A lenda do Galo de Barcelos, um dos símbolos de Portugal

O Galo de Barcelos é oficialmente um dos símbolo de Portugal, mas por que será?

A história começa na pequena cidade de Barcelos, ao norte do país. Além da lenda, o local é conhecido também por ser uma das paradas do tradicional Caminho Português de Santiago de Compostela.

Com galos espalhados por todo canto da pequena cidade portuguesa, indicando a importância e força da lenda, logo na entrada da cidade é possível ver uma parte da história, o famoso Cruzeiro.

Mas vamos entender melhor a ligação entre tudo isso.

O Galo de Barcelos

Galo de Barcelos - Portugal

A história do Galo de Barcelos

Diz a lenda que em algum momento na época medieval, ocorreu um crime na cidade de Barcelos que ninguém conseguia desvendar.

Acontece que um jovem galego que passava pela região à caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa foi acusado pelos moradores como suspeito do crime e acabou condenado à forca por isso.

Alegando inocência, o jovem pediu que fosse levado até o juiz e assim foi feito. No encontro, reafirmando que não havia cometido crime algum e perante as risadas do juiz e demais presentes, o jovem apontou para um frango assado na mesa do banquete que ocorria ali e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”

Claro que todos continuaram a não levar o rapaz a sério, porém, na hora do enforcamento, o galo se levantou e cantou!

O juiz, desesperado, foi até à forca para tentar evitar a injustiça e chegou a tempo de ver o rapaz sobreviver por conta de um nó mal feito na corda.

Solto e inocentado, o galego voltou anos depois e construiu o famoso Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

barcelos - portugal

A tradição do Galinho de Barcelos

Dizem que o primeiro galinho foi feito pelo artesão Domingos Côto. Desde então, o Galo de Barcelos virou figura popular e foi se espalhando e fortalecendo ao longo das décadas, imortalizado na arte não só da cidade de Barcelos, mas de todo Portugal, seja em madeira, louça ou cerâmica. É o souvenir português mais famoso!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Um dos responsáveis por disseminar o Galo de Barcelos pelo mundo foi António Salazar, que esteve no comando do país até 1976. Apreciador das tradições, ele apostou no galo como representante do folclore de Portugal em feiras turísticas internacionais e acabou oficializando o galo como um símbolo português.

Galo de Barcelos - Portugal

☛ Leia também:  Roteiro de 7 dias em Portugal – de Lisboa ao Porto

Bastante colorido, o design do Galo de Barcelos que mais se vê por aí é a ave em cima de um suporte azul, na cor preta com desenhos coloridos e corações, além da crista grande e na cor vermelha bem forte.

Claro que com o tempo, novas estilizações foram sendo feitas e, hoje em dia, já é possível encontrar o galo de diversas formas e cores. São estatuetas, chaveiros, panos de prato, quadros, abridores de garrafa e tudo mais que a imaginação permitir! Tem Galo de Barcelos para todos os gostos.

galinhos de BarcelosClaro que aqui em casa eles não podiam faltar, né?!

✈ Continue sua viagem para Portugal aqui:

Simbolismo em torno da lenda

O galo é uma figura presente em diversas religiões e mitologias, sendo muito associado à figura do Sol. Não é à toa que o canto do galo acontece ao nascer do astro de fogo. Sendo assim, é possível fazer a associação da figura do galo com a chegada da luz, da iluminação, que na história acontece com o momento em que a inocência do jovem galego vem à tona, ou seja, a verdade.

Galo de Barcelos - Portugal

Por um nó mal feito, o rapaz se salvou da morte e, de certo modo, renasceu. E não é justamente o que muitos buscam ao fazer o Caminho de Santiago?

E, por último, o Cruzeiro que o jovem galego construiu ao voltar para a cidade onde houve seu renascimento tem as representações do galo, do próprio galego sendo enforcado, e de Cristo – pois o galo também é símbolo da anunciação de Cristo, segundo a religião cristã. É por isso que no Natal ocorre a chamada Missa do Galo. Lembrando, inclusive, que o aniversário de Cristo é a data em que ocorre o solstício de inverno no hemisfério Norte.

Interessante, não?! As lendas são sempre carregadas de significados!

Pesquise opções de hospedagem em Barcelos aqui

Então, coloque Barcelos em seu roteiro e veja de perto a origem de uma das mais importantes lendas de Portugal.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here