O que fazer em Praga: principais pontos turísticos

O que fazer em Praga? Essa é a pergunta que vamos responder neste post.

Capital da extinta Tchecoslováquia, a cidade participou de períodos históricos e políticos importantíssimos para a Europa e para todo o mundo – um deles foi o período da ocupação soviética.

Mas essa é a história recente da cidade e de seu país. Praga não nasceu nesse período. Na verdade, a cidade carrega aproximadamente onze séculos de história.

Por esta razão – e por muitas outras -, Praga está carregada de cultura, história e lindíssima arquitetura. E, claro, de arte (destaque para a música!), bons restaurantes e cafés.

☛ Leia, por exemplo: 7 cafés em Praga imperdíveis e cheio de história

Além disso, a cidade também conta com lindos parques e jardins e produz uma das melhores cervejas do mundo (muitos a consideram a melhor de todas).

O Centro Histórico de Praga, em perfeito estado de conservação, foi tombado pela Unesco em 1992 e figura hoje como Patrimônio Cultural e Natural do Mundo.

pontos turísticos de Praga
Foto: Escritório de Turismo da República Tcheca

Extinta oficialmente em 1º de janeiro de 1993, a Tchecoslováquia deu origem a dois novos estados soberanos: a República Tcheca – cuja capital é Praga, a cidade sobre a qual falamos nesse post – e a Eslováquia – cuja capital é a cidade de Bratislava.

Mas, então, com tanta história… o que fazer em Praga?

A cidade é recheada de inúmeras atrações turísticas imperdíveis. Apresento abaixo algumas delas para ajudar você a montar seu roteiro de viagem para Praga, essa capital tão linda e fascinante.

Vem comigo!

>>> Seguro viagem Europa (com desconto) <<<

O que fazer em Praga?

Como eu disse antes, há muitas pontos turísticos em Praga. Então, se você está se perguntando sobre o que fazer em Praga, é bom planejar bem o seu roteiro. As dicas abaixo vão te ajudar com o seu planejamento.

Cidade Velha (Staré Město)

Há muito para visitar – e se encantar – na Cidade Velha de Praga: inúmeros edifícios que contam a história dos aproximadamente onze séculos de vida da cidade, desde suas origens romanas até os dias atuais, e carregam em suas fachadas a extraordinária riqueza e também o peso político da Cidade Velha nos contextos pelos quais passou ao longo de sua história.

Situada no Centro Histórico da capital tcheca, as ruas dos bairros vizinhos convergem em sua direção.

Caminhar pela Cidade Velha de Praga é respirar História e se encantar, com toda certeza.

Praga no inverno
Foto Escritório de Turismo da República Tcheca

A visita será diferente em cada estação do ano, pois a cidade traz deliciosas particularidades em cada uma delas. Visitei Praga no inverno. Ainda estou “devendo” as outras três estações.

Minha dica: perca-se pelas ruas da Cidade Velha e saboreie cada detalhe.

Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

A Praça da Cidade Velha testemunhou grandes e marcantes momentos da história do país. É a praça mais antiga de Praga – construída no século XII.

Nos dias de hoje, a praça é turisticamente popular, o que algumas pessoas consideram um aspecto negativo.

Ao seu redor, existem várias construções que merecem uma visita, entre elas o prédio da Prefeitura da Cidade Velha, as duas igrejas (Nossa Senhora de Tyn, em estilo gótico, e São Nicolau, em estilo barroco), o Palácio Kinsky (em estilo rococó, que atualmente pertence à Galeria Nacional), a casa gótica Sino de Pedra e o monumento do mestre Jan Hus.

  • Endereço: Staroměstské náměstí, 110 00 Praha 1- Staré Město.

O que visitar em Praga

Edifício da Câmara Municipal com relógio astronômico (Staroměstská radnice s orlojem)

O circuito turístico no edifício da Câmara Municipal inclui as salas históricas, a torre e a parte subterrânea.

O edifício foi construído no ano de 1338. A parte mais antiga do complexo é constituída de uma linda torre com capela de sacada e o famoso relógio astronômico de Praga. A cada hora cheia, entre 9h e 23h, podem-se ver desfilando imagens dos doze apóstolos.

A ala oriental do edifício foi destruída durante o Levante de Praga, no ano de 1945, e permanece assim até os dias atuais.

  • Endereço: Staroměstské náměstí 1/3, 110 00 Praha 1- Staré Město.
  • Horários: de janeiro a dezembro – segunda-feira, das 11h às 22h; nos outros dias da semana, de 9h às 22h.
  • Custo: 250 CZK.
  • Ingressos antecipados aqui

Relógio Astronômico

Ponte Carlos (Charles Bridge – Karlův most)

Linda, linda, linda!

A Ponte Charles Bridge, a mais famosa e antiga da cidade, fundada por Carlos IV em 1357, possui duas torres de vigia em cada margem (a Torre da Cidade Velha e a Torre do Bairro Pequeno).

Há, nos pilares da ponte, trinta estátuas decorativas. A mais famosa de todas é a estátua de São João Nepomuceno.

A Ponte Carlos em Praga atravessa o rio Vltava. Caminhar por ela, conhecer suas tantas histórias, ver e fotografar seus trinta santos, tendo como pano de fundo a vista encantadora de Praga, é algo que não consigo descrever aqui.

dicas de Praga
Eu e meus amigos no final da ponte

Mas com certeza você passará por ela em sua viagem a Praga, não há como não passar! E terá a mesma sensação que tive. O cenário é lindo e a visita é imperdível.

  • Endereço: Praha 1- Staré Město / Malá Strana.

Charles Bridge em Praga

Castelo de Praga (Pražský hrad)

O Castelo de Praga é outro ponto turístico que não pode ficar de fora do seu roteiro. O castelo – o maior do mundo – é recheado de palácios históricos, prédios que pertencem à igreja, enormes e lindos jardins, parques e muitos recantos encantadores.

O Castelo de Praga é, atualmente, a sede do presidente da República Tcheca.

A vista que se tem de Praga, do ponto de vista do castelo, é um dos panoramas mais encantadores da cidade.

  • Endereço:  Hradčany, 119 08 Praga 1
  • Horários: de novembro a março, durante toda a semana, de 9h às 16h; de abril a outubro, durante toda a semana, de 9h às 17h.
  • Custo: 350 CZK
  • Ingressos e tours antecipados
O que fazer em Praga
Foto Shutterstock

Cemitério Judeu

Criado em 1439, o Cemitério Judeu de Praga cresceu bastante, porém sem se estender muito fisicamente, o que lhe permitiu manter intocada a maior parte de suas características originais. Mas, como assim?

Em razão da falta de espaço, os corpos eram enterrados uns em cima dos outros – por isso o cemitério “cresceu” – chegando algumas vezes a mais de 10 corpos amontoados em cada cova. Atualmente, estima-se que existam aproximadamente doze mil lápides; mas o número de corpos enterrados lá é bem maior.

O cemitério fica situado em Josefov e foi, durante mais de três séculos, o único lugar onde era permitido enterrar judeus em Praga – o que explica a quantidade de corpos e a maneira como eram enterrados no lugar.

  • Localização: o Cemitério Judeu de Praga fica situado no bairro de Josefov, o bairro judeu.
  • Horários: de novembro a março, das 9h às 16:30; de abril a novembro, das 9h às 18h; aos sábados, o cemitério fica fechado.
  • Custo: 300 CZK. O mesmo ingresso dá acesso às sinagogas.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Sinagoga Espanhola (Španělská synagoga)

A Sinagoga Espanhola foi edificada em estilo mourisco, característico da Espanha, e, por esse motivo, recebeu esse nome. O edifício é assinado por Josef Niklas e Jan Bělský e a parte interna por Antonín Baum e Bedřich Münzberger.

A sinagoga oferece algumas atividades para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do povo judeu na capital tcheca, desde o período das reformas de Joseph II até o período posterior à Segunda Guerra Mundial. Além disso, há uma belíssima exposição de pratarias da Boêmia e da Morávia.

A visita a esta e a outras sinagogas do bairro judeu pode ser comprada adquirindo um único passe, que dá direito de entrada nos pontos turísticos principais de Josefov. O ingresso pode ser comprado no centro de informações (rua Maiselova, 38) ou on line.

>>> Confira passeios pelo Bairro Judeu de Praga

  • Endereço: Vězeňská 1, Praga  
  • Horário: de segunda a sexta e domingo, das 9h às 18h
  • Custo: 300 CZK.
  • Site: http://www.jewishmuseum.cz

Museu Nacional (Národní Muzeum)

Construído entre os anos de 1885 e 1891, o prédio onde funciona o Museu Nacional – um dos mais importantes de Praga – é uma linda obra em estilo neorrenascentista.

O Museu Nacional tem um grande acervo permanente e recebe também exposições temporais. Entre as coleções permanentes estão peças que contam sobre a pré-história da Boêmia, Morávia e Eslováquia, peças sobre paleontologia e antropologia, zoologia e condecorações e medalhas de países europeus.

Se você estiver com crianças, não deixe de visitar o acervo de zoologia. Elas adoram!

O interior do edifício é lindo. Vale a pena ir lá para contemplar!

  • Endereço: Václavské nám 68, Praga 1. Situado no extremo sul da Praça de Venceslau.
  • Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h (quartas até as 20h); sábados, das 10h às 19h; domingos, das 11h às 19h. O Museu Nacional fica fechado na primeira terça-feira de cada mês.
  • Custo: 150 CZK. Na primeira segunda-feira de cada mês a entrada é gratuita.

Museu Nacional

Museu Kampa (Muzeum Kampa)

O Museu Kampa guarda um acervo de reconhecidos artistas do Bloco do Leste, importantes coleções do século XX.

Situa-se nos antigos Moinhos de Sova, no Bairro Pequeno.

Seu prédio não é tão imponente quanto o do Museu Nacional; todavia, se você é amante de arte, vale a visita.

  • Endereço: U Sovových mlýnů 2, 118 00 Praha 1- Malá Strana
  • Horário: de janeiro a dezembro, durante toda a semana, das 10h às 18h.
  • Custo: 180 CZK
  • Site: http://www.museumkampa.cz/

Kampa Museum

Ilha de Kampa e Muro John Lennon

A Ilha de Kampa é uma ilha do rio Vltava. Inundada de verde, possui inúmeros parques e jardins, belas árvores, gramados e tranquilidade, além de excelentes restaurantes e cafés.

Fica situada no final da Ponte Carlos e é conhecida como a Veneza de Praga.

Em sua visita, você poderá contemplar o Muro John Lennon, cheio de cores e mensagens positivas para todo mundo, que fica localizado perto do Moinho Grand Prior. E também o Museu de Kampa, já mencionado acima.

  • Endereço do Muro John Lennon: Velkopřevorské náměstí, Praha 1

Ilha de Kampa

Museu Franz Kafka

Imperdível essa visita, principalmente para quem ama literatura e a obra de Kafka e é um dos principais pontos turísticos de Praga.

O Museu Franz Kafka abriga o acervo permanente “A Cidade K – Franz Kafka e Praga”. Guarda as primeiras edições dos trabalhos do autor – cartas, diários, manuscritos e fotografias inéditas -, possui instalações em 3D e cinco instalações para apresentação de vídeos criados para a exposição.

Como Praga é cidade natal de Franz Kafka (1883-1924), sua literatura está repleta de referências ao local. E o museu apresenta exposições que relacionam as obras do autor a pontos da cidade. Vale a visita.

Para saber mais a respeito do acervo, consulte o site do museu.

  • Endereço: Cihelná 635/2b, 118 00 Malá Strana
  • Horário: de segunda a domingo, das 10h às 18h
  • Custo: 200 CZK
Museu Franz Kafka
Foto Escritório de Turismo da República Tcheca

Museu do Comunismo

O Museu do Comunismo conta a história e todos os aspectos do comunismo em Praga, instituído no ano de 1948 e finalizado em 1989, com a Revolução de Veludo.

É um museu pequeno, cuja exposição trabalha com muita leitura. Se está disposto a ler, é uma boa pedida. Há também fotografias de cenas do período comunista da República Tcheca, acompanhadas de painéis informativos.

  • Endereço: V Celnici 1031/4, 118 00 Nové Město
  • Horário: todos os dias, das 9h às 21h. Fechado no dia 24 de dezembro.
  • Custo: 180 CZK.
  • Site: http://muzeumkomunismu.cz

>>> Pesquise opções de hospedagem em Praga aqui! <<<

Praça Venceslau (Václavské náměstí)

A Praça Venceslau é o centro comercial e administrativo de Praga. Palco de inúmeros movimentos sociais e históricos, a praça está recheada de cultura, bons restaurantes, muitas lojas – tanto grandes quanto pequenas -, hotéis, bancos e centros administrativos. Ou seja, há muito o que fazer por lá.

Fundada em 1348 por Carlos IV, a Praça Venceslau faz parte do bairro Cidade Nova.

É lá que está situado o Museu Nacional e também a estátua do padroeiro nacional, São Venceslau.

Endereço: Václavské náměstí 110 00 Praha 1- Nové Město

Praça Venceslau em Praga

Torre Petrin (Petřínská rozhledna)

A Torre de Petrin foi construída como uma réplica da Torre Eiffel de Paris, em menores proporções. Tem aproximadamente 64m de altura. Para subir, você pode pegar o elevador ou, se preferir e tiver bom preparo físico, encarar os 299 degraus que levam até o ponto de observação.

Do ponto de vista da Torre de Petrin, você conseguirá ver toda a cidade de Praga e, se tiver sorte e o tempo estiver bom, também a Boêmia inteira.

A torre é uma das construções mais marcantes da cidade e é uma visita que não pode ficar de fora do seu roteiro em Praga.

  • Endereço: Petřínské sady 118 00 Praha 1- Malá Strana
  • Horários: Funciona todos os dias – de novembro a fevereiro, das 10h às 18h; março, das 10h às 20h; de abril a setembro, das 10h às 22h; em outubro, das 10h às 20h.
  • Custo: 150 CZK
  • Site: http://www.muzeumprahy.cz/prazske-veze

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da Yes Brasil tem planos de dados que funcionam quase no mundo todo e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagens para o EUA, Canadá ou México. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba 10% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Torre da Pólvora (Prašná brána)

A Torre da Pólvora, construída em estilo gótico, localiza-se na entrada da Cidade Velha. É, atualmente, um dos símbolos mais representativos de Praga, imagem de diversos cartões-postais da cidade.

Construída em 1475 , a Torre da Pólvora é assim chamada porque, durante o século XVII, era usada como local de armazenamento de pólvora.

É possível visitar o interior da torre, onde você terá acesso a uma exposição sobre a história de Praga e suas torres.

  • Endereço: nám. Republiky 5, 110 00 Staré Město
  • Horários: Todos os dias – de novembro a fevereiro, das 10h às 18h; março, das 10h às 20h; de abril a setembro, das 10h às 22h; em outubro, das 10h às 20h.
  • Custo: 90 CZK.
 

Passeio de Barco pelo rio Vltava (Moldava, em português)

O rio Vltava é muito conhecido em todo mundo, principalmente por causa da Ponte Carlos, que o atravessa unindo as duas partes da cidade de Praga.

Ele tem cerca de trinta e um quilômetros e profundidade aproximada de quatro metros ao longo de todo o seu leito. Possui onze ilhas ao todo.

É bem fácil encontrar empresas que oferecem passeios de barco pelo rio. Várias oferecem o serviço.

Fazendo o passeio de barco pelo rio Moldava, você poderá observar toda a paisagem urbana e rever os principais pontos turísticos de Praga.

Casa Dançante (Tančící dům)

Um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade de Praga, a Casa Dançante é um ícone da arquitetura contemporânea mundial.

Projeto de autoria Vlada Milunić e Frank O. Gery, a casa foi inspirada em dois atores/dançarinos famosos: a torre em pedra simboliza Fred Astair e a torre em vidro, sua parceira Ginger Rogers.

É uma construção linda e vale a visita.

  • Endereço: Rašínovo nábřeží 80 / Jiráskovo náměstí 6, 120 00 Praha 2- Nové Město.

Casa Dançante

O que você está esperando, caro leitor? Há muita coisa para ver e fazer em Praga! Planeje logo a sua visita e aproveite cada atração carregada de história!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here