Marialva: a Aldeia Histórica de Portugal que esconde um resort medieval

Marialva foi um dos lugares que mais me marcou em minha última viagem pelo interior de Portugal: uma pequena aldeia medieval quase desabitada, perdida no tempo. Ela faz parte do grupo das 12 Aldeias Históricas do país que têm em comum a presença de castelos do século XII, com função defensiva, pertencentes à Ordem dos Templários, que ficam próximos à fronteira com a Espanha.

Existente desde a época romana, quando ainda se chamava Civitas Aravorum, Marialva tornou-se “portuguesa” em 1179, quando Dom Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) mandou que a repovoassem, visto tratar-se de uma aldeia fundacional, e que, por estar muito perto da fronteira, tinha uma situação estratégica para a proteção territorial.

roteiro Portugal

Durante o século XIII Marialva foi tão importante, que ganhou do rei o direito comercial, podendo ter uma feira e também medidas próprias, portanto, quem lá chegava não fazia uso de suas fitas métricas e, sim, tinha que se reger pelas medidas que estavam ali implementadas.

No entanto, por volta do século XVII outras aldeias foram surgindo nas redondezas e Marialva começou um processo de declínio e desertificação, até chegar aos dias de hoje, em que tem apenas 50 habitantes.O que visitar em Marialvaroteiro em Portugal

Para que a cidade fosse mais facilmente povoada na época, foram dadas regalias especiais aos judeus, como redução de impostos e facilidades comerciais. Por isso, quando caminhamos pelas ruínas da cidade fortificada, é possível observar algumas construções típicas de judeus – como na foto abaixo – com a presença de duas portas: a larga para o comércio e a estreita para a casa. Outro fato é a falta de simetria, pois as janelas não eram alinhadas umas com as outras, e todas as quinas bisotadas, pois os ângulos não poderiam ser perfeitos (90 graus), considerando que só Deus seria perfeito. dicas de Portugal

A aldeia cresceu para além dos muros, então, quando vamos à Marialva, podemos visitar o castelo e as ruínas da cidadela que outrora estavam protegidas pelas muralhas, mas também a parte que ficou fora dela, hoje toda restaurada. Sua localização distante de qualquer outra povoação, pendurada no alto de uma colina, proporciona ao lugar uma atmosfera quase mágica, pois a sensação de isolamento e retorno no tempo imperam. É quase impossível não se apaixonar!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


E é nesse cenário de filme que fica um pequeno resort medieval: as Casas do Côro. Não é nem de longe um hotel como os que você possa conhecer.

O seu proprietário comprou e restaurou algumas das casinhas da aldeia, totalizando ao todos 24 quartos. Olhando de fora você não distingue as que são habitadas por seus moradores ou por hóspedes. O curioso é que as casas são inteiramente decoradas como uma habitação, tendo salas de estar, jantar e cozinhas completas, além das suítes. Eu fiquei na Casa da Pipa e a sensação é que de fato você está mesmo “em casa”.Casinhas de Marialva

O ambiente é refinado e acolhedor. Cada suíte tem uma decoração própria. A minha era enorme e super confortável. O desejo com que fiquei foi o de ter uma casinha igual àquela, tanto que tirei várias fotos para usar como inspiração na decoração da minha.dica de hotel Portugalviagem romântica

Outra característica das Casa do Côro é o alto padrão de gastronomia e os vinhos próprios. Para os amantes da boa mesa, não deixem de ter essa experiência.Gastronomia

Muitas são as sugestões do que fazer a partir de Marialva. Entre as mais pedidas pelos hóspedes estão o passeio pela região do Douro, visita às Gravuras Rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa, caminhadas e passeios de bicicleta pelas redondezas, o circuito termal, picnics gourmets e, claro, um passeio com guia ao Castelo de Marialva e ao vasto Patrimônio Histórico, Religioso, Arquitetônico e Natural desta Aldeia Histórica.

Marialva é um lugar que poderá agradar a todas as idades, mas se por acaso você estiver planejando uma lua de mel em Portugal, não deixe de incluir esta pequena aldeia no seu roteiro, pois toda a sua atmosfera antiga, mas aconchegante, exala romance.Castelo de Marialva

Informações úteis:

Como chegar à Marialva: o ideal é ir mesmo de carro, mas se isso não for possível, vá de trem até a Estação do Pocinho e de lá vá de táxi ou, se for se hospedar no hotel, haverá um transfer.

Tarifas das Casas do Côro: a partir de 125 euros

Reservas: clique aqui

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ana,
    Estava pensando em incluir Marialva no meu roteiro e depois desse post vou inclui-la, com certeza. Você saberia me indicar uma cidade um pouco maior para me hospedar e poder conhecer a região de carro?
    Obrigada,
    Aline

    • Uma opção seria a Guarda (uns 50 km), mas acho que poder ficar hospedada lá é que é a grande experiência. De todo mod, tenho certeza que irá gostar. Boa viagem!

  2. Leio as suas sugestões porque gosto de viajar e de aprender.

    Neste caso de Marialva, penso que poderia aconselhar aos seus leitores brasileiros,(e não só), uma visita a Monsanto, considerada a aldeia mais bonita de Portugal. Como fica na rota, convém conhecerem também, Almeida e Sortelha.

    Já agora, também existe Marialva no Brasil.
    Cumprimentos e, continue este trabalho

  3. Ola! Vou com a familia em Maio/Junho, mas terei poucos dias na região. A principio havia decidido 3 dias em Marialva nas casas de coro e passear pela região de carro, mas uma colega que conhece disse que seria melhor me hospedar em Trancoso e agora estou na duvida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here