O que levar na mala para uma viagem de inverno?

Se você está de viagem marcada para a Europa, EUA, Chile, Bariloche ou como eu, para a China, e por lá estiver frio, é bom começar a pensar no que levar na sua mala.

Fatalmente uma mala de inverno é mais pesada e cheia, porque as roupas e sapatos são obviamente maiores e mais pesados, por isso, é preciso saber escolher bem o que levar.

Existem alguns segredinho básicos na hora de escolher o que colocar na mala:

1. dê preferência a roupas escuras, pois sujam menos;

2. pense em roupas nestes tecidos: cashmere, lã, impermeáveis, térmico, couro e feltro;

3. escolha peças coringas, ou seja, que combinem entre si;mala

4. use e abuse de acessórios;

5. jamais leve um sapato novo. Selecione aquele que já foi amaciado;

6. na hora de escolher o que levar pense que você usará as roupas em camadas, estilo “casca de cebola”;

Quais são as camadas de roupas que você deve usar?

1. roupa térmica. No Brasil esse traje é muito caro e nem sempre de boa qualidade, o ideal seria comprar lá fora. Uma opção mais em conta é usar uma blusa segunda-pele (tecido de meia calça) e uma meia-calça de acrílico de pelo menos 80 fios (evite a de micro-fibra, pois essa não esquenta tanto);

2. um suéter bem quentinho. Ele pode ser de lã, fleece (tecido polar) ou cashmere. Evite a linha sintética, pois na realidade ela não esquenta quase nada. Se quiser, uma opção para compor o look é colocar uma camisa social por baixo, só para deixar a gola aparecendo;

mala de inverno

3. uma calça ou saia. Você pode usar e abusar do jeans numa viagem de inverno, contanto que use por baixo uma calça térmica, meia calça de acrílico ou lã, ou até uma legging;

4. um bom casaco. Este é o item mais importante. O casaco perfeito para mim deve ser impermeável e forrado com plumas de ganso, pois além do frio, ele te protege do vento e da chuva. Outra opção boa é um sobretudo de feltro forrado, mas a desvantagem deste é que além de ser bem mais pesado, se cair uma chuva boa ele não te protegerá tanto;

5. sapato e meia. No quesito sapato, ele deve ter um bom solado de borracha (para separar bem o seu pé do chão frio), forrado e, se puder, impermeável. Nas meias, leve ao menos 2 de lã ou de fleece (se tiver uma meia térmica, ótimo) e as demais de algodão;

6. os acessórios. Eles são o arremate de tudo: as luvas, gorros ou tapa orelhas e os cachecóis. Para o pescoço, se puder, opte pela pashimina, pois é o material que mais esquenta e ainda é leve. As luvas podem ser de couro forradas ou as térmicas (que eu prefiro, pois dão mais mobilidade). E, para a cabeça, pode ser um bom e velho gorro, uma faixa de lã que esconde a orelha e protege a testa ou apenas um protetor de orelha. Use e abuse destes itens, pois são eles que ajudarão a compor vários looks diferentes.

O que levar na mala de inverno

Listinha mínima do que levar:

– 1 conjunto de roupa térmica;

– 1 legging;

– 4 suéters;

– 2 calças;

– 1 casaco;

– 1 par de botas forradas;

– 1 par de chinelos;

– 1 pijama de flanela ou fleece;

– 2 meias de lã;

– 4 meias de algodão;

– 2 ou 3 cachecóis;

– 1 ou 2 gorros;

– 2 luvas.

Claro que dependendo do número de dias que vai durar a sua viagem essa quantidade deve variar e, além desses itens, você poderá ainda levar uma saia ou vestido para uma ocasião especial, no caso das mulheres e para os homens, talvez uma boa camisa social de manga longa.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Uma boa técnica é montar todos os possíveis looks ainda em casa e tentar levar peças que combinem entre si; assim, com poucas peças você poderá fazer uma variada combinação de roupas.

Não deixe de conferir os nossos outros posts sobre o que levar na sua malaem especial:

– Mala de viagem: qual o casaco ideal?

– 7 maneiras de usar o seu cachecol

– Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

58 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Ana,

    adorei seu site, tem muitas dicas práticas e bacanas. Estarei em Santiago do Chile semana que vem, e estou preocupado com o frio…. você saberia aonde compro esta roupa térmica que vc mencionou, e qual o nome que eles usam lá no Chile? Realmente aqui no Brasil é caro, vi em uma loja uma camisetinha e custava 150 reais… obrigada e um abraço.

    • Oi Maria Rita! Não sei o nome por lá, mas em todos os shoppings da cidade tem lojas especializadas em roupa de inverno, afinal, isso é comum para eles, Boa viagem!

    • Ana Bom dia, em março não é necessario roupa termica, esta uma temperatura muito agradavel.
      mas de toda forma a “decatlhon” vende roupas aprorpiadas pra temporada de neve

  2. BOa noite! TUdo bem? Adorei tuas dicas e estou agora procurando “enloquecidamente” esse casaco Ultra Light Down !

    Estamos indo para Orlando e Las Vegas mes que vem…sabe me dizer onde encontro por la??

    Desde já agradeço

    Beijo!

  3. Ana Catarina! Penso em ir a Portugal em janeiro/2015. Como é o frio por lá? Preciso de todas essas dicas acima ou posso dispensar algo? Pretendo fazer um roteiro parecido com o seu Roteiro de 7 dias em Portugal!

    • Oi! Em geral não é muito frio não, só o Porto é que pode ser um pouco mais. De dia geralmente fica na casa dos 12 graus e de noite pode chegar perto de zero. O melhor é olhar um site de meteorologia uma semana antes para ter certeza. Boa viagem!

      • Então não preciso de um montão de casacos, suéteres, etc, certo? rs Estou preocupada porque nunca sequer usei nada parecido e nem sei onde comprar…

        • Levar você terá, afinal será inverno, a não ser que vc não ache temperaturas abaixo de 12 graus frias, 🙂

          • Ah, achar frio eu acho, ainda mais que estou morando no Planalto Central, onde não faz menos que 20 graus. Mas morei em São Paulo e lá fazia frio abaixo de 10ºC de vez em quando, mas nunca precisei, por exemplo, de uma bota forrada de lã natural, de um casaco impermeável com forro ou segunda pele térmica, como me sugeriram…
            É nisso que estou perdida, Ana Catarina! Perdo-me já estou perturbando…rs…Para mim, 12ºC seria igual a São Paulo de vez em quando!
            Mas levando em consideração que Lisboa hoje amanheceu debaixo de granizo e muito gelo, acho que vou repensar minha viagem no inverno…kkkkkkk

          • Pense no clima de lá igual aos dias mais frios de São Paulo. O fato disso ter ocorrido em Lisboa, não significa que seja regra, em geral, 99% do tempo! o clima é bem bom! tipo 14 graus. 🙂 sapato forrado e roupa térmica, só se vc for esquiar ou bem para o norte do país. Boa viagem!

  4. Vou para o chile,e sou de sao paulo. Gostaria de saber com que roupa devo ir alem das dicas que vc nos deu…abraço…

  5. Olá, Ana!

    Suas dicas foram muito boas e vão me ajudar bastante no momento de fazer as malas.
    Farei uma viagem daqui a duas semanas e devo pegar o “pico” do inverno. Como passarei em vários países estou um pouco preocupada com essa variação toda… como irei à Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdan e Ilmenal (interior da Alemanha) em alguns lugares acredito que o inverno seja “seco” e em outros devo encontrar neve…

    Alguma recomendação especial nesse caso? 😉

    Agradeço desde já!

    • Se for seco, ainda melhor, menos sensação de frio. Estou por aqui agora é está um inverno bem tranquilo. Boa viagem!

  6. Olá Ana!
    Eu vou para Portugal e Italia em setembro será outono por lá, qual a dica sobre oque devo levar.. no caso os mesmo item como a mala de inverno?

    • Não, pois não faz tanto frio. Sem casacos pesados, só coisas mais leves e até roupas de verão, pois dependendo, você poderá passar calor. Antes de embarcar confira a metereologia em algum site. Boa viagem!

  7. Boa noite!
    Preciso de uma ajuda.Viajarei para New York em Fevereiro do próximo ano e sei que estará muito frio, vou fazer conexão no Panamá, não sei se a roupa que levo daqui e que desembarcarei no aeroporto será suficiente para chegar até o hotel e depois procurar uma loja para comprar uma roupa mais adequada.Juntamente comigo vão minha esposa e 2 filhas grandes.
    Grato pela ajuda.

    • Isso eu não posso dizer Luiz. Não sei que tipo de roupas vocês tem, mas leva já algo daqui (pegue emprestado). Boa viagem!

  8. Olá Ana,

    Adorei sua lista indicando como arrumar a mala. Eu estou indo para Miami e Orlando, e depois para Bariloche, eu gostaria de comprar no EUA a segunda pele para levar para a minha outra viagem, você sabe onde comprar e mais ou menos o preço da segunda pele ??

    Desde já te agradeço muito, pois realmente gostaria muito de comprar lá. =)

  9. Oi Ana,

    Irei para Santiago e estoi com dúvidas em relação ao esquiar no Valle Nevado:

    1° Devo ir vestida com as roupas de neve? Se quiser alugar na na estação tem local para trocar as roupas?

    2° Compensa alugar no Valle Nevado ou em Santiago?

    Obrigada,

  10. Ola Ana , adorei o post , então estarei indo para Santiago dia 23 de setembro , gostaria de saber se ainda é muito frio nesta data , obrigada um abraço

  11. Oi Ana! Irei para Porto e outras cidades do norte de Portugal em janeiro! É necessário as roupas térmicas? Estava pensando em comprar apenas camisas fleece e um ou dois casacos impermeáveis, mas seria suficiente? Obrigado!

  12. Oi Ana, estou embarcando para Portugal ( Lisboa) dia 14 e vou seguir rumo ao sul , entrando pelo norte
    da Espanha e terminado em Madri.
    Estou em dúvida se tenho que levar roupa de muito calor, já que vou seguir por algumas cidade com praia, já
    pesquisei alguns sites do tempo e diz calor e chuva. Tem alguma dica especial, pois gosto de viajar com o mínimo
    possível. Detesto bagagem grande
    Obrigada

  13. Vou para Boston agora em dezembro, estou preocupada com o frio, sou bem friorenta. Sabe me dizer se os hotéis são aquecidos? Não sei ao certo o que levar. Grat. Beijos.

  14. Oi Ana! Provavelmente estarei indo a Bariloche na segunda quinzena de julho! Vc aconselha já levar alguma roupa de neve ou aluga lá? To muito perdida com relação a isso

  15. Oi Ana! Tudo bem? Adorei suas dicas! Vou pra Inglaterra no fim de Janeiro e vou ficar 15 dias, tenho dúvidas quanto a quantidade de camisetas básicas que eu devo levar. Alguma dica? Obrigada 😉

  16. Gostei muito de todas as dicas. Gostaria de saber se o mês de Julho e frio a Portugale tambem na FFrança.
    Obrigada.

  17. Bom dia.!!

    Estou com proposito de viajar para o Chille nos primeiros dias do mês de junho. quero incluir no passeio uma visita ao Valle Nevado. Minha pretensão é sair em 03/06/2015…e retornar em:07/06/2015. Vocês podem me dizer, ou mesmo garantir. se no inicio de junho consigo ver neve por la.?

    Desde já: obrigada.

    Edilene.

  18. Olá, Ana Catarina!
    Suas postagens têm me auxiliado muito, pois irei ao Chile entre 8 e 14 de julho.
    Ainda tenho algumas (muitas) dúvidas, você pode me ajudar?
    A previsão do clima é máxima de 14 graus e mínima de 3 graus. Já comprei na Decathlon conjunto de roupa térmica… O que mais preciso providenciar para este período?
    Deixarei para alugar no Valle Nevado as roupas específicas para ski…

    • Dannielly, precisa levar os itens da listagem acima, pois a roupa térmica é o “menos importante”, se não tiver o casado e sapato adequado. Boa viagem!

  19. Olá Ana. Chego no Porto dia 1 de janeiro de 2017 e comigo vão meu marido e minha mãe – portuguesa de Trás-os-Montes, que tem 94 anos. A viagem é uma surpresa, ela ainda não sabe. Ela quer voltar a sua Terra, mas tem receio por sua idade. Porém como é lucida, ativa e tem ótima saúde, resolvi levá-la. Adorei suas dicas, foram muito úteis para mim. Vamos passar 18 dias em Portugal, mas eu acredito que terei que comprar essas roupas de frio no Porto, porque no Brasil não tem. E, se possível, quero passar pela Serra da Estrela, chegar até Lisboa, visitar Sintra e também Fátima… e algumas aldeias históricas.
    Obrigada. Desde já agradeço sua atenção.
    Beijos.

  20. Ana, esses casacos Uniqlo protegem mesmo do frio?! Vamos a China em novembro e curti muito a ideia de levar algo leve assim! Tenho como comprar nos EUA pra mim e pra meu marido.

    • Protege bem até uns 3 graus positivos, depois, ele é ótimo para colocar por baixo de um casaco maior (pois é isolante) no caso de temperaturas negativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here