Ouvi de várias pessoas e li em guias que entrar ou sair de Israel pode ser tenso e… sim, é. Sair pode ser ainda pior do que entrar!
Quando desembarcamos em Tel Aviv eu estava um pouco nervosa, ainda que estivesse com tudo ok.
Na fila da imigração em Israel vi algumas pessoas serem “interrogadas” por bastante tempo, inclusive uma sendo levada para outro ambiente, mas também vi pessoas que resolveram tudo bem rápido.
=> Economia: Seguro viagem para Israel (COM DESCONTO)
Imigração em Israel
No nosso caso, fizeram as perguntas básicas que eu já estava esperando:
– qual a razão da viagem?
– de onde estão chegando? (dependendo de onde for, ainda te perguntam o que foi fazer lá)
– quanto tempo vai ficar?
– tem amigos em Israel?
– qual a sua religião?
– que lugares pretende conhecer no país?
Incrível: Excursão pela cidade Sagrada de Jerusalém!
Em uma coisa você tem que prestar atenção: eles fazem a mesma pergunta várias vezes, de maneiras diferentes, para ver se você se contradiz.
E outra coisa importantíssima: NUNCA diga que pretende ir até a Palestina (nem para visitar Belém ou Jericó, por exemplo).
Depois disso eles te dão um cartão azul que você deve guardar durante toda a viagem, pois no aeroporto eles não carimbam mais o passaporte, visto que ter este carimbo pode causar problemas para entrar em alguns países, como o Líbano, Síria e alguns Emirados Árabes.
IMPERDÍVEL!! Excursão de um dia a Belém e Jericó, saindo de Jerusalém!
Pronto, essa parte acabou!
Já na hora de deixar o país, a coisa pode ser ainda mais complexa!
Antes mesmo de chegar perto do check in você passa por uma entrevista sobre sua bagagem. Basicamente o que eles perguntam é:
– quem arrumou a sua mala? Alguém te ajudou?
– desde que ficou pronta ela ficou sozinha em algum momento?
– ganhou algum presente de alguém durante a sua estadia?
Se estiver viajando junto com alguém eles vão fazer mil perguntas sobre a ligação entre vocês. Mil perguntas mesmo!
-
- Leia também: Dica de hotel em Jerusalém
Depois você passa a sua mala num raio-x. Se estiver tudo ok, você segue para o check in, caso não, ainda irá para uma revista manual, ou seja, vão abrir a sua mala e verificar tudo, perguntando sobre tudo. Acredite se quiser, mas até com um simples prato eles implicaram. Vai entender!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Uma vez com o check in feito, finalmente você segue para o controle de passaporte, raio-x da bagagem de mão e… liberdade!
Aconselho seriamente a se programar para chegar ao aeroporto com umas 4 horas de antecedência, pois todo esse processo vai te tomar, no mínimo, uma hora. Se as filas estiverem grandes ou eles cismarem com você ou sua bagagem, esse tempo pode aumentar bastante.
Saindo de Tel Aviv: Excursão Nazaré, Tiberíades e Mar da Galiléia
Bom, todo esse procedimento é para o caso de se chegar e partir de avião, mas se sua entrada/saída em Israel for por via terrestre, há algumas mudanças.
Nós tivemos as duas experiências, por isso posso contar como é.
Deixa eu explicar: chegamos em Israel por avião, mas, em dado momento, atravessamos a fronteira para a Jordânia, onde ficamos por 2 noites e voltamos para Israel.
Na hora de sair de Israel para Jordânia, apesar de alguma burocracia, foi bem mais tranquilo. Só o que teve de diferente é que tivemos que pagar 102,00 NIS para sair. Isso mesmo, pagamos para sair!
Já quando tivemos que fazer o processo de imigração em Israel novamente, a coisa foi bem mais tensa.
Saindo de Jerusalém: Excursão a Belém, Jericó, Qumram e Mar Morto
Passaram a mala no raio-x e algumas foram abertas e totalmente reviradas. Na hora de mostrar o passaporte, eles escolheram duas amigas, aleatoriamente, para revistar.
Elas foram levadas por duas guardas para um recinto fechado, foram totalmente apalpadas e ainda tiveram que levantar blusa e abaixar as calças. Bem constrangedor!
Acha que acabou?
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Só depois disso é que fomos para o controle de passaporte (imigração) onde fizeram todas aquelas perguntas de novo e ainda me pediram para mostrar a passagem do nosso voo para ir embora do país.
Apesar de ser tudo feito com muita rigidez e seriedade, tenho que admitir que eles são educados. Ao menos conosco foram!
É tenso, mas o objetivo deles não é barrar a entrada das pessoas por nada, mas sim por razões políticas e de segurança, se for o caso. E, cá pra nós, eles devem ter lá seus motivos!
Para mais informações: http://goisrael.com.br/goisrael/immigration-customs/
Boa viagem!
? Vai para Israel? Então, leia também:
- O que fazer em Israel: roteiro de 9 dias pelo país (com Petra)
- Dica de hotel em Jerusalém
- Cavernas de Qumrán, onde os manuscritos do Mar Morto foram encontrados

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Oi Ana! Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo seu blog, está me ajudando bastante! Vou cruzar a fronteira Jordânia-Israel por terra no dia 31 de Maio, e seus relatos me ajudaram bastante, principalmente preparando o psicológico. Você teria alguém ou algum guia de Israel com quem eu possa falar para me ajudar nos trâmites, visto que agora ainda tem toda a questão COVID. Desde já agradeço!!!
Kelly, não conheço ninguém. Mas vá tranquila, que não é tão ruim quanto parece, rsrsrs. Boa viagem!
Na imigração, na chegada e saída para Israel, eles falam em Hebraico ou em Inglês?
minha duvida se deve por que eu não falo outro idioma, somente o português mesmo.
Em inglês!
Oi ! Sobre a imigracao, li que perguntam os lugares que pretente visitar, quando entra, e perguntam os lugares pelos quais passou, quando sai. Voce normalmente citou que visitaria/visitou a Palestina? Isto é um problema?
Não me perguntaram, mas eu não citaria, pois poderá ser um problema para você. Boa viagem!
Oi! Adorei o seu blog , bastante informativo para as pessoas que querem vir conhecer a terra de Israel .
E sobre a questão das revistas e intervistas rigorosas, sim temos milhões de motivos para sermos assim. Israel é um País que dês da sua criação em 1948 é alvo de atentados terroristas que já matou milhares de pessoas e fora as guerras que tivemos que estar para garantir a nossa sobrevivência . Em fim, esse é o motivo!
Adorei o posts! Estou pensando em ir a Israel e Jordânia em maio e tenho uma duvida. Pretendo comprar as passagens de ida e volta do Brasil até Tel Aviv, ficar um dia na chegada e ir par a Jordânia e, então, retornar a Israel para terminar de visitar os locais de meu interesse? Seria conveniente essa questão de entrar e sair do pais duas vezes? Obrigada
Foi exatamente o que fiz, Livia, Dá uma lida no post que escrevi aqui com roteiro da minha viagem. 😉
Boa viagem!
Estava pensando em visitar Israel, Terra Santa… Desisti. Não vale a pena gastar $$$ e ter que passar o vexame de ter que abaixar a roupa e passar por revista se já existem scanners ultra sensíveis. Tô fora, prefiro ir para Egito, Grécia, Dubai… bem melhor.
Bom dia!estou pensando em viajar sozinha,mas não falo inglês.Pensei em contratar um guia para alguns passeios.Mas estou preocupada agora com essa abordagem.Acha possivel?
Sim, acho. Treine frases simples em inglês, em especial para dizer q não fala e tente, ao menos, um espanhol. 🙂
bom dia! Não falo inglês mas gostaria de conhecer Israel.O que me indicaria?Poderia me ajudar?Obrigada!
Veja se consegue um guia que fale português ou espanhol, caso não vá viajar em grupo. Boa viagem!
Acabo de passar por uma entrevista super ultra detalhada no vôo Lisboa/ Tel Aviv. Foram 2 seguranças diferentes e muito bem preparados intelectualmente.
A cada resposta vinha uma outra pergunta muito bem fundamentada a que ia respondendo naturalmente. Toda, bagagem foi detalhadamente aberta e checkada. Fiquei uns 45 minutos a disposição . Meu passaporte foi levado por um fiscal e pelo outro também.
Minha viagem é muito longa, várias conexões e viajava sozinha.
Na realidade sei qual foi o ponto: tenho visto do Uzbequistão, carimbo do Quirguistão e Azerbaijão porque fiz a rota da Seda, o que recomendo.
Ia respondendo tudo sem titubear: sempre a verdade. Foram muito profissionais, sérios e educados.
O objetivo não é impedir alguém de viajar e sim preocupação com o vôo e com a entrada de alguém indesejável que possa “aprontar”.
Adorei viajar pela El Al nunca me senti tão segura.
