Se você está querendo saber o que fazer em Genebra em 2 dias, cidade carinhosamente apelidada de a “menor metrópole do mundo”, saiba que há muitas coisas, pois ela oferece um série de atrações e atividades e, no fim das contas, irá perceber que 2 dias poderá ser pouco tempo.
Mesmo assim, como a cidade é pequena, em dois dias você consegue ter uma boa ideia de suas qualidade, conhecer as principais atrações, e ir com a vontade de voltar!
Genebra é conhecida como a Capital da Paz, já que instituições como a ONU, a Cruz Vermelha e a Organização Mundial da Saúde ficam lá.
Por outro lado, a cidade tem também uma forte cena gastronômica (com vários restaurantes estrelados), inúmeros espaços culturais e, ainda, faz a alegria de quem gosta de compras, em especial de artigos de luxo.
Leia também: Dicas de Genebra para quem vai a primeira vez
Então, vamos ao nosso roteiro pelos pontos turísticos de Genebra:
Economia=> Seguro Viagem Suíça (dicas + desconto)
O que fazer em Genebra em 2 dias: pontos turísticos
Eu indicaria começar o seu roteiro em Genebra pelo centro histórico (conhecido como Old Town ou Vieille-Ville) no primeiro dia, já que ele é relativamente pequeno, facilmente todo percorrido a pé e concentra boa parte das atrações turísticas da cidade.
E, o segundo dia, então, dedicar a visitar a parte “internacional” de Genebra.
Confira => Passeios em Genebra e arredores
Vista da Cidade Velha de Genebra
O que fazer em Genebra – dia 1
O ponto de partida pode ser o Centro de Informações Turísticas, na Quai du Mont-Blanc 2, onde você poderá pegar mapas, informações extras e saber dos eventos que estejam acontecendo quando estiver por lá.
Outra coisa que vale a pena é adquirir o Geneva Pass para 2 dias, pois com ele terá acesso gratuito a vários lugares e atividades, além de bons descontos em outros.
Aproveite que você está lá no Centro de Informações Turísticas e peça o livreto Geneva Amazing Experiences em português, feito à medida para o mercado brasileiro.
Eles também estão disponíveis em outras línguas. Você vai ver que tem muito o que fazer em Genebra!
Mapa com as atrações indicadas no folheto Geneva Amazing Experiences
Depois, a primeira parada turística propriamente dita, poderá ser no coração de Genebra: o Lago Léman e o seu famoso Jet d’Eau, com 140 metros de altura.
Ali mesmo, na beira do lago, você também poderá apreciar o Monument Brunswick, que é o túmulo (réplica do túmulo da família Scaligeri, em Verona) do duque alemão Carlos II, que morou em Genebra. É uma construção impressionante!
E, já que está por ali, não deixe de fazer um passeio de barco pelo lago. Existem várias opções de durações, mas em geral o passeio demora entre 45 minutos e 2 horas, proporcionando um lindo visual da cidade e dos Alpes.
- Conheça também as Cataratas do Reno, em Schaffausen
Jet D’Eau
Você pode cruzar para a Vieille-Ville (o centro histórico da cidade) de barco ou a pé pela ponte Mont Blanc e, então, fazer uma caminhada pela margem do rio, percorrendo o Promenade du Lac.
Bem pertinho da saída da ponte, tenha ido você a pé ou de barco, fica outro cartão postal de Genebra: o Horloge Fleurie (relógio de flores), em pleno Jardin Anglais, que representa a tradição da arte da relojoaria suíça, cuja cidade mais importante é exatamente Genebra.
Vale a pena => Genebra Pass (Descontos e Gratuidades em 40 Atrações)
Relógio de Flores
- Leia mais: A rota dos relógios de Genebra
Uma vez ali, não deixe de dar uma volta pelas ruas mais nobres e cheias de lojas de luxo, que são as Rue du Rhône, a Rue de la Croix-d’Or e a Rue de Rive.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Agora que você está na parte antiga de Genebra, “perca-se” pelas suas ruas labirínticas, admirando os edifícios antigos e, claro, fazendo algumas paradas para visitas, como na Catedral de St-Pierre (Place Bourg-Saint-Pierre, 1204), a principal igreja da cidade, construída no século XII.
Não deixe de reparar, lá dentro, na Cadeira de Calvino. E outra coisa legal lá é o visual 360º da cidade que se tem lá de cima da torre.
E quem gosta de história não pode deixar de visitar o Museu Arqueológico que fica no subsolo da catedral.
Transporte => Hop-on-Hop-Off de 48 Horas com Cruzeiro
Uma das ruas de compras, repletas de lojas de luxo
Mais uma pequena caminhada e você estará na charmosa praça do Bourg-de-Four e ali bem pertinho fica a Casa Tavel, a casa mais antiga de Genebra e que, em seu interior, além de podermos ver como eram as residências antigamente, há uma maquete de como era a cidade no século XIX.
Infelizmente, não dá para visitar tudo, mas se quiser e der tempo, ainda nessa região estão o Museu da Reforma, o Espaço Jean-Jacques Rousseau e o Hôtel de Ville (a prefeitura).
Na mesma rua da Casa Tavel, só que para o lado oposto, está a Rampe de la Treille. Descendo por ela você chegará ao Parc des Bastions, uma das atrações mais visitadas de Genebra.
Trata-se de uma grande área verde onde está um enorme muro que homenageia os reformadores, com grandes estátuas de Martinho Lutero (1483-1546), Guilherme Farel (1489–1565), João Calvino (1509–1564), Teodoro de Beza (1513–1605), João Knox (1513–1572), Oliver Cromwell (1599-1658), entre outros.
Vale a pena => Excursão de 1 Dia a Chamonix Mont-Blanc saindo de Genebra
Algumas das esculturas no Muro dos Reformadores
Ali, no inverno, você encontra uma pista de patinação em um cenário deslumbrante.
Você poderá terminar o passeio deste dia na Place de Neuve, onde está a lindíssima Ópera de Genebra (Grand Théâtre de Genève).
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
O que fazer em Genebra – dia 2
Se você estiver hospedado na parte antiga de Genebra, pegue o tram 15 para a primeira visita do dia: a Place des Nations, que é onde está a sede europeia da ONU (Nações Unidas).
É possível fazer uma visita guiada ao seu interior com duração de 1 hora e, se eu fosse você, faria. Mas tente reservar com antecedência, pois é concorrido.
+++ Confira ingressos e passeios em Genebra que poderá comprar com antecedência
Sede da Organização das Nações Unidas – ONU
Um destaque especial que fica bem no meio da praça e não tem como ignorar é a Broken Chair. Trata-se de uma escultura enorme e, como nome diz, é uma cadeira, mas só com 3 pés inteiros e 1 quebrado.
Esta obra de arte genial é do artista suíço Daniel Besset e foi feita em 1997, representando um protesto contra as minas terrestres utilizadas em algumas guerras.
Inicialmente, a ideia era ela ficar ali apenas por alguns meses, mas o sucesso dela foi tão grande que está lá até hoje, para a nossa sorte.
Obrigatório=> Seguro Viagem Suíça (dicas + desconto)
Saindo dali, você pode dar uma volta pelo Parc des Nations e depois seguir pela Avenue de La Paix para visitar o Museu da Cruz Vermelha (Museé Internationale de la Croix-Rouge et du Croissant-Rouge), instituição que presta atendimento humanitário às vítimas de guerra. A visita é bastante emocionante e por vezes – muitas – impactante. Vale a pena!
+++ Confira aqui opções de hospedagem em Genebra +++
Museu da Cruz Vermelha
Só por curiosidade, é ali perto também que fica a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Depois, se você gosta muito de física, um lugar imperdível é a visita ao CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear). É lá que fica o famoso acelerador de partículas e foi lá também que, em 1989, a internet foi inventada. Não é legal?!
Isso significa que se não fosse esse lugar, você não estaria lendo este texto agora, 😉 O único “problema” é que ele fica um pouquinho mais afastado, mas nada absurdo. O ideal seria pegar, por exemplo, os ônibus F ou 8 para a estação de trem Cornivan e de lá pegar o tram 18.
- Leia também: Onde ficar em Genebra (melhores bairros)
E, por fim, outra visita bacana – entre as muitas possíveis – que você pode fazer em Genebra, é ir até Carouge, uma região tranquila, artística, com alma italiana e ares de cidade do interior, um charme!
Para chegar lá você pode, por exemplo, pegar o ônibus 15, se estiver perto da ONU, ou o tram 12 na Place Neuve, se estiver na Cidade Velha.
Esta é apenas uma sugestão de o que fazer em Genebra em 2 dias, mas não vai demorar muito para você perceber que muitas coisas ficaram de fora e que, ou você precisará ficar mais dias na cidade ou terá que voltar outra vez, rsrs.
E não pense que a cidade só pode ser visitada nas épocas mais quentes, pois mesmo no inverno a cidade ferve, como você poderá ler no post:
Boa viagem!
* Este texto foi feito em parceria com o Geneva Tourism, site oficial da cidade, onde poderá encontrar várias dicas de viagem para lá.
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá Ana Catarina, Muito legal sua matéria sobre Genebra. Eu pretendo ir à Suiça em 2018 com minha esposa, Quero fazer alguns passeios de Trem por Lá, visitar os Alpes, tomar um bom vinho etc. Mas pra ser sincero, não tenho muitas informações sobre isso. Você teria alguma dica pra fazer estes passeios ? Não sei se em Zurich eu teria melhor opção, mas a Suiça sempre me fascinou. Agradeço muito se puder me ajudar .
Abraço e Obrigado
Marcelo
Não sei se poderei te ajudar muito nisso, pois não fiz esse passeio, 🙁
Ah… Aproveito para colocar uma questão. Recomenda algum restaurante para comer Raclette (e que não pratique preços muito exagerados)?
Nunca comi e queria aproveitar a ida à Suiça para experimentar.
Obrigada!
Jelly Pearl
De cabeça não sei dizer nenhum em especial, pois há em vários e sempre bom. Boa viagem!
Excelente!
Este post veio mesmo a calhar!
Parto para Genebra dentro de duas semanas para passar lá precisamente 2 dias.
Iremos a Annecy duarnte 2 dias, para visitar os meus pais (quem moram lá) e depois 2 dias em Genebra para passear.
Não li o post com atenção porque estou no trabalho, mas já o vou arquivar para o estudar mais tarde. 😉
Obrigada!
Beijinho!
Jelly Pearl