Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 09/10/2019

Se há uma malinha complicada de fazer é a mala de outono, pois, por ser meia-estação, ou seja, nem frio e nem calor, é a que temos que pensar melhor sobre o que levar.

Dia 22 de setembro o outono começa oficialmente no hemisfério norte do planeta, isso inclui a Europa, os EUA e o Canadá, por exemplo. Quanto mais “para cima” no mapa for o país para onde você irá viajar, mais “frio” poderá encontrar.

Por outro lado, é um frio light e, em alguns destinos, podem até ter dias de calor. Por isso, a mala de outono tem que ser bem pensada, pois é preciso prever várias situações: dias frescos, dias quentes, dias chuvosos… Um pouco de tudo!

Vamos te ajudar com algumas dicas pra fazer a sua mala de outono.

☛ Leia também: Seguro viagem mais barato(como conseguir e com desconto)

O que levar na mala de outono

Com exceção de que você vá para o extremo norte da Noruega ou pra Islândia, é bobagem exagerar na quantidade de casacos, principalmente se forem aqueles pesadões. Mas, por outro lado, tem que ficar atento para não passar frio. Então, sim, casacos devem fazer parte da sua mala de outono, mas na medida certa.

mala de outono - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA

Época da viagem

Uma coisa fundamental que você tem que levar em conta na hora de organizar o que levar na mala de outono é a época em que vai viajar, pois se for bem no comecinho da estação (final de setembro e começo de outubro), o clima estará mais quente e menos chuvoso na maioria dos lugares; mas se for no fim de novembro ou em dezembro, já estará cada vez mais perto do inverno e aí pode ser que o frio comece a apertar.

Leia também: O que levar na mala para uma viagem de inverno?

IMG 3805 1 - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA
Em Amsterdam no outono (mês de outubro).

IMG 3926 - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA

Destino da viagem de outono: Portugal x Noruega

Aí vem um segundo ponto importante a considerar: o seu destino. Para onde está planejando viajar?

Pergunto isso porque o outono em Portugal, por exemplo, é uma realidade, já na Noruega ou outro país mais a norte do planeta, é outra bem diferente.

Claro que para ambos vale a premissa de que no começo é mais quente e no final mais frio, mas essa quantidade de “quente’ e “frio” é bem relativa. Por isso, estude bem as médias de temperatura e chuvas dos lugares para onde está planejando ir.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Você pode pesquisar essas médicas de temperatura, por exemplo, no Weather Chanel.

Em países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, centro-sul dos EUA e outros, por exemplo, no começo da estação você ainda encontrará calor e poderá até curtir uma praia. Às vezes, o que pode acontecer é de dia estar quente e de noite ficar mais fresquinho, mas nada que um casaquinho leve, em geral, não resolva.

Leia também: Seguro viagem para a Europa é obrigatório?

nova york no outono - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA
Nova York no outono.

Conforto é tudo e acessório é rei

Claro que todos queremos ficar bem na foto, mas na hora de separar o que levar na mala, lembre que você vai caminhar bastante. Por isso, escolha roupas e sapatos confortáveis. Nada de levar aquele tênis novo, mas que ainda não está “amaciado”, afinal, você não vai querer arriscar a ficar com uma – ou mais – bolha no pé logo no começo da viagem, né?!

Se não está a fim de carregar muito peso, uma dica é separar peças com cores mais neutras e que sejam combináveis entre si.

Roupas com tecidos que amassam muito?! Pode deixar em casa! 😉

Os acessórios, lenços e pashiminas são ótimos aliados, pois eles podem dar uma cor, uma cara nova e alegre ao look, sem que para isso você precisar levar muitas peças.

Leia também: Look de viagem: França no outono

o que visitar em Saint Michel - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA
No Monte Saint Michel, na França em pleno outono (mês de outubro).

Mala de outono: parte prática!

Depois dessas dicas gerais, vamos ao que interessa: a mala!

Não deixe de levar itens como:

✓ 1 calça jeans

✓ 1 calça de outra cor (preta, bege, azul…)

✓ 5 blusas de malha

✓ 3 blusas de algodão de manga comprida

✓ 2 casaquinhos

✓ 1 jaqueta ou casaco mais encorpado (impermeável, de preferência)

✓ 1 vestido

✓ 1 saia

✓ 1 meia-calça grossa (fio 40 pelo menos)

✓ 2 pares de sapatos (pelo menos um impermeável)

✓ pijama

✓ lenços (vários, se tiver)

✓ cachecol

✓ guarda-chuva

mala de outono 1 - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA

Dificilmente, você irá usar shorts ou saias (sem meia-calça), com exceção de ser bem no comecinho da estação e nos países mais quentes. Destinos como Amsterdam, por exemplo, fazem 15º logo no começo do outono, então, levar um short é bobagem, 😉

Como já disse antes, de modo geral, durante o dia, quando o sol está mais forte, a temperatura é agradável e no máximo pede um casaquinho mais leve. Conforme o dia vai acabando, começa a esfriar, então, é bom ter um casaco mais encorpado.

moda outono - Mala de outono: o que levar para a Europa e EUA

Alguns acessório no pescoço caem bem, não só para compor um look mais colorido e charmoso, mas para evitar aquele ventinho no pescoço.

A grande questão na hora de fazer uma mala de outono é justamente saber dosar bem itens mais quentes com itens para momentos mais frios, por isso ela é uma mala que deve ser muito bem planejada.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Última dica: SEMPRE confira um site de meteorologia uma semana antes de sua viagem para ter uma ideia do que te espera, pois em relação ao clima não há regras fixas e tudo pode variar bastante de um ano para o outro. Assim, você poderá se planejar melhor.

Boa viagem!

✈ Veja as dicas de outros blogueiros:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
11 Comentários
    1. Basicamente um pouco de roupa de verão e de inverno, já que voccê pode pegar de tudo, rsrs. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *