O MASP – Museu de Arte de São Paulo – é um museu pequeno, mas muito significativo. É, com certeza, o melhor museu do Brasil, na minha opinião.
Sabe aquelas obras de arte que nós costumamos ver sempre nos livros ou na TV, ilustrando matérias e artigos sobre artistas ou cultura? Algumas delas estão ali. É muito emocionante ver estas obras de perto.
Mesmo para nós, que viajamos bastante e, por conta disso, conhecemos ótimos museus pelo mundo, com obras igualmente conhecidas e importantes, é um museu impactante.
Portanto, quando você pensar em o que fazer em São Paulo, o MASP é uma visita imperdível pra se fazer em São Paulo.
Venha conhecer o Museu de Arte de São Paulo com a gente!
Não viaje sem um bom Seguro Viagem Nacional nem mesmo para São Paulo!!
MASP: como é o Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo, é um museu privado, fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e é considerado o primeiro museu de arte moderna no país.
As obras são adquiridas por meio de doações da própria sociedade e, hoje, formam o mais importante acervo de obras de arte europeias do Hemisfério Sul. São mais de 8 mil objetos, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, peças de vestuário da Europa, África, Ásia e das Américas.
O primeiro diretor do MASP foi o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi, que o dirigiu por 45 anos.
Sua esposa, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, foi quem projetou o prédio. E o próprio prédio do MASP é uma obra de arte, tornando-se um ícone modernista e uma marca do seu trabalho.
Ele foi construído “acima” do terreno, sustentado por quatro pilares de concreto em suas laterais. Parece uma enorme “caixa” suspensa. Abaixo dele, o “vão livre” está à disposição da população, utilizado como uma praça, inclusive com outras exposições, feiras, eventos…
- Conheça o Metrô de São Paulo
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
A exposição das obras no MASP
Na pinacoteca do MASP, no 2º andar, fica a exposição permanente do acervo.
Sustentando os quadros, a gente se depara com os famosos e lindos cavaletes de cristal criados pela própria Lina Bo Bardi.
Com estes cavaletes, o salão não tem paredes internas – os quadros “saíram” das paredes – , gerando um amplo espaço e uma sensação de que os quadros estão flutuando.
Busque aqui o seu hotel em São Paulo
Outro resultado desta forma de expor os quadros no MASP é que podemos circular por entre as obras da maneira que queremos, temos um convívio quase íntimo com as obras de arte, escolhendo nosso caminho, indo e voltando, passando por trás da tela, chegando bem perto.
É lindo e muito emocionante poder chegar tão perto de pinturas, esculturas, desenhos tão conhecidos e importantes.
- Leia também: Hotel Ibis em São Paulo
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Além da exposição permanente, o MASP realiza uma programação intensa de outros eventos, como exposições temporárias, apresentações de música, teatro e dança, cursos e palestras e muito mais.
O MASP ainda tem uma loja com lembranças, um restaurante self-service, uma lanchonete e realiza diversos trabalhos com o público, como palestras, seminários, cursos, recebimentos a grupos escolares e ainda mantém uma biblioteca e centro de documentação.
- Já pensou em passar um fim de semana no paraíso, no Mavsa Resort?
Artistas expostos no museu
Mas, para nós, turistas e amantes das artes que vamos lá para admirar as obras, o mais importante é poder circular por entre diversos artistas maravilhosos, famosos, aqueles que vimos durante toda a vida em revistas, livros, TV…
Veja alguns dos artistas e suas obras que podemos encontrar no MASP:
Monet no MASP:
Pesquise aqui passeios em São Paulo para fazer
Modigliani no MASP:
- Vale a pena: Excursão saindo de São Paulo: Santos e Guarujá
Degas no MASP:
Van Gogh no MASP:
Também tem muitas obras de artistas brasileiros. Veja alguns:
Di Cavalcanti no MASP:
Leia também:
- Onde ficar em São Paulo (melhores bairros)
- O que fazer em São Paulo: principais pontos turísticos
Portinari no MASP:
E existem muitos, muitos outros artistas expostos no MASP, o maravilhoso Museu de Arte de São Paulo:
- Volpi,
- Cèzanne,
- Manet,
- Vuillard,
- Delacroix,
- Léger,
- Rodin,
- Courbet,
- Toulousse-Lautrec,
- Gaugin…
É um acervo absolutamente impressionante! Vale muito a pena você separar umas horinhas para visitar o MASP e andar com calma por entre os quadros e esculturas expostos.
É claro que nem todas as obras estão expostas, aliás, infelizmente apenas uma ínfima parte está exposta. Muitas delas estão em restauração, estão guardadas no acervo interno, estão emprestadas… mas já dá pra ter uma boa ideia do que o acervo do MASP pode nos brindar.
E, apesar de tudo isso, o que mais me impactou no MASP foi o enorme quadro Retirantes, de Candido Portinari:
Importante => Seguro viagem nacional
Para quem é apaixonado por arte, como nós, é um museu para se emocionar. Não deixe de ir ao MASP quando for à maior cidade do Brasil, cheia de atrações e estiver planejando o seu roteiro em São Paulo.
Com certeza, esta é uma das melhores coisas que se pode fazer por lá.
Se você gosta de arte e cultura, veja esta seleção com 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer.
Veja também outras dicas de São Paulo.
Informações úteis:
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
- Endereço: Avenida Paulista, 1578
- Como chegar: metrô para estação Trianon MASP
- Funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h às 18h | às quintas fecha às 20h
- Custo: R$ 25,00 – Meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos. Às terças-feiras é de graça para todos.
- Site: http://masp.art.br/
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.