Você com certeza já ouviu falar no Meridiano de Greenwich, a linha imaginária que demarca o lado Ocidental e Oriental do mundo. Mas você sabia que existe um lugar com este nome?
Inclusive, o Meridiano leva o nome por conta do local e não o contrário. A origem do Meridiano, que também é chamado de Principal, deve-se ao Observatório Real de Greenwich, que fica no bairro Greenwich em Londres, Inglaterra, desde 1675.
O local era referência mundial de observações astronômicas. Para facilitar a vida dos navegadores, foi estabelecido que o Meridiano de Greenwich seria o marco zero oficial do mundo, assim, todos deveriam seguir o mesmo padrão e não haveria mais confusão (imagine cada um seguindo um diferente, que era o que acontecia antigamente).
Além de servir para localização mundial de longitudes, o Meridiano de Greenwich também é usado para demarcar os fusos horários das regiões do globo.
Agora, que tal descobrir como chegar e o que fazer em Greenwich? O bairro vai muito além de somente “dividir” o mundo!
Economia => Seguro Viagem Inglaterra (dicas + desconto)
O que fazer em Greenwich: pontos turísticos
1. Royal Greenwich Observatory
A atração turística mais chamativa, por ter sido a “origem” do meridiano, é o Observatório Real, que é exatamente onde passa a linha imaginária de Greenwich. Ou seja, tem que estar no seu roteiro de o que fazer em Greenwich e ainda dá pra fazer a brincadeira de estar em dois lugares ao mesmo tempo, ocidente e oriente.
- Endereço: Blackheath Avenue, Greenwich
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17:30h
- Custo: Adultos £13.50
- Ingresso antecipado para o Royal Observatory + Cutty Shark
2. Greenwich Park
Greenwich Park é um parque histórico, o mais antigo da região de Londres.
São 74 hectares de área verde que pode render um passeio bem agradável e relaxante. Preste atenção nas grandes castanheiros que possuem mais de 400 anos de idade!
- Funcionamento: Abre diariamente às 6h. O fechamento varia de acordo com a estação do ano, podendo ir até 21:30h.
- Site: http://www.royalparks.org.uk/parks/greenwich-park
Confira => Passeios em Londres e arredores
3. Greenwich Market
Funcionando desde o século XVIII, é um dos grandes mercados cobertos da capital inglesa, rodeado de comércio e antiquários. Um ótimo lugar para comer e comprar coisinhas diferentes.
- Endereço: 5b Greenwich Market
- Funcionamento: Diariamente das 10h às 17:30h
- Site: http://www.greenwichmarket.london/
Dica => Ônibus Hop on hop off em Londres
4. National Maritime Museum
Nada mais nada menos do que o maior museu marítimo do mundo, o National Maritime Museum possui em seu acervo uma coleção de diversos objetos utilizados em séculos de navegação da Inglaterra.
Lembrando que o país foi um dos grandes exploradores dos mares nos séculos passados, então, se tiver dúvidas sobre o que fazer em Greenwich, faça esse passeio.
- Endereço: Park Row, Greenwich
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17:30h
- Site: http://www.rmg.co.uk/national-maritime-museum
Leia mais: Viagem para Londres (Guia Completo)
Leia também: 8 museus em Londres grátis e imperdíveis!
5. The Crystal
Aberto em 2012 como um centro global de debates sobre vida e desenvolvimento sustentável, o The Crystal é o único edifício no mundo a obter as mais altas certificações de sustentabilidade com tecnologia (que é da Siemens) de alta eficiência energética e nos padrões de CO2 permitidos.
Um grande edifício com arquitetura moderna que chama atenção ao longe, The Crystal conta com exposições totalmente voltadas para as questões de projetos e vida sustentável no mundo.
- Endereço: 1 Siemens Brothers Way
- Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17:30h
- Custo: £5 para adultos
- Site: http://www.thecrystal.org
Confira => Excursão de 1 Dia a Windsor, Stonehenge e Oxford
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
6. Queen’s House
É um museu que fica dentro do Greenwich Park e chama atenção pela arquitetura do século XVII.
Ele é considerado o primeiro edifício no estilo clássico na Inglaterra e conta com uma coleção de arte e objetos antigos, bastante relacionados com geografia e temas marítimos também.
- Endereço: Romney Rd, Greenwich
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h
- Site: http://www.rmg.co.uk/queens-house
7. Old Royal Naval College
Os edifícios clássicos do Old Royal Naval College fazem parte do Patrimônio Mundial Marítimo de Greenwich.
O complexo já foi palácio, hospital e colégio naval. Além da importância histórica e arquitetônica, o lugar abriga o Painted Hall, um grandioso salão de pinturas.
- Endereço: King William Walk, Greenwich
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h
- Site: http://www.ornc.org
Pesquise opções de hospedagem em Londres aqui!
8. Greenwich Palace
Lembra da série The Tudors?
Pois foi neste palácio onde muito da história aconteceu de verdade! Nomes como o próprio Henrique VIII, Isabel I e Maria I nasceram neste local, que é um dos mais importantes palácios reais do país.
Ele fica dentro do complexo do Old Royal Naval College e escavações arqueológicas desenterraram vários artefatos do palácio que estão expostos no Centro de Visitantes.
- Endereço: King William Walk, Greenwich
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h
- Site: http://www.ornc.org/
Dica => Chip celular Londres (desembarque 100% conectado)
Super dica => Seguro Viagem Internacional (com desconto)
9. Cutty Sark
Uma das dicas mais diferentonas de o que fazer em Greenwich é visitar o Cutty Sark. É um veleiro real do século XIX que foi de grande importância marítima para a Inglaterra.
O navio foi restaurado recentemente e é possível visitar todo o interior, que conta com exposições sobre o navio e as rotas realizadas por ele.
- Endereço: King William Walk
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h
- Custo: £13,50 para adultos
- Site: http://www.rmg.co.uk/cutty-sark
Muito legal => Tour a pé pelo pubs históricos de Londres
Compre antecipado e evite fila => Ingresso para a London Eye
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Como chegar em Greenwich?
Situado ao sul de Londres, o bairro pode ser acessado por meio de diversos tipos de transportes.
Dá pra pegar um trem nas estações Waterloo East, Cannon Street, London Bridge ou Dartford e descer na estação de Greenwich.
Se for usar o metrô de Londres, a estação mais perto do bairro é a North Greenwich, mas ela fica um pouco longe do centrinho, então, tem que pegar ainda o ônibus 188 e descer na estação de Greenwich.
Ainda de metrô, é possível também descer na estação Canary Wharf e aí pegar o DLR (uma espécie de metrô mais rápido) e descer na estação Cutty Sark for Maritime Greenwich.
Dá pra ir de barco pelo Rio Tâmisa também. O píer de onde os barcos saem fica próximo da estação de metrô Embankment.
Imperdível => Tour para os Estúdio do Harry Potter (transporte + ingresso)
Leia também:
- Como chegar aos principais pontos turísticos de Londres
- Hotéis Ibis em Londres
- Hostels em Londres
- Londres no inverno
Agora que você já sabe o que fazer em Greenwich, não deixe este bairro de fora do seu roteiro de Londres, pois ele é bem legal!
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.