Home / Portugal / Aveiro / O que fazer em Aveiro, Portugal: as principais atrações turísticas

O que fazer em Aveiro, Portugal: as principais atrações turísticas

Entre casinhas coloridas na beira da praia, passeios de moliceiros pelas rias (canais que fazem a cidade levar o título de “Veneza de Portugal”), um centro urbano bonitinho e lojas de doces típicos da região, você vai descobrir que há muito o que fazer em Aveiro, em Portugal.

Aveiro está localizada pertinho das cidades de Coimbra e Porto; ou seja, dá pra fazer um bate-volta tranquilo – que dura cerca de 45 minutos se vier de Porto, por exemplo.

A cidade litorânea de clima agradável e ótima qualidade de vida é um contraste entre modernidade e simplicidade, e também conta com um clima jovem estudantil, devido à Universidade de Aveiro, uma das mais importantes de Portugal.

Venha conosco conhecer o que visitar em Aveiro, a Veneza Portuguesa!

Leia também: Roteiro de 1 dia em Aveiro

 O que fazer em Aveiro

O que visitar em Aveiro, Portugal

Museu de Aveiro

Situado em um antigo Convento da Ordem Dominicana Feminina, datado do século XV, o Museu de Aveiro também é conhecido por Museu Santa Joana. A homenagem é para a Princesa Joana, moça beatificada em 1693 devido à vida de santidade que levava. Seu túmulo, inclusive, está nesta igreja e é lindo!

Além da arquitetura do local – com destaque para os entalhes em dourado da Igreja de Jesus, que chamam atenção ao longe -,  o acervo é basicamente composto por arte sacra, com pinturas, esculturas e os famosos azulejos portugueses.

Dentro do Museu de Aveiro é possível visitar a Capela do Senhor dos Passos, Sala de Lavor, Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela de Nossa Senhora do Rosário, Coro Alto, Capela de São João Batista e muito mais.

Museu Arte Nova

A Arte Nova (mais conhecida como Art nouveau) é um estilo de arte que surgiu antes da Primeira Guerra Mundial e foi bastante popular na Europa, se destacando em Portugal através dos azulejos e fachada das casas.

Em Aveiro, há um museu dedicado a este estilo de arte, que proporciona um estudo sobre a Arte Nova, com reflexões, entendimento do Movimento e até um mapa identificando os pontos da cidade onde a arquitetura Art nouveau pode ser encontrada.

O Museu se localiza na Casa Major Pessoa, edifício que já chama atenção pelo design. Não deixe de dar uma passadinha na Casa de Chá, dentro do museu, que vira um dos bares mais animados da região durante a noite.

 ☛ Leia também: Dica de hotel em Aveiro

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Pra quem gosta de contato com a natureza, a visita à Reserva é um passeio que não pode faltar quando  for organizar o seu roteiro e listar o que fazer em Aveiro. A reserva se encontra na região de um canal aberto artificialmente em 1806, entre as praias de São Jacinto e Costa Nova.

O canal foi criado para religar a laguna (que possui 700 hectares e fica atrás das dunas) com o mar. Antigamente, essa ligação existia naturalmente; porém, o vento fez com que as montanhas de areia se formassem e separassem o lago do oceano.

A flora da região inclui pinheiros bravos e acácias, que foram plantadas para ajudar na estabilidade das dunas. Aves migradoras, patos, garças e diversas outras espécies podem ser observadas neste passeio.

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer estar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

Oficina do Doce

A Oficina do Doce é literalmente uma oficina de doces, no caso, um doce típico de Aveiro conhecido como Ovos Moles. A iguaria tem até certificado de autenticidade, ou seja, só pode ser feita artesanalmente, por alguém que seja de Aveiro e com os ingredientes oriundos da região.

Um vídeo explicando o processo é mostrado pras pessoas entenderem melhor como é feita a fabricação do doce, que leva água, gemas de ovo e açúcar e é moldado em formato de elementos de Aveiro, como barcos, pipas e outros itens marítimos da região.

Diz a história que o doce surgiu na época em que freiras engomavam roupas com a clara dos ovos…era tanta gema que sobrava que elas resolveram não desperdiçar, e assim surgiu o doce.

E claro, não deixe de experimentá-lo, pois é uma delícia!

O que comer em Aveiro, Portugal

  • Endereço: Rua João Mendonça, 23, Letra JKL (Galeria Rossio)
  • Funcionamento: Junho à setembro das 10:00h às 19:00h; Outubro à maio das 10:00h às 17:00h.
  • Site: https://www.oficinadodoce.com/

Passeio de Moliceiro

Conhecida como a Veneza de Portugal, a cidade de Aveiro também tem sua “gôndola”: é o Moliceiro, barco típico da região. O nome tem origem na antiga função da embarcação, que era retirar o moliço (lodo) que ficava nos canais. Esse lodo era usado posteriormente, após a secagem ao sol, para fertilizar as terras.

O barco é feito de madeira de pinheiro bravo e tem cerca de 15 metros de comprimento e um mastro da vela de 10 metros de altura. Um passeio de Moliceiro pelas rias é uma das dicas mais valiosas de o que fazer em Aveiro, pois o barco é um elemento importante da cultura da região e um passeio nele proporciona uma bela visão da cidade por um outro ângulo.

  • Endereço: Rias de Aveiro
  • Custo: 10 € aproximadamente, mas varia de acordo com a empresa

Sé de Aveiro (Igreja)

Digamos que a religiosidade como Instituição se iniciou em Aveiro com a construção desta Igreja em 1423. Localizada no antigo convento dominicano, a Sé de Aveiro também é conhecida como Igreja de São Domingos de Aveiro.

A arquitetura é bem variada, pois a construção sofreu diversas modificações ao longo dos séculos, então, é possível observar traços góticos, barroco e do modernismo (arte nova, inclusive). Interessante notar que o interior da Igreja não reproduz o famoso eco, isso se deve ao fato de que na ampliação ocorrida em 1974 as paredes foram forradas internamente com material que impede a reverberação do som.

  • Endereço: Rua Batalhão de Caçadores, 10

Praia Costa Nova

O que fazer em Aveiro? Vá à praia!

Localizada em Ílhavo, um município do distrito de Aveiro, você tem a famosa Praia Costa Nova do Prado. Por lá já passaram nomes famosos como o autor Eça de Queirós, por exemplo, e figuras importantes que costumavam passear pela região, que conta com muitos restaurantes de frutos do mar e as charmosas casinhas de listras coloridas, chamadas de “palheiros”. Antiga vila de pescadores, as casas de listradas eram usadas pelos homens para guardar os materiais de trabalho.

O que fazer em Aveiro, Portugal

Nesta praia também tem o farol mais alto da Península Ibérica e um Mercado de Peixe, que não poderia faltar em uma região que nasceu de uma vila de pescadores, não é mesmo?

O que fazer em Aveiro, Portugal

☛ Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Complexo da Vista Alegre

Fundada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, Vista Alegre é uma tradicional fábrica de porcelana da região, além de ter sido a primeira no país, e é uma ótima opção de passeio na região de Aveiro, pois a fábrica tem uma grande importância histórica para a cidade. É conhecida por sua qualidade e costuma receber encomendas de reis, de celebridades e políticos.

Vista Alegre

Desde sua fundação e com o crescimento da fábrica, a área se expandiu de maneira que acabou virando uma mini cidade. São vários pontos de visitação dentro do Complexo Vista Alegre, que inclui o Museu Vista Alegre e Fábrica de Cristal (em parceria com grupo Atlantis). Tem também o Palácio, que foi a residência da família Basto e a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, considerada Monumento Nacional desde 1910.

Outra parte muito interessante do Complexo Vista Alegre é o Bairro Vista Alegre, região onde a família Pinto Basto mandou construir casas para os operários, em sua maioria nativos de povoados mais distantes. Até hoje algumas famílias de trabalhadores vivem nas residências.

Dentro do Complexo existe também um teatro, feito para lazer dos funcionários e que hoje é casa de um grupo amador de funcionários artistas. O Complexo conta hoje em dia com um hotel de luxo com spa que une visitação ao local com o conforto da hospedagem.

  • Endereço: Museu da Vista Alegre/ Fábrica da Vista Alegre – Ílhavo
  • Funcionamento: diariamente, sendo de maio a setembro das 10h – 19:30h e entre outubro a abril das 10h – 19h

Museu Marítimo

Também situado em Ílhavo, este museu já ganhou prêmios e esteve na lista dos mais espetaculares do mundo por conta da arquitetura moderna.

Em uma de suas salas, estão expostos os barcos tradicionais (moleiros). Há também uma réplica do barco utilizado na pesca do bacalhau nos mares gelados ao norte. O acervo em geral possui peças relacionadas à vida e cultura marítima da região, em uma completa imersão neste estilo de vida litorâneo.

O que fazer em Aveiro, Portugal

Mas a melhor parte fica no final da visita, quando chegamos ao aquário dos bacalhaus: sim, bacalhau tem cabeça, rsrs! É engraçada observar a cara de decepção dos visitantes quando encontram um peixe “normal”, pois em nada ele lembra o bacalhau que comemos.

☛ Leia também: Chip EasySim4u: viaje já conectado para Portugal

O que fazer em Aveiro, Portugal

Outros 2 lugares em Aveiro que valem a pena dar um pulinho para ver são a Igreja de Válega e a estação de trem da cidade, ambas construções são bem bonitas e cheias de azulejos.

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

Viu, o que não falta é o que fazer em Aveiro! Por isso, recomendo que dedique ao menos um dia inteiro para a cidade, pois muitos acham que não tem muita coisa para visitar e deixam ela como um lugar de passagem e dedicam algumas 2 ou 3 horas, e efetivamente esse tempo não dá para curtir tudo – ou quase – que a cidade tem a oferecer.

Boa viagem!

✈️ Continue sua viagem para Portugal aqui:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Dicas da Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber!

Pertencente a Portugal, a Ilha da Madeira é um destino bastante procurado na região, principalmente …

2 Comentários

  1. Ana

    Ana, bom dia!
    Vou para Portugal em janeiro e estou pegando várias dicas por aqui…
    Qual o top 7 para você? Com estou viajando com meus pais que são mais de idade, não vou poder visitar muitas cidades em 10 dias. Porto, Lisboa, Fátima já estão certas. Mas estou muito em dúvida em relação as outras. Quais são as Imperdíveis na sua opinião?
    Desde já te agradeço!

    • Ana Catarina Portugal

      Coimbra, Óbidos, Évora, Guimarães e se der, Braga e Aveiro. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *