Imigração em Israel: reze para entrar e pague para sair

Ouvi de várias pessoas e li em guias que entrar ou sair de Israel pode ser tenso e… sim, é. Sair pode ser ainda pior do que entrar!

Quando desembarcamos em Tel Aviv eu estava um pouco nervosa, ainda que estivesse com tudo ok.

Na fila da imigração em Israel vi algumas pessoas serem “interrogadas” por bastante tempo, inclusive uma sendo levada para outro ambiente, mas também vi pessoas que resolveram tudo bem rápido.

=> Economia: Seguro viagem para Israel (COM DESCONTO)

Imigração em Israel

No nosso caso, fizeram as perguntas básicas que eu já estava esperando:

– qual a razão da viagem?
– de onde estão chegando? (dependendo de onde for, ainda te perguntam o que foi fazer lá)
– quanto tempo vai ficar?
– tem amigos em Israel?
– qual a sua religião?
– que lugares pretende conhecer no país?

Incrível: Excursão pela cidade Sagrada de Jerusalém!

dicas Israel

Em uma coisa você tem que prestar atenção: eles fazem a mesma pergunta várias vezes, de maneiras diferentes, para ver se você se contradiz.

E outra coisa importantíssima: NUNCA diga que pretende ir até a Palestina (nem para visitar Belém ou Jericó, por exemplo).

Depois disso eles te dão um cartão azul que você deve guardar durante toda a viagem, pois no aeroporto eles não carimbam mais o passaporte, visto que ter este carimbo pode causar problemas para entrar em alguns países, como o Líbano, Síria e alguns Emirados Árabes.

IMPERDÍVEL!! Excursão de um dia a Belém e Jericó, saindo de Jerusalém!

imigração em israel

Pronto, essa parte acabou!

Já na hora de deixar o país, a coisa pode ser ainda mais complexa!

Antes mesmo de chegar perto do check in você passa por uma entrevista sobre sua bagagem. Basicamente o que eles perguntam é:

– quem arrumou a sua mala? Alguém te ajudou?
– desde que ficou pronta ela ficou sozinha em algum momento?
– ganhou algum presente de alguém durante a sua estadia?

Se estiver viajando junto com alguém eles vão fazer mil perguntas sobre a ligação entre vocês. Mil perguntas mesmo!

Depois você passa a sua mala num raio-x. Se estiver tudo ok, você segue para o check in, caso não, ainda irá para uma revista manual, ou seja, vão abrir a sua mala e verificar tudo, perguntando sobre tudo. Acredite se quiser, mas até com um simples prato eles implicaram. Vai entender!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Uma vez com o check in feito, finalmente você segue para o controle de passaporte, raio-x da bagagem de mão e… liberdade!

Aconselho seriamente a se programar para chegar ao aeroporto com umas 4 horas de antecedência, pois todo esse processo vai te tomar, no mínimo, uma hora. Se as filas estiverem grandes ou eles cismarem com você ou sua bagagem, esse tempo pode aumentar bastante.

Saindo de Tel Aviv: Excursão Nazaré, Tiberíades e Mar da Galiléia

Bom, todo esse procedimento é para o caso de se chegar e partir de avião, mas se sua entrada/saída em Israel for por via terrestre, há algumas mudanças.

Nós tivemos as duas experiências, por isso posso contar como é.

Deixa eu explicar: chegamos em Israel por avião, mas, em dado momento, atravessamos a fronteira para a Jordânia, onde ficamos por 2 noites e voltamos para Israel.

dicas de Israel

Na hora de sair de Israel para Jordânia, apesar de alguma burocracia, foi bem mais tranquilo. Só o que teve de diferente é que tivemos que pagar 102,00 NIS para sair. Isso mesmo, pagamos para sair!

Já quando tivemos que fazer o processo de imigração em Israel novamente, a coisa foi bem mais tensa.

Saindo de Jerusalém: Excursão a Belém, Jericó, Qumram e Mar Morto

Passaram a mala no raio-x e algumas foram abertas e totalmente reviradas. Na hora de mostrar o passaporte, eles escolheram duas amigas, aleatoriamente, para revistar.

Elas foram levadas por duas guardas para um recinto fechado, foram totalmente apalpadas e ainda tiveram que levantar blusa e abaixar as calças. Bem constrangedor!

Acha que acabou?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Só depois disso é que fomos para o controle de passaporte (imigração) onde fizeram todas aquelas perguntas de novo e ainda me pediram para mostrar a passagem do nosso voo para ir embora do país.

Apesar de ser tudo feito com muita rigidez e seriedade, tenho que admitir que eles são educados. Ao menos conosco foram!

É tenso, mas o objetivo deles não é barrar a entrada das pessoas por nada, mas sim por razões políticas e de segurança, se for o caso. E, cá pra nós, eles devem ter lá seus motivos!

Para mais informações: http://goisrael.com.br/goisrael/immigration-customs/

Boa viagem!

? Vai para Israel? Então, leia também:

34 comentários em “Imigração em Israel: reze para entrar e pague para sair”

  1. Adorei o posts! Estou pensando em ir a Israel e Jordânia em maio e tenho uma duvida. Pretendo comprar as passagens de ida e volta do Brasil até Tel Aviv, ficar um dia na chegada e ir par a Jordânia e, então, retornar a Israel para terminar de visitar os locais de meu interesse? Seria conveniente essa questão de entrar e sair do pais duas vezes? Obrigada

    Responder
    • Foi exatamente o que fiz, Livia, Dá uma lida no post que escrevi aqui com roteiro da minha viagem. 😉
      Boa viagem!

      Responder
  2. Estava pensando em visitar Israel, Terra Santa… Desisti. Não vale a pena gastar $$$ e ter que passar o vexame de ter que abaixar a roupa e passar por revista se já existem scanners ultra sensíveis. Tô fora, prefiro ir para Egito, Grécia, Dubai… bem melhor.

    Responder
  3. Bom dia!estou pensando em viajar sozinha,mas não falo inglês.Pensei em contratar um guia para alguns passeios.Mas estou preocupada agora com essa abordagem.Acha possivel?

    Responder
    • Sim, acho. Treine frases simples em inglês, em especial para dizer q não fala e tente, ao menos, um espanhol. 🙂

      Responder
    • Veja se consegue um guia que fale português ou espanhol, caso não vá viajar em grupo. Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário