O que fazer em Fernando de Noronha – Ilha Tour

Que Fernando de Noronha é um paraíso, com diversas praias maravilhosas, de águas cristalinas e fantásticos locais de mergulho, todo mundo já sabe.

Mas, chegando lá, o que fazer? Para onde  ir? Quais as melhroes praias? Quais os melhores locais para mergulho? E se você quiser ver tartrugas, qual o melhor ponto?

Calma, calma… Justamente porque não é todo mundo que conhece Fernando de Noronha como a palma da mão que escrevemos este artigo indicando este passeio.

Outra boa razão é que, por ser um destino relativamente caro, você, provavelmente, não vai voltar tantas vezes. Então, é melhor aproveitar ao máximo.

O Ilha Tour roda a ilha em seus melhores points, o que é ideal para ser o primeiro passeio. Depois dele, você poderá alugar um buggy e voltar ao que mais gostou, ou mesmo ir àqueles que ainda não foi.

Os passeios não são sempre os mesmos, pois depende do grupo (se é mais lento, se gosta mais de mergulho ou de praia…), mas há locais básicos, em que todos vão, como determinados mirantes.

Ele dura o dia inteiro (começa às 8h e termina com o pôr do sol) e podem ser com umas 4, 6 ou 8 pessoas, em uma pickape 4×4 ou em buggy. Custa em média R$ 100,00 por pessoa.

O nosso seguiu este roteiro:

Baía do Sancho

O primeiro ponto que paramos foi a Baía do Sancho. Para se chegar lá, caminha-se por uma trilha suspensa de madeira até um mirante, onde se pode ter uma bela vista da baía e da praia.

Dali, pode-se descer para a praia por uma escada de alumínio de “mão única”, que passa por uma estreita fenda na pedra. Só a descida já é uma aventura! Paramos um tempinho pra curtir o sol e mergulhar.

O que fazer em Fernando de Noronha - Ilha Tour

Vista do mirante da Baía do Sancho

Fernando de Noronha dicas     o que levar

Descida para praia, pela escada na fenda da rocha.

o que ver em Fernando de Noronha

Exibindo a forma na água cristalina

o que visitar em Fernando de Noronha

Quase não tinha peixe por lá….

Mirante do “Ai, que lindo!”

A mesma trilha suspensa que se usa para chegar ao mirante do Sancho é a que segue para o Mirante do “ai, que lindo!”, um pouco mais à frente.

Obviamente, este não é o nome oficial, mas ele é carinhosamente chamado assim pelos guias, porque esta é a expressão que todo mundo faz quando chega lá. É dali que se pode ver a famosa Baía dos Porcos, com os morros Dois Irmãos, também carinhosamente apelidados de “Fafá de Belém”.

mergulho em Fernando de Noronha

Vista geral do mirante do “Ai, que indo!” (Baía dos Porcos)

lua de mel em Fernando de Noronha

Ai, que lindo!, é mágica?

roteiro Fernando de Noronha

Placa na entrada do centro de visitantes

Mirante do Leão

Mais um mirante, desta vez, o mirante do Leão, que leva este nome devido a enorme pedra que tem em frente, no mar, que – segundo dizem… – se assemelha a um leão-marinho. Esta é uma das praias onde acontece a maior parta da desova de tartarugas.

dica de viagem Fernando de Noronha

Pedra do leão, que deu nome à praia

o que levar

Vista da Praia do Leão

Baía do Sueste

Do mirante do Leão fomos à praia do Sueste. Esta pequena baía é o point para ver tartarugas. É lá que elas se alimentam, buscando comida nos recifes de coral do fundo.

Como o local de mergulho, ao lado direto da praia, é raso e não se pode ficar em pé, por causa dos corais, ali só é permitido mergulhar de colete (para você ficar boiando) e de nadadeiras.

Neste mergulho deu pra ver quase umas 10 tartarugas!

qual a melhor época de ir para Fernando de Noronha

Praia do Sueste (veja as manchas dos corais ao fundo)

DSC09175DSC09182

Algumas das tartarugas que vi mergulhando

Buraco da Raquel

Sim, é este nome mesmo! Trata-se de uma enorme pedra com um buraco, que a gente vê de um mirante. O nome, segundo o guia, provém de uma lenda: diz-se que a Raquel era a filha de um militar, no início dos anos 1800, que era muito… digamos… fogosa. Ela gostava de levar suas futuras conquistas para este local e ficar escondidinha no buraco.

Não é permitido descer até o buraco.

O que fazer em Fernando de Noronha

Vista do mirante do Buraco da Raquel. O buraco está abaixo, à direita.

O que fazer em Fernando de Noronha

Detalhe do Buraco da Raquel, menina prendada…

Museu Tubarões

O Museu Tubarões fica na região do Buraco da Raquel. Fomos lá conhecer um pouco sobre tubarões. No gramado em frente tem umas esculturas estilosas, onde dá pra tirar umas fotos engraçadas.

O que fazer em Fernando de Noronha - Ilha Tour

O Tritão e a Sereia encontrados por lá…

O que fazer em Fernando de Noronha - Ilha Tour

Vista do Museu Tubarões

Cacimba do Padre

A praia Cacimba do Padre tem este nome devido ao capelão do presídio (sim, a ilha já teve um presídio), em 1888, ter descoberto uma fonte de água potável e ter construído um poço (cacimba) com 14 metros de profundidade. O poço existe até hoje, mas desativado.

Dali, pode-se ir andando, na maré baixa, até a praia dos Porcos, de onde se pode ter uma vista mais de perto dos morros “Fafá de Belém”, subindo-se num pequeno monte em frente a eles.

IMG_7069

Este ao fundo é um dos morros da Baía dos Porcos (o outro está por trás)

passeios em Fernando de Noronha

Praia Cacimba do Padre

Mirante do Boldró

Por fim, fomos ver o tradicional pôr do sol no Mirante do Boldró, de onde se vê o sol se pondo por detrás dos dois morros da Baía dos Porcos. Tem época do ano que ele se põe exatamente no meio dos dois. Infelizmente, não tivemos este privilégio, mas, de qualquer forma, é deslumbrante.

O que fazer em Fernando de Noronha - Ilha Tour

O que fazer em Fernando de Noronha - Ilha Tourmelhor pôr do sol em Fernando de Noronha

Sem comentários, né?

Por fim, vejam o mapa da Ilha, para ter uma ideia qual foi o percurso que fizemos:

Mapa de Fernando de Noronha

Fizemos esta viagem com o apoio do Dolphin Hotel, Pousada Del Mares e Costa Blue. O Ilha-Tour foi oferecido pela empresa “Na Onda”. As passagens, alimentação e alguns passeios foram por nossa conta.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

16 COMENTÁRIOS

  1. Olá, achei muito interessante teu site. Gostaria de saber como e onde é melhor de comprar os pacotes? Quais a gente deve comprar com agência e quais dá para fazer por conta (por exemplo, alugando um buggy). Outra coisa: os passeios tem que reservar antes de chegar na ilha?

    • Eu não reservei nadando antes. Fechei tudo lá na hora que cheguei, pois a oferta é grande. O buggy vale a pena se for ficar mais tempo para curtir as praias. Boa viagem!

  2. Olá!! Adorei o post e pretendo ficar os 4 dias lá tb em meados de janeiro 2016, além do ilhatour pra esse periodo qual melhor mergulho e que praia é melhor pra se faze-lo? Grata!!!

    • Oi Leila, seria difícil te dizer, porque pegamos passagem por milhas e tivemos muitas parcerias, como o hotel e passeios. Mas o que podemos te dizer é que não é barato! Começa pela passagem, que é difícil ter promoção. A comida é cara (uma refeição pra dois sai por volta de 100,00) além da taxa que se paga diariamente. E todos os passeios são pagos.

  3. estamos indo para fernando em 11.05.2017 – a expectiva é muito grande pois o desconhecido me fascina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here