Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

Ao contrário da maioria das pessoas, eu adoro viajar para a Europa no inverno. Em primeiro lugar, gosto de frio (e detesto calor) e, em segundo, tudo fica mais barato e sem as intermináveis filas que encontramos em outras épocas do ano.

Sendo assim, lá vou eu para mais um tour de 40 dias pelo Velho Mundo, além de outros lugares, como Israel e Jordânia.

Uma das grandes preocupações de quem embarca para um destino no inverno é a dita mala de viagem, pois em geral, é a mala mais pesada e aparecem muitas dúvidas do que levar.

Quem lê o blog já sabe das dicas que dei sobre o assunto nos posts:

Mas agora aproveitei que estava preparando a minha mala e resolvi registrar tudo e mostrar como é possível viajar no inverno levando pouco peso. E, sim, acredite, a minha mala está com apenas 12 kg, ou melhor, 11,6 kg! 🙂

Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

mala para inverno

Uma coisa que você tem que fazer é separar tudo o que pensa em levar e em seguida se desfazer de pelo menos metade.

Uma outra boa maneira de saber exatamente o que vai ou não é testar combinações entre as peças. Assim, aquelas que não combinam com tanta coisa são as primeiras a serem descartadas. Pode parecer clichê, mas um segredo de uma mala leve está nas roupas coringas.

o que levar na mala de inverno

Geralmente o casaco é uma das coisas que mais pesa, certo?! Não, ele pode pesar apenas 230g e esquentar de fato! Essa foi uma descoberta recente, embora o produto já exista há muito tempo: trata-se dos casados Ultra Light Down da Uniqlo, marca japonesa que conseguiu, às custas de muita tecnologia, essa proeza. Olha que beleza, ele além de leve, quando dobrado cabe quase na palma da mão.

casaco de inverno

Como estou com 2 casacos desse tipo (o terceiro é do maridão) pude me dar ao luxo de levar uma jaqueta de couro, que geralmente eu não levaria, já que pesa bastante e nem esquenta muito, mas com um desses casaquinhos da Uniqlo por baixo eu posso fazer um look diferente e ficar quentinha.

SÓ HOJE 25% DE DESCONTO NO SEU CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL

Que tal chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom RIPHERO quando for fechar o pagamento para ganhar 25% de desconto (somente hoje)Compre aqui!

Segue abaixo a lista de tudo o que estou levando só para você ter uma ideia de como é possível arrumar uma mala de inverno com apenas 12 kg para passar 40 dias na Europa ou qualquer outro destino gelado!

mala de viagem

–  2 casacos Uniqlo;

– 1 jaqueta de couro;

– 3 calças (sendo 2 jeans e 1 preta);

– 1 calça que vira bermuda;

– 1 legging preta;

– 3 blusas térmicas;

– 2 meia-calças térmicas;

– 3 blusas de algodão de manga comprida;

– 5 blusas de lã;

– 1 fleece;

– 4 cachecóis/lenços;

– 1 pijama;

– 2 blusas de manga curta;

– 1 tênis impermeável;

– 1 sapatilha;

– 1 chinelo;

– 2 pares de luvas;

– 1 protetor de orelha (pode ser um gorro, mas eu não gosto de usar);

– 15 pares de meias;

– lingerie;

– 1 pantufa (um luxo desnecessário);

– 1 biquíni (nunca se sabe quando vamos precisar);

– necessaire com os produtos de banheiro e farmacinha;

Pronto! Mala fechada e com apenas 12 kg!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Claro que há alguns itens a mais que levarei, mas vão na bagagem de mão, tais como todos os documentos e eletrônicos, até porque eles nem podem ir na bagagem despachada.

Lembre-se que é na metade do inverno que começam as super liquidações por lá, então, você tem a oportunidade de comprar muitas roupas boas de frio por preços inacreditáveis. Tem certeza de quer quer mesmo já sair de casa com a mala lotada?! 😉

E você, qual o seu segredinho na hora de arrumar a mala?! Deixe suas dicas aqui na caixa de comentários!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

87 COMENTÁRIOS

  1. Valeu, todas as dicas e informações de suas viagens por esse mundão a fora.
    Irei num cruzeiro para do Brasil para a Europa, chegando em Tenerife dia 22 de março, visitarei alguns portos e ficarei 9 dias na Itália, minha dúvida e sobre o clima, tenho que levar roupa de inverno pesado? sei que vou pegar o final do inverno. desde já te agradeço.Elisabeth

    • Elizabeth, em cruzeiro para a Europa, é melhor levar uma muda de roupa na mala de mão, e cosméticos de uso diário, pois pode acontecer de a bagagem não chegar no navio… Aconteceu comigo, em um grupo de 12 pessoas. O cruzeiro durava dez dias e as malas só chegaram ao navio 5 dias depois d estarmos em alto mar. Das doze, sete malas não chegaram junto conosco no aeroporto.

  2. Dica: já existem no Brasil aqueles sacos que a gente coloca as roupas e depois suga o ar com um aspirador, no caso eles tembem oferecem uma bombinha para sugar o ar manualmente. As roupas ficam leves e ocupam muito menos espaço nas malas.

    • Adriano, estes sacos (space bag) sao ótimos, porém, há o inconveniente de, se numa fiscalizacao tiver que abrir, como tambem, dependendo do hotel, nao há como ter um aspirador para sugar o ar. Já tive este problema, por isso o ideal mesmo sao estes casacos da Uniqlo, que tenho dois (uma jaqueta curta e outra longa com capuz) e alem de aquecer muito bem, nao utiliza espaco.

      • Oi! Quero muito comprar um desses casacos da Uniqlo. Vou ter que viajar as pressas pra Praga em Setembro e apesar de ser Primavera lá, estou com medo de passar frio. Vc sabe onde posso conseguir um aqui no Brasil? Obrigada!

  3. Também gosto de viajar no inverno e já levei mala pesada, mas hoje quanto mais leve melhor. Mesmo porque adoro ter liberdade e mobilidade! Adorei as dicas!

  4. Olá!
    Obrigada pelas dicas!
    Onde posso comprar produtos da uniqlo no Brasil? tem algum site para indicar??
    Muito obrigada!
    FRan

  5. Olá. Muito boa essa reportagem. Eu já sou bem sintético em minhas malas, e posso ficar mais ainda com essas dicas. Gostaria de saber onde posso comprar os casados Ultra Light Down da Uniqlo, aqui no Brasil ou no exterior, do jeito mais fácil. Acho que essa informação pode ser boa para outras pessoas que também curtem o site. Grato. Peixoto

  6. Todas as dicas são ótimas, mas uma dessas dica já era do meu pai que sempre fala para minha mãe “Uma coisa que você tem que fazer é separar tudo o que pensa em levar e em seguida se desfazer de pelo menos metade.”

    Mas uma boa também é levar 2 malas e distribuir as roupas nas 2 pra poder na volta ter espaço para trazer os presentes e novas roupinhas!! Porque viagem sem compras, ainda mais para mulheres é meio impossível!

  7. Adorei as dicas! Vou para a Itália em maio. Não vai estar frio (eu acho), mas é sempre bom ver dicas do que colocar na mala para rodar pela Europa. Pretendo fazer uma mala bem levinha também, apesar de ir com 2 filhos. Espero ter o mesmo talento, rs! Abç, Tati.

  8. Olá, vou para a Alemanha em Março, dia 17, gostaria de saber o que seria ideal eu levar na mala? vou ficar umas 4 semanas por lá… obrigada

    • Roupa para inverno, 🙂 uma semana antes olhe num site de metereologia para confirmar as temperaturas.

  9. Olá, passarei 23 dias na Europa (entre 27 de março e 18 de abril) passando por Londres, Amsterdam, Berlim, Praga, Munique, Berna, Interlaken e Paris. Não sei o que levar na mala, tenho medo de levar muita coisa e acabar nem usando! Será que ainda vou pegar bastante frio nessas cidades ou já posso levar alguma camisa mais levinha ou sapatilha? Me ajude, desde já, obrigada!

    • Estou na Europa agora, em plena inverno e tenho usado sapatilha quase todo dia, rsrsrsrs. O melhor é ver a meteorologia uma semana antes, assim, terá certeza das temperaturas que irá pegar. Boa viagem.

