Se você quiser saber o que é cenote, a gente pode responder rapidamente: é a melhor atração da Riviera Maya!!
Os cenotes no México são atrações imperdíveis e você com certeza só vai ter noção da real beleza deles quando chegar lá.
Se você está planejando uma viagem para Cancún, obviamente está montando o seu roteiro e procurando quais os melhores passeios em Cancún a se fazer. E uma atração que definitivamente NÃO PODE ficar de fora do seu planejamento é uma visita a alguns cenotes da Riviera Maia, especialmente os cenotes em Playa del Carmen e redondezas.
Posso tentar descrever (e vou!), posso incluir milhares de fotos nesse post… mas estar diante de um cenote, mergulhar em suas águas – ou ficar simplesmente sentado às suas margens contemplando a vista e sentindo a energia da natureza ao seu redor – são coisas que você vai ter que fazer para entender realmente o que é um cenote.
Leia também: Viagem para Cancún (dicas práticas)
Claro que não vai dar tempo de conhecer todos, nem se você se mudar para lá e passar o resto da vida visitando cenotes (o que não seria sacrifício algum!), porque há cerca de 10.000 cenotes no México.
Mas conhecer alguns deles é uma experiência imperdível!
Até para os viajantes mais exigentes, os cenotes são atrações incríveis que, com toda certeza, vão fazer com que você queira voltar rapidinho ao país.
Eu já quero!
Visitamos alguns deles em nossa estada no México. Aqui nós vamos descrever:
- o que é um cenote
- os tipos de cenote
- o que fazer num cenote
- o que levar para um cenote
Depois, em outro post, vamos contar como foi essa nossa experiência encantadora visitando os cenotes da Riviera Maya, no México, e falar sobre cada um deles.
Vem comigo!
Economia => Seguro Viagem México (dicas + desconto)
Os cenotes do México
Mas… o que é cenote?
Segundo o dicionário Priberam, cenotes são depressões inundadas de água, geralmente em terrenos calcários. A palavra “cenote” vem do maia tz’onot, e quer dizer poço, abismo.
Também chamados de dolinas, os cenotes são como artérias subterrâneas de água doce, cavernas calcárias inundadas de água cristalina. Há muitos cenotes perto de Cancún e a Riviera Maia é repleta deles.
Confira => Passeios em Cancún e arredores
Tipos de Cenotes no México
A condição geológica da região é responsável pela diversidade de cenotes no México. Alguns deles são completamente fechados, sem entrada alguma de luz.
Outros apresentam uma pequena abertura no alto dos tetos das cavernas, por onde há uma tímida passagem de luz solar, com alguns horários melhores para visitas por causa da posição do sol e da incidência de luz no interior da caverna.
Outros têm trechos fechados e trechos abertos, permitindo que o visitante permaneça o tempo que quiser no local, sem a necessidade de contratar uma visita guiada.
E, outros, ainda, apresentam trechos completamente abertos e que recebem luz solar ao longo de todo o dia.
Mas, TODOS, SEM EXCEÇÃO, SÃO INCRÍVEIS! Cada um com seu jeito, sua coloração – seus diversos tons de azul -, a vegetação ao redor (quando não são totalmente fechados e recebem luz solar), sua composição de rochas… não há um igual ao outro e todos valem a visita.
Os reflexos da luz solar incidindo sobre as águas dos cenotes são de cair o queixo!
Além de toda a beleza natural dos cenotes no México, ainda há elementos culturais importantíssimos ligados a eles.
Os povos pré-hispânicos – destaque aqui para os maias – usavam alguns cenotes para o culto às suas divindades.
Os cenotes já representaram, também, a principal fonte de água doce para os povos do México antes da chegada dos espanhóis ao continente americano.
- Leia mais: Moeda do México (qual levar e outras dicas)
O que fazer num cenote no México?
Bem… primeiro, o seu queixo vai cair e você não vai conseguir fazer mais nada a não ser olhar… e olhar… e contemplar!
Quando você conseguir encaixar o seu queixo na posição correta novamente (pode levar muitos minutos! rsrs), você só vai pensar em tirar fotos.
Mas depois que passar esse primeiro momento, você poderá pensar em outras atividades.
Alguns cenotes são bem fundos e são oferecidas atividades como mergulho com cilindro e snorkeling em suas águas.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Mas você também pode nadar, fazer mergulhos de apneia, tomar banho de sol, fazer lindas fotos embaixo d’água, descansar, contemplar a natureza, pular de pontos específicos e dar aquele “tchibum”… ou simplesmente deitar numa pedra às margens de um deles, relaxar e pegar um sol (no caso dos que têm trechos abertos).
Com toda certeza, não vai faltar o que fazer em um cenote no México!
Imperdível => Chichén Itzá, Cenote Ik Kil e Valladolid com Tudo Incluso
O que levar para uma visita a um cenote no México?
Listamos abaixo alguns itens que você pode levar para uma visita a um cenote no México:
- Protetor solar biodegradável (Eco Friendly)
Não encontrei para vender no Brasil, mas no México é bem fácil de achar.
Comprei num mercado comum e paguei cerca de 200 pesos pela embalagem de 165g.
É importantíssimo não levar protetor solar comum a um cenote e a alguns parques da região, para não prejudicar seu ecossistema. Os óleos e produtos químicos sujam a água e prejudicam os peixes.
- Repelente biodegradável
Não sentimos a menor necessidade de usar. Mas se por acaso você quiser levar, sprays normais prejudicam gravemente o meio ambiente.
Escolha um repelente biodegradável.
- Lanches e bebidas
Embora haja lanchonetes na maioria dos cenotes, você pode levar água, lanches e bebidas.
Deixe as bebidas alcoólicas para quando você voltar ao hotel: elas não são permitidas na maioria dos cenotes.
- Snorkel
Alguns cenotes alugam snorkel. Mas, se você tiver o seu próprio kit, sempre é melhor levar!
Mergulhar com máscara e snorkel em um cenote de águas cristalinas é maravilhoso!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Toalhas e roupas
Leve toalha e muda de roupa para a hora da saída.
Máquina fotográfica
Claro que você não vai esquecer, não é?!
Se você não tiver máquina à prova d’água, GoPro ou similar, pode comprar uma capa de mergulho para o seu celular. Eles vendem em qualquer esquina na Riviera Maya. Compre, porque vale a pena.
E então, caro leitor? Ficou animado para fazer um tour pelos cenotes no México?
A gente ainda vai contar e mostrar os cenotes que visitamos na Riviera Maya. Acompanhe e fique de olho no próximo post, você vai amar.
Com as nossas dicas, monte seu roteiro e divirta-se muito… e depois volte e conte para a gente como foi a sua experiência!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
1 comentário em “O que é Cenote? A melhor atração da Riviera Maya!”