Por: Turista "Amador" - Atualizado em 16/05/2020

Os Museus Virtuais já são uma realidade, hoje em dia você pode visitar vários grandes museus internacionais de forma virtual.

Com a quarentena recomendada pelos órgãos de saúde mundiais, em decorrência da pandemia de coronavírus em diversos países, nada melhor, então, do que uma visita a um museu virtual através dos sites de grandes museus de arte espalhados pelo mundo.

Você sabia que por meio do Google Cultural Institute, no Google Arts & Culture é possível o acesso virtual gratuito a vários museus virtuais e locais de patrimônio cultural em todo o mundo?

Essa é a oportunidade perfeita para planejar a ida aos museus que você pretende conhecer em sua próxima viagem.

Em questão de segundos, você pode explorar as obras selecionadas da coleção dos Museus em Londres, como da Tate Modern e fazer um tour virtual pelo Coliseu de Roma, entre vários outros.

Veja agora alguns destaques.

Faça aqui a cotação do Seguro Viagem Internacional

Museus Virtuais pelo mundo

museu orangerie - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Em frente às Ninfeias de Monet no Musée Orangerie, em Paris.

Museus Virtuais na França

Paris é considerada uma das mais charmosas capitais da Europa – nela há museus icônicos e belíssimos monumentos. E um dos mais aclamados museus de Paris, o Museu d’Orsay, possui obras de Degas, Renoir, Monet e dezenas de outros artistas famosos, especialmente dos impressionistas.

A história deste museu se dá através da necessidade de se construir uma nova estação ferroviária, com um hotel de luxo na margem do rio Sena. Os trabalhos, iniciados na primavera de 1898, são rapidamente executados. A Estação de Orsay e o seu hotel são inaugurados a 14 de julho de 1900.

1f697 2 - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa

 Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

A ambição do arquiteto Victor Laloux era de oferecer espaços “mais confortáveis e luxuosos” do que numa estação tradicional. Após uma série de discussões a respeito da continuação ou não de seu funcionamento como uma estação ferroviária, no início dos anos 70 é formatada a ideia de transformar o local em um museu.

A transformação em museu é confiada a três jovens arquitetos do gabinete A.C.T. Architecture: Pierre Colboc, Renaud Bardon e Jean-Paul Philippon.

LEIA => Onde ficar em Paris

museus virtuais - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Delicie-se com as obras do museu virtual D’Orsay

O percurso do museu distribui-se em três níveis principais, por grandes sequências temáticas e por técnicas. A pintura impressionista é assim agrupada numa galeria que se estende no 5° piso a todo o comprimento do edifício do lado do Sena.

O museu reúne um conjunto extremamente fértil das expressões artísticas do período de 1848-1914. Pintura, escultura, arquitetura, artes decorativas e fotografia são expostas lado a lado nas salas.

Veja aqui diversos passeios em Paris que você pode fazer

Esta interação permite também redescobrir artistas desconsiderados durante muito tempo, como os pintores acadêmicos. Essas e muitas outras curiosidades e informações podem ser encontradas na exposição virtual do museu.

Faça um tour virtual pelo Musée d’Orsay.

dorsay museu paris - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
O interior do Musée D’Orsay, uma antiga estação ferroviária

Já o Palácio de Versailles possui uma exposição em oito partes, com quase 400 obras de arte. Através dessa ampla exposição do museu virtual do Versailles é possível entender como o Rei Luís XIV se utilizou da arte para construir e fortalecer a sua imagem política.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Podemos considerar que Luís XIV exerceu uma espécie de “Marketing Político”, na qual a propaganda surge como meio de assegurar a submissão ou o assentimento a um poder. Com esse monarca a glória, a vitória, o prestígio e a grandeza transformam-se em imagens suficientemente fortes para garantir a estabilidade do reino e imaginar sua permanência futura.

marie antoinette sus fils - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Marie Antoinette, obra de Élisabeth Vigée-Lebrun exposta do Palácio de Versailles

Mais tarde, a utilização da arte para a construção de uma imagem é repetida pela rainha Maria Antonieta ao desejar que seus súditos a vissem como mãe e rainha, com o desejo de recriar as obras renascentistas da Sagrada Família.

Inúmeros detalhes da obra: “Marie-Antoinette, Rainha da França e seus filhos”, são descritos na exposição virtual, por exemplo, a estrutura que rodeia a obra, a caixa de joias que se encontra ao fundo da imagem, os filhos da Rainha e suas respectivas posições na sucessão do trono através das características de suas vestimentas.

Para estas e outras informações, faça um tour virtual pelo Palácio de Versailles.

Compre aqui o seu ingresso para o Palácio de Versailles online e sem filas

versalhes museus virtuais - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Ver ao vivo é legal, mas o museu virtual também é tudo de bom!

Museus Virtuais nos Estados Unidos

A Casa Branca é a sede do governo norte americano e está situada em Washington, DC.

Veja aqui diversas excursões em Washington que você poderá fazer!

Nesta exposição do museu virtual da Casa Branca é possível compreender a história da residência presidencial mais conhecida do mundo, suas mudanças exteriores e interiores e também seus significados não somente para os norte-americanos como também para o restante do mundo.

Conheceremos ainda o Eisenhower Executive Office Building, que possui característica única de representatividade da história e herança estrutural dos Estados Unidos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Fatos Inusitados e desconhecidos a respeito do Gabinete Cerimonial do Vice-Presidente – dentre outras instalações – são descritos na exposição, como também a trajetória de certos objetos da coleção da Casa Branca.

Para mais informações, acesse o tour  do museu virtual da Casa Branca para conhecer mais sobre um dos símbolos mais importantes dos Estados Unidos e do mundo.

