O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Decidimos fazer a viagem para a Polônia meio de improviso. Aproveitamos uma promoção da Ryanair quando estávamos fazendo um intercâmbio em Dublin e fomos durante um fim de semana. Então, tive que pesquisar rapidamente o que fazer em Cracóvia, que seria a nossa cidade base.

O interesse primeiro era fazer a visita aos campos de concentração de Auschwitz, mas logo percebemos que havia muitos outros lugares legais para visitar na cidade.

Como não tínhamos muito tempo, organizamos um roteiro de 3 dias na Cracóvia, ou quase, pois chegamos à cidade às 10h da manhã de uma sexta-feira e fomos embora no domino às 21h. Mas deu para visitar tudo o que planejamos e até alguns lugares que nem estavam na programação, mas que acabaram por se tornar boas surpresas.

activites - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

=> Importante: Por que contratar um seguro viagem?

O que fazer em Cracóvia: roteiro

Estrategicamente, escolhemos uma hospedagem bem na praça Rynek Glówny, datada de 1257, que é o coração do centro histórico da cidade e que concentra na sua região a maioria das atrações turísticas da Cracóvia, assim poderíamos conhecer quase tudo a pé.

Confira => Passeio na Cracóvia

Alugamos um apartamento que foi um grande achado – pela sua excelente localização, preço e qualidade (era enorme e com um baita visual!). Já escrevemos um post sobre ele e também publicamos um vídeo mostrando-o todinho por dentro:

Vamos, então, ao roteiro em Cracóvia:

Dia 1: Castelo Wawel e centro histórico da Cracóvia

Como você poderá perceber, fomos durante o inverno e por isso tínhamos que aproveitar bem o dia, pois anoitece mais cedo por lá, por volta das 16h30. Então, assim que deixamos a mala no apartamento, já fomos logo bater perna.

dicas da cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

o que visitar na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Primeiramente demos uma rodada geral pela praça, mas sem nos deter muito a nenhuma das atrações que existem ali, visto que estaríamos no local durante todos os dias.

Fomos depois caminhando para a nossa primeira visita, o Complexo Wawel, onde estão o castelo e a catedral.

O lugar é enorme e na hora de comprar o ingresso existem várias versões, dependendo do que o turista pretende visitar lá dentro.

Nós optamos apenas pela catedral e pela visita ao quadro “A Dama do Arminho”, de Leonardo da Vinci, que fica atualmente lá, além de rodar as áreas externas.

castelo da cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

o que ver na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Como ainda ficamos bastante tempo lá, quando saímos o sol já estava começando a ir embora, então voltamos para a Praça e aproveitamos a luz para fazer algumas fotos.

Há 3 construções importantes ali: um mercado, a Basílica de Santa Maria, ambos do século XIII, e a Torre da Prefeitura.

Para finalizar, fomos dar um passeio pelo mercado e logo voltamos para casa, pois como acordamos de madrugada para pegar o avião, estávamos bem cansados nesse dia.

mercado na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Mercado

compras na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Dia 2: Auschwitz, Basílica de Santa Maria e museu subterrâneo

Nesse dia saímos cedo para a razão principal que nos levou até a Polônia: Auschwitz.

Os campos de Auschwitz ficam a cerca de 75 km da Cracóvia, em Oswiecim, e a viagem até lá de carro leva em torno de 1 hora, mas também é possível ir de trem ou ônibus.

Nós optamos por um tour organizado porque, além da comodidade no deslocamento, queríamos um guia para nos mostrar e “explicar” tudo o que veríamos. Ficar andando aleatoriamente por Auschwitz sem um direcionamento pode tornar a visita meio sem sentido e muitos fatos e detalhes importantes podem passar despercebidos.

Imperdível => Excursão guiada para Auschwitz-Birkenau

onde ir na cracóvia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

como chegar em auschwitz - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Não é preciso dizer que é uma visita muito impactante e demoramos bastante tempo para, de fato, perceber tudo o que se passou ali.

Além de estranho, por vezes é meio constrangedor estar naquele lugar, mas definitivamente é uma visita necessária e que “gostamos” muito de fazer. Você sai de lá pensando muito na vida e no que o homem é capaz de fazer.

auschwitz - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

campo de concentracao - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Ainda escreveremos um post completinho sobre Auschwitz, mas, enquanto isso, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos mostrando como é essa visita:

Por volta das 14h30, já estávamos de volta à Cracóvia e fomos visitar a Basílica de Santa Maria. Vale a pena prestar atenção numa coisa: de hora em hora aparece um soldado numa janela lá no alto da torre da igreja e ele toca uma música. Como o nosso apartamento era quase em frente, escutávamos a noite toda.

cracóvia com bebê - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Visual da basílica de dia…

o que ver na cracóvia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)… e à noite.

