é perfeito! E os vinhos do Chile têm a fama de ser dos melhores do mundo.

Então nada melhor do que um passeio pelas famosas vinícolas chilenas durante o inverno no Chile, para conhecer mais sobre o processo, degustar diferentes tipos de vinhos e também fazer compras, claro!

As vinícolas Concha Y Toro, Casa Silva, a Vinícola Santa Rita, Montes, Undurraga e Errazuriz são algumas das mais famosas e tradicionais do país.

Imperdível => Santiago: Excursão às Vinícolas Concha y Toro e Undurraga

degustação do vinho Concha y Toro

Menu – TOPO

Atrativos da cidade de Santiago:

Há muito o que fazer em Santiago do Chile, pois a cidade é repleta de atrativos, como o famoso Sky Costanera, o Cerro Santa Lucia e o Cerro San Cristobal, todos eles são mirantes que proporcionam lindas vistas panorâmicas da cidade.

A Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana de Santiago, o Parque Bicentenário, o Museu Histórico Nacional, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana e a famosa rua colorida, Paseo Bandera, também são passeios imperdíveis na região do centro histórico da cidade.

Para quem gosta de conhecer restaurantes diferentes, tem o Restaurante Giratório de Santiago do Chile e a Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago.

Outras atrações são as casas de Pablo Neruda no Chile. e, claro, as compras em Santiago do Chile, porque, afinal, podemos aproveitar para fazer umas comprinhas também, não?

Veja TODOS os passeios e excursões em Santiago do Chile

Vista de Santiago do Chile

Menu – TOPO

Cidades próximas à Santiago para conhecer:

Comum entre os turistas que estão em Santiago, um bate e volta para as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar é imperdível em qualquer época do ano!

É muito fácil, por exemplo, fazer um bate-volta para Viña del Mar e Valparaíso saindo de Santiago.

Em Valparaíso há muitos museus interessantes para conhecer durante o inverno, além de bons locais para compras e elegantes restaurantes de frutos do mar que oferecem uma linda vista da cidade.

Já no passeio pela cidade vizinha, Viña Del Mar, é possível conhecer o lindo Castelo Wulff, se divertir no Casino Enjoy Viña del Mar e apreciar a vista para o Oceano Pacífico.

Moai da Ilha de Páscoa em Viña del Mar

Menu – TOPO

Parque Nacional Torres del Paine:

um dos parques nacionais mais belos do mundo fica localizado no sul do Chile e é bastante visitado pelos amantes e praticantes do trekking.

O parque possui circuitos para caminhadas que duram dias e durante o inverno o visual fica ainda mais surpreendente, com as montanhas, lagos, rios e geleiras rendendo lindas fotografias durante o trajeto!

Mas para aqueles que não são adeptos ao trekking, também há trilhas curtinhas e que podem ser percorridas de carro. O importante é apreciar a beleza da patagônia Chilena!

Ah, e veja também algumas ideias para curtir o Chile com crianças.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Menu – TOPO

O que levar na mala para curtir o inverno no Chile?

Para quem nunca viajou a um destino frio antes, certamente o que levar na mala é uma das maiores dúvidas!

Montar uma mala inadequada para uma viagem de inverno pode ocasionar numa grande dor de cabeça, principalmente em destinos com neve como o Chile!

Então, para evitar perrengues quanto a isso, criamos uma lista para te ajudar a escolher as roupas, calçados e acessórios certos para sua viagem de inverno no Chile.

  • Segunda pele térmica (blusa e calça);
  • Casaco Fleece;
  • Blusas de lã;
  • Jaqueta impermeável;
  • Suéter;
  • Calça jeans (não é indicado para neve);
  • Calça impermeável;
  • Tênis (não é indicado para neve);
  • Bota impermeável;
  • Meias térmicas;
  • Luva;
  • Cachecol;
  • Gorro;
  • Mochila;

Para quem vai esquiar e curtir a neve, roupas e calçados impermeáveis e que cortam vento são indispensáveis, porém, como não é comum encontrar no Brasil, não é algo para se preocupar, pois nas cidades e principais estações de esqui é muito fácil encontrar lojas para alugar ou comprar roupas e acessórios para esqui e snowboard.

Outros itens importantíssimos para levar na mala para curtir o inverno no Chile são:

  • protetor labial,
  • protetor solar,
  • hidratante corporal e
  • óculos de sol.

Para quem está estranhando os materiais acima, saiba que o sol na neve fica duas vezes mais forte. É difícil até ficar de olhos abertos!

Para mais detalhes, veja aqui o que levar na mala para uma viagem de inverno.

casaco de inverno

Menu – TOPO

Vale a pena viajar durante o inverno no Chile?

Sabemos que ao planejar uma viagem, podemos encontrar vantagens e desvantagens que podem pesar no momento de decidir o período da viagem.

Por outro lado, não podemos negar que o Chile é um país repleto de atrações que agradam a todo tipo de viajante e possui uma excelente infraestrutura para receber os turistas em qualquer época do ano.

Mas afinal, quais as vantagens e desvantagens de viajar durante o inverno no Chile?

Menu – TOPO

Vantagens de viajar para o Chile no Inverno

São várias as vantagens que podemos destacar para conhecer o inverno chileno.

A primeira que podemos citar é a proximidade do país com o Brasil, tornando uma viagem rápida e tranquila.

Mas sem dúvidas, a maior vantagem de viajar para o Chile no inverno é o fato de que o país é repleto de paisagens únicas e encantadoras, as quais muitas delas ficam ainda mais belas no período de inverno no Chile.

Ir para o Chile no inverno pode ser muito vantajoso para quem viaja com o intuito de conhecer e/ou curtir a neve, pois a neve é garantida durante o inverno no Chile!

malas baratas online
Você já tem tudo para viajar? Não?¹? Procure aqui que você VAI ENCONTRAR!

Menu – TOPO

Desvantagens do inverno no Chile

Nem tudo são flores, não é mesmo?!

Viajar para o Chile no inverno também pode ter suas desvantagens para algumas pessoas e talvez a principal delas seja a alta temporada!

No inverno, o Chile recebe um grande número de visitantes do mundo inteiro e as atrações, principalmente as estações de esqui próximas da capital, costumam estar sempre lotadas.

Outra desvantagem que podemos destacar é o fato de que essa é a estação do ano com maior índice de chuva no país, podendo ocasionar cancelamentos de passeios por exemplo.

O mesmo é possível falar sobre as regiões que costumam nevar no Chile, pois em casos de elevado volume de neve, podem ocorrer fechamentos de estradas, cancelamento de passeios e até mesmo dificultar o trânsito pela região.

Menu – TOPO

Agora que você já sabe tudo sobre o inverno no Chile, chegou a hora de fazer as malas e realizar à tão sonhada viagem pra esse país único e repleto de riquezas naturais.

Ah, antes de começar a planejar seu passeio, leia nossos posts que te ajudam a organizar:

Não se esqueça de deixar um comentário sobre o que você achou!

Menu – TOPO

Dica extra: Seguro Viagem Internacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem internacional quando for viajar para fora do Brasil. Sabemos que nem sempre é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público em nenhum lugar do mundo!

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Cotação de Seguro Viagem com Desconto

Menu – TOPO

Dica extra: Passagens aéreas internacionais

Se você está buscando passagens aéreas internacionais, se liga nesta dica!

Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar  as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

É muito, mas muito fácil de achar a melhor passagem e de fazer a compra, inclusive parcelada!

Pesquisar passagens aéreas internacionais

Menu – TOPO

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.

Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).

Boa viagem!

Deixe um comentário