O que fazer em Bariloche durante o ano inteiro

Porque nem só de neve vive Bariloche!

Situada às margens do Lago Nahuel Huapi, a cidade de San Carlos de Bariloche é muito conhecida dos brasileiros, que costumam ir à vizinha Argentina principalmente para ver a tão sonhada neve… mas saiba que tem o que fazer em Bariloche durante o ano inteiro!

Bariloche é carinhosamente chamada de Brasiloche, devido à alta quantidade de brasileiros na região.

Apesar de ser um dos principais pontos turísticos latino americanos quando se pensa em atividades de esqui, na verdade a cidade oferece uma natureza exuberante que pode ser aproveitada em todas as estações do ano.

Tirando os passeios relacionados exclusivamente à neve, praticamente todas as atrações podem ser realizadas na primavera, verão e também outono, então, fique sabendo o que fazer em Bariloche durante o ano inteiro!

Leia também: 

Bariloche durante o ano inteiro

O que fazer em Bariloche durante o ano inteiro

O que fazer em Bariloche em qualquer época do ano

Começamos pelo passeio mais conhecido na cidade, o Circuito Chico. É um caminho de cerca de 60 km que vai do centro da cidade até um hotel de construção estilo anos 40, com paisagens lindas no trajeto. Dá pra fazer sozinho ou fechar com alguma empresa de turismo da região.

A Cerro Catedral é uma estação de esqui, porém, dá pra aproveitar a área mesmo sem neve, já que tem várias lojas e restaurantes na região e um teleférico que leva as pessoas até o alto da montanha.

Assim como Cerro Otto, que também é um morro com teleférico, mas com o diferencial de lá em cima estar localizada a famosa Confeitaria Giratória. É um restaurante que se movimenta a cada 20 minutos, até dar uma volta completa, permitindo admirar a paisagem de todos os ângulos!

O que visitar em Bariloche

Outro passeio de teleférico que proporciona uma vista lindíssima é o Cerro Campanário, um morro às margens do Lago Nahuel.

A própria cidade rende um passeio bastante agradável por suas lojinhas e restaurantes. Seja primavera, verão, outono ou inverno, o que fazer em Bariloche tem que incluir a andança pelo centrinho de Bariloche. Aproveite para fazer compras, principalmente na Rua Mitre e nas feirinhas de artesanato espalhadas por toda a cidade.

Bariloche é famosa pelos chocolates, então, além de se deliciar com a qualidade das chocolaterias, você pode conhecer o processo de fabricação de um dos alimentos mais amados do mundo. A famosa fábrica argentina Havanna é responsável pelo Museu do Chocolate em Bariloche, onde é explicado como é feito o produto e sua história.

Além do chocolate, as cervejas artesanais da cidade também são bastante conhecidas e elogiadas. Existe até uma rota da cerveja em Bariloche que pode ser feito durante o ano todo passando por bares, cervejarias e fábricas.

O Bar de Gelo em Bariloche é outro ponto turístico muito bacana que pode ser feito em qualquer estação. A construção é literalmente toda feita de gelo, com paredes, mesas, cadeiras e balcão de blocos gelados. A temperatura lá dentro é mantida em -10º e a permanência máxima é de 25 minutos no local.

Veja aqui alguns passeios que você poderá comprar com antecedência:

Primavera em Bariloche

Na estação das flores, a possibilidade de aproveitar melhor a natureza da região começa a aparecer. Afinal, Bariloche tem uma flora exuberante que nem sempre é possível de ser apreciada nos dias de neve do inverno.

As temperaturas na primavera oscilam em torno de 7ºC e 20ºC, ainda é um pouco friozinho, principalmente a noite, mas o calor já começa a dar as caras e os dias já ficam mais longos, com o sol se pondo mais tarde.

Nesta época do ano, as flores ganham destaque, principalmente as ameixeiras, conhecidas como ciruelos, que lotam as ruas de pétalas rosas.

Durante o início do mês de outubro acontece o La Carta, grande evento gastronômico que lota a cidade de pessoas em busca de saborear a culinária tradicional local e internacional. Também na primavera, no mês de novembro, ocorre a temporada da pesca esportiva nos lagos da região.

Entre as atividades e passeios que podem ser aproveitados na primavera também estão cavalgada, tirolesa, trilhas e navegações, além dos passeios que também são recomendados na estação do verão.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Verão em Bariloche

A época mais quente do ano (de 21 de dezembro a 21 de março) também oferece muitas opções do que fazer em Bariloche! Com temperaturas que chegam perto dos 20° C e o sol se pondo depois das 21 horas, as atividades ao ar livre tomam conta dos passeios diários. Prepare-se para bastante aventura!

Andar de caiaque no grande Nahuel Huapi é uma delas, a atividade pode ser feito em outras épocas também, mas combina mais com o verão, né? Ainda mais se você acabar se molhando.

Outras diversões como andar de veleiro, praticar stand up paddle, rafting e mergulho entram na lista. Em Bariloche também dá pra praticar escalada, mountain bike, parapente e fazer muitas trilhas em vários pontos da região.

O que fazer em Bariloche durante o ano inteiro

Uma coisa que talvez as pessoas nunca pensam quando o assunto é o que fazer em Bariloche é ir a praia. Pois é! A cidade dos esportes de inverno oferece opções de praia, já que no verão as margens dos lagos ficam maiores, possibilitando curtir a beira da água. Só não se assuste com a “areia”, pois muitas das praias são cheias de pedrinhas. Mas as águas são calmas e no verão ficam com temperaturas mais agradáveis.

A Rota dos 7 Lagos é uma atividade bastante famosa em Bariloche e no verão há a vantagem de menos dias de chuva. O percurso de 108 km vai da Villa La Angostura até a cidade de San Martín de Los Andes. São mais de sete lagos no caminho, incluindo os lagos Lácar, o Escondido, o Falkner, o Traful, o Machónico. Para os mais aventureiros, é possível acampar perto dos lagos.

Piedras Blancas fica perto de Cerro Otto e é o principal lugar para se praticar o famoso esquibunda. Mas, no verão, o local é bastante aproveitável por conta de uma atividade que se chama Zip Line, a tirolesa mais longa da América do Sul, que percorre 1500 metros no total.

Cerro Tronador é um vulcão da região e ponto mais alto do Parque Nacional Nahuel Huap, com mais de 3.500 metros acima do nível do mar. O nome vem do barulho, parecido com um trovão, que a montanha emite quando as geleiras se desprendem do seu topo. Caminhadas são recomendadas para apreciar a paisagem, que fica muito mais bonita no verão, por conta dos dias mais claros.

O que fazer em Bariloche durante o ano inteiro

O passeio de barco para o Bosque de Arrayanes e a Ilha Victoria fica bem interessante no verão, aliás, em qualquer época do ano!

Leia também: Dica de hotel em Bariloche: 8 opções para diferentes orçamentos

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Outono em Bariloche

Sabe aquela imagem de árvores com folhas alaranjadas? Em Bariloche isso também acontece durante o outono e, apesar da neve ainda não ter dado sinais, o frio já pode ser sentido. As temperaturas ficam na média de 14 graus chegando a 0 grau, dependendo do dia.

O que fazer em Bariloche durante o ano inteiro

É no outono que acontece a “Festa do Chocolate”, durante a Páscoa. A cidade fica com programação especial com direito à exibição da maior barra de chocolate do mundo!

Leia também: Roteiro de 7 dias em Bariloche

Inverno em Bariloche

Obviamente, as atividades de inverno são as mais conhecidas da cidade, quando é possível praticar snowboard, esqui e trenó.

A estação de esqui Cerro Catedral, que possui a pista mais antiga da Argentina, é o maior centro de esqui da América do Sul.

inverno em Bariloche

Em Cerro Otto e Piedras Blancas também dá pra fazer esportes de neve que vão além do esqui. Aliás, se você não souber e quiser aprender, elas contam com aulas para iniciantes, não se preocupe!

Uma das atividades recentes que tem feito sucesso em Bariloche é andar de raquete na neve, um tipo de calçado próprio para caminhadas no gelo. A atividade acontece em Cerro López. Outro passeio interessante é o Noite Nórdica, quando você pode pilotar um quadriciclo na neve na região de Cerro Otto.

noite nórdica em Bariloche

Fora os esportes de inverno, aproveitar as delícias gastronômicas da estação é uma ótima pedida, como por exemplo, apreciar um fondue em algum dos restaurantes e depois tomar um chocolate quente.

Leia também: O que fazer em Bariloche além de esquiar?

É nesta época também que acontece a “Festa Nacional da Neve”, com programação especial na cidade, incluindo muitos shows.

Viu?, o que não falta são atividades em Bariloche durante o ano inteiro! Então, se não puder ir na temporada de inverno, saiba que a cidade é linda nas outras estações e, inclusive, tudo fica bem mais barato. 😉

E antes de embarcar, não deixe de dar uma lida em todas as nossas dicas da Argentina e nem de conhecer o nosso guia de Buenos Aires. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Boa viagem!

* Fotos acervo pessoal e Shutterstock

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Bariloche é realmente fantástico, passei poucos dias mas foram sensacionais! Não consegui fazer nem 5% dessas aventuras heheh mas vou anotar na lista pra próxima vez que fo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here