    • Procure hospedagem que ofereça acesso a lavandaria ou se não tiver, lavo em alguma da cidade. Simples assim! 🙂

      • Você costuma lavar todo o tipo de roupa?
        Eu ia perguntar como você se virava com um único pijama (eu sei, cada um tem suas maninas…)! ahahah
        Eu detesto ter que lavar roupas em viagem, especialmente porque costumamos ficar uma ou duas noites em cada lugar, mas também tenho feito malas cada vez menores.
        Na última viagem organizei tudo muito bem, em pequenos saquinhos que me permitiam encontrar o que eu queria com facilidade… Também arrumei a mala constantemente durante a viagem, foi muito bom.

        • Para levar pouca coisa, necessariamente em algum momento você terá que lavar a roupa (incluindo o pijama, rsrs). Boa viagem!

  10. Oi, Ana!
    Em quanto tempo você recebeu esses casacos da UNIQLO após a compra?
    O valor indicado no site é em dólar?

  11. Ola Ana, essas jaquetas da uniqlo mantem voce aquecida ate que temperatura minima? menos zero graus celcious pelo menos? ou 10 a 20 graus celcius?

    • Sim. Não me lembro agora, mas dê uma olhada aqui pelos comentários que acho que já mencionei ele. 🙂

    • Anna, nos comentários acima falo sobre isso e outras pessoas também, dá uma olhadinha. Boa viagem! 🙂

  12. Oi Ana, vou para a Europa entre o fim de dezembro e começo de janeiro, vai estar bem frio já?

    Outra coisa, tem alguma vacina obrigatória para ir para a Europa?

    Obrigada

    • Vacina não tem e frio sim, mas depende muito de para onde você vai, pois “Europa” não quer dizer nada em termos climáticos, rsrsrs, em um mesmo país já muda muito, imagina num continente inteiro. Boa viagem!

  13. Ola Flor sou Brasileira e sou Paraense então .. Meu esposo tirou ferias do seu trabalho e resolvemos … viajar pra Espanha ….Portugal tenho muitas dúvida que Roupas leva é se vai esta muito frio la ??? Ana me ajuda

  14. Oi, Ana.
    Muito boas as informações!
    Por curiosidade: quanto pesa a mala do teu marido? Também possível reduzir o peso assim?
    Se possível, coloca as dicas dele aí!
    Grato, João.

  15. Adorei! Vou ficar 60 dias no Canadá e estava procurando exatamente isso! E como posso levar 2 malas de 24kg tenho mais liberdade com os casacos pesados pois não tenho esse levinho que indicou! Parabéns

  16. Ana, tudo bem? Parabéns pelo post. Já estou com meu casaco Uniqlo na minha Wish list. Como você lava estes casacos? Eles são de pena de ganso?
    Obrigada

  17. Ana, uma ajuda: os casacos da Uniqlo têm tamanho regular? Tenho uma segunda pele de lá e blusas que são P, mas meus casacos geralmente são M. Estou em dúvida sobre qual tamanho comprar, se P ou M… Obrigada!

  18. Os casacos dá Uniqlo vestem slim? Ou eles te deixam bolinha?
    Vocês colocou a blusa de manga por baixo e só ele por cima para enfrentar zero graus?

    Parabéns pelo post!

    • Sim, blusa térmica e de manga por baixo, claro. Eles não são totalmente slim, mas tb não ficam bolinha. Boa viagem!

  19. Olá! Você sabe informar de que tamanho é essa mala que você usou?
    Quero fazer uma mala leve e fácil de carregar para uma viagem, mas estou na dúvida quanto ao tamanho ideal.

    Obrigada!

  20. Oi Ana, super valida suas dicas, amei! Vou para Toronto agora em Jan e vou ficar 30 dias.
    Estou agora pesquisando sobre o casaco, vou para os EUA antes e vou tentar comprar para entregar no hotel.
    Estou em dúvida em relação ao tamanho, pq é japones e lá é tudo pequeno… sou alta 1,72 x 59kg, comparando com o seu, acha q devo comprar M ou L?
    Obrigada
    Bjs

  21. Ana Catarina, sigo sempre o seu blog e como estou indo para Europa para ficar 24 segui a sugestao da sua mala, mas infelizmente a minha ficou com 17kg. Voce tem alguma sugestao? Estou preocupada porque vou fazer o meu circuito sozinha e de trem. Obrigada

    • Vê o peso da mala em si, dos sapatos e coisas de banheiro, em geral é o que mais pesa. Boa viagem!

  22. Adoro essas dicas de mala enxuta, estou tentando fazer a minha para 14 dias no cone sul agora mesmo.
    Sabe, minha mãe já passou 2 meses na Europa com uma mala de mão! A única reclamação ela é que não deu pra fazer compras como ela gostaria, Rs. Mas foi o record familiar…. Rsrs
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas

  23. Eu tenho uma grande dúvida a respeito das roupas de viagem. Nesse tempo, 40 dias, você vai usar o serviço de lavanderia ou se vira mesmo apenas com essa quantidade de roupa? Porque eu tento mas não consigo fazer uma mala deste tamanho pensando nisso! Rs!! Abraços!

  24. Eu monto a mala bem parecida com a sua, só não uso essas jaquetas da Uniqlo pois não estão disponíveis para aquisição por aqui. A dica para substitui, seriam as da Decathlon (Quechua e Wed’ze) as com plumas de ganso são bastante quentes e leves, vale muito a pena e custam cerca de R$ 250,00.
    Outra dica é levar alguns cachecóis para variar um pouco o look e gorros também para quem gosta. É fundamental um calcado impermeável … utilizo uma bota Hi-Tec e as Timberland Flume e Yellowboot … são confortáveis, combinam com quase tudo e mantem os pés quentes e secos.
    Eu lavo roupa sempre que possível, mesmo que não vá usar imediatamente, pois nunca se sabe quando poderá lavar… utilizo a calefação do quarto para secar a roupa e os calçados… é só colocar em uma cadeira próxima, sem encostar para não danificar a peça.

  25. Gostei muito da suas dicas. Estarei viajando para a Itália no final de Dezembro e como você, sou bem friorenta. Gostaria muito de adquirir um Uniqlo e estou vendo pelo site. Se conseguir comprar por aqui, ficarei bastante feliz. Uso número 40 de blusa e tenho quadril largo. Você acha que um M fica legal? Se não, será que encontro em Milão? Aonde? Melhor comprar segunda pele potente lá mesmo? Em média, a segunda pele em Milão custa quanto?

    • Maria, não tenho ideia de preços em Milão, pois não moro lá. E o casaco, melhor comprar G, pois o molde deles é pequeno. Boa viagem!

  26. Oi, tudo bem?
    Vou passar 30 dias viajando pela Europa em outubro e novembro, eu queria saber aonde consigo comprar um casaco desses Ultra Light Down da Uniqlo. Será que consigo aqui no Brasil? Tem noção de valores?
    Obrigada
    Bjs

  27. Ana Catarina,
    A mala da foto desta reportagem é uma mala P?
    Passarei 40 dias entre Londres, Patis e Dublin a partir de dezembro e gostaria muito de levar 12kg de roupas em uma mala P e nào M; você acha possível?
    Já pretendo lavar roupas e comprei sacos a vácuo.
    Obrigada!

  28. Ana Catarina, muito obrigada pelas dicas…você não sabe como estão me ajudando. Preciso montar mala de inverno para uma viagem em janeiro por Portugal (segui suas dicas de que vale a pena viajar no Inverno!!!)
    Aliás, viajar carregando bagagem pesada, never more. Fomos assaltados em Pisa em maio passado e levaram TODAS as nossas coisas. Estávamos na metade da viagem e passamos 8 dias com as poucas peças que conseguimos comprar. Usamos muito serviço de lavanderia Self-service, que tem por toda parte na Europa. E aprendemos uma lição (a duras penas, é claro): viajar cheio de mala, além de desconfortável, é muito brega!!!!
    Obrigada sempre!

  29. Olá! Obrigada pelas dicas, me serão muitos úteis na hora de montar minha mala. Vou pro final do inverno, serão 18 dias, e to querendo um casaco da Uniqlo!
    Abraços.

  30. Pergunto : Consigo passar um mês no inverno Europeu, levando APENAS uma mala média de 68 cm ?
    NÃO quero levar mochila extra, sacola, etc. APENAS A MALA.

  31. Ana Catarina, Parabéns pelo post, ótimas dicas, super objetivo e com dicas super importantes!!
    Esses casacos da Uniqlo seu e do seu esposo, será que você poderia passar a medida que eles ficam quando estão enrolados no saquinho? Te agradeceria imensamente! Gostaria de ter uma ideia do tamanho deles fechado! Obrigada e sucesso desde já!!! 🙂

    • Cara, depende do tamanho do casaco, mas o meu deve ter uns 15 cm. É bem pequeno, cabe na minha bolsa de mão. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here