Gostei muito da forma com a qual falaram sobre a segurança,
Ja vi pessoas desfazerem e reclamarem eu acho justissima toda essa segurança!
pq eles realmente possuem muitos motivos para isso e é por isso que Israel é tão seguro apesar de tudo ,amando o site!!!!
Que bom! 🙂
Amei seu artigo!
Viajarei com minha amiga e só ela fala Inglês e hebraico. Será que eles nos deixaram ser intrevistadas ao mesmo tempo? Grata!
Sim!
Adorei o site! Com certeza seu texto é muito esclarecedor sobre o turismo em Israel, além de ser muito mais abrangente e profundo nas dicas. Ainda farei minha primeira viagem a Israel e a questão da burocracia ao entrar e ao sair não me desanimou nem um pouco, afinal, como você disse, eles tem seus motivos.
Muito bom o seu website. Nao entendia o porque dos papeizinhos azuis na entrada e na saida, e a ausencia de carimbo. Esta explicado! Buscava, tambem, entender o porque, na saida, da pergunta sobre a relaçao com o companheiro de fila, e da longa entrevista, chegando mesmo o entrevistador a chamar um colega seu para fazer-me mais perguntas. Foi bastante desconfortavel, ate por que, nunca havia passado por isso antes: ser interrogada ao deixar o pais. Agora esta claro. Obrigada, Ana! Recomendarei o seu website a quem quiser visitar o pais. Se o tivesse lido antes…Abraços.
Já fui a Israel várias vezes, e em Maio vou de novo…dos muitos países que já fui, Israel tem um sabor especial…quanto a entrar e sair concordo com o Adalberto Brito – quem não deve não teme. As perguntas e as checagens são muito diferentes das perguntas , por exemplo, qdo se vai ao Estados Unidos…em Israel o foco é exclusivamente na segurança, e não há tergiversões nas perguntas – são diretos e muito observadores. Indo para os EUA sempre a nóia é que vc seja um imigrante ilegal, então se vc vai para NovaYork ou Texas dá no mesmo…em Israel as respostas são decodificadas, e os israelenses de fato são expert nisso. Já cansei de dizer que vou à Hebron ( cisjordânia), e tudo bem….porque sei o que vou fazer lá, e eles vêem que é verdade…então, tudo depende da sua real intenção…Eu amo Israel. Qdo se está lá as dimensões do que se quer na vida adquirem um novo olhar…recomendo visitarem Tzfat ( norte)…eu sempre brinco – Deus trabalha em Jerusalém, mas de fato ele mora em Tzfat!!!
Aproveitem !!!!
Adorei seu Blog, as dicas….amei mesmo pretendo ir no final de janeiro. Quanto a parte de revistas kkk já fui revistada e apalpada na Holanda kkk quem me revistou pediu mil desculpas mas…ela disse que acharam meu busto grande kkkk sei lá acho que pensaram que havia mais alguma coisa kkk achei engraçado ao final. Tudo pela segurança! Mas gostei muito principalmente porque irei fazer o trajeto de entrada de Jordania para Israel e depois voltar a Jordania.
Grata!
Casal é entrevistado junto? Pergunto porque não falo inglês, meu marido sim… Ele no caso pode responder por nós dois? Obrigada!
Pode sim!
Para dirigir em ISrael, a carteira de motorista brasileira atende?
Obrigada!
Eu levei a internacional, mas não sei se é obrigatório.
atende, eu levo a minha daqui…
Irei dia 01/11/16 para os Emirados, (4 dias), Jordania, de passagem e por via terrestre para Jerusalem, lá chegando, 9 dias, na volta via terrestre para Jordania e 2 dias em Amann, já estou me preparando psicologicamente para a aporrinhação, na volta
faço meu relato
Oi Ana Catarina,
Pretendo ir a Israel em setembro. Chegaremos por Tel Aviv, vi seu relato. Na hora da pergunta quais locais iremos visitar, posso responder Jerusalém, Tel Aviv e Petra na Jordânia?
Vi que falou para não mencionar Palestina. Então fiquei preocupado.
Obrigado
Olha, eles são bem chatos, então, não sei se é bom dizer.
Lembro que em todos os países na entrada e saída os viajantes devem, por questão de segurança, submeter-se a revistas, interrogatórios e verificação de suas bagagens. Estados Unidos e Reino Unido- por exemplo-, com justa razão, adotam medidas muito semelhantes ao Estado de Israel. “Quem não deve, não teme”, diz o velho ditado português. Já fui diversas vezes a aquele país e sinto-me totalmente seguro por que sei que as autoridades tomam todas as medidas possíveis para proteger os turistas e a população.