O que é overbooking? Conheça seus direitos como passageiro

Ainda não sabe o que é o overbooking? É importante saber!

Se você é apaixonado por viagens, principalmente para o exterior, é fundamental estar protegido e saber dos direitos dos passageiro de avião para saber como se portar em caso de complicações com a companhia aérea.

Por isso, hoje iremos falar sobre o overbooking. Entenda mais sobre esse fenômeno, por que o overbooking acontece e como evitá-lo.

Continue lendo e garanta seus direitos de passageiro!

>>> Por que contratar um Seguro Viagem? <<<

O que é overbooking?

O overbooking é um fenômeno em que uma companhia aérea vende mais assentos do que tem capacidade para acomodar os passageiros no voo.

Outra forma de overbooking é quando a companhia precisa realocar seus passageiros em aviões menores por um problema técnico ou de manutenção, por exemplo.

Ou seja, a expressão “overbooking”, do inglês, não tem uma tradução literal, pois se trata de um fenômeno específico e muito comum entre as companhias aéreas, em que há venda de mais reservas do que a empresa tem capacidade de oferecer.

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

parcelamento de passagens aéreas

Por que o overbooking acontece?

O overbooking acontece porque as companhias aéreas fazem cálculos frequentes para identificar uma média de passageiros que perdem ou cancelam o voo.

Por exemplo: uma companhia identificou que de 200 passagens aéreas vendidas para um destino, em média 10% dos passageiros não comparecem, ou seja, 20 pessoas.

Para cobrir essa perda de assentos, a empresa vende, então, 220 passagens.

Normalmente, os cálculos das companhias funcionam e os voos ocorrem normalmente.

O problema é que, quando os 10% dos passageiros comparecem, acontece o overbooking, em que há mais passageiros do que assentos no avião.

Nesses casos, as companhias aéreas normalmente “passam” o overbooking para viajantes sozinhos, pois entendem que eles são mais flexíveis a aceitar mudar de voo.

o que é overbooking?

Como evitar o overbooking?

O overbooking pode acontecer em qualquer situação ou voo, principalmente porque no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos ele é permitido de forma regulada. Porém, é possível minimizar as chances de isso acontecer.

Algumas dicas para evitar o overbooking são:

Nunca seja o último a embarcar no voo. Normalmente esses são os passageiros que sofrem com o overbooking, uma vez que chegaram mais tarde e o voo já ficou lotado;

Seja membro do programa de fidelidade da companhia aérea. As empresas sempre tendem a minimizar os impactos do overbooking para passageiros frequentes, então, raramente um membro fidelizado terá que passar por essa situação.

>> Leia também: Como evitar o jet lag: dicas práticas!

Faça o check-in com antecedência, de preferência online. As companhias costumam escolher os passageiros que fizeram o check-in por último, no aeroporto, para serem trocados de voo.

Não embarque no último momento. Normalmente, os embarques são encerrados 15 minutos antes da decolagem e os passageiros que chegam muito perto do horário são alvos de overbooking.

Aeroporto na Tailândia

O que fazer em caso de overbooking?

Em muitos casos, as companhias aéreas simplesmente avisam ao passageiro que o voo está lotado e que ele terá que embarcar no próximo avião.

Nessas situações, você, como passageiro, deve exigir seus direitos. Afinal, você terá que chegar mais tarde ao seu destino e não estará recebendo o mesmo serviço pelo qual pagou.

Para se beneficiar com o overbooking, siga esse passo a passo:

  1. Escute a proposta de compensação da companhia;
  2. Observe no painel de voos se existe alguma alternativa melhor de voo para seus objetivos de viagem;
  3. Negocie com o atendente e chame o supervisor, caso tenha dificuldade de negociação. Nesse momento, mostre que você conhece seus direitos e não abra mão deles.
  4. Caso seja necessário, registre uma queixa na agência da ANAC, localizada no próprio aeroporto.

Caso o problema não seja resolvido, tenha tudo documentado e procure alguém que possa te ajudar. Nesses casos, nós indicamos a Resolvvi, onde basta contar sua história e deixar o resto com eles.

>> Leia também: Dicas para viajar de avião pela primeira vez

Se você já tem algum hotel agendado no seu destino ou qualquer programa que será afetado financeiramente pelo overbooking e te trará prejuízos, informe à companhia.

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

Direitos dos passageiros em caso de overbooking

Os principais direitos dos passageiros no Brasil nessa situação são:

  • Viajantes com famílias têm o direito de decolarem todos juntos, no mesmo voo. Você não pode ser separado dos seus familiares em caso de overbooking;
  • O passageiro afetado pelo overbooking pode escolher um voo da mesma companhia aérea, um voo em outra companhia e até o reembolso integral do bilhete;
  • O cliente não é obrigado a aceitar a primeira acomodação oferecida, podendo escolher uma de sua preferência; 
  • O viajante tem o direito de remarcar sua viagem para outra data ou horário sem nenhum custo ou diferença de preços;
  • As companhias aéreas devem te ressarcir qualquer valor de acomodação em hotel, transporte e alimentação no período em que você aguarda o próximo voo.
  • Se o cliente chegou ao voo com hora marcada e fez o check-in com antecedência, a ANAC informa que as companhias aéreas devem indenizar o cliente com um valor mínimo de R$ 1150 para voos nacionais e R$ 2300 para voos internacionais.

o que levar na mala em uma viagem com crianças

Dica: Nunca aceite a primeira coisa que a companhia aérea oferecer, pois elas sempre têm mais bônus a entregar (voo em classes mais altas, milhas ou dinheiro, por exemplo).

E se você é flexível e está disposto a aceitar esses bônus em suas viagens, aí vai outra dica: na hora de fazer o check-in, pergunte ao atendente se o voo tem lista de overbooking.

Ou seja, quando a companhia já percebeu que terá overbooking, você pode inserir seu nome na lista para ser chamado em caso de lotação de assentos – e vai ganhar muitos benefícios por isso… 🙂

Ainda tem alguma dúvida sobre o overbooking ou já passou por isso? Conta para a gente nos comentários!

Boa viagem!!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here