Neste post de hoje trazemos várias dicas sobre o que fazer em Budapeste. Cidade cortada pelo rio Danúbio e conhecida pela divisão Buda e Peste, é chamada de “Pérola do Danúbio”.
Com um nome assim, claro que dá vontade de colocá-la no roteiro de viagem, afinal, quem não quer ver o que a “pérola” tem a oferecer?
A capital da Hungria possui inúmeros monumentos históricos, museus e áreas verdes.
Você sabia que o primeiro parque público do mundo surgiu nela? Pois é. Este e diversos outros pontos turísticos de Budapeste fazem parte desta cidade situada no leste europeu, que chegou a participar de períodos histórico/políticos importantes como o nazismo e a ocupação soviética.
Passados os anos de autoritarismo, hoje em dia a capital húngara proporciona passeios agradáveis e uma vida noturna alegre.
? Leia também:
- Dicas de Budapeste: tudo o que você precisa saber!
- Onde ficar em Budapeste (dica de hospedagem excelente!)
O que fazer em Budapeste: pontos turísticos
1. Parlamento Húngaro
Com uma arquitetura digna de cartão postal, o Parlamento Húngaro é onde funciona a Assembleia Nacional da Hungria e este prédio estará, com certeza, em seu roteiro em Budapeste. Até porque será impossível não vê-lo!
=> Importante: Seguro Viagem Europa (com desconto)

O prédio foi construído entre 1884 e 1902 e possui quase 700 salas. É um dos maiores parlamentos do mundo e a mais alta construção da cidade. O estilo arquitetônico na parte externa já impressiona pela beleza e grandiosidade, mas o seu interior também é interessante de ser visitado, pois é lindo!
Lá dentro é possível apreciar uma mescla de arquitetura gótica, barroca e renascentista com detalhes em ouro e pedras preciosas, além de tapetes vermelhos enormes, esculturas e lustres.
- Endereço: Kossuth Lajos tér 1-3, 1055 Hungria
- Funcionamento: De abril a outubro: diariamente, das 8h às 18h. De novembro a março: diariamente, das 8h às 16h.
- Custo: Adultos não europeus: HUF 6000
- Site: http://www.parlament.hu/en/web/house-of-the-national-assembly
- Ingresso antecipado!
? Leia também: Como comprar ingresso para o Parlamento Húngaro (on line)
2. Casa do Terror
Provavelmente um dos pontos turísticos de Budapeste mais intrigantes, a Casa do Terror talvez não seja um passeio dos mais alegres; porém, a importância histórica faz deste local um dos pontos que você deveria visitar.
Construída em 1880, a casa pertencia à Segurança do Estado na época da Segunda Guerra Mundial, período em que a Hungria chegou a colaborar com o nazismo alemão. O local foi, então, sede de torturas e mortes durante um bom tempo. Após o nazismo, o regime stalinista tomou conta do país e a casa continuou a ser usada para o mesmo propósito.
Confira => Passeios em Budapeste e arredores
Desde 2002, a Casa do Terror é um museu que mantém vivo a época em que os regimes autoritários reinavam na Hungria, com uma exposição permanente dividida em quatro andares e um acervo com objetos, videos, esculturas e instalações que relembram a época.
Os pontos altos da visitação são as fotos das pessoas que de fato foram torturadas no local, um tanque de guerra original e o subsolo, que é onde aconteciam as torturas e também assassinatos.
É uma visita impactante, mas necessária! E prepare-se para a fila na porta, que com frio ou calor, chuva ou sol, sempre há!
- Endereço: 1062 Budapest, Andrássy út 60.
- Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h
- Custo: HUF 2.000
3. Castelo de Buda
O Castelo de Buda é uma das atrações que pode ser vista de longe, afinal, se encontra em um local chamado Morro do Castelo, a 170 metros acima do rio Danúbio e é, de fato, imponente.