Procure aqui o seu hotel em Washingto DC

museu casa branca - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Casa Branca em Washington, DC

O Museu de Arte Moderna de Nova YorkMoMA – também tem uma exposição em seu museu virtual, com diversas pinturas, incluindo o famoso artista Paul Cézanne e imagens das instalações do museu.

O MoMA tem grande importância para a história norte americana devido ao seu rico acervo, o qual conta com 150 mil pinturas, esculturas, desenhos, fotos, impressões, etc.

Além disso, possui obras renomadas tais como “Lírios de Água” de Claude Monet, “A Noite Estrelada” de Vicent Van Gogh e “Les Demoiselles d’Avignon” de Pablo Picasso, considerado o primeiro quadro com inspiração cubista de Picasso.

Compre aqui o seu Ingresso para o MoMA e fure filas

O museu possui ainda acervos voltados para a Arte Contemporânea, arte esta que sucede a Moderna surgindo na segunda metade do século XX após a Segunda Guerra Mundial e que perdura até os dias atuais, trazendo consigo ideais modernistas de rompimento com as artes clássicas, porém, adicionando ainda a ideia de Subjetividade e Liberdade Artística.

Para conhecer mais sobre as obras e entender do que se tratam esses estilos artísticos, visite a exposição on-line do MoMA.

Não deixe de ler esse: Onde ficar em Nova York

Picasso museu virtual - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Les Demosailles d”Avignon, quadro de Picasso no MoMa

Museu Metropolitano de Arte de Nova York possui 26 exposições on-line e mais de 200.000 itens da coleção Met. É possível encontrar aqui obras relacionadas aos grandes períodos históricos da arte: Barroco e Renascimento.

Porém, muito mais do que apenas local de armazenamento de peças bonitas e tesouros raros, o Museu Metropolitano mostra-se como um ambiente suscetível a discussões e conexões entre períodos históricos, como um ponto de encontro de ideais artísticos.

Que tal comprar seu acesso SEM FILAS ao Metropolitan New York?

Viabiliza e estimula os seus visitantes a pensarem e debaterem as semelhanças e diferenças de pensamentos que se encontram em cada traço das mais renomadas obras do Barroco e do Renascimento.

Para entender mais sobre as obras e seus artistas, visite o Museu Virtual e as exposições on-line do Museu Metropolitano de Nova York.

met new york - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Veja o Museu Virtual do Metropolitan de Nova York

O J. Paul Getty Museum em Los Angeles tem cerca de 16.000 peças da coleção Getty, confira as principais exposições em mais um dos museus virtuais internacionais.

Jean paul getty museum - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Que tal conhecer um museu virtual bem diferente?

Museus Virtuais na Itália

Palácio do Doge, também conhecido como Palácio Ducal é o símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano.

Sua entrada monumental foi denominada Porta Della Carta, devido ao fato de ali serem instituídas novas leis e decretos, como também pelo fato de se encontrar próximo a documentos estatais.

Vale a pena! ⇒ Visita guiada exclusiva do palácio do Doge à noite

Passando por ela, atravessamos um pórtico até chegar ao Arco Foscari e ao pátio interno, onde se encontra a famosa obra do século XV, a Escadaria dos Gigantes, que é o lugar onde o doge era coroado.

O interior do Palácio conta com a elegância do mármore de Verona, cidade localizada ao norte da Itália, colocado em arcos de pedra sustentados por colunas com capitéis (extremidades superiores de colunas, pilares e pilastras) e magníficas esculturas nos cantos.

museus virtuais internacionais - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Um pouquinho do que você vai encontrar no Museu virtual do Palácio do Doge

Galleria degli Uffizi (em português: Galeria dos Escritórios) é um Palácio situado em Florença, na Itália.

Ele abriga um dos mais famosos museus do mundo. Dividido em várias salas dispostas por escolas e estilos em ordem cronológica, o museu exibe obras do século XII ao século XVIII, com a melhor coleção do mundo de obras do Renascimento.

Artistas como Cimabue, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Andrea Mantegna, Ticiano, Parmigianino, Peter Paul Rubens, Rembrandt, Giovanni Battista Pittoni, Canaletto e Sandro Botticelli, podem ser encontrados em suas exposições.

Entre 1842 e 1856, foram colocadas as vinte e oito estátuas dos nichos externos do edifício, homenageando 28 homens ilustres da Toscana como Giotto di Bondone, Nicolau Maquiavel, Leonardo da Vinci e Donatello.

Desde então, poucos acréscimos foram feitos, com apenas uma grande reforma, basicamente restauro, em 1988. Aprenda, na visita ao Museu Virtual da Galleria Uffizi, sobre a famosa pintura de Botticelli “O Nascimento de Vênus” e muitas outras obras.

Imperdível => Uffizi Definitiva: Tour c/ Entrada Prioritária Grupo Pequeno

o nascimento de venus - Museus virtuais internacionais que você pode conhecer de dentro de casa
Obra O Nascimento de Vênus, de botticelli, disponível no Museu Virtual da Galeria Uffizi

E aí, gostou de nossas indicações?

Não é porque não estamos viajando que a gente não pode admirar as belezas do mundo, não é mesmo?

Boa viagem, mesmo que virtual!!

Fernando Alencar Moreira

Estudante do Bacharelado em Museologia, UNIRIO

O Hurb valoriza o que é importante: Você. Conheça nossos pacotes internacionais e viva mais histórias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista "Amador"
Os "turistas amadores" são amigos que viajam e querem contar e mostrar suas aventuras, encontrando no blog Turista Profissional um espaço para isso. São autores diversos, citados no final de cada artigo.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *