Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

Paris é um dos destinos de viagem mais desejados em todo o mundo, inclusive pelos brasileiros.

São inúmeros atrativos que chamam a atenção dos turistas e uma das características da cidade é a impressionante quantidade de opções de passeios culturais.

Muitos e muitos museus são encontrados na capital da França, mas um especificamente tem uma ligação especial com um artista bem famoso: Claude Monet.

É no Museu Orangerie que se encontram os imensos e famosos painéis das Ninfeias, obra que levou 12 anos para ser completada.

☛ Leia também: Museus em Paris além do Louvre

Museu Orangerie

O Museu Orangerie (Musée l’Orangerie, em francês) muitas vezes passa despercebido por quem visita Paris, por ser um museu menor e não fazer parte dos mais renomados. Porém, é nele que se encontra parte do que há de melhor da arte impressionista da cidade.

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

O local nem sempre foi um museu. O prédio, construído em 1852, era um abrigo de inverno para as laranjeiras do Palácio das Tulherias, – daí a origem do nome, inclusive, pois “Orangerie” significa “laranjal” em francês. Tornou-se Musée National de l’Orangerie des Tuileries após se transformar em um anexo do Musée du Luxembourg.

Além dos imensos painéis das Ninfeias de Monet, seu acervo conta com exposições temporárias e pinturas permanentes do período de 1880 a 1930.

Destaque para as telas da École de Paris, da coleção Walter Guillaume, como: “A Pedra Vermelha”, de Cézanne, obras de Renoir e “As Banhistas” de Picasso, além de obras de Matisse, Soutine e Modigliani, entre outros. O museu também realiza concertos, palestras e outras atividades culturais.

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

☛ Leia também: Onde ficar em Paris: os piores e os melhores bairros (tudo que você precisa saber)

As Ninfeias de Monet

Um grande espaço do museu é inteiramente dedicado à obra-prima do artista Claude Monet, a série Ninfeias, enormes painéis de pintura que retratam as plantas aquáticas com diferentes jogos de luzes.

museu Orangerie - Paris

Monet era um artista de estilo único. A grande maioria de suas obras retrata cenas da natureza de sua propriedade, localizada na cidade de Giverny, Normandia.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


O Jardim de Monet é inclusive uma atração turística no país, espaço onde todos querem ir para ver com os próprios olhos as plantas, o lago e a ponte japonesa que tanto aparecem nas obras do artista. Monet viveu nesta casa até sua morte, em 1926, com 86 anos de idade.

Nós fomos lá e contamos nossa experiência pra vocês, além de indicar como chegar:

☛ Leia também: Como chegar aos jardins de Monet em Giverny

Giverny 3 - Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de MonetNossa visita a Giverny (imperdível)

Presente do artista para a França em 1918 em agradecimento aos feitos na Primeira Guerra, as Ninfeias são um conjunto de quadros que representam justamente essas plantas aquáticas do lago do jardim de Monet.

São 22 painéis retangulares de 2 metros de altura que se organizam em 8 composições.

O que seriam as composições? Os quadros são realmente muito grandes, fato que impossibilitou de serem pintados em uma única tela; ou seja, para cada “desenho” foi preciso unir mais de uma tela de pintura. A composição maior tem 17 metros de comprimento, sendo necessários 4 painéis para sua formação; a menor tem 6 metros.

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

Adaptado especialmente para abrigar as Ninfeias de Monet, o espaço onde a obra se encontra dentro do museu é de formado oval e banhado pela luz natural, tornando única a experiência de visualização dos painéis, instalados ali em 1927, pouco depois da morte do artista.

O efeito que a sala, junto com a disposição dos painéis causa é impressionante. Nada mais justo, já que é uma das maiores obras de um dos melhores artistas do Movimento Impressionista.

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet

Então, se você, como nós, ama a arte, Monet, os impressionistas… não deixe de passar no Musée l’Orangerie na sua viagem à Paris!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Dicas práticas para visitar o Museu Orangerie

  • Endereço: dentro dos Jardins de Tulleries (pertinho do Louvre e da Place de La Concorde)
  • Funcionamento: de quarta à segunda, das 9h às 18h
  • Custo: € 9 para adultos
  • Site: http://www.musee-orangerie.fr/en
  • Como chegar: metrô para a estação Concorde (linhas 1, 8 e 12) ou ônibus das linhas 24, 42, 52, 72, 73, 84 e 94

Ao sair do museu você ainda poderá desfrutar de uma linda vista da praça de La Concorde, da Torre Eiffel e da  avenida Champs-Élysées, como na foto abaixo. 🙂 É ou não é um baita passeio?!

viagem para Paris

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para Paris aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here