Pesquise opções de hospedagem em Budapeste aqui
Localizado na parte da cidade chamada Buda, o castelo foi durante muitos anos a residência dos reis da Hungria.
Atualmente, é um grande complexo onde se encontram alguns pontos turísticos de Budapeste, como a Galeria Nacional Húngara, o Museu de História de Budapeste e a Biblioteca Széchenyi.
O Castelo de Buda tem ligação com a Ponte das Correntes, fazendo com que durante a noite o passeio também seja uma ótima opção, por conta das luzes do conjunto.
Na dúvida de o que fazer em Budapeste, passeie pela área externa, pelos pátios, jardins e cruze a Ponte das Correntes, pois é de graça e acessível a qualquer hora do dia!
- Endereço: Budapest, Szent György tér 2, 1014 Hungria
- Site: http://budacastlebudapest.com/
4. Galeria Nacional Húngara
Quem gosta de arte e história deve passar uma tarde visitando a Galeria Nacional Húngara, que está dentro do Castelo de Buda desde 1975 e conta com quatro andares de exposições. Em seu acervo são encontradas esculturas, trabalhos em pedra e, principalmente, pinturas húngaras que vão da Idade Média até o século XX. A Galeria Nacional Húngara também conta com exposições temporárias.
- Endereço: 1014 Budapest, Szent György tér 2., 1013 Hungria
- Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h
- Custo: Exibições permanentes HUF 1,800
- Site: http://mng.hu/en
5. Bastião dos Pescadores
É um mirante/monumento em Budapeste de arquitetura neogótica construído em homenagem às sete tribos que fundaram a Hungria séculos atrás, onde cada torre do Bastião representa uma das tribos. O Bastião foi aberto ao público no início do século XX em um local onde os pescadores costumavam vender seus peixes, daí a origem do nome.
- Endereço: Budapest, Szentháromság tér, 1014 Hungria
Confira => Passeios em Budapeste e arredores
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!6. Igreja de Matias
A mais famosa igreja da capital da Hungria foi local de cerimônias e coroações de reis e rainhas e, graças à arquitetura de seu interior, atualmente a Igreja é também muito utilizada para concertos de música clássica.
O nome oficial é Igreja de Nossa Senhora, mas é chamada de Igreja de Matias em homenagem ao rei húngaro Matias Corvino, que inclusive foi quem mandou reformar a construção durante o século XV.
O templo católico foi erguido no século XIII e chegou a ser uma mesquita durante o período em que Budapeste passou pela ocupação dos turcos. A arquitetura externa chama atenção pela estrutura gótica e pelo colorido dos azulejos das torres, e em seu interior há vitrais datados do século XIX.
- Endereço: I. Szentháromság tér 2, Buda
- Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h. Os horários de visitação podem ser alterados de acordo com a agenda de eventos.
- Custo: 1.500 HUF
- Site: http://www.matyas-templom.hu
7. Basílica de São Estevão
É em uma das maiores igrejas da Hungria, onde se encontra a mão mumificada do primeiro rei do país: Estevão. Guardada em um relicário, a mão fica exposta dentro da igreja junto com outros objetos de valor, como uma réplica da coroa húngara.
A construção, datada na metade do século XIX, proporciona uma das mais belas vistas da cidade do alto de sua cúpula, a 100 metros do chão, que pode ser acessada por elevador e por escada.
- Endereço: Szent István tér 1, Budapest
- Funcionamento: De Segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 13h e domingos, das 13h às 17h.
- Custo: Gratuito, porém é sugerido uma doação de 200 HUF
- Site: http://en.bazilika.biz/
8. Sapatos à beira do Danúbio
Não estranhe se perceber alguns sapatos largados às margens do rio Danúbio, próximo ao Parlamento.
Lembra do contexto da história da Casa do Terror? Foi neste local, à beira rio, que muitos judeus foram alvejados durante a perseguição nazista.
Feitos de ferro, os objetos fazem parte do Memorial “Sapatos à beira do Danúbio”, idealizado pelo cineasta Can Togay e esculpidos por Gyula Pauer em homenagem às vítimas.
Os sapatos eram objetos de valor naquela época e, por conta disso, os judeus eram obrigados a tirá-los antes de serem mortos e seus corpos levados pela correnteza do rio Danúbio.
- Endereço: id. Antal József rakpart, Budapeste

9. Ópera Estatal Húngara
Encomendada pelo imperador húngaro Franz Joseph e inaugurada em 1884, a ópera é um dos principais palcos da Europa e a maior casa de ópera de Budapeste.
O prédio é um edifício renascentista que oferece uma extensa programação cultural durante o ano todo e, se você não estiver disposto a comprar um ingresso e assistir a um concerto, dá pra fazer uma visita guiada pelo interior e apreciar a beleza da Ópera Estatal Húngara. No final da visita, eles fazem uma pequena apresentação com trechos de óperas famosas. É bem legal!
Dicas => Passeios em Budapeste e arredores
- Endereço: Address: H-1061 Budapest, Andrássy út 22
- Site: http://www.opera.hu/
10. Praça dos Heróis
Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Praça dos Heróis traz as representações de pessoas importantes para o país ao longo dos séculos, como os líderes tribais e grandes reis. De fato, nomes considerados heróis em diversos momentos da história da Hungria.
O conjunto de esculturas se chama oficialmente Memorial do Milênio, por conta de sua construção ter-se dado no milésimo aniversário de fundação do país, no final do século XIX.
- Endereço: Budapest, H?sök tere, 1146 Hungria
11. Parque da Cidade
Parque Városliget, em húngaro, é um dos primeiros parques públicos do mundo. O local funcionava antigamente como propriedade de caça da nobreza da Hungria e somente a partir do século XIX é que se transformou no que é hoje.
A propriedade, que fica atrás da Praça dos Heróis, é tão grande que dentro dela se encontram os banhos termais Széchenyi, o Zoológico, o Jardim Botânico de Budapeste, o Castelo Vajdahunyad, um lago que no inverno se transforma em pista de patinação, um parque de diversões, o Museu de Belas Artes, o Museu de Transportes e o Palácio de Artes.
Ou seja, não vai faltar o que fazer em Budapeste… só aqui são diversas opções!
Pesquise opções de hospedagem em Budapeste aqui
Destaque para o Castelo Vajdahunyad, que foi construído inicialmente em madeira para um evento no ano de 1896 com o intuito de homenagear o país e, posteriormente, acabou sendo oficializado em pedra devido ao grande sucesso.
O zoológico também é um dos pontos altos do passeio, principalmente por ser, junto com o Parque da Cidade, o mais antigo zoológico de que se tem notícia.
- Endereço: Budapest, Kós Károly stny., 1146 Hungria
- Site: http://www.budapest.com/city_guide/attractions/budapest_city_park.en.html
12. Grande Sinagoga
De impressionante beleza tanto externa quanto interna e localizada no bairro judeu, a sinagoga de Budapeste é a maior de toda Europa e a segunda maior no mundo. Ela foi construída entre 1854 e 1859 e se chama também Sinagoga Dohány.
A arquitetura que mescla o estilo bizantino com o gótico e o romântico já passou por grandes bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, período em que serviu como refúgio para os judeus durante as perseguições nazistas na Hungria.
Por conta disso, no exterior da sinagoga, é possível encontrar um cemitério judeu e a Árvore da Vida, uma escultura em forma de salgueiro que contém o nome dos judeus assassinados na região.
Dicas => Passeios em Budapeste e arredores
- Endereço: Budapest, Dohány u. 2, 1074 Hungria
- Funcionamento: Durante os meses de outono e inverno o funcionamento ocorre de domingo a quinta, das 10h às 16h. Primavera e verão, das 10h às 18h.
- Custo: 3.000 HUF
- Site: http://www.dohany-zsinagoga.hu/
13. Banho Termal Szechényi
Budapeste é a capital mundial das águas termais e um dos mais famosos locais de banho da cidade é o Szechenyi Spa Baths.
A casa de banho foi construída em 1913 e é uma das maiores da Europa. Procurada por cidadãos e turistas, a construção neobarroca com piscinas internas e externas proporciona momentos relaxantes com a água morna que brota diretamente da terra.
O local é um spa complexo com diversos tipos de serviços de massagens, estética, esportes, gastronomia e muito mais. Como fomos no inverno e com as crianças (uma de 3 anos e outra de 6 meses), acabamos optando por não ir, mas a Luíza do blog 360 Meridianos foi e conta tudo neste post aqui:
? Termas de Budapeste: a experiência em Széchenyi
- Endereço: H-1146 Budapest, XIV. kerület Állatkerti körút 9-11
- Funcionamento: Diariamente, das 06h às 22h
- Custo: Uma diária no final de semana com direito a vestiário custa 5 900 Ft
- Site: http://www.szechenyibath.hu/
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
14. Memento Park
Fundado em 1993, o Parque das Estátuas ou Memento Park é praticamente um museu à céu aberto de grandes esculturas relacionados à época em que a Hungria foi dominada pelos soviéticos, entre 1945 e 1989.
Os monumentos ficavam espalhados por Budapeste durante essa época e foram transportados para o parque como forma de preservar a história do país, pois a população não queria mais essas estátuas espalhadas pela cidade, lembrando-os os dias que passaram sob o poder soviético.
São mais de 40 estátuas de figuras comunistas importantes como Lênin, Karl Marx e Friedrich Engels, reunidas em um grande terreno nos arredores de Budapeste.

Além das figuras mais famosas, bustos de líderes húngaros como Béla Kun e Georgi Dimitrov também estão no local, juntamente com As Botas de Stalin, o que restou do grande monumento do líder soviético que foi derrubado pelo povo.
O lugar é bem fora do centro. Nós fomos de carro, mas há ônibus especiais que levam até lá.
- Endereço: Balatoni út – Szabadkai utca sarok, 1223
- Funcionamento: Diariament,e das 10h até o anoitecer
- Custo: 1.500 HUF para adultos
- Site: http://www.mementopark.hu/
? Leia também: Memento Park: o museu das estátuas de comunistas de Budapeste
15. Museu Victor Vasarely
Esta foi uma atração que descobrimos que existia apenas quando estávamos lá e nos deixou muito feliz, pois Vasarely é um artista que gostamos muito. Apesar de passado quase toda a sua vida em Paris, ele era húngaro e foi o pai da Op Art (arte ótica ou cinética).
Fundado em 1987, no museu estão expostas mais de 400 obras, entre originais e reproduções, que foram doadas pelo próprio artista ao Museu de Belas Artes.
Pesquise opções de hospedagem em Budapeste aqui
Apesar de ficar fora do centrão mais turístico de Budapeste, há ônibus que te deixam na porta do museu, ou, ainda, é possível chegar lá de táxi, pois a corrida não é grande.
- Endereço: 1033 Budapest, Szentlélek tér 6
- Funcionamento: de terça a domingo, das 10h 17:45h
- Custo: 1800 HUF para adultos
- Site: http://vasarely.hu/eng
Olha, se há uma cidade que nos surpreendeu muito, foi Budapeste! Muito bonita, cheia de monumentos, povo simpático e uma vibe muito alegre. Gostamos muito de ter ido e com certeza voltaremos, pois ainda ficaram alguns – muitos, na verdade – lugares por visitar, pois, como deu pra perceber, o que não falta é o que fazer em Budapeste.
Boa viagem!
Este texto foi escrito por um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Olá, muito bom o blog! Explicações curtas, mas, que não fogem àquilo que queremos saber. Parabéns
Obrigada! 🙂