Paris é um dos destinos de viagem mais desejados em todo o mundo, inclusive pelos brasileiros.
São inúmeros atrativos que chamam a atenção dos turistas e uma das características da cidade é a impressionante quantidade de opções de passeios culturais.
Muitos e muitos museus são encontrados na capital da França, mas um especificamente tem uma ligação especial com um artista bem famoso: Claude Monet.
É no Museu Orangerie que se encontram os imensos e famosos painéis das Ninfeias, obra que levou 12 anos para ser completada.
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
Confira => Passeios em Paris e arredores
Museu Orangerie
O Museu Orangerie (Musée l’Orangerie, em francês) muitas vezes passa despercebido por quem visita Paris, por ser um museu menor e não fazer parte dos mais renomados. Porém, é nele que se encontra parte do que há de melhor da arte impressionista da cidade.
? Leia também: Museus em Paris além do Louvre
O local nem sempre foi um museu. O prédio, construído em 1852, era um abrigo de inverno para as laranjeiras do Palácio das Tulherias, – daí a origem do nome, inclusive, pois “Orangerie” significa “laranjal” em francês. Tornou-se Musée National de l’Orangerie des Tuileries após se transformar em um anexo do Musée du Luxembourg.
Além dos imensos painéis das Ninfeias de Monet, seu acervo conta com exposições temporárias e pinturas permanentes do período de 1880 a 1930.
Destaque para as telas da École de Paris, da coleção Walter Guillaume, como: “A Pedra Vermelha”, de Cézanne, obras de Renoir e “As Banhistas” de Picasso, além de obras de Matisse, Soutine e Modigliani, entre outros. O museu também realiza concertos, palestras e outras atividades culturais.
Imperdível => Passeio para Giverny
? Leia também: Onde ficar em Paris (os piores e os melhores bairros)
As Ninfeias de Monet
Um grande espaço do museu é inteiramente dedicado à obra-prima do artista Claude Monet, a série Ninfeias, enormes painéis de pintura que retratam as plantas aquáticas com diferentes jogos de luzes.
Economia => Paris Museum Pass
Monet era um artista de estilo único. A grande maioria de suas obras retrata cenas da natureza de sua propriedade, localizada na cidade de Giverny, Normandia.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O Jardim de Monet é inclusive uma atração turística no país, espaço onde todos querem ir para ver com os próprios olhos as plantas, o lago e a ponte japonesa que tanto aparecem nas obras do artista. Monet viveu nesta casa até sua morte, em 1926, com 86 anos de idade.
Nós fomos lá e contamos nossa experiência pra vocês, além de indicar como chegar:
? Leia também: Como chegar aos jardins de Monet em Giverny
Nossa visita a Giverny (imperdível)
Presente do artista para a França em 1918 em agradecimento aos feitos na Primeira Guerra, as Ninfeias são um conjunto de quadros que representam justamente essas plantas aquáticas do lago do jardim de Monet.
São 22 painéis retangulares de 2 metros de altura que se organizam em 8 composições.
O que seriam as composições? Os quadros são realmente muito grandes, fato que impossibilitou de serem pintados em uma única tela; ou seja, para cada “desenho” foi preciso unir mais de uma tela de pintura. A composição maior tem 17 metros de comprimento, sendo necessários 4 painéis para sua formação; a menor tem 6 metros.
Pesquise outras opções de hospedagem em Paris aqui!
Adaptado especialmente para abrigar as Ninfeias de Monet, o espaço onde a obra se encontra dentro do museu é de formado oval e banhado pela luz natural, tornando única a experiência de visualização dos painéis, instalados ali em 1927, pouco depois da morte do artista.
O efeito que a sala, junto com a disposição dos painéis causa é impressionante. Nada mais justo, já que é uma das maiores obras de um dos melhores artistas do Movimento Impressionista.
Imperdível => Tour guiado e sem fila para Versalhes
Então, se você, como nós, ama a arte, Monet, os impressionistas… não deixe de passar no Musée l’Orangerie na sua viagem à Paris!
- Leia também: Dicas de viagem para Paris (Guia Completo!)
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Dicas práticas para visitar o Museu Orangerie
- Endereço: dentro dos Jardins de Tulleries (pertinho do Louvre e da Place de La Concorde)
- Funcionamento: de quarta à segunda, das 9h às 18h
- Custo: € 9 para adultos
- Site: http://www.musee-orangerie.fr/en
- Como chegar: metrô para a estação Concorde (linhas 1, 8 e 12) ou ônibus das linhas 24, 42, 52, 72, 73, 84 e 94
Ao sair do museu você ainda poderá desfrutar de uma linda vista da praça de La Concorde, da Torre Eiffel e da avenida Champs-Élysées, como na foto abaixo. 🙂
É ou não é um baita passeio?!
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
? Continue sua viagem para Paris aqui:
- Quanto custa passar uma semana em Paris?
- Transfer em Paris: como sair do aeroporto
- Metrô de Paris
- Paris com criança
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
1 comentário em “Museu Orangerie em Paris, a casa das Ninfeias de Monet”