O que fazer em Niterói: pontos turísticos

Se você quer saber o que fazer em Niterói, nós vamos te contar!

Mas… como nós moramos na cidade, é um pouco difícil falar sobre isso, porque sempre parece que fica faltando alguma coisa… E, se formos colocar tudo o que se pode ver e fazer em Niterói, dava pra fazer um blog só disso… 🙂 .

Por outro lado, geralmente Niterói fica meio “apagada” turisticamente, porque está ao lado da cidade do Rio de Janeiro, sem dúvidas uma das cidades mais famosas e bonitas do mundo.

Elas estão separadas apenas por 20 minutos de barca ou pela ponte Rio-Niterói, de 13 km.

Mas, mesmo assim, existe muito o que fazer em Niterói, e nós vamos te provar isso!

Importante: Seguro viagem nacional (precisa fazer?)

vista do rio de janeiro
Entardecer na Praia de Icaraí, Niterói

Niterói tem turismo?

Não se engane, Niterói vale uma visita!

É uma cidade bonita, tem ótimas praias, mirantes, prédios e monumentos antigos e, ao mesmo tempo, uma arquitetura moderna.

Então, pra você que está de visita ao Rio de Janeiro, cogite fortemente um ou mais dias para visitar Niterói.

Ou, quem sabe, pensar em fazer dela o seu ponto central e, de lá, visitar outras cidades, até mesmo o Rio de Janeiro?

O que não falta são bons hotéis em Niterói, e mais baratos que no Rio!

E pode ter certeza de que, sim, tem muito o que fazer em Niterói. Veja aqui se não vale a pena!

Neste post, nós vamos te falar sobre:

o que fazer em Niterói RJ
O Campo de São Bento é uma das opções de lazer em Niterói, RJ

Como chegar em Niterói

Como já dissemos, Niterói é vizinha da cidade do Rio de Janeiro, separada dela apenas pela Baía de Guanabara. então, tem duas formas principais de chegar até lá, de barca ou pela Ponte Rio-Niterói.

Barca Rio Niterói

Para chegar de barca (o visual é lindo) você tem que ir até a Praça XV (Praça Quinze), que é de onde elas saem. Ali também saem barcas para Paquetá e Ilha do governador, então, certifique-se de estar entrando no local certo.

Até para Niterói existem duas estações, a estação do Centro da cidade (Praça Arariboia) e a estação de Charitas. Para pegar algum ônibus e seguir viagem, a do Centro é melhor, pois de lá saem todos os ônibus de Niterói, no terminal ao lado da estação das barcas.

As barcas funcionam das 6h às 23:30h e custam R$ 6,50 o trecho (para Praça Arariboia) ou R$ 17,60 o trecho (para Charitas).

como chegar em niterói
A barca Rio-Niterói saindo da estação em Niterói, em direção ao Rio, vista do alto do avião.

Ponte Rio-Niterói

Para atravessar a ponte você pode pegar os ônibus – qualquer um – que venham para Niterói. Você pode pegar algum com ponto final no Centro, Charitas ou Itaipu.

Algumas linhas são:

  • Linha 709 D – Charitas – Candelária
  • Linha 770 – Itaipu ou Pendotiba – Castelo
  • Linha 770 – Itaipu – Candelária
  • Linha 100 – praça XV – Terminal rodoviário (Praça Arariboia)

Agora, dependendo de onde você estiver e quantas pessoas tiverem com você, pode valer a pena você pegar um Uber, porque não é muito caro e, claro, é muito mais confortável.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


No mais, uma ótima opção é alugar um carro e passear em Niterói com total liberdade de ir e vir, sem ficar se preocupando com transportes públicos. A maioria dos pontos turísticos de Niterói têm locais para estacionar – apesar de não ser sempre fácil.

Veja no mapa o caminho de Copacabana a Niterói e veja como é fácil chegar:

o que fazer em Niterói
Como chegar a Niterói de carro

Então, seja como for, vá para Niterói e aproveite tudo o que tem o que fazer na cidade!

O que fazer em Niterói: pontos turísticos

Agora sim, vamos aos principais pontos turísticos de Niterói. Perceba que os dividimos em “grupos”, como ‘praias’, ‘museus’, ‘parques’, etc.

Dentro de cada grupo destes, existem diversas atrações de Niterói. Então, realmente existe MUITO o que fazer em Niterói!!

Ah, mais uma coisa: algumas das atrações nós já temos posts específicos sobre elas, então, para não ficar repetitivo, nós as citamos aqui, mas colocamos um link para você seguir e ler todos os detalhes sobre elas.

o que fazer em Niterói
Venha! Atravesse essa ponte e venha ver o que tem pra fazer em Niterói!!

Caminho Niemeyer

[menu]

Niterói é a segunda cidade do mundo a ter mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, só perdendo, neste quesito, para Brasília. A cidade abriga o chamado Caminho Niemeyer, onde podemos encontrar as diversas obras do artista, desde o centro da cidade até Icaraí.

No centro da cidade temos, em um grande terreno por trás do Terminal Rodoviário (ao lado da estação das barcas), o Teatro Popular, a Fundação Oscar Niemeyer e o Memorial Roberto Silveira.

Teatro Popular de Niterói
O que fazer em Niterói: Teatro Popular de Niterói

Caminhando em direção a São Domingos, passamos pela Praça JK e chegamos ao Centro Petrobras de Cinema Brasileiro, construção que lembra o formato de um rolo de filme de cinema.

Pesquise aqui hospedagem em Niterói

roteiro de Niterói
Uma parte do Caminho Niemeyer vista do avião: o Teatro Popular, a Fundação Oscar Niemeyer e o Memorial Roberto Silveira

Seguindo pela orla, ao chegar em Boa Viagem nos deparamos com o famoso MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), com seu formato de disco voador – ou, quem sabe, uma taça -, e que se transformou no símbolo da cidade.

Chegando ao bairro de Charitas temos a Estação das Barcas de Charitas, que também faz a ligação com o centro do Rio de Janeiro.

Praias de Niterói

[menu]

O que fazer em Niterói? Praia, oras!! E das melhores!

As praias de Niterói podem ser divididas em dois grupos: praias da Baía de Guanabara – em geral, mais poluídas e com águas mais calmas – e praias oceânicas, em geral com águas mais fortes.

Praias da Baía de Guanabara em Niterói:

  • Praia de Boa Viagem
  • Praia das Flechas
  • Praia de Icaraí
  • Praia de São Francisco
  • Praia de Charitas
  • Praia de Jurujuba
  • Praias de Adão e Eva
Praia de Icaraí em Niterói
Praia de Icaraí em Niterói

As praias da Baía são, como dissemos, nem sempre propícias pra banho, mas não menos bonitas. São ótimas para passear no calçadão e tirar boas fotografias.

Vale a pena, se você estiver de carro, por exemplo, fazer um circuito acompanhando todo o litoral, desde a Praia de Boa viagem até as Praias de Adão e Eva, no bairro de Jurujuba – naquela ordem acima – fazendo algumas paradas onde achar mais bonito.

o que ver em Niterói
Um dos recantos de Niterói, no bairro de Jurujuba

Praias oceânicas de Niterói:

  • Praia de Camboinhas
  • Praia de Piratininga
  • Praia do Sossego
  • Praia de Itaipu
  • Praia de Itacoatiara

Já se você quiser realmente tomar um banho numa boa praia, aqui você tem algumas.

Camboinhas é quase uma praia “particular”, mas aberta ao público. O bairro tem uma única entrada, com uma guarita, como se fosse um condomínio particular, mas pode-se entrar. Os ônibus são vão até ali e é uma boa caminhada até a praia, então, é melhor estar de carro.

O que fazer em Niterói - Praia de Camboinhas
O que fazer em Niterói: Praia de Camboinhas

A praia de Piratininga é enorme. Mais nos cantos, especialmente em seu canto direito, ela é mais calma. Como é grande, sempre tem lugares mais vazios.

