Antes de viajar para a Noruega eu ouvia dizer que o país era lindo, com paisagens deslumbrantes e sim, é tudo isso e muito mais!
Fizemos nossa viagem quase toda de carro, o que nos deu liberdade para sair das rotas mais tradicionais, que fizemos também, e nos embrenharmos pelo interior e foi justamente aí que descobrimos uma Noruega ainda mais linda!
Em cada curva na estrada era um “ahhhhh”!!! Se já não bastasse a paisagem cinematográfica dos fiordes, nos deparamos com um país cheio de cachoeiras e não estou falando aqui de cachoeirinhas ou fios d’água, estou falando de cachoeiras gigantescas.
As primeiras que vimos foi já no segundo dia durante o passeio de speed boat pelo Sognefjord, o maior fiorde da Noruega (com 204 km de extensão). Numa mesma rodada de olhos era possível ver 3 ou 4, ainda que não tão impactantes, mas já chamavam a atenção. Foram dezenas durante o passeio.
=> Economia: Seguro Viagem Noruega (com desconto)
Noruega, o país das cachoeiras!
As primeiras cachoeiras que vimos ainda eram “tímidas”.
Depois, no meio do passeio de trem entre Flåm e Myrdal (considerado o trecho de trem mais bonito do mundo) pudemos ver várias cascatas e, de repente, ele para e os passageiros descem do trem para admirar a Kjosfossen, com direito uma apresentação de dança lá no alto da cachoeira. Linda, mesmo num dia nublado!
Confira => Passeios pela Noruega
Logo percebemos que fossen significava cachoeira, então, sempre que víamos na estrada placas com palavras que terminavam com fossen, já sabíamos que estávamos próximos de mais uma.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Nosso primeiro trajeto de carro foi entre Bergen e Odda, justamente para ver uma cachoeira que está a poucos quilômetros depois de Odda. Inicialmente nosso roteiro era seguir de carro de Bergen para Haugesund e de lá para Stavanger, num trajeto que seria basicamente em linha reta.
Por conta da dita cachoeira que vi num site, fizemos um grande desvio e o que inicialmente parecia ser uma loucura, tornou-se um dos trechos mais bonitos da viagem, pois além dela – que eu já sabia que era linda – fomos brindados com muitas outras, além de paisagens indescritíveis: vales, rios, montanhas, neve, sol, muito verde, lugarejos perdidos, fiordes… um deslumbre!
Assim que saímos de Bergen já começamos a encontrar algumas cachoeiras. Era fazer uma curva e pronto, lá estava uma. As fotos abaixo são apenas alguns exemplos do que vimos pelo caminho!
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Além disso, em determinada hora começamos a subir uma montanha e nos deparamos com uma paisagem cheia de neve e, curiosamente, não estava frio. Estava fresquinho, eu diria, mas muito relax!
Bom, mas a tal cachoeira que nos fez desviar tanto da rota inicial é a Låtefossen. Gostaria de poder explicar como ela é ou ter fotos que pudessem retratar o que de fato vimos, mas é quase impossível! Numa tentativa frustrada, eu diria que ela é enorme, formada por duas quedas d’água que jorram por debaixo da estrada onde passamos e, seguindo mais adiante nessa mesma estrada, sempre ao lado do rio, ainda há outras. Sem palavras!
Um aparte aqui: para quem gosta de trilhas, é na região de Odda que fica o famoso Trolltunga (a “língua do Trol”), aquela pedra famosa sobre o fiorde e, para chegar lá, é preciso encarar uma trilha de 20 km (ida e volta). Como estávamos com a #TuristaProfBaby, não pudemos ir, mas pelas fotos que vimos, com certeza é um super passeio.
Continuando a viagem, agora entre Odda e Haugesund, vimos mais algumas, mas a que mais nos chamou a atenção foi a Langfoss: imensa!
E, em nossa última parte, já em Stavanger, durante o passeio de barco pelo Lysefjord, ele parou quase embaixo da Hengjanefossen, linda! O barco se aproxima muito do rochedo para que a gente possa vê-la bem de perto. Foi tão perto, que deu até para pegar água da cachoeira para beber!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!
Sabia que a Noruega iria me surpreender, mas não imaginaria que seria tanto!
Fiquem com mais algumas lindas imagens e não deixem de conferir todas as nossas dicas da Noruega.
Boa viagem!
Leia também:
- Dicas da Noruega
- Festival Viking em Haugesund
- Viagem pela Noruega: a linda ilha de Karmoy!
- Aurora boreal na Noruega, que tal?
- Que tal conhecer algumas atrações vikings na Noruega?
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 60 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Oi Ana, tudo bem?
Estamos indo em 4 em julho/2023 e adorei seu texto…. Uma dúvida:
Vc pegou um carro em Oslo e dirigiu até q ponto e depois voltou pelo
Mesmo caminho até Já sol ou fez um circuito? Já agradeço a resposta
Fernandes
Na verdade peguei em Bergen e devolvi em Stavanger. 😉
oi Ana eu sou o Alexandre, eu estou indo em setembro desse ano para Bergen, voce pode me informar a diferença do fiord dos sonhos com o fiord Hardanger, eu estou em duvida qual irei fazer, ficarei la 3 noites.
obrigado
Não sei te dizer, pois só fiz o Sognefjord, mas qq um será lindo, isso eu garanto, 🙂
Olá Ana. Pode indicar quantos dias durou a viagem e quantos destes foram de carro? Ficaram sempre no mesmo hotel? Obrigado.
Uma semana e destes, 4 dias de carro. Ficamos em 4 cidades distintas: Bergen, Odda, Haugesund e Stabanger. Boa viagem!