Mosteiro de Maulbronn, Alemanha

Durante a nossa trip seguindo a trilha dos Waldesians e Huguenotes, tive a oportunidade de conhecer o fantástico Mosteiro de Maulbronn, na Alemanha.

As visitas guiadas abrem os muitos séculos de história acumulada no mosteiro, especialmente para quem quiser saber mais sobre símbolos medievais e história da arte.

É uma aula de história ao vivo em um monumento precioso.

Nós tivemos uma visita guiada bem detalhada por diversas dependências do prédio principal. A propriedade do monastério contém, na verdade, um grande conjunto de prédios com diversas finalidades em volta do prédio principal, além de áreas verdes com plantações e até um lago nos arredores. Então, para além da visita ao edifício, pode-se passear pela propriedade, tomar um café, um sorvete e passar momentos agradáveis em família.

Mosteiro de Maulbronn

monastério de maulbronnMaquete mostra a grandiosidade da propriedade do monastério

Maulbronn dicas

Alemanha dicasEntrada do monastério

=> Importante: 14 Vantagens de um Seguro Viagem [+ 10% de desconto]

Ele é considerado o mosteiro medieval cisterciense (ordem originária da região da Borgonha, França) mais completo do norte dos Alpes. Em 1993, foi consagrado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O monastério foi fundado por monges alsacianos em 1147, ou seja, são quase 900 anos de muita história! Quantas coisas já aconteceram por ali?

A porta principal da igreja é uma das atrações, sendo ela a original até hoje, bem preservada desde a sua fabricação, em 1178 – a mais antiga da Alemanha nesse estilo. Feita de grandes placas de Abeto da Floresta Negra, é coberta de peles de animais e toda ornamentada em ferro. Linda.

Mosteiro de Maulbronn

Em 1300, a igreja foi embelezada e modernizada, recebendo as suas grandes janelas góticas rendilhadas de mosaicos, conferindo uma iluminação característica e misteriosa.

o fazer na Alemanha

o que ver na Alemanha

O monastério passou por momentos de muita evidência e crescimento econômico, sendo um local de muita prosperidade. Mais de 100 monges chegaram a viver ali ao mesmo tempo.

Por volta de 1366, recebeu um reforço em suas paredes, construindo-se uma muralha em torno dos terrenos dos monges, protegendo seu patrimônio. É, praticamente, uma cidade amuralhada, com produção de alimentos e riquezas dentro de suas fronteiras.

Monastério de Maulbronn

Em 1428, a igreja passou por nova reforma: a nave principal recebeu sua abóbada gótica e Ulrich Meister, um monge leigo que vivia no monastério, pintou murais em suas paredes. Partes e resquícios desses murais podem ser vistos ainda pelas paredes, apesar de um tanto desgastados.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


dicas de Maulbronn

Em 1517, Martin Lutero publicou suas teses e deu início à Reforma Protestante e, em 1558, Vannius Valentin, o novo mestre do mosteiro, inicialmente um monge católico, converteu-se à fé protestante, tornou-se um especialista em questões da Reforma e o Mosteiro de Malbronn tornou-se protestante.

Após o fim da Guerra dos Trinta Anos, como um sinal de esperança, várias árvores Linden foram plantadas em muitos lugares. A árvore que se situa em frente ao mosteiro, enorme, é bem antiga: desde o século 19 ela já era considerada uma árvore poderosa no ginásio do seminário.

Maulbronn Alemanha

como chegar no mosteiro

A Fonte Três Tigelas, situada no claustro, foi implantada em 1878. A fonte recém-instalada usa elementos mais velhos e os combina com adições modernas para a época.

Leia também:

dicas da Alemanha

O Mosteiro de Maulbronn também foi, durante séculos, uma escola só de meninos. Já o era desde 1559, antes mesmo da escolaridade obrigatória, que veio somente em 1649. Apesar de ser uma das melhores escolas do país, de onde saíram muitos expoentes da política, ciência e cultura, a vida ali nem sempre foi fácil.

Um de seus ilustres alunos foi Johannes Kepler (1571-1630), o famoso astrônomo, que recebeu o ensino secundário no mosteiro. Ele escreveu sobre seu primeiro ano em Maulbronn: “1586. Tenho sofrido muito e teria sido quase consumido pela preocupação.”

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupomTURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Outro famoso que passou pelo seminário de Maulbronn foi o escritor Hermann Hesse. Contamos no roteiro de 5 dias que ele nasceu em Calw e visitamos o museu dedicado a ele na cidade.

Hesse passou apenas um ano no mosteiro, quando estava com 14 anos, em 1891; e apesar de gostar do ambiente, onde escrevia e apresentava peças em latim, sofreu muito com o rigor da escola.

Sem a vocação religiosa da família, escreveu uma carta ao pai com a frase: “Serei escritor ou nada”. Depois de sete meses, Hermann fugiu do internato. Suas experiências foram apresentadas no romance “Under the Wheel”, de 1906.

O mosteiro, hoje em dia, além de local de grande atração turística, é também palco de festivais de música clássica.

atrações turísticas

atrações turísticas da Alemanha

É um passeio imperdível para quem visita a região.

É bom saber que as centenárias instalações do mosteiro são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. O Mosteiro de Maulbronn também oferece oportunidades de visita para os deficientes visuais.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Informações úteis para visitar o Mosteiro de Maulbronn:

  • Endereço: Kloster Maulbronn – Klosterhof 5 – 75433 Maulbronn
  • Como chegar: Malbronn fica a 30 km a noroeste de Stuttgard. De Stuttgard, pegar o trem para Mühlacker e depois o ônibus 700. Saindo de Pforzheim, pegar os ônibus 734 ou 735.
  • Funcionamento:
    – de 1º de março a 31 de outubro: 2ª a domingo, das 9h às 17h30
    – de 1º de novembro a 28 de fevereiro: 3ª a domingo, das 9h30 às 17h
    – Fechado dias 24, 25 e 31 de dezembro
    – 1º de janeiro: 13h às 17h
  • Custo: 8 euros
  • Site: http://www.kloster-maulbronn.de/

Boa viagem!

O Turista Profissional viajou a convite da Comissão Europeia de Turismo e do Iambassador.

Deixe um comentário