Muita gente acha que não há muito o que fazer em Tel Aviv– mas sim, há!
Ela é considerada uma cidade nova, isso porque sua fundação se deu em 1909, bem recente para os padrões históricos mundiais.
É uma cidade vibrante, com intensa vida noturna e diversidade, diferente dos demais destinos de Israel que, geralmente, são associados ao turismo religioso e arqueológico.
Apesar disso, há um pedaço de Tel Aviv de tempos bem antigos. Essa parte da cidade é conhecida como Jaffa e atividades arqueológicas afirmam que o local remonta a mais de 4 mil anos antes de Cristo.
Conhecida também como a Cidade Branca, por conta da intensa arquitetura Bauhaus presente, Tel Aviv merece ser colocada no seu roteiro de turismo em Israel.
=> Economia: Seguro viagem para Israel (com desconto)
O que fazer em Tel Aviv: principais pontos turísticos
1. Old Jaffa
Como o próprio nome indica, Old Jaffa é a parte mais antiga de Tel Aviv, que na realidade se chama, desde 1950, Tel Aviv-Yafo, por conta da junção entre as cidades de Tel Aviv e Jaffa (Yafo, em hebraico).
O bairro é cheio de achados arqueológicos que datam de mais de 4 mil anos a.C. Não é à toa que Jaffa é citada em diversas histórias e livros religiosos, como a Bíblia Hebraica, por exemplo.
Os personagens Jonas (da baleia), Jafé (filho de Noé), Salomão e São Pedro – e até mesmo a história de Perseu, da Antiguidade – aparecem ligados a essa parte de Tel Aviv.
Pelas vielas de Old Jaffa, o turista se depara com arquitetura do período otomano em meio aos cafés, restaurantes, ateliês e comércio local.
Passeio => Excursão para Nazaré, Tiberíades e Mar da Galileia
2. Porto de Jaffa
Com o título de porto mais importante de Israel há séculos atrás, o porto de Jaffa, localizado na parte antiga da cidade, hoje é usado de forma mais modesta, para pequenas embarcações.
O destaque vai para a vista, que permite presenciar um pôr do sol muito bonito às margens do mar, principalmente por conta de um deck construído ali mesmo (inclusive pelo brasileiro Niemeyer).
O lugar, bastante turístico, oferece restaurantes, lojinhas e apresentações de música ao ar livre, principalmente no verão. Portanto, se não souber o que fazer em Tel Aviv, dê um passeio pela região do porto e não vai se arrepender!
Pesquise opções de hospedagem em Tel-Aviv aqui!
3. Mercado Carmel
O Mercado Carmel é um dos mercados mais famosos de Israel. Além dele, você vai encontrar vários outros, pois cada bairro costuma ter o seu mercadinho local; todavia, o Carmel é um que não pode ficar fora da sua lista de pontos turísticos de Tel Aviv.
Prepare-se para muitas cores, culturas e cheiros que vão mexer com seus sentidos ao caminhar pelas ruazinhas do mercado!
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!4. Arquitetura Bauhaus
De origem alemã, a arquitetura conhecida como Bauhaus é muito presente na cidade. São mais de 4000 prédios nesse estilo, sabia?!
E por conta disso, a cidade é hoje Patrimônio Mundial da UNESCO, e já é o lugar com o maior número de edifícios de estilo “Bauhaus” do mundo.
Como isso foi acontecer?
Esse estilo surgiu na década de 20, bem próximo do início da perseguição nazista na Alemanha, que coincidiu também com os primeiros anos de surgimento da cidade de Tel Aviv. Sendo assim, inúmeros arquitetos foram para a cidade e trabalharam nas construções, que ficaram com a característica da arquitetura Bauhaus.
A “Cidade Branca”, como é chamada Tel Aviv, é caracterizada por edifícios com muito vidro, curvas, concreto e claro, a cor branca.
Imperdível => Excursão para Jerusalém, Mar Morto e Belém
5. Tel Aviv Museum of Art
Inaugurado em 1932, o Museu de Arte de Tel Aviv é o maior de Israel. Seu acervo conta com artistas israelenses e também estrangeiros muito famosos, como Cézanne, Dali, Monet, Picasso. Ou seja, é de fato um museu impressionante.
Além da construção original, o museu ganhou uma nova ala em 2011, que por si só já é válida para visitação por conta da arquitetura incrível feita de painéis de concreto.
- Endereço: 27 King Shaul Boulevard
- Funcionamento: Segunda, quarta e sábado, das 10h às 18h. Terça e quinta, das 10h às 21h. Sexta, das 10h às 14h
- Custo: NIS 50
- Site: http://www.tamuseum.org.il/
6. Hayarkon Park
Esse parque é muito mais do que um lugar para relaxar e ter contato com a natureza. Localizado aos arredores da cidade, ele é tão importante para ela como o Central Park é para NY e conta com uma área verde imensa.
Dentro do HaYarkon Park fica também um zoológico e até mesmo um parque aquático!
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
7. As melhores praias de Tel Aviv
Na dúvida sobre o que fazer em Tel Aviv, que tal ir à praia?
Quem imagina que por ser uma região de forte cunho religioso não vai encontrar praias possíveis para diversão e banho de mar, está muito enganado.
Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Tel Aviv tem 14 km de faixa litorânea para todos os públicos, desde surfistas até público religioso, incluindo dias específicos da semana para frequentadores de diferentes sexos.
As praias mais conhecidas são Hilton Beach, Banana Beach, Alma Beach, Gordon Beach, Nordau Beach e a área conhecida como Cesareia Marítima.
Vale a pena => Excursão de 1 Dia a Cesareia, Haifa e Acre
8. Rothschild Boulevard
Este ponto de Tel Aviv é um centro comercial muito famoso, com lojas, restaurantes, teatros e também muitos bancos, que dividem a rua com o comércio nos últimos anos.
A parte histórica também aparece nesta rua, já que ela foi a primeira a ser construída na cidade. É por isso que ela é bastante famosa em Tel Aviv, pois junta história, comércio e arte ao lado dos maiores arranha-céus da cidade.
Dica => Excursão de 1 Dia Masada e Mar Morto saindo de Tel Aviv
Aqui apresentamos algumas das opções de pontos turísticos de Tel Aviv e Jaffa, mas a verdade é que há muitos outros lugares bacanas para visitar.
Se tiver tempo, não deixe de conhecer também o bairro Neve Tzedek, o museu Ben-Gurión, a Praça Rabin, a Mesquita Hassan Bek, entre outras atrações.
? Leia também:
- O que fazer em Israel: roteiro de 9 dias pelo país (com Petra)
- 10 dicas de Israel para quem vai pela primeira vez
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá…Ana…tudo bem !?! Estou adorando suas dicas de viagens.
Estou organizando minha viagem, alugando um carro em Telaviv para conhecer Israel.
Iremos de carro para os seguintes destinos…Você acha que tem algum problema de irmos de carro para alguma dessas cidades:
Telaviv , Cesarea, Haifa, Acre, Rosh Hanikra, Tiberíades, Tabgha, Cafarnaum, Nazaré, Caná da Galiléia, Yardenit, Jerusalém, Belém, Mar Morto e Massada.
Muito obrigada.
Exatamente todas as cidades que fizemos em nosso roteiro de carro, já publicado aqui no blog: problema nenhum!!! Boa viagem!