A capital paulista é uma das maiores metrópoles do mundo e a maior cidade do Brasil. O metrô de São Paulo deveria ser igualmente grande, mas infelizmente deixa muito a desejar…
Apesar de ser um dos principais transportes públicos utilizados, a malha ferroviária de São Paulo é pequena em relação ao tamanho da cidade e da população. A expansão do metrô ocorre há anos, mas de forma bem lenta.
De forma geral, porém, o metrô de São Paulo é limpo e tem uma boa infraestrutura. Os trens não demoram para passar, apesar de poderem ocorrer atrasos com frequência (seja porque um vagão não conseguiu fechar a porta por excesso de lotação ou por conta de “objetos” na via).
Algumas estações, principalmente as maiores, têm terminais de ônibus também, o que é ótimo, já que, como o metrô não atinge toda São Paulo, o resto do trajeto fica mais fácil de fazer.
Aliás, dificilmente você irá utilizar só ele para se locomover pela cidade. A integração com o ônibus é muito comum e há tarifas específicas para isso.
Você quer saber mais sobre o Metrô de São Paulo? Veja aqui tudo sobre ele.
Não viaje sem um bom Seguro Viagem Nacional nem mesmo para São Paulo!!
Linhas do metrô de São Paulo
O metrô de São Paulo tem seis linhas identificadas por cores e números e algumas fazem integração com as 7 estações de trem da CPTM, que geralmente levam para lugares mais distantes, como a periferia da cidade ou outros municípios.
São elas:
– Linha 1 Azul: Tucuruvi – Jabaquara
– Linha 2 Verde: Vila Madalena – Vila Prudente
– Linha 3 Vermelha: Palmeiras/Barra Funda – Corinthians/Itaquera
– Linha 4 Amarela: Villa Sônia – Luz
– Linha 5 Lilás: Capão Redondo – Chácara Klabin
– Linha 15 Prata: Hospital C. Tiradentes – Vila Prudente
Pesquise aqui passeios em São Paulo para fazer
Funcionamento e acessibilidade do metrô de São Paulo
De domingo a sexta, o metrô funciona das 4:40 até meia-noite. Sábado, das 4:40 até 1h.
Fique atento aos finais de semana, pois algumas estações/linhas, tanto do metrô quanto de trem, fecham para reformas/expansão.
Quanto à acessibilidade, praticamente todas as estações possuem escadas rolantes e elevadores. O metrô disponibiliza o detalhamento da acessibilidade de cada estação no site: Acessibilidade do metrô em Sampa.
Procurando Hotel em São Paulo? Ache o seu aqui!!
Tarifas do metrô em São Paulo
O metrô funciona com o ticket unitário, que pode ser comprado nas cabines dentro das estações, ou então com o Bilhete Único, que é um cartão que você carrega com o valor ou tipo de cota desejada e usa nos ônibus, trens e metrôs.
Se for utilizar só o metrô, o ideal é comprar tickets unitários no valor de R$4,40 cada, pois assim você consegue ter um controle de quantas viagens ainda pode fazer.
O Bilhete Único Comum pode até ser mais prático por ser um cartão só, mas para checar o saldo você teria que colocá-lo nas máquinas das estações, que nem sempre funcionam.
Que tal fazer uma excursão em São Paulo e conhecer a capital como ninguém? São mais de 20 paradas em 7 horas de passeio!
Bilhete Único: como funciona?
Servindo tanto para ônibus quanto para metrôs e trens, o Bilhete Único de São Paulo é utilizado pela grande maioria dos usuários de transporte público em São Paulo.
A sua principal vantagem está em seu uso nos ônibus, pois permite que, com uma única tarifa, você consiga usar mais de um ônibus durante um período que pode ser de até 4 horas.
Em relação ao metrô, o uso do Bilhete Único só dá uma vantagem, que é um desconto caso você use metrô + ônibus. Então, se você for utilizar ônibus e metrô em sua estadia na capital paulista, adquira um Bilhete Único. Todavia, se for usar só o metrô, prefira os tickets individuais.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Há uma outra opção, que também só é vantajosa caso vá usar muito o metrô ou o trem em um dia, que é o “Bilhete Único 24 HORAS Exclusivo Trilhos”. O valor dele dá direito a viagens ilimitadas pelo período de 24 horas, a contar da hora/minuto da primeira utilização, expirando automaticamente assim que completar 24 horas de uso.
O bilhete é personalizado com sua foto, nome e RG, portanto, o uso por outras pessoas é considerado fraude. Detalhe para as regras de tempo entre uma utilização e outra:
– 30 minutos, se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior;
– 60 minutos, se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior;
– 60 minutos em estações integradas com o trem ou Linha 4 Amarela.
O Bilhete Único pode ser carregado em bancas de jornais, nas estações de metrô e em terminais de ônibus. Nas estações e terminais, geralmente, há opções tanto de cabine com atendente quanto máquinas, mas não são todas. As cabines só aceitam dinheiro.
- Leia também: Onde ficar em São Paulo (melhores bairros)
Algumas atrações turísticas atendidas pelo metrô de São Paulo
Linha 1 Azul
- Estação Luz: Pinacoteca do Estado e Museu da Língua Portuguesa.
- Estação São Bento: Rua 25 de Março, Mosteiro de São Bento, Mercado Municipal.
- Estação Carandiru: Parque da Juventude.
- Estação Liberdade: bairro da Liberdade.
- Estação Ana Rosa: Parque do Ibirapuera, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
- Estação Tiradentes: Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Linha 2 Verde
- Estação Trianon/Masp: Parque Trianon, MASP.
- Estação Consolação: Avenida Paulista, Conjunto Nacional, Rua Augusta.
- Estação Vila Madalena: região de barzinhos da Vila Madalena, Beco do Batman.
- Estação Brigadeiro: Casa das Rosas.
- Estação Clínicas: Museu do Futebol.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Linha 3 Vermelha
- Estação Anhangabaú: Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Prefeitura de São Paulo.
- Estação República: Praça da República, Galeria do Rock.
- Estação Palmeiras/Barra Funda: Memorial da América Latina, Parque da Água Branca, Estádio do Palmeiras.
- Estação Sé: Praça da Sé/Catedral, Pateo do Collegio.
- Estação Corinthians/Itaquera: Estádio Arena Corinthians.
Linha 4 Amarela
- Estação Fradique Coutinho: bairro Vila Madalena.
- Estação Luz (atende tanto a amarela quanto a azul): Memorial da Resistência.
- Estação Paulista: Rua da Consolação, Rua Augusta, Avenida Paulista, Cine Belas Artes.
- Estação Faria Lima: Largo da Batata.
Leia também:
- O que visitar em São Paulo: principais pontos turísticos
- 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
- Bairros tradicionais de São Paulo onde os imigrantes marcaram história
Dicas extras para andar de metrô em São Paulo
– Evite a todo custo o horário de pico do metrô de São Paulo (das 6h30 às 8h e das 17h às 19h, aproximadamente). Como São Paulo é a maior cidade do Brasil, já imaginou como é que ficam as estações nessas horas, né? Tem determinados destinos em que você não consegue nem entrar no vagão.
– Apesar de ser considerado seguro, furtos podem ocorrer, portanto fique de olho em bolsas, mochilas e bolsos.
– Mulheres, fiquem atentas a tentativas de assédio. Infelizmente, ocorrem com frequência nos momentos em que os vagões estão mais cheios. Caso presencie algo, denuncie ao segurança da estação.
– Procure comprar os tickets com dinheiro trocado. Evite notas de valor alto.
– Algumas estações têm exposições artísticas. Consulte a programação no site do metrô para saber mais detalhes.
Aplicativos para celular
– Metrô de São Paulo Oficial: aplicativo oficial do metrô, informa em tempo real o status de operação das linhas, trajeto mais rápido, tempo gasto, mapas da rede, estações e linhas com horários, tarifas e telefones.
- Baixe aqui no Google Play
- Baixe aqui na Apple Store
– Google Maps: você pode digitar origem e destino para saber opções de trajeto que incluem ônibus, trem e metrô; o aplicativo ainda informa o tempo aproximado do percurso.
Leia também:
- Roteiro de 3 dias em São Paulo
- Hotel Ibis em São Paulo
- Lugares tradicionais de São Paulo
- MASP – o melhor museu do Brasil
- Conheça a Caverna do Diabo, a maior do estado de São Paulo
- Trem para o aeroporto de Guarulhos
Boa viagem!
* Texto de Luciana Console
Fotos Shutterstock
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Gostei do post, foi útil para mim.
Obigada por colocar essa inforemaçoes adoro ler assuntos como esse me deixa mais informada.
Acrescente os acessos às rodoviárias Tietê, Barra Funda e Jabaquara. Além da integração com o trem para o aeroporto de Guarulhos.
Olá, muito boas as dicas!
O Bilhete Único 24 HORAS Exclusivo Trilhos, pode ser adquirido na hora ou precisa fazer um cadastro prévio?
Estarei turistando em São Paulos nos próximos dias e me parece bastante útil essa opção.
Sim, precisa: http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bilhetes-cartoes/bilhete-unico.aspx