Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa: como chegar e como é a visita?

Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983, o Mosteiro dos Jerónimos é um dos principais pontos turísticos e um dos mais visitados de Portugal, indispensável em uma viagem para Lisboa.

O monumento, além de ter uma arquitetura encantadora, levou 90 anos para ficar pronto e carrega a história dos antigos conjuntos monásticos portugueses.

Quer saber mais sobre monumento?

Continue lendo e conheça a história do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, o que ver durante a visita, preços e como chegar.

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

História do Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

O Mosteiro dos Jerónimos teve sua construção iniciada em 1501 e é considerado o mais importante conjunto monástico português desta época.

Sua arquitetura grandiosa, repleta de pedrarias e com elementos góticos e do renascimento é resultado de uma centena de anos de construção.

Por ter sido construído à iniciativa do Rei D. Manuel, a peculiaridade da obra definiu um novo tipo de arquitetura: a manuelina.

Além disso, o mosteiro foi construído às margens do rio Tejo, de onde partiam as embarcações rumo a outras terras, substituindo a Igreja de Santa Maria de Belém, anteriormente frequentada pelos marinheiros.

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Portanto, o monumento simboliza as glórias portuguesas dessa época e é uma homenagem aos descobridores das grandes navegações, principalmente uma celebração pelo retorno de Vasco da Gama das Índias.

O nome do local se deve ao fato de que os monges da Ordem de São Jerónimo foram os primeiros escolhidos para ocuparem o mosteiro, e essa comunidade ocupou o espaço até o século XIX, quando houve a extinção das ordens religiosas em Portugal.

Mosteiro dos Jeronimos

Leia também:

Como é a visita ao Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa?

Apesar de não ser a entrada principal do Mosteiro dos Jerónimos, a grandiosidade da fachada do Portal Sul encanta, pois nele estão as figuras de Santa Maria de Belém segurando o Menino Deus e o vaso de oferta aos Reis Magos.

O Porta Principal também abriga as estátuas de D. Manuel I, sua esposa D. Maria e as figuras de São Jerônimo e São João Baptista.

Dentro do monumento estão as tumbas de Vasco da Gama e Luís de Camões, como honra e homenagem aos seus grandes feitos durante a época das navegações.

Imperdível => Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Dicas de Lisboa

Logo a frente, a Nave Central da Igreja surpreende por ter uma abóbada de 30 metros de largura sustentada por apenas seis pilares talhados – uma delicadeza única da arquitetura manuelina. 

Já a Capela Principal mostra uma arquitetura diferente de todo o resto da igreja, refletindo as diferentes mãos que planejaram o monumento durante os 100 anos de construção. 

Pesquise opções de hospedagem em Lisboa aqui!

O que fazer em Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos

Na capelas laterais estão sepultados D. Manuel I (o idealizador do Mosteiro) e seus filhos, além do Cardeal-Rei D. Henrique, D. Sebastião e D. João III e seus filhos. 

E, reparando com cuidado, nota-se que a Igreja foi construída no formato de uma cruz latina, como mostra sua planta original.

Saindo da Igreja é possível ver o Claustro do Mosteiro, local silencioso onde os monges meditavam e rezavam durante o dia e onde também se encontra o túmulo do poeta Fernando Pessoa.

No centro do claustro se encontra a Fonte do Leão, onde os monges lavavam suas mãos antes das refeições e que hoje carrega uma tradição para os turistas: lave suas mãos na fonte e em seguida pense em um desejo secreto enquanto coloca sua mão na pata do leão.

Conectado a esse claustro está a Biblioteca do Mosteiro dos Jerónimos, que anteriormente abrigava exemplares de leitura, mas hoje apresenta uma exposição documental dos 500 anos do monumento.

Também conectado ao claustro está a Sala do Refeitório, onde os monges comiam silenciosamente enquanto um deles contava histórias da Bíblia em voz alta.

Outro local conectado ao claustro é a Sala do Capítulo, que foi construída para os monges fazerem reuniões periódicas, mas nunca foi realmente utilizada no mosteiro pois sua construção só foi finalizada após os monges terem deixado a comunidade. Portanto, no local hoje está o túmulo do historiador Alexandre Herculano.

O Coro-Alto do mosteiro também impressiona, pois era o local onde os monges passavam cerca de 7 horas por dia orando e, quando se cansavam, se apoiavam nas misericórdias do cadeiral.

Quer ter uma ideia de como é o monumento? Clique aqui e faça uma visita virtual para visualizar um pouco da parte interna do Mosteiro.

O que visitar em Lisboa

Como chegar ao Mosteiro dos Jerónimos?

O Mosteiro dos Jerónimos está localizado na Praça do Império 1400-206, no bairro de Belém, próximo às margens do Rio Tejo em Lisboa.

Existem 3 formas de chegar ao Mosteiro dos Jerónimos:

  • Ônibus: Linhas 727, 28, 729, 714 e 751;
  • Bonde (elétrico): Linha 15;
  • Trem: Desça na Estação de Belém.

Em qualquer uma das opções, basta caminhar um pouco em direção à Praça do Império e você já chegou ao Mosteiro. 

E, claro, você pode ir de Uber, que funciona muito bem em Lisboa. Nós já fomos pra lá até com um dos inúmeros tuc-tucs que agora são encontrados aos montes em Lisboa.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Horário de Funcionamento do Mosteiro

O Mosteiro dos Jerónimos funciona de terça-feira a domingo:

  • De 10h às 17h30 no período de outubro a abril;
  • De 10h às 18h30 no período de maio a setembro.

Porém, as entradas são encerradas meia hora antes de fechar. Por isso, planeje-se para chegar mais cedo.

O Mosteiro não abre nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, 13 de junho, 25 de dezembro e nos Domingos de Páscoa.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Atrações de Lisboa

Qual é o preço do ingresso para o Mosteiro?

Uma entrada para adultos no Mosteiro dos Jerónimos custa € 10 e pode ser comprada no Museu Nacional de Arqueologia, anexo ao mosteiro.

Também é possível comprar uma promoção com a visita para o Mosteiro e ao Museu Nacional de Arqueologia por € 12. Crianças de até 12 anos não pagam entrada.

=> Compre aqui o seu Ingresso para o Mosteiro dos Jerônimos

Atrações próximas ao Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Para aproveitar ainda mais a sua viagem para Lisboa, visite o Museu de Arqueologia de Lisboa e o Museu da Marinha, localizados no mesmo edifício do mosteiro.

Museu de Arqueologia em Lisboa

Museu da Marinha em Lisboa

Na região da Praça do Império também existem parques para crianças e a famosa Torre de Belém.

E para finalizar o dia curtindo o por do sol, quase em frente está o Padrão dos Descobrimentos, com uma vista linda para o Rio Tejo.

Vale a pena => Passeios guiado a pé pelo bairro de Belém

E você, já conheceu o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa?

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos aqui no blog sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa  

Hotéis ibis em Lisboa

Hotéis baratos em Lisboa e bons

Hostels em Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO ==>

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
 

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa.

Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o nosso guia de Lisboa, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Deixe um comentário