Depois fomos fazer uma visita muito legal e que nem estava indicada no nosso guia, só descobrimos que existia quando chegamos à cidade.

Por baixo do mercado e da praça, há um grande museu subterrâneo (claro!) instalado num sítio arqueológico que conta a história medieval da cidade, o Podziemia Rynku. Ele é bem interativo e foi uma grata surpresa.

museu subterraneo cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

museu cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Dia 3: Mina de Sal, Muralhas de Cracóvia e Fábrica de Schindler

Iniciamos o nosso passeio pela famosa Mina de Sal de Wieliczka, a uns 20 minutos de distância do centro da Cracóvia. A visita é guiada e leva em torno de 2 horas, dependendo do grupo. É lá embaixo que fica a Catedral de Sal, lindíssima.

salt mine krakow - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

cracovia dicas - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Quando voltamos, tratamos logo de almoçar num restaurante típico e em seguida fomos dar uma última volta pelo centro histórico, indo em direção às Muralhas de Cracóvia e ao Portão Medieval.

o que fazer na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

centro historico da cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

Para finalizar, pegamos um táxi e fomos para a nossa última visita, a Fábrica de Schindler, que fica fora do centro, mas não muito distante.

No lugar onde a fábrica funcionou, hoje temos uma espécie de museu contanto a história da ocupação nazista e dos guetos judeus.

a lista de schindler - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)Os “listados” de Schindler.

krakow travel - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)O escritório de Schindler.

dicas da polonia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

viagem para a cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

roteiro de 3 dias na cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

museu schindler - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

O único lugar que não conseguimos visitar foi o bairro judeu de Kazimierz, pois como anoitecia muito cedo e fazia bastante frio, acabamos desanimando de ir. Mas passamos por lá de carro quando voltávamos da Mina de Sal e pudemos ver o único pedaço original do muro que cercava o gueto e que, curiosamente, fica no quintal de um jardim de infância. É interessante observar o simbolismo no formato de lápides que as partes do muro têm.

gueto judeu cracovia - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)É aquele muro lá nos fundos do prédio, com as partes arredondadas em cima.

Apesar do frio, gostamos muito de ter feito essa viagem para a Cracóvia e esse roteiro de 3 dias nos atendeu bem. Nós fomos com a TuristaProfBaby, nossa filha de 1 ano e 3 meses à época, o que tornava os passeios um pouco mais lentos. Se você estiver só com adultos, provavelmente ainda conseguirá visitar muitos outros lugares.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Gostou das nossas dicas de o que fazer em Cracóvia? Se você tiver oportunidade, não deixe de ir, porque a experiência é fantástica!

Boa viagem!

activites - O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)

40 comentários em “O que fazer em Cracóvia (roteiro de 3 dias)”

  1. Olá Ana.
    Parabéns pela postagem. É rico essas informações, auxilia muito quem não conhece. Em agosto, no inicio do mês, ficarei 3 dias na Cracóvia e depois 2 dias na Varsóvia. Achei bem interessante a postagem de vocês, como serão 2 adultos, creio que dará para fazer o roteiro citado no post e mais um pouco, já que ainda é verão. Tenho muito interesse de visitar Auschwitz, poderia dar mais detalhes de locação de tours na região, pois estive pesquisando na internet e fico desconfiado em adquirir tão cedo esses tours. Prefiro comprar em loco. Gostaria dessas dicas. Teria outras sugestões? Grato

    Responder
    • Olha Paulo, eu comprei online, para garantir valor e data, visto que por ser muito concorrido, em especial no verão. A dica e link do que fizemos está aqui no post, por isso esse eu posso recomendar. 😉 Gostei muito!

      Responder
  2. Cracóvia é uma das nossas cidades preferidas na Europa, batendo várias capitais famosas! Nos sentimos muito bem lá, a cidade é limpa, segura, a comida é boa e barata. Queremos muito morar por lá por um tempo para poder curtir a calmaria daquela cidade!

    Responder
  3. Olá. Adorei seu roteiro
    Penso também em ficar 3 dias.
    Vcs foram em qual mês do inverno?
    Pois pretendo chegar por volta do dia 12/01
    De lá vcs foram prá onde? Pq pensei em descer prá Varsóvia, depois Praga e Viena.

    Responder
    • Fomos em janeiro e não fomos mais para nenhum outro lugar, pois foi um bate e volta de Dublin, onde estávamos morando. Boa viagem!