A praia do Sossego é um achado! Ela fica entre as praias de Piratininga e Camboinhas, escondida. Não se chega nela de carro, apenas por trilhas que saem das duas praias citadas, sendo do canto esquerdo de Piratininga e do canto direito de Camboinhas.

A praia de Itaipu é mais calma e, por isso, recebe mais pessoas e famílias. É separada da praia de Camboinhas por um canal, que liga as Lagoas de Itaipu e Piratininga ao mar.

Finalmente, a praia mais bonita de Niterói, a praia de Itacoatiara. A praia dos surfistas – sim, bate onda – tem uma linda vegetação de restinga e uma “piscina” do lado direito. Ah, e tem uma pedra, a Pedra da Baleia, de onde se tem também uma bela vista da praia.

Costão de Itacoatiara Niterói
Costão da praia de Itacoatiara – Foto de Adriana Marques

Fortes e Fortalezas em Niterói

[menu]

Niterói tem um fabuloso conjunto de Fortes e Fortalezas. Situada na entrada da Baía de Guanabara, a região era estratégica – assim como o Rio de Janeiro – para proteger a Baía de invasões.

Essa herança dos portugueses está muito bem conservada e pode-se fazer belos passeios visitando-os. São eles:

  • Fortaleza de Santa Cruz
  • Forte Barão do Rio Branco
  • Forte Imbuhy
  • Forte São Luiz / Forte do Pico
  • Forte Gragoatá
  • Forte da Boa Viagem

Se você tiver que escolher e eu puder aconselhar, faça a visita à Fortaleza de Santa Cruz e ao Forte São Luiz, que tem uma vista maravilhosa. Veja aqui como foi a nossa visita à Fortaleza de Santa Cruz.

Fortaleza de Santa Cruz
A Fortaleza de Santa Cruz e, ao fundo, o Pão de Açúcar

Veja mais sobre os Fortes e Fortalezas de Niterói aqui: Fortes e fortalezas de Niterói.

E, aqui, vale um bônus: no caminho para a Fortaleza de Santa Cruz, você passará pelo bairro de Jurujuba, um charmoso bairro de pescador, com lindas vistas, cenários bucólicos para tirar boas fotos e bons restaurantes.

Vale a pena um passeio por lá também.

Jurujuba - pontos turísticos Niterói
Barcos de pescadores no bairro de Jurujuba

Trilhas em Niterói

[menu]

Outra boa possibilidade de atividade na cidade de Niterói são as trilhas. Como ela tem mar e serra – o Parque Estadual da Serra da Tiririca -, há ótimas opções de trilhas. Duas das mais belas são a do Alto Mourão e do Costão de Itacoatiara.

Veja o post aqui no blog em que damos as dicas de como chegar e mais detalhes dessas trilhas: onde fazer trilhas em Niterói.

Praia de Itacoatiara trilhas de Niterói
Praia de Itacoatiara do alto da Trilha em Niterói

Museus e Centros Culturais de Niterói

[menu]

Não dá pra dizer que Niterói tenha muitos museus, mas eles existem e um deles é bem famoso mundialmente, sendo até o símbolo da cidade, o MAC – Museu de Arte Contemporânea.

O MAC é uma obra do Niemeyer que, independente da exposição ou do seu acervo, vale a pena a visita, tanto pelo prédio quanto pela vista.

Leia mais: MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói
MAC – Museu de Arte Contemporânea, um dos principais pontos turísticos de Niterói

Mas a cidade também tem outros museus e casas de culturas interessantes:

? Museu Antônio Parreiras – Dedicado ao conhecido pintor niteroiense Antônio Parreiras. (fechado atualmente para obras de restauro)

? Museu Janete Costa de Arte Popular – Dedicado à arte popular e eva o nome de uma das maiores pesquisadoras do gênero, que viveu parte de sua vida na cidade.

? Solar do Jambeiro – Palacete construído em 1872, é um típico e lindo exemplar da arquitetura burguesa residencial da época, de padrão das construções portuguesas, revestido de azulejos. Em 12 de agosto de 1997, a prefeitura desapropriou o Solar, restaurou e em 22 de novembro de 2001, ele foi aberto ao público como centro cultural.

? Casa Oliveira Viana – Casa onde viveu um dos maiores sociólogos nacionais, Francisco José de Oliveira Vianna e que hoje funciona como centro de pesquisa e manutenção de seu acervo.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


? Palácio dos Correios – Inaugurado em 1914 para ser a sede da Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos, na época em que Niterói era Capital do Estado do Rio de Janeiro. Tombado em 1990 como Patrimônio Histórico Nacional, lá funciona hoje o Espaço Cultural dos Correios. Leia mais sobre ele aqui.

? Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Este centro cultural fica dentro do Campo de São Bento e foi inaugurado em 1975. Tem uma galeria de arte de paredes de vidro e, nas suas exposições, pode utilizar também uma parte ao ar livre.

Veja mais detalhes de cada espaço cultural no site da Secretaria de Cultura de Niterói.

Palácio dos Correios em Niterói
O Palácio dos Correios em Niterói, com sua iluminação especial

Parques em Niterói

[menu]

No coração de Icaraí, um dos principais bairros da cidade, temos o Campo de São Bento. Parque urbano que ocupa uns 4 quarteirões, delimitado pelas ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira.

Lá dentro, você encontrará muitas árvores, lagos com peixes, patos e outras aves, áreas para caminhar, um parque infantil e outros equipamentos. Aos fins de semana ocorre uma feira de produtos orgânicos (sábado pela manhã) e uma feira de artesanato (sábados e domingos, desde a manhã até o meio da tarde).

Se você for num fim de semana de sol, o verá lotado de famílias, gente com patinete, patins, bicicletas, caminhando, lanchando, brincando e namorando. É uma das áreas verdes mais utilizadas da cidade.

pontos turísticos Niterói
Campo de São Bento em Niterói

Outro parque bastante utilizado pela população é o Horto do Fonseca (Jardim Botânico de Niterói), no bairro do Fonseca, região norte da cidade. O local foi criado em 1906 como local de produção de mudas para distribuição a agricultores.

O Horto foi recentemente todo reformado, passando a ser uma das boas opções de lazer dos moradores do Fonseca e bairros adjacentes.

Diversas espécies de árvores se encontram em seus mais de 250 mil m² de área verde (Jatobás, Jequitibás, Jacarandás e sapucaias, Pau Mulato), além de diversos equipamentos de lazer, como pista de patinação e trilhas para caminhada, playground, mesinhas e bancos, quiosques, banheiros, bicicletários, academia ao ar livre (para terceira idade), etc.

Mirantes de Niterói

[menu]

Com certeza, a vista mais bonita da cidade – incluindo uma bela vista da silhueta montanhosa do Rio de Janeiro, é do Parque da Cidade. Com entrada pelo bairro de São Francisco, no alto do morro você tem uma estrutura de mirante e rampas para a prática de voos-livres. Qualquer hora do dia que você for, vale a pena, mas ver o nascer ou morrer do sol, faz ficar ainda mais bonito.

onde ir em Niterói
Um dos meus pontos turísticos de Niterói favoritos

O problema deste local é chegar lá, pois não há transporte público.

Se você estiver de carro, prepare-se para uma boa subida em zigue-zague. Se não, uma solução é ir de uber ou de táxi. No segundo caso, combine o valor anteriormente.

Parque da Cidade em Niterói
Região Oceânica de Niterói, vista do Parque da Cidade

Outras boas visões da cidade que se pode ter são dos já citados MAC e Forte de São Luiz. Do MAC tem-se uma bela vista de toda a orla de Icaraí e uma parte do Rio de Janeiro, e o Forte de São Luiz fica encravado no alto de uma montanha, de onde se tem uma vista tanto da Baía de Guanabara quanto do mar aberto.

O que fazer em Niterói: NIGHT

[menu]

Se você gosta da night, em Niterói há vários points com barzinhos e restaurantes que ficam cheios, alguns com música ao vivo e danceterias.

Um local bem tradicional é a orla de São Francisco, bairro que fica logo após Icaraí. Toda a orla é cheia de restaurantes que lotam a calçada. É fácil de chegar, difícil vai ser escolher em qual deles parar.

Bairro de São Francisco em Niterói
Bairro de São Francisco em Niterói

No bairro de São Domingos, na região da pracinha que fica em frente à Universidade Federal Fluminense, também tem vários bares, restaurantes e casa de shows.

No bairro de Jardim Icaraí também se estabeleceu um Polo Gastronômico, na região entre as ruas Nóbrega, Mariz e Barros e Leandro Mota. São diversos estabelecimentos com comidas de todos os tipos, para todos os gostos. Veja mais aqui: Polo Gastronômico de Jardim Icaraí.

Pra quem gosta de boa gastronomia, Niterói é muito bem servido de bons restaurantes de todos os tipos de comida. Boas churrascarias, bons espaços de comida japonesa e alguns dos melhores restaurantes de comida portuguesa do Rio de Janeiro.

Fica até difícil dar exemplos, mas gosto muito da churrascaria Verdanna, que fica em Charitas, do fabuloso bolinho de bacalhau do Caneco Gelado do Mário (unanimidade entre os niteroienses). Mas, se você gosta mesmo de comida portuguesa, não pode deixar de ir no Gruta de Santo Antônio (perto do centro da cidade) e no Seu Antônio (na Região Oceânica). Tem gente que vem de todos os lugares do Rio pra comer nestes.

o que comer em Niterói
O bolinho de bacalhau do Caneco Gelado do Mario

Leia aqui sobre o Caneco Gelado do Mário e sobre um dos restaurantes japoneses da cidade:

Passeios perto de Niterói

Pense um pouquinho: que tal fazer de Niterói a sua base para fazer passeios aqui por perto?

Existem diversos lugares onde se hospedar em Niterói, com bom custo x benefício, nos melhores bairros. Se você estiver com carro alugado, será fácil o deslocamento, mas, mesmo se não estiver, Niterói é bem servida de ônibus para diversos lugares.

Não vou nem falar aqui do Rio de Janeiro, né? Você já sabe que é aqui do lado e é fácil de chegar. então, se quiser fazer o caminho inverso, veja aqui uma proposta de o que fazer em um dia no Rio de Janeiro e também um guia das praias do Rio de Janeiro.

Para outras dicas, procure em nossa categoria sobre posts no Rio de Janeiro.

Mas, indo para o “outro lado”, ou seja, a região leste do Estado, você tem, pertinho de Niterói, outras cidades litorâneas que valem uma visita. Elas estão na chamada Região dos Lagos.

Estamos falando principalmente:

Cabo Frio:

Búzios:

E Arraial do Cabo:

Mas ainda tem outras cidades bonitas que valem uma visita, como Saquarema, Araruama e Macaé.

E, se você quiser fugir um pouquinho da praia, ir para um lugar de friozinho, na serra, você tem ótimas opções na Região Serrana do Rio de Janeiro, pertinho também de Niterói.

Lá você poderá visitar, por exemplo, além de outras cidades, Friburgo, Lumiar, São Pedro da Serra, Teresópolis, Petrópolis… Leia aqui:

Para quem gosta, é em Petrópolis que fica a sede da Cervejaria Bohemia com o Museu da Bohemia, um passeio bem legal.

museu imperial de Petrópolis
Nós no Museu Imperial de Petrópolis, a 1:30h de Niterói

Então, como você pode perceber, há muito o que fazer em Niterói, pois ela não deixa nada desejar a nenhuma cidade, nem em beleza, nem em pontos turísticos.

Dica extra: Seguro Viagem Nacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Faça uma cotação aqui e veja como um Seguro Viagem Nacional é muito barato.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.

2 comentários em “O que fazer em Niterói: pontos turísticos”

Deixe um comentário