O que fazer em Copacabana, um dos destinos mais famosos e procurados do Rio de Janeiro? você já sabe, mas agora vamos ver o que fazer em Copacabana, esse pedacinho da Zona Sul carioca que tem opções para todos os gostos.
Quando falamos em Copacabana, é normal a associação direta com a praia, mas o bairro tem muito mais a oferecer para quem passa por lá, tanto de dia quanto de noite.
Seguro Viagem para o Rio de Janeiro – é essencial!!
O que fazer em Copacabana
Para ajudar você a decidir o que fazer em Copacabana, aqui neste post vamos abordar os vários pontos turísticos do bairro.
Copa tem diversas opções de passeios, sendo que uns são bastante famosos, como o Forte de Copacabana, que tem importância histórica para a cidade, outros você vai descobrindo ao planejar o seu roteiro sobre o que fazer em Copacabana.
Mas todos valem a pena fazer uma visita e tirar uma fotografia para guardar de recordação.
Veja abaixo o que vamos abordar aqui:
Índice:
O que fazer em Copacabana – Pontos Turísticos:
Copacabana, o que fazer…
Dicas extras de Copacabana: |
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
Pontos turísticos de Copacabana
Calçadão e Praia de Copacabana
O Calçadão da Praia de Copacabana é passagem obrigatória para quem vem visitar o bairro.
Suas famosas ondas desenhadas em pedras portuguesas pretas e brancas são reproduzidas em estampas de camisas, quadros e souvenires em qualquer lojinha, então nada mais justo do que caminhar pela matriz.
Você verá dezenas de pessoas caminhando, passeando o cachorro, andando de bicicleta, patins, patinete, skate… o calçadão da Praia de Copacabana é bem democrático!
E um banho de mar acompanhado de Biscoito Globo e Mate Leão nas areias da praia também são muito bem-vindos.
Mas você pode também optar por apreciar a praia em um dos quiosques espalhados pela orla de Copacabana, no próprio calçadão.
Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana é uma construção imponente que fica no final da Praia de Copacabana.
Além de sua importância histórica e suas exposições permanentes que ajudam a contar a história da cidade, o Forte abriga dois cafés, entre eles uma Confeitaria Colombo, uma loja e uma vista incrível do Rio de Janeiro.
O endereço do Forte de Copacabana é Praça Coronel Eugênio Franco, nº 1, na altura do Posto 6.
Parque Estadual da Chacrinha
O Parque Estadual da Chacrinha é uma área verde que ocupa 36 mil metros quadrados de Mata Atlântica dos morros São João e Babilônia.
O parque, que era um local estratégico no Brasil Colônia, hoje mantém apenas os arcos do antigo Forte que havia ali.
O lugar é bem policiado e possui bancos para descanso, campo para futebol society, barras para ginástica e brinquedos infantis, degraus de acesso à montanha em três pontos, além de uma vegetação exuberante.
- Endereço: Rua Guimarães Natal, s/n – Copacabana
- Funcionamento: De terça a domingo das 8h às 17h.
- Mais informações
Beco das Garrafas
É um bar-casa de shows que foi um dos berços da Bossa Nova. O Beco das Garrafas voltou a funcionar em 2014 depois de 40 anos fechado e tem uma história curiosa.
O nome vem do fato de os moradores atirarem garrafas nos frequentadores das boates que funcionavam ali nos anos 50 e 60.
Por ali passaram nomes como Nara Leão, Wilson Simonal, Jorge Ben e Elis Regina.
Hoje o Beco das Garrafas é uma rua sem saída e tem uma programação musical agitada praticamente todos os dias.
- Endereço: Rua Duvivier, nº 37.
- Site: https://becodasgarrafas.com.br/
Estátuas de Celebridades
Diversas personalidades ganharam homenagens em forma de estátuas e que foram distribuídas pelo bairro de Copacabana, a maioria no calçadão da praia.
As estátuas representam os homenageados geralmente em uma cena cotidiana, mostrando quando o homenageado frequentava aquele lugar, de forma que elas se misturam às pessoas e à paisagem.
Uma das mais famosas é a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, que fica na altura do Posto 6 da praia.
Também no Posto 6, perto da estátua de Drummond, também fica a estátua de Dorival Caymmi, um dos maiores compositores da MPB.
Em frente ao Copacabana Palace foi o local escolhido para a estátua do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Já o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues tem sua homenagem em forma de estátua na Praça Inhangá, que foi o primeiro lugar que ele morou quando chegou ao Rio de Janeiro vindo de Pernambuco.
Clarice Lispector também ganhou uma estátua em sua homenagem, mas fica localizada na Praia do Leme, bairro onde a escritora morou por 12 anos.
Feira Noturna de Copacabana
A tradicional Feira Noturna de Copacabana é uma parada imperdível para toda a família.
Com funcionamento de segunda a sábado, das 18h às 1h, a Feira Noturna acontece no calçadão da Avenida Atlântica, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves, ou ainda entre os Postos 4 e 5.
Funcionando desde 1980, na Feira você encontra barraquinhas com inúmeras opções de artesanato, pinturas, esculturas, bijuterias, roupas, objetos de decoração, biquínis, cangas e muitas recordações do Rio de Janeiro e de Copacabana, tudo feito por artesãos.
Além disso, você também encontra por lá barraquinhas de comida, inclusive o típico bolinho Mãe-Benta.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Mirante do Leme – Forte do Leme
Para quem curte um programa ao ar livre, o Mirante do Leme, também conhecido como Caminho dos Pescadores, é uma excelente opção.
Com uma vista incrível das praias de Copacabana e do Leme, o Mirante é um local ótimo para apreciar o dia após uma caminhada ou um passeio de bicicleta.
Por lá você encontra quiosques com opções de açaí, petiscos e sanduíches, assim como água de coco, cerveja gelada, refrigerantes e água.
O Mirante do Leme fica no sopé do Morro do Leme, na extremidade oposta ao Forte de Copacabana.
Quiosques da Praia
Os quiosques que dão vida à orla de Copacabana funcionam dia e noite e vão além dos simples quiosques de outras praias.
A maioria deles serve comidas típicas brasileiras e petiscos, mas todas muito bem apresentadas. Alguns quiosques oferecem até opções gourmet.
Cerveja gelada não falta em nenhum deles, assim como variadas opções de drinks e coquetéis. Água de coco, bebidas em lata e bebidas sem álcool são facilmente encontradas em qualquer um deles.
A maioria dos quiosques oferece também música ao vivo em algum momento, alguns durante o dia, outros na parte da noite.
Rooftops
Os rooftops chegaram mesmo para ficar. E com a vista incrível que Copacabana oferece, esse é um programa que vale entrar no seu roteiro.
Existem algumas opções de rooftops em Copacabana, a maioria deles em hotéis, mas que recebem visitantes que não estão hospedados por lá.
Mas é bom se informar antes de ir, porque cada rooftop pode ter um dia ou horário exclusivo para receber clientes.
É o caso do Moonlounge, rooftop do hotel JW Marriott Rio de Janeiro, que serve brunch aos domingos, de 12:30 às 15h.
Já o Isabel Lounge, rooftop localizado no 39º andar do Hotel Hilton, possui um restaurante aberto ao público de segunda a domingo, das 18h às 22:30, mas eles solicitam que uma reserva prévia seja feita.
Há ainda outras opções de rooftops incríveis em Copacabana, como o Flora do Hotel Selina, o Bossa Lounge do Porto Bay Hotel, o Deck Bar do Hotel Pestana Rio Atlântico e o rooftop do Fairmont Rio.
Bairro Peixoto
Um bairro dentro de outro bairro? Sim, é isso mesmo! O Bairro Peixoto é um bairro dentro de Copacabana que se destaca pela ausência quase total de comércio.
O Bairro Peixoto é uma área de preservação ambiental e histórica, já que conserva o padrão arquitetônico da maioria dos prédios da década de 40, que têm no máximo 15 metros de altura.
O clima encontrado no bairro é de uma cidadezinha do interior, onde o único estabelecimento do local é o Pontinho, que serve um chopp de qualidade.
Às quartas-feiras acontece uma feira livre na praça do Bairro Peixoto, das 7h às 13h, e aos sábados, a partir das 6:30, há uma feira orgânica no mesmo local.
Copacabana Palace
Um dos hotéis mais luxuosos do Brasil, o centenário Copacabana Palace é quase um ponto turístico.
Uma belíssima construção que chama a atenção e se destaca no meio da paisagem, o hotel é frequentando por celebridades por mundo todo.
Apesar de se hospedar no hotel ser uma possibilidade para poucos, financeiramente falando, o Copacabana Palace possui a opção de day use.
O passe dá direito a utilizar uma suíte específica, ter acesso à piscina e às dependências do hotel e ainda inclui um almoço no restaurante Pérgula com entrada, prato principal e sobremesa.
O day use não é baratinho, gira em torno de R$ 1.000, mas ainda assim é mais barato do que uma diária no hotel 5 estrelas.
Curtir o pôr do sol em Copacabana
Não tem como passar por Copacabana e não aproveitar pelo menos um pôr do sol por lá.
Muitas famílias e pessoas de todas as idades se reúnem nas areias de Copacabana todos os dias de sol para apreciar o final do dia.
O espetáculo é tão lindo que não é incomum ver pessoas aplaudindo o fenômeno natural.
Apesar de o pôr do sol ser fantástico de qualquer ângulo da Praia de Copacabana, a vista do Forte de Copacabana é uma das melhores para apreciar o momento.
Caso escolha assistir da praia, a altura do Posto 6 é um dos melhores pontos, por conta da infraestrutura e das pessoas que costumam frequentar essa parte da praia.
Para os madrugadores de plantão, o nascer do sol também é um lindo momento na Praia de Copacabana e merece ser apreciado.
O que fazer em Copacabana à noite
A noite de Copacabana é uma criança! As opções de o que fazer em Copacabana no período noturno são diversas, para todos os gostos, solteiros, casais e famílias.
Os quiosques na orla são uma excelente opção para quem gosta de programas ao ar livre, mas Copacabana também possui muitos bares com mesas externas e que podem ser uma boa pedida, por exemplo o Boteco Belmonte, que fica na Rua Domingos Ferreira, nº 242.
Copacabana também tem muitas opções de restaurantes para quem gosta de apreciar uma boa culinária, tomar um drink e passar um tempo. Algumas boas opções são o encantador L’ulivo Cucina e Vino (Rua Miguel Lemos, nº 54), o Cantón (Rua Rodolfo Dantas, nº 26) e o Haru (Rua Raimundo Corrêa, nº 10).
Para quem gosta de agitação, Copacabana também tem algumas opções de boates, mas é sempre bom verificar antes de ir porque algumas são de entretenimento adulto e outras são exclusivas para o público LGBTQIA+.
Uma boa opção atualmente é o SubStation Bar Club, que tem uma agenda variada e fica na Rua Siqueira Campos, nº 143, loja 22a.
O que fazer em Copacabana em 1 dia
Caso você tenha pouco tempo disponível para conhecer o bairro, nós vamos te ajudar a planejar o que fazer em Copacabana em 1 dia.
Para começar, você pode escolher um local para tomar um belo café da manhã. A escolha pode ser um dos rooftops de hotéis ou uma das cafeterias do Forte de Copacabana, o Café 18 do Forte ou a Confeitaria Colombo.
Depois você pode aproveitar e conhecer a exposição permanente do Forte de Copacabana, apreciar outra exposição que esteja acontecendo por lá e fotografar com a paisagem de tirar o fôlego que o lugar oferece.
Após, você pode emendar em uma caminhada pelo Calçadão de Copacabana e aproveitar para conhecer as estátuas espalhadas por lá, tomar uma água de coco ou um drink e um dos quiosques e aproveitar a vista.
Quando a fome bater, você pode almoçar em um dos quiosques da orla ou escolher algum restaurante a beira-mar ou em um dos hotéis espalhados pelo bairro.
Durante a tarde, você pode alugar uma bicicleta para pedalar pelo bairro e conhecer o Mirante do Leme, o Bairro Peixoto e o Parque Estadual da Chacrinha.
No final da tarde, cai bem um açaí ou sorvete na Praia de Copacabana enquanto espera pelo pôr do sol.
Para fechar o dia, você pode parar em algum bar ou quiosque da orla e tomar uma cerveja gelada enquanto curte uma música ao vivo e saboreia um petisco.
O que fazer em Copacabana de graça
Se o orçamento estiver curto, a boa notícia é que também tem o que fazer em Copacabana de graça.
Por possuir paisagem de cartão-postal, um passeio pela orla de bicicleta ou a pé já valem muito a pena, seja pela manhã ou no final da tarde para admirar o pôr do sol, ou até mesmo à noite, para curtir um clima mais fresco.
As feiras de rua, tanto as livres quanto a noturna, também são opções legais para passeios gratuitos.
Às terças-feiras, o Forte de Copacabana possui entrada gratuita, o que também o torna uma opção de passeio sem gastar nada.
Se quiser apreciar além da Praia de Copacabana, outra forma de estar em contato com a natureza de graça é conhecer o Parque Estadual da Chacrinha, onde há brinquedos para as crianças e bancos de praça disponíveis para descanso e contemplação.
Copacabana é um bairro que abrange as mais diversas opções de turismo e entretenimento e não faltam lugares para conhecer, fotografar e se deliciar neste pedacinho da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Agora é só preparar o roteiro, fazer as malas e… bora viajar!
Leia também:
- Hotéis baratos em Copacabana
- Hotéis em Copacabana
- Hostels em Copacabana
- Hotéis com vista para o mar em Copacabana
- Ibis Copacabana
- Ibis Copacabana Posto 5
Dicas extras de Copacabana
Preciso contratar Seguro Viagem para o Rio de Janeiro?
Quando se trata do assunto de seguro de viagem nacional, é comum que as pessoas apresentem alguma hesitação, frequentemente acreditando que ele não é necessário, já que estão explorando seu próprio país.
No entanto, é essencial lembrar que, mesmo estando dentro das fronteiras nacionais, não estamos automaticamente na mesma localidade, e, por vezes, nem no mesmo estado.
Diante desse fato, é crucial reconhecer que, em situações inesperadas, poderíamos nos encontrar longe de casa, distanciados de nossa família e amigos mais próximos.
É nesse contexto que investir em um seguro de viagem revela-se uma escolha sábia. Contar com o apoio de uma empresa que possa proporcionar assistência em diversas circunstâncias é uma medida perspicaz, assegurando ajuda nos momentos de imprevistos.
Faça uma cotação e tome a sua decisão:
Cotação de Seguro Viagem – Com até 20% de desconto!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Como alugar carro em Copacabana e Rio de Janeiro?
Explorar o Rio de Janeiro e suas áreas vizinhas pode ser uma aventura enriquecedora, e considerar o aluguel de um veículo se mostra como uma opção altamente conveniente.
Se você está contemplando a ideia de alugar um carro, é altamente recomendável aproveitar o serviço de pesquisa oferecido pela plataforma RentCars. Esse recurso exclusivo oferece acesso a uma ampla gama de locadoras renomadas em todo o mundo.
Através dessa plataforma, você terá a flexibilidade de selecionar o modelo de automóvel que melhor se adequa às suas necessidades, ajustar o orçamento de acordo com suas preferências, escolher as datas mais convenientes e definir os pontos de retirada e devolução.
Ao chegar ao seu destino, você só precisará apresentar o comprovante de reserva no balcão da locadora, agilizando o processo de retirada do veículo.
Além disso, o serviço oferece conveniência e tranquilidade, assegurando que sua experiência de aluguel transcorra de maneira tranquila e segura.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Como contratar passeios em Copacabana e Rio de Janeiro?
Desvendar destinos desconhecidos além dos limites de sua residência frequentemente evoca uma sensação de apreensão.
No entanto, uma alternativa viável é escolher a rota das excursões guiadas em vez de se aventurar de forma independente. Especialmente ao explorar os atrativos turísticos no Rio de Janeiro, essa abordagem proporciona uma experiência mais agradável e segura.
Se a ideia é evitar inquietações, uma opção é investir em passeios sob a tutela de guias especializados. Esses profissionais desempenham um papel crucial na exploração dos pontos turísticos, garantindo uma jornada agradável e informativa.
Para simplificar a tarefa de buscar e reservar suas atividades, diversas plataformas online oferecem ingressos, passeios e excursões. Essas alternativas fornecem a comodidade de planejar antecipadamente e realizar transações de maneira segura, tornando todo o processo mais conveniente.
Veja nos links abaixo:
Contrate passeios no Rio de Janeiro
Passagens aéreas nacionais - o site mais barato!
Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica! Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
E, um detalhe: no link abaixo, você vai conseguir passagens aéreas nacionais mais baratas do que nas próprias companhias aéreas!
Boa viagem!!!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.