O que fazer em Santiago de Compostela: as principais atrações turísticas

“O que fazer em Santiago de Compostela quem não é peregrino?”, você deve se perguntar. Mas, sim, acredite, tem muita coisa!

Cidade que fica na região de Galícia, ao norte da Espanha, ela realmente é muito conhecida por conta da peregrinação de origem cristã que muitos viajantes fazem até lá, o chamado Caminho de Santiago, uma das travessias mais famosas e desejadas do mundo.

As romarias do Caminho de Santiago começaram por volta do século IX, quando se descobriu a suposta localização do túmulo do Apóstolo de Cristo, Santiago.

Os cristão começaram, então, a realizar as peregrinações até o local, que continuam até hoje, atraindo fiéis e turistas do mundo todo. Existem inúmeras rotas por diversos países, todas levando até Santiago de Compostela, terminando no sepulcro do Apóstolo.

Mas há outros pontos turísticos em Santiago de Compostela, mesmo para quem não faz a peregrinação. Veja aqui com a gente.

=> Economia: Seguro Viagem Espanha (dicas + desconto)

O que fazer em Santiago de Compostela: pontos turísticos

Sem dúvidas, o Caminho é a primeira coisa que se associa quando o assunto é o que fazer em Santiago de Compostela; porém, a cidade por si só é riquíssima em cultura e história. Então, mesmo que não se pretenda enfrentar o Caminho de Santiago, a visita à região vale muito a pena.

Leia também: Dicas de Santiago de Compostela

o que fazer em Santiago de Compostela
Um dos principais pontos turísticos em Santiago de Compostela

1. Catedral de Santiago de Compostela e o Botafumeiro

Aqui é o ponto final da peregrinação do Caminho de Santiago, pois é nesta Catedral que acredita-se estar o túmulo do apóstolo Santiago. Construída entre os séculos XI e XIII, a catedral apresenta em sua arquitetura diversos estilos e é considerada uma das mais lindas de todo o país.

Confira => Passeios em Santiago e arredores

O que fazer em Santiago de Compostela

Na Catedral de Santiago de Compostela é também onde se encontra o famoso Botafumeiro, um enorme incensário banhado a prata que é utilizado desde meados do século XI durante as missas (igual ocorre atualmente nas igrejas).

Dizem que a origem de se passar o grande incenso pela igreja era para apaziguar os fortes odores dos peregrinos que chegavam ao local sujos e doentes devido aos dias de travessia.

O botafumeiro atual é datado de 1851 (pois o original foi roubado durante a invasão napoleônica), chega a pesar 62 kg, com 1,60 de altura e fica pendurado por uma corda. Para movê-lo pela igreja, é preciso cerca de oito homens, conhecidos como tiraboleiros.

O que fazer em Santiago de Compostela

Uma coisa bem legal de fazer lá na catedral, caso esteja disposto a enfrentar uma filinha (ou filona) é, além de ver o túmulo do apóstolo (claro!), é subir pela parte de trás do altar e abraçar a imagem de São Tiago.

Nunca tínhamos conseguido isso, pois a fila era sempre gigante, mas na terceira vez a fila estava super pequena e, finalmente, conseguimos abraçá-lo. 🙂

O que fazer em Santiago de Compostela

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupomTURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU CHIP AQUI!


2. Centro Histórico de Santiago

O que fazer em Santiago de Compostela? Bater perna pelo centro histórico, claro!!

Ele está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e não é para menos. A cidade por si só é uma aula de história a céu aberto e nada mais justo que seu centro histórico, cercado de ruas e edifícios de pedra da época medieval, representar a cidade na lista. A região é bastante turística e é fácil encontrar bons restaurantes e barzinhos por lá.

Pesquise opções de hospedagem em Santiago aqui

O que fazer em Santiago de Compostela

3. Parque da Alameda

Um dos parques preferidos dos moradores da cidade, o Parque Alameda foi erguido no século XIX e seu grande território abrange uma parte do centro histórico de Santiago de Compostela.

A variedade de árvores e plantas é um dos destaques deste parque, incluindo carvalhos de até 200 anos de idade! De grande extensão, o Parque Alameda é dividido em três partes, ou rotas, que foram construídas para separar as classes sociais da época: nobreza, classe baixa e clero e burguesia.

Vale a pena => Excursão de um dia para Finesterra e Muxia (a partir de Santiago de Compostela)

pontos turísticos em Santiago de Compostela

4. Mercado de Abastos

Os grandes mercados tradicionais sempre estão nos roteiros de atrações das cidades e com Santiago de Compostela não seria diferente. Aqui, o nome dele é Mercado de Abastos e hoje em dia se modernizou de modo que conta até com pedidos online, mas sem deixar de lado aquele clima de mercado antigo.

Aproveite para comprar alimentos frescos e conhecer os produtos locais.

O que fazer em Santiago de Compostela

5. Cidade da Cultura

Por ser Santiago de Compostela considerado um centro cultural da Europa, em 1999 foi criada a Cidade da Cultura. Trata-se de um projeto arquitetônico com o objetivo de promover a interação cultural da região da Galiza, incentivando a criatividade e preservando a memória e o patrimônio da cidade, com atividades de pesquisa e de fomento às artes em geral.

Além da arquitetura moderna da Cidade da Cultura, construída de forma que os prédios fiquem interligados por praças, possibilitando espaço e instalações ao ar livre, o complexo conta também com uma biblioteca e um museu da história de Galiza.

O que fazer em Santiago de Compostela

6. Praça do Obradoiro

A praça mais famosa da cidade é onde se localiza o ‘km Zero’ do Caminho de Santiago. Por conta disso, foi construída nesta praça uma hospedagem chamada Hostal dos Reis Católicos, a mando dos próprios reis, para dar abrigo aos peregrinos que ali chegassem ao finalizar a travessia. A hospedagem é considerada o hotel mais antigo do mundo!

  • Endereço: Rúa de San Francisco, 38

O que visitar em Santiago de Compostela

O que fazer em Santiago de Compostela

7. Centro Galego de Arte Contemporânea (CGAC)

Não é só de arte e cultura mais antiga que vive Santiago de Compostela e o Centro Galego de Arte Contemporânea está na cidade para provar isso. Com construção de 1993, o local abriga obras de artistas galegos da contemporaneidade e de reconhecimento internacional.

  • Endereço: Calle Ramón del Valle Inclán, 2
  • Funcionamento: Terça à domingo das 11h às 20h
  • Site:http://cgac.xunta.gal/

Pesquise opções de hospedagem em Santiago de Compostela aqui!

8. Museu das Peregrinações e de Santiago

Localizado em um dos prédios mais antigos da cidade, é neste museu que a história de séculos de peregrinação pelo Caminho de Santiago e sua importância para a cidade é contada, através dos objetos e documentos expostos. Fica bem próximo à Catedral, que é onde os peregrinos encerram a jornada.

  • Endereço: Praza das Praterías, 2, 15704
  • Funcionamento: Terça a sexta, das 9:30h às 20:30h. Sábados, das 11h às 19:30h. Domingos e feriados, das 10:15h às 14:45h
  • Custo: € 2,40 inteira
  • Site:http://museoperegrinacions.xunta.gal/

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


9. Monasterio de San Martin Pinario

Trata-se de um Mosteiro de estilo barroco, fundado por monges beneditinos logo após a descoberta dos restos mortais do apóstolo Santiago em Compostela. É o segundo maior monumento religioso da cidade e abriga exposições permanentes e temporárias.

  • Endereço: Plaza de la Inmaculada, 5
  • Funcionamento: Terça a sábado, das 11h às 13:30h e das 16h às 18:30h. Domingos, somente pelas manhãs.
  • Custo: Igreja e Museu – €3
  • Site:http://espacioculturalsmpinario.com

O que ver em Santiago de Compostela

10. Festas do Apóstolo (entre 15 e 31 de julho)

As festas tradicionais da cidade ocorrem na segunda quinzena no mês de julho e duram cerca de quinze dias.

A homenagem é para o padroeiro da cidade, o apóstolo Santiago, e os dias comemorativos incluem dança, teatro, música, gastronomia, espetáculo de fogos de artifício, marchas, demonstrações da cultural regional e uma grande missa com a presença do Botafumeiro em oferenda ao apóstolo. Nesta época a cidade fica bastante alegre por conta das festividades e mais cheia ainda de peregrinos.

Independente da época do ano que você vá, há muito o que fazer em Santiago de Compostela. A cidade é uma gracinha e, mesmo que você não tenha qualquer intenção de fazer a peregrinação, vale a pena ir até lá.

Boa viagem!

* Fotos do post: acervo do blog e Shuterstock

✈ Continue a sua viagem para Espanha aqui:

Deixe um comentário