Marialva foi um dos lugares que mais me marcou em minha última viagem pelo interior de Portugal: uma pequena aldeia medieval quase desabitada, perdida no tempo.
Ela faz parte do grupo das 12 Aldeias Históricas do país que têm em comum a presença de castelos do século XII, com função defensiva, pertencentes à Ordem dos Templários, que ficam próximos à fronteira com a Espanha.
Existente desde a época romana, quando ainda se chamava Civitas Aravorum, Marialva tornou-se “portuguesa” em 1179, quando Dom Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) mandou que a repovoassem, visto tratar-se de uma aldeia fundacional, e que, por estar muito perto da fronteira, tinha uma situação estratégica para a proteção territorial.
=> Economia: Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)
Conheça Marialva
Durante o século XIII Marialva foi tão importante, que ganhou do rei o direito comercial, podendo ter uma feira e também medidas próprias, portanto, quem lá chegava não fazia uso de suas fitas métricas e, sim, tinha que se reger pelas medidas que estavam ali implementadas.
No entanto, por volta do século XVII outras aldeias foram surgindo nas redondezas e Marialva começou um processo de declínio e desertificação, até chegar aos dias de hoje, em que tem apenas 50 habitantes.
Para que a cidade fosse mais facilmente povoada na época, foram dadas regalias especiais aos judeus, como redução de impostos e facilidades comerciais. Por isso, quando caminhamos pelas ruínas da cidade fortificada, é possível observar algumas construções típicas de judeus – como na foto abaixo – com a presença de duas portas: a larga para o comércio e a estreita para a casa.
Outro fato é a falta de simetria, pois as janelas não eram alinhadas umas com as outras, e todas as quinas bisotadas, pois os ângulos não poderiam ser perfeitos (90 graus), considerando que só Deus seria perfeito.
A aldeia cresceu para além dos muros, então, quando vamos à Marialva, podemos visitar o castelo e as ruínas da cidadela que outrora estavam protegidas pelas muralhas, mas também a parte que ficou fora dela, hoje toda restaurada.
Sua localização distante de qualquer outra povoação, pendurada no alto de uma colina, proporciona ao lugar uma atmosfera quase mágica, pois a sensação de isolamento e retorno no tempo imperam. É quase impossível não se apaixonar!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
E é nesse cenário de filme que fica um pequeno resort medieval: as Casas do Côro. Não é nem de longe um hotel como os que você possa conhecer.
O seu proprietário comprou e restaurou algumas das casinhas da aldeia, totalizando ao todos 24 quartos.
Olhando de fora você não distingue as que são habitadas por seus moradores ou por hóspedes. O curioso é que as casas são inteiramente decoradas como uma habitação, tendo salas de estar, jantar e cozinhas completas, além das suítes.
Eu fiquei na Casa da Pipa e a sensação é que de fato você está mesmo “em casa”.
O ambiente é refinado e acolhedor. Cada suíte tem uma decoração própria. A minha era enorme e super confortável. O desejo com que fiquei foi o de ter uma casinha igual àquela, tanto que tirei várias fotos para usar como inspiração na decoração da minha.
Outra característica das Casa do Côro é o alto padrão de gastronomia e os vinhos próprios. Para os amantes da boa mesa, não deixem de ter essa experiência.
Muitas são as sugestões do que fazer a partir de Marialva. Entre as mais pedidas pelos hóspedes estão o passeio pela região do Douro, visita às Gravuras Rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa, caminhadas e passeios de bicicleta pelas redondezas, o circuito termal, picnics gourmets e, claro, um passeio com guia ao Castelo de Marialva e ao vasto Patrimônio Histórico, Religioso, Arquitetônico e Natural desta Aldeia Histórica.
Marialva é um lugar que poderá agradar a todas as idades, mas se por acaso você estiver planejando uma lua de mel em Portugal, não deixe de incluir esta pequena aldeia no seu roteiro, pois toda a sua atmosfera antiga, mas aconchegante, exala romance.
Informações úteis:
Como chegar a Marialva: o ideal é ir mesmo de carro, mas se isso não for possível, vá de trem até a Estação do Pocinho e de lá vá de táxi ou, se for se hospedar no hotel, haverá um transfer.
Tarifas das Casas do Côro: a partir de 125 euros
Reservas: clique aqui
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Em Marialva existem diversos brizidas e Brígidas. É fácil encontrá-los pois tem negócios locais.
Marialva terra onde minha mãe nasceu.
Toda vez que vou a Portugal vou visitar marialva
Gostaria de saber se tenho parentes por essas terras
Sou da família dos brizidas
Ana,
estamos pensando de depois de marialva seguir direto para Madrid de carro, vocês acham que é fácil atravessar a fronteira e se é uma boa ideia?
Temos 23 dias de férias por Portugal começamos em Lisboa vamos até porto, parando e dormindo em várias cidades, depois Douro ficaremos em Marialva (indicação de vocês, Casas do Côro) pensamos em passar 4 dias em Madrid e voltar direto para Évora depois a região do algarve.
Obrigada
Fácil de atravessar a fronteiro? Nem tem “fronteira”, rsrs, você simplesmente continua na estrada, como se estivesse indo de uma cidade para a outra. A única coisa que precisa é comunicar à empresa onde vai alugar o carro que pretende sair do país, por conta da questão dos seguros. Boa viagem!
Ola! Vou com a familia em Maio/Junho, mas terei poucos dias na região. A principio havia decidido 3 dias em Marialva nas casas de coro e passear pela região de carro, mas uma colega que conhece disse que seria melhor me hospedar em Trancoso e agora estou na duvida.
Olha, eu sou suspeita para falar, pois adoro Marialva e as Casas do Coro foi uma das melhores hospedagens que já tive, então… 🙂
O meu próximo destino, conhecer as aldeias históricas do nosso país. Obrigado Ana.
São lindas!
Leio as suas sugestões porque gosto de viajar e de aprender.
Neste caso de Marialva, penso que poderia aconselhar aos seus leitores brasileiros,(e não só), uma visita a Monsanto, considerada a aldeia mais bonita de Portugal. Como fica na rota, convém conhecerem também, Almeida e Sortelha.
Já agora, também existe Marialva no Brasil.
Cumprimentos e, continue este trabalho
Manuel, o post sobre essas já está no forno. Com certeza são ótimas dicas, 🙂
Olá, Ana,
Estava pensando em incluir Marialva no meu roteiro e depois desse post vou inclui-la, com certeza. Você saberia me indicar uma cidade um pouco maior para me hospedar e poder conhecer a região de carro?
Obrigada,
Aline
Uma opção seria a Guarda (uns 50 km), mas acho que poder ficar hospedada lá é que é a grande experiência. De todo mod, tenho certeza que irá gostar. Boa viagem!