O metrô de Santiago do Chile é um dos mais modernos metrôs da América Latina, o que é ótimo, principalmente para os turistas, já que os principais bairros de Santiago e as atrações mais visitadas são atendidas pelo transporte.
O metrô de Santiago atende praticamente toda a cidade – que não é tão grande – sendo a linha 1 (vermelha) a mais utilizada para turismo.
Assim, se você está procurando o que fazer em Santiago, pode organizar o deslocamento pela cidade para fazer o seu roteiro de metrô.
Agora vamos aprender como usar o metrô de Santiago do Chile?
Importante: SEGURO VIAGEM CHILE
Metrô de Santiago do Chile: dicas práticas!
O metrô de Santiago do Chile é rápido e limpo, mas nem todos possuem ar condicionado (geralmente os mais novos possuem), então, nos dias de calor, evite o horário de pico.
Assim como muitas linhas de metrô pelo mundo, as de Santiago possuem obras de arte e pinturas nas paredes de algumas estações.
> Leia também: Santiago e arredores: alguns passeios imperdíveis <
Linhas do metrô de Santiago
São sete as linhas, que chegam a 110 km de extensão, com 147 estações. As linhas são classificadas por número e cores:
– Linha 1 (vermelha)
– Linha 2 (amarela)
– Linha 3 (marrom)
– Linha 4 (azul marinho)
– Linha 4A (azul)
– Linha 5 (verde)
– Linha 6 (lilás)
Confira => Passeios em Santiago e arredores
Pontos turísticos de Santiago e as estações de metrô
Como dissemos, dá pra você ir a muitos dos pontos turísticos de Santiago do Chile utilizando o metrô.
Veja abaixo alguns exemplos de atrações turísticas e a respectiva estação do metrô de Santiago que você deve pegar para ir até elas.
– Mercado Central: Estação Puente Cal Y Canto
– Palácio La Moneda: Estação La Moneda
– Plaza de Armas: Estação Plaza de Armas
– Cerro Santa Lucía: Estação Santa Lucía
– Cerro San Cristóbal: Estação Baquedano
– Zoológico: Estação Baquedano
– La Chascona: Estação Baquedano
– Shopping Costanera Center: Estação Tobalaba
– Centro de Santiago: Estação Universidad de Chile
– Vinícola Concha Y Toro: Estação Las Mercedes
– Vinícola Santa Carolina: Estação Rodrigo de Araya
– Centro Artesanal Los Dominicos: Estação Los Dominicos
Veja os passeios e excursões em Santiago que você pode fazer
Tarifas do metrô de Santiago
O metrô de Santiago do Chile tem o valor da passagem calculado de acordo com o horário em que você for utilizar o transporte. De segunda a sexta, os valores são os seguintes:
– Horario Bajo: Das 06:00 às 06:30 e das 20:45 às 23:00 = $670
– Horario Valle: Das 06:30 às 07:00, das 09:00 às 18:00 e das 20:00 às 20:45 = $750
– Horario Punta: Das 07:00 às 09:00 e das 18:00 às 20:00 = $830
Aos sábados, domingos e feriados o valor fica sendo equivalente ao Horario Valle, de $750.
Acompanhe as tarifas no site do metro de Santiago.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Horário de funcionamento
Cada estação tem seu horário de abertura, fechamento e de chegada dos primeiros e últimos vagões, portanto, verifique na tabela oficial.
Pra se ter uma ideia, de segunda a sexta, as estações abrem às 05:35 (as mais cedo), com fechamento às 00:08 (a mais tarde).
> Veja aqui onde ficar em Santiago do Chile <
Vale a pena => Excursão de um dia para o Valle Nevado
Tarjeta Bip – Bilhete de Transporte
A Tarjeta Bip é uma ótima opção para os turistas que pretendem utilizar muito o metrô de Santiago do Chile e a maioria dos moradores de lá usa o bilhete também.
O Bip pode ser utilizado por mais de uma pessoa e também é aceito nos ônibus.Você pode comprá-lo e colocar saldo nas estações (também dá pra pôr saldo pela internet).
O valor da Tarjeta Bip (só o cartão) é $1.550, depois, é preciso fazer a recarga.
Aplicativo para Celular
O Metrô Mobile é o App disponibilizado pelo próprio metrô da cidade.
Dá pra planejar viagem, consultar saldo do bilhete Bip, consultar mapa, checar a situação das linhas em tempo real, receber alertas e ver os horários de abertura e fechamento das estações.
Veja aqui para Android e aqui para Apple.
Leia mais: Viagem para o Chile (dicas práticas)
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Dicas extras
– Grandes volumes de malas e mochilas podem chamar atenção e causar desconfiança. Não se desgrude de seus pertences.
– A acessibilidade não é das melhores. Quase não há elevadores nas estações e nem escadas rolantes, mas há projetos de ampliação e melhorias que estão em andamento.
Nota: Nas estações que ainda não possuem acessibilidade adequada, existe um “Plano de Atendimento ao Cliente para Cadeira de Rodas Especial”, bastando ligar para o telefone. 800 540 800, que a equipe da estação facilita o trânsito desta pessoa através da rede do Metrô.
– Evite horários de pico pela manhã e final da tarde. Nestes horários, o metrô de Santiago do Chile se assemelha ao de São Paulo: lotado a ponto de não se conseguir entrar no vagão.
- Site: http://www.metro.cl/
Leia nossas dicas:
- Onde ficar em Santiago do Chile (melhores bairros)
- Ibis em Santiago do Chile
- Hotéis baratos em Santiago
- Hostels em Santiago do Chile
Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!
Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.
Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).
Boa viagem!* Texto de Luciana Console – Fotos: Shutterstock
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.