O que visitar em Coimbra, uma cidade cheia de atrações

Atualizado em 07/11/2019

Coimbra talvez não esteja entre os maiores pontos turísticos de Portugal, considerando-se Lisboa, o Algarve, Fátima ou Porto.

Mas não fica atrás de nenhum deles em termos de atrações, pois há muito o que visitar em Coimbra Portugal.

A própria cidade, em si, já é uma gracinha: pequena, mas com bastante estrutura, calma, segura, limpa… e com uma noite ótima! Cidade universitária tem dessas coisas!

Vale a pena passar um tempo passeando por suas ruas e curtindo a aura de Coimbra.

Veja aqui uma lista – não esgotada – de algumas das atrações com uma pequena descrição.

Há muito mais o que ver em Coimbra, mas aqui eu coloco alguns monumentos, locais, hábitos e costumes, só para dar um gostinho.

Quem sabe você não se anima e, quando for a Portugal, não passa lá na nossa terrinha?

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

O que visitar em Coimbra Portugal

o que visitar em Coimbra

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é, simplesmente, uma das mais antigas do mundo e é a mais antiga de Portugal.

Para quem gosta de conhecer universidades pelo mundo – como nós – passear pelo seu campus e suas instalações é uma ótima pedida. Com certeza você passará por alguns estudantes vestidos com suas tradicionais capas negras.

Passeio => Excursão a pé pela Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

o que fazer em Coimbra

Sim, é verdade que eles as usam. A Universidade de Coimbra em Portugal é antiga e cheia de tradições e os alunos fazem questão de mantê-las.

Tanto que tem uma loja só de materiais universitários, com roupas e acessórios diversos: chapéus, bottons, flâmulas e muito mais. A loja se chama A Toga.

Imperdível => Tour Aveiro e Coimbra em Pequeno Grupo com Cruzeiro (do Porto)

o que ver em Coimbra

E todo ano tem a cerimônia da Queima das Fitas durante a Semana Acadêmica – em maio -, que é a festa dos formandos da universidade.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Sé Velha

Parecendo um castelo, a Sé Velha de Coimbra sobrevive relativamente intacta até hoje, apesar de a sua construção ter começado em 1139, por Afonso Henriques, ao se declarar rei de Portugal e ter escolhido a cidade de Coimbra como a capital.

+++ Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui! +++

atrações de Coimbra

Passear pela Baixa de Coimbra, Portugal

A Baixa é a parte histórica de Coimbra (como se as outras não o fossem!). Mas, como o nome diz, enquanto a Universidade fica na parte alta e é predominantemente estudantil, essa é a parte mais baixa, central, repleta de comércio, com lojas de tudo quanto é tipo. 

Suas ruas estreitas margeadas por antigos casarões são um convite para caminhar a esmo e se “perder”, achando algumas relíquias. Pode-se comer um bom prato de bacalhau ou leitão da barrada por poucos euros, além de comprar vinhos, guloseimas e artesanato. Imperdível!

atrações

o que fazer

Igreja de Santa Cruz

Ali mesmo, na Praça 8 de Maio, encontra-se a igreja de Santa Cruz, também uma das mais antigas de Portugal.

Dentro dela, estão os mausoléus dos dois primeiros reis de Portugal, dentre eles Dom Afonso Henriques, o primeiro, de quem já falamos lá em cima. Essa igreja é belíssima por dentro, com uma lindo painel de azulejos, um grande órgão e muitos detalhes no altar.

Top => Excursão às Aldeias do Xisto da Serra da Lousã perto de Coimbra

o que ver em Coimbra

Doces

Ali pela Baixa de Coimbra, não deixe de comer doces típicos de Portugal. Como sabem, o país é famoso pelos doces, conhecidos como “pastéis”.

Ali perto da igreja, por exemplo, você encontra a Pastelaria Palmeira (rua da Sofia), onde você poderá experimentar, entre outros doces, a Bola de Berlim, o Pastel de Santa Clara e, claro, os maravilhosos Pastéis de Natas (parece a mesma coisa que o Pastel de Belém, mas não é feito em Belém e lá tem um “ingrediente secreto”. Veja em nosso post sobre o Pastel de Belém).

Aproveite => Excursão com foco em vinhos e gastronomia

doces portugueses

Do outro lado do rio Mondego, encontramos o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas e o Convento de Santa Clara (a Nova).

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é uma igreja em estilo gótico. Passou recentemente por uma reforma que durou 20 anos, estando agora aberta à visitação e com suas peças e achados arqueológicos expostos em um museu.

Ela estava praticamente afundada em lodo desde o século XVII. Dá para perceber que ela está bem mais abaixo do que o nível da rua.

Foi fundada em 1330 por Dona Isabel (a Rainha Santa) e era ali que seu corpo estava antes de a igreja ser inundada. Depois, foi transferido para o Convento de Santa Clara-a-Nova, que fica acima do morro.

  • Endereço: Estrada das Parreiras
  • Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h (de 1 de abril a 14 de outubro, até as 19h)
  • Preço: €4 (grátis aos domingos).

roteiroConvento de Santa Clara a Velha em Coimbra Portugal

Convento de Santa Clara

Esse convento foi construído em memória da Rainha-Santa Isabel, substituindo o antigo. Fica no alto do morro e oferece uma boa vista da cidade. Seu caixão está sobre o altar, onde seu corpo ainda descansa, praticamente intacto.

o que fazer em Portugal

Portugal dos Pequenitos

Passeio ideal para se fazer com crianças, diverte também os adultos. Um parque com todas os monumentos de Portugal em miniatura. Veja mais, em nosso blog, sobre Portugal dos Pequenitos.

Portugal dos Pequenitos em Coimbra

  • Endereço: Largo Rossio de Santa Clara
  • Horário: diariamente, das 10h às 19h
  • Preço: €10 adulto. Crianças até 13 anos – grátis.

Quinta das Lágrimas

Cenário de amor e tragédia do verdadeiro “Romeu e Julieta” português, a antiga residência de Inês de Castro hoje é um belo hotel. Mas a fonte onde ela teria sido assassinada ