Chega essa época do ano, o povo já começa a pensar onde vai passar o inverno e muita gente procura o que fazer em Santiago do Chile. Afinal, Santiago é uma das capitais latino-americanas mais queridinhas dos brasileiros.
E não é para menos. Santiago é, além de capital, a maior cidade do Chile. Ao pé da Cordilheira dos Andes, é um grande centro urbano onde acontecem as principais atividades financeiras, administrativas e culturais do país.
Então, é claro que há muito o que fazer em Santiago do Chile, o que o torna um dos principais destinos mais procurados quando se vai ao Chile, principalmente por conta da proximidade com as estações de esqui.
Pra facilitar a organização da sua viagem, nós trazemos aqui as principais atrações de Santiago!
Leia também: SEGURO VIAGEM CHILE (com desconto)
O que fazer em Santiago do Chile: pontos turísticos
É bom lembrar que, além de muitos pontos turísticos interessantes, não podemos deixar de lado os arredores de Santiago, que também têm muitas atrações.
E, para acessar muitas dessas atrações dentro da cidade, você pode utilizar o metrô de Santiago, que é um dos melhores da América Latina.
> Veja opções de passeios e excursões em Santiago <
1. La Chascona
La Chascona é o nome de uma das casas de Pablo Neruda, um dos poetas mais importantes da América Latina. Neste local, ele viveu com uma de suas amantes (que viria a se tornar sua esposa) uma moça ruiva que era apelidada de La Chascona, por isso o nome da casa.
A arquitetura chama atenção e foi totalmente criada de acordo com o gosto de Neruda. No local há uma pinacoteca com obras de artistas tanto chilenos quanto internacionais, além de objetos do próprio escritor.
- Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia
- Funcionamento: De março a dezembro: terça a domingo, das 10h às 18h; Em janeiro e fevereiro ele fecha uma hora mais tarde.
- Custo: $8.000
- Site: http://fundacionneruda.org/museos/casa-museo-la-chascona/
Leia também: Bairros de Santiago
Confira => Passeios para as casa do poeta Pablo Neruda
2. Sky Costanera
Sky Costanera é o edifício mais alto de América Latina.
São 300 metros de altura que proporcionam uma vista incrível de Santiago do Chile, tanto de dia quanto de noite.
O pôr do sol visto lá de cima é um dos momentos indicados de visitar o local.
- Endereço: Avenida Andrés Bello 2425, Providencia
- Funcionamento: Diariamente, das 10h às 22h (última subida às 21h)
- Custo: Adultos: $ 18.000
- Site: http://www.skycostanera.cl/
Leia mais: Clima em Santiago do Chile: qual a melhor época para viajar?
> Veja aqui dicas de onde ficar em Santiago do Chile: melhores bairros <
3. Cerro San Cristóbal
É um dos pontos mais altos de Santiago proporcionando uma vista de praticamente toda a cidade. Encontra-se dentro do Parque Metropolitano e, para chegar, lá é preciso utilizar um tipo de bondinho que sobre a montanha, chamado de Funicular.
De quebra, ainda dá pra conhecer o zoológico no meio do caminho e fazer dois passeios em um dia! Para os mais aventureiros, dá pra chegar ao Cerro San Cristóbal também por trilha.
- Endereço: Pío Nono 450, Recoleta
- Funcionamento: Inverno – terça a domingo, das 10h às 18:45h; segunda, das 13h às 18:45h. Durante o verão o fechamento ocorre uma hora mais tarde. E atenção a toda primeira segunda do mês: o parque fecha para manutenção.
- Custo: Nos finais de semana, tarifa para adultos ida/volta: $4.000
- Site: http://www.parquemet.cl/
4. Plaza de Armas
No coração da capital, a Plaza de Armas é o Marco Zero de Santiago e o ponto de partida para os city tours por Santiago do Chile.
A praça surgiu na fundação da capital, em 1541, e tem estilo arquitetônico europeu. Nela ocorrem diversas atividades culturais e muitos prédios importantes também estão ao redor, como o Correo Central, o Museu Histórico Nacional e a Catedral Metropolitana de Santiago.
- Endereço: Plaza de Armas, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Confira => Passeios em Santiago e arredores
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
5. Catedral Metropolitana de Santiago
Declarada como Monumento Nacional em 1951, a Catedral Metropolitana de Santiago do Chile é um dos símbolos do catolicismo no país, fortalecendo a importância da religião trazida pelos conquistadores séculos atrás.
A construção foi finalizada em 1800 por encomenda do fundador da cidade, Pedro Valdívia. A visitação é gratuita.
- Endereço: Praça das Armas
Leia mais: Ibis em Santiago do Chile
6. Mercado Central
Praticamente todas as capitais possuem um mercado da cidade na região central e é sempre um ponto turístico muito bacana, principalmente para conhecer a gastronomia local.
Portanto, você já sabe o que fazer em Santiago: vá ao Mercado Central da cidade!
O prédio é considerado monumento histórico desde 1984 e você encontra por lá diversas barracas com frutos do mar, queijos, carnes, ervas e artesanato. Não deixe de provar a famosa centolla (é um crustáceo), prato típico chileno.
- Endereço: San Pablo, 967
- Funcionamento: Abre diariamente às 6h. De domingo a quinta, até às 17h; sexta, até às 20h; e sábado, até às 18h.
- Site: http://www.mercadocentral.cl/
7. Museu de Arte Pré-Colombiana
Com um acervo de mais de duas mil peças do período pré colombiano, o museu permite ao visitante vislumbrar a cultura de povos das regiões do México, Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Peru, Argentina, Caribe, Chile e muito mais.
É uma verdadeira aula sobre os povos latino-americanos antes da colonização europeia. O prédio em si também é interessante, já que foi construído em 1805 para abrigar o Palácio Real Aduana.
- Endereço: Bandera 361
- Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h
- Custo: Para estrangeiros – $ 10.000
- Site: http://www.precolombino.cl/
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!8. Palacio de la Moneda
Atualmente, o local é a sede do Poder Executivo e representa um importante papel histórico no país, sendo considerado Monumento Nacional.
Foi inaugurado no ano de 1805 com o objetivo de ser a sede da cunhagem de moedas, mas em 1846 o presidente da época se mudou para o local, fazendo do Palacio de la Moneda residência presidencial até 1958. O prédio chegou a ser bombardeado durante o golpe em 1973.
Além da Troca de Guarda, que ocorre todos os dias, é possível visitar o interior do Palácio, porém, agende com antecedência.
- Endereço: Moneda S/N, Santiago 9170007, Chile
- Funcionamento: Para agendar a visita, acesse http://visitasguiadas.presidencia.cl/
9. Cerro Santa Lucía
Coloque o Cerro Santa Lucía na sua lista de o que fazer em Santiago, pois ele é um dos mirantes da cidade com destaque para a vista da Cordilheira dos Andes.
Antes de se chamar Cerro Santa Lucía, o local era ocupado por índios mapuche, mas, com a chegada do conquistador espanhol Pedro de Valdivia, fundador de Santiago, a montanha foi nomeada de Santa Lucía e uma fortaleza foi construída no local.
Desde 1870, Cerro Santa Lucía foi reurbanizado para funcionar como parque / mirante.
Prepare o condicionamento físico para a subida das escadas! Mas não se assuste, há vários platôs de paradas para apreciar toda a beleza do local.
- Endereço: Av. O’Higgins, Santiago L, Chile
- Funcionamento: Diariamente, das 9h às 19h
10. Museu Nacional de Belas Artes
Neste museu você encontra uma coleção de mais de 5 mil artefatos que anteriormente estavam espalhados em diversos outros pontos de Santiago. O objetivo da criação do museu foi justamente reunir todas estas obras em um só lugar.
A visitação inclui obras tanto nacionais quanto internacionais de fotografia, pintura, escultura, desenhos, arquitetura e muitas outras, sejam de séculos atrás ou contemporâneas. O museu também abriga exposições temporárias.
- Endereço: José Miguel de la Barra 650 (Parque Forestal). Casilla 3209 Santiago
- Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18:45h – fechado em alguns dias festivos, conferir no site.
- Custo: Gratuito
- Site: http://www.mnba.cl/sitio/
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Arredores de Santiago do Chile (bate e volta)
Se não estiver satisfeito e ainda procurar mais o que fazer em Santiago, que tal um bate e volta por atrações próximas? Como dissemos, há muito o que fazer em Santiago do Chile e arredores.
11. Valparaíso e Vinã del Mar
Cidades litorâneas ao lado uma da outra e banhadas pelo Oceano Pacífico.
Viña del Mar e Valparaíso ficam a aproximadamente 120 km de Santiago, sendo ótimas opções para um bate e volta para molhar os pés no mar.
- Leia também: Bate-volta para Viña del Mar e Valparaíso
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Vale a pena => Excursão de um dia para o Valle Nevado
12. Valle Nevado
Valle Nevado é uma estação de esqui muito famosa na região do Chile e dá pra curtir não só no inverno, mas dá curtir o verão no Valle Nevado também!
Fica na Cordilheira dos Andes, a 60 km de Santiago. A gente já falou várias vezes sobre a estação aqui no blog, dá uma conferida!
Fora o Valle Nevado, próximo de Santiago há outras estações como Portilho, Farellones, La Parva e El Colorado e todas podem ser visitadas em um único dia.
> Leia também: Qual o melhor seguro viagem para esporte radical e de neve? <
13. Vinícolas chilenas
O Chile também é bastante conhecido por conta da qualidade do vinho do país e visitar os lugares onde ele é produzido é bastante fácil. Afinal, os vinhos do Chile não podem ficar de fora do seu roteiro!
As regiões Vale do Aconcagua, Vale de Casablanca e Vale do Maipo fazem parte da rota do vinho chileno.
As vinícolas Concha y Toro, a antiga Undurraga, Viña San Esteban, Veramonte e vinícola Santa Rita, por exemplo, são algumas que você vai encontrar no trajeto e que cabem perfeitamente num bate e volta a partir de Santiago.
Imperdível => Tour com degustação para a vinícola Concha y Toro
Como deu para notar, não falta o que fazer em Santiago do Chile, né?!
E isso que aqui só indicamos algumas das principais pontos turísticos. 😉
Leia também:
- Que moeda levar para o Chile?
- Roteiro de 2 dias em Santiago do Chile
- Lua de Mel em Santiago do Chile
- Viagem para o Chile
- Hotéis baratos em Santiago do Chile
- Hostels em Santiago do Chile
Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!
Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.
Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.