O que fazer em Fortaleza e arredores: as principais atrações turísticas

Capital do Ceará, no nordeste brasileiro, Fortaleza é uma das cidades litorâneas do país mais cobiçadas pelos turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Não é pra menos, afinal, tem muito o que fazer em Fortaleza, além de ser uma cidade linda.

As belezas naturais, o calor o ano inteiro, a música, o artesanato, a alegria do povo e a gastronomia repleta de frutos do mar e do tempero forte típico da região, são alguns dos inúmeros atrativos que encantam quem visita a cidade.

Confira aqui o que fazer em Fortaleza e arredores! Afinal, pertinho da capital existem diversas outras opções que podem ser feitas em um bate-volta, então, aproveite para conhecer!

O que fazer em Fortaleza

O que fazer em Fortaleza

Praia do Futuro

Com 25 km total de orla, a Praia do Futuro é uma praia urbana de Fortaleza e é uma das preferidas tanto de moradores quanto de turistas.

As águas são limpas e possuem ondas fortes, possibilitando a prática de alguns esportes como o surf e o kitesurf, mas o destaque mesmo vai para as grandes barracas de praia. E não pense que são aquelas barraquinhas de pastel e cerveja montadas na areia, não… as “barracas” da Praia do Futuro são verdadeiros restaurantes pé na areia, que chegam a possuir até ar-condicionado e toboágua para as crianças!

São muitas mega barracas à disposição, com perfis diferentes. Por exemplo, Crocobeach é uma das com melhor infraestrutura; Guarderia Brasil tem público jovem; Catacumba tem foco no público LGBT; a mais famosa é a Barraca do Chico do Caranguejo (que nós fomos e ficamos impressionados com a estrutura!); Itapariká é indicada para quem está com crianças; e a do Vila Galé é ótima para quem busca sossego, uma das melhores também.

  • Está procurando hotel em Fortaleza? Então, leia sobre este que ficamos lá:

✔ Hotel Vila Galé Fortaleza, na Praia do Futuro

Ainda que seja um lugar bem turístico, não é recomendado ir caminhando de uma barraca para a outra pelo calçadão, pois, segundo os moradores, não é muito seguro. E, se eles falaram isso, não sou eu que vou desobedecer, né?!

Barraca do Chico do Caranguejo

Situada na Praia do Futuro, a Barraca do Chico do Caranguejo é conhecida por suas caranguejadas de quintas-feiras, com shows de humor e música ao vivo. Durante o dia, funciona como barraca de praia e, às noites de quinta, a mega estrutura vira o restaurante com um dos mais famosos caranguejos da cidade, além de outros pratos também muito bem recomendados.

Como dissemos, ela tem uma super estrutura com áreas pra quem quer pisar na areia, quem quer mais privacidade, com parque infantil e áreas super vips, até com piscina!

  • Endereço: Av. Zezé Diogo, 4945, Praia do Futuro, Fortaleza – CE (existem diversas unidades por Fortaleza, esta é da Praia do Futuro, confira as demais no site oficial)
  • Site: http://www.chicodocaranguejo.com.br

Praia de Iracema

Assistir ao pôr-do-sol, curtir os bares durante a noite, praticar esportes ou simplesmente ver a estátua da índia que dá nome à praia são algumas das atividades que você pode fazer na Praia de Iracema.

O calçadão da orla é uma ótima pedida para caminhadas, tanto de dia quanto de noite, que é quanto a Praia de Iracema vira ponto de encontro pra quem quer curtir a madrugada.

Feirinha da Beira Mar

Quem gosta de artesanato não pode deixar de ir na Feirinha da Beira Mar, que funciona há mais de 25 anos. Além do artesanato local, são vendidos também roupas, sapatos, acessórios, doces, bebidas, sementes, renda, pinturas e muito mais. Se tiver dúvidas de o que fazer em Fortaleza, já sabe, dá um pulo na feirinha!

Emcetur

O prédio da Empresa Cearense de Turismo antigamente funcionava como cadeia, o que é bem perceptível por conta da arquitetura original que foi mantida.

A antiga Cadeia Pública foi construída no século XIX e anos depois de ser desativada foi destinada à atender o turismo da cidade. O local fornece informações aos viajantes e funciona também como mercado de artesanato. As celas tornaram-se boxes de lojas e os pavilhões possibilitam o uso como espaços culturais. A Emcetur é também uma alternativa pra quem quer fugir da muvuca do Mercado Central.

  • Endereço: Rua Senador Pompeu, 350
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 08 às 17h e domingos, das 8h às 17h
  • Site: http://emcetur.com.br/

Centro Cultural Dragão do Mar

Dragão do Mar era o nome da jangada de Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Chico da Matilde. Líder entre os jangadeiros, Chico é símbolo de coragem na defesa de seus companheiros em épocas de escravidão.

O grande espaço cultural que leva o nome da jangada de Chico está localizado na praia de Iracema e funciona desde 1998, trazendo ao povo artes das mais variadas como teatro, cinema, exposições, dança e shows.

O Dragão do Mar também é responsável pelo gerenciamento de outros equipamentos culturais do Estado e dentro do espaço estão o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea e o Planetário. A arte que o Centro Dragão Mar proporciona tem um viés social, com objetivo de atingir todos os públicos, portanto, é comum os ingressos terem preços bastante acessíveis ou então a entrada ser gratuita.

Mercado Central

Não sabe o que fazer em Fortaleza? Sempre tem o mercado principal da cidade. Na capital do Ceará, o Mercado Central é um dos principais pontos para se comprar artesanato local. São cinco pavimentos e mais de 500 boxes de comércio, ou seja, uma loucura!!!

Inicialmente construído em madeira, em meados de 1810, o Mercado Central vendia verduras, frutas e carnes, que foram proibidos décadas depois, devido às más condições de higiene do local. Após uma reforma em 1975, com a estrutura em madeira sendo substituída por cimento, o Mercado se consolidou como local de artesanato e algumas apresentações artísticas pelos seus corredores. Destaque para o lado de fora também, que é onde ocorre a “Feira da Madrugada”, com roupas e calçados a preço de fábrica.

Logo ao lado do Mercado está a Catedral de Fortaleza, que vale a pena dar uma olhada!

Pirata Bar

O Pirata Bar é um dos bares mais conhecidos de Fortaleza e, muito além de ambiente para servir comes e bebes, o estabelecimento é um verdadeiro point de cultura e festividade na praia de Iracema, que bomba toda segunda-feira.

Criado em 1986 por pai e filho, o Pirata Bar é todo construído na temática marítima. Além de shows, o local também é palco para exposições, peças de teatro, festivais e eventos.

O que fazer em Fortaleza

Ponte dos Ingleses

Dar uma passada na Ponte dos Ingleses e observar o pôr-do-sol na Praia de Iracema é uma das coisas que você pode por na sua lista de o que fazer em Fortaleza.

A ponte é um símbolo da cidade e foi construída no início do século passado por uma empresa de engenheiros britânicos, por isso o nome. Era utilizada para atividades portuárias da região, sendo ponto de embarque e desembarque dos navios, que não podiam se aproximar muito da orla da praia. São 800 metros que avançam em direção ao mar e dizem que, se der sorte, dá até pra ver golfinhos passando!

  • Endereço: Rua dos Cariris S/N, Praia de Iracema

O que ver em Fortaleza

Teatro José de Alencar

Fortaleza é uma cidade considerada berço de artistas ligados à literatura e ao teatro, mas faltava na cidade um estabelecimento que honrasse essa fama. Construído em 1910 e com uma arquitetura puxando para Art Nouveau, o teatro José de Alencar homenageia o escritor de mesmo nome, cearense e autor de clássicos brasileiros como “O Guarani”.

  • Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro

Pesquise opções de hospedagem em Fortaleza aqui!

Museu do Ceará

Neste museu você encontra um grande acervo que abrange a história do povo cearense e o surgimento de toda a região. Com artefatos como peças de vestuário e mobília, bandeiras, armas, moedas, artefatos indígenas, cordéis, entre outros, o museu mostra os períodos de escravidão e abolicionismo em cerca de 12 mil itens. O edifício também é uma atração à parte, datado do século XIX.

  • Endereço: Rua São Paulo, 51, Centro, Fortaleza – CE

O que fazer no Ceará

O que fazer nos arredores de Fortaleza

Beach Park

Crianças (e adultos também, claro!) têm como opção visitar o parque aquático Beach Park, que é também Resort e, diferente da maioria dos parques, em localizações mais afastadas, fica pertinho da praia, tornando a experiência mais bacana ainda.

São mais de 18 atrações para todos os estilos, gostos e idades, divididas em “radicais”, “moderadas” e “para toda a família” em seus mais de 7 mil litros de água em todo o parque.

  • Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734
  • Funcionamento: Diariamente, das 11h às 17h.
  • Custo: R$ 215 para adultos

beach parkInfelizmente, não tivemos tempo de ir… mas lá da estrada dá pra ver uma parte do Bech Park, que é enorme, à beira d’água!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

Praia de Cumbuco

Muito vento, dunas e esportes é o que você vai ver na praia de Cumbuco, considerada um dos melhores lugares do Brasil para praticar Windsurf e Kitesurf.

A locomoção nesta praia acontece por meio dos bugues, que atravessam as dunas da vila de Cumbuco até a Lagoa de Parnamirim, na Barra do Cauipe, onde se pode praticar o famoso esquibunda e dar um mergulho. Nós passamos 3 dias lá e adoramos!

  • Endereço: Cumbuco, Caucaia – CE, a 35 km de Fortaleza

☛ Leia também: Vila Galé Cumbuco: nós fomos e amamos!

Águas Belas

Uma região localizada no município de Cascavel, pertinho de Fortaleza (cerca de 60 km) onde dunas de areias claras, coqueiros e piscinas naturais fazem parte do cenário. Não espere grandes infraestruturas, pois Águas Belas ainda preserva a tranquilidade de um lugar não tão turístico. Destaque para o encontro das águas do rio Mal Cozinhado com o mar e os Engenhos de Açúcar encontrados na região.

  • Endereço: Saída de Fortaleza em direção à Rota do Sol Nascente. Rodovia CE-040.

Morro Branco e praia das Fontes

No meio do caminho entre Fortaleza e Canoa Quebrada encontra-se o paraíso das falésias de areias coloridas. É em Morro Branco que são feitas aquelas garrafinhas de desenhos de areia, tão famosas pelo nordeste brasileiro. Fica localizado em Beberibe, a cerca de 85 km da capital cearense e dá pra chegar até lá de transporte público em um bate e volta pela empresa São Benedito.

Morro Branco já foi cenário de filmes e Praia das Fontes é o nome da praia que fica ao pé das falésias de tons avermelhados (mas que escondem cerca de 12 tons diferentes de cor de areia).

Passeios de buggy são comuns por lá, mas é possível de se fazer por conta própria a pé a partir da vila na entrada das falésias e ir se refrescando nas bicas de água doce pelo caminho que brotam da areia.

Não deixe de apreciar o artesanato local, que inclui, além dos vasos e garrafas de silicografia (arte na areia), o trabalho das rendeiras, pintura, peças em barro palha e muitos outros.

  • Endereço: Município de Beberibe

O que fazer em Fortaleza e arredores é o que não falta, pois a capital cearense está cercada de lugares lindos para visitar. Se puder, tente ficar por ali pelo menos uns 5 dias, para ter tempo de conhecer, ao menos, alguns desses pequenos paraísos.

Turista Profissional FortalezaNós na Ponte dos Ingleses, de onde se tem uma bela vista da skyline da cidade

Em Fortaleza mesmo nós ficamos só 2 dias (poderia ter sido mais, mas não tínhamos essa disponibilidade) e, por isso, optamos por fazer um city tour privado com o pessoal da Felipe Tour e foi ótimo, pois em 5 horas visitamos os principais pontos da cidade, deu pra conhecer bastante coisa e o melhor, no nosso ritmo. Depois fizemos um passeio a Morro Branco e seguimos para Cumbuco.

Boa viagem!

Nós ficamos hospedados, a convite, no Hotel Vila Galé Fortaleza, na Praia do Futuro

✈️ Continue a sua viagem pelo Nordeste aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here