      Responder
  4. BOA NOITE. EU SIGO VOCÊ E RECEBI PARA VOTAR SOBRE O MELHOR BLOG, PORÉM NÃO PUDE VOTAR PORQUE NÃO TENHO FACEBOOK. MAS GOSTARIA DE TER VOTADO POIS ADORO O SEU BLOG. SE TIVER OUTRA MANEIRA ME ENVIE. PARABÉNS! ESTOU NA TORCIDA POR VOCÊ!. ABRAÇOS.

    Responder
  5. Ola, boa noite!
    Gostaria de informações sobre como alugar este apartamento, estou de viage, maecada para janeiro /2019 e seria ótimo este lugar que é muito bem localizado.
    Obrigado pela atenção!
    Wagner

    Responder
  6. Oi, estou indo pra Cracóvia no final de agosto, ainda será alta temporada…será que posso deixar pra comprar lá o tour pra AUSCHWITZ, e também para a mina de sal? Ou teria que comprar antes pela internet?

    Responder
  7. Ola Ana, bom dia.
    Irei incluir a Polônia em meu roteiro de viagens de final de semana, e tenho exatamente 3 dias, ja que chego na sexta e vou embora na segunda bem cedo. ( ficarei em Malta,o que limita um pouco a malha área)

    Irei só, você acha que ha algum perigo ? Em relação a localidade, qual você acha melhor ? E em relação ao gasto, acha que uns 100 euros (convertidos pra moeda local) da pra ficar tranquila esses dias ?

    Obrigada, e estou amando o blog.

    Responder
    • Tranquilíssimo. Fique hospedada no centro, o mais próximo possível da praça central (onde fiquei e tem post aqui no blog), pois dali fará quase tudo a pé. !00 euros pode dar apenas para comer e eventual transporte, mas para passeios acho que já não será suficiente.
      Boa viagem!

      Responder
  8. Muito interessante essa visita, também já tive a oportunidade de conhecer e fazer o passeio até Auchewtitz. Quando fui era época do verão, então alta temporada na Europa. Passeio de charrete na Praça do Mercado, a Igreja, muito restaurantes ao redor, até Mcdonald´s tem.

    Responder
  9. Olá Ana!

    vc sabe o nome do tour que fez em auschwitz? gostaria de saber valores e se vcs indicam. gostaram do guia?

    obrigada beijos

    Responder
  10. Ola, agora que vi seu blog, mas curiosamente aluguei o mesmo apartamento que vc e tb chego sexta de manha e vou embora domingo a noite. nao temos filhos, entao acho que conseguiremos conhecer mais lugares. Pensando em alugar um carro e conhecer aushwitz e a mina de sal no mesmo dia. acho que é possivel ne? a visita guiada eu compro na hora la no campo de concentração. Obrigado

    Responder
  11. Boa tarde

    Tenho agendado uma viagem de 4 dias em Março do próximo ano. Curiosidade em saber se podemos utilizar o Euro como moeda, ou será mais vantajoso fazer cambio. As pessoas são simpatias e acolhedoras? A cidade de João Paulo II será uma hipótese a considerara?

    Agradeço desde já a sua atenção.

    Cristina Martins

    Responder
  12. Boa tarde. Será que conseguiamos um guia para o campo de concentração de auschwitz que fale português?
    Quando fui a Milão segui as dicas de vocês e foi espetacular, pois viajamos para Itália sem saber falar italiano ou inglês.
    Cpts

    Responder
    • Hum, acho que não. Em espanhol tinha, mas português não vi nada, infelizmente! Me diga se conseguir. Boa viagem!

      Responder
  13. Muita vontade de conhecer a Dama com Arminho, Leonardo da Vinci fez para a minha família há 4 séculos atrás.
    Familia Czartoryski.

    Responder
  14. Bom dia,

    Vou para Cracovia em Abril chego dia 07 as 14:00 no aeroporto, então tenho 2 dias cheios lá (8 e 9) e vou embora dia 10, estou muito preocupada de não conseguir conhecer muitos lugares, as visitas que vi para AUSCHWITZ sai do hotel as 11:00 e volta as 19:00 e para mina de sal vi uma as 15:00 hrs, ou seja, fico 2 dias “presa” com horários, que tour você fez que voltou as 14:30?

    Bjos

    Responder
    • Comprei aqui pelo blog mesmo: turistaprofissional.krakow.ticketbar.eu/en/world-war-2/auschwitz-birkenau-memorial-/ Fiquei esse mesmo tempo que você e foi suficiente. 🙂
      Boa viagem!

      Responder
  15. Olá estou indo para a Cracovia no fim do ano. Adorei suas dicas. Qdo Vc foi? Será que Vc sabe se o quadro Dama com Arminho voltou ao Museu original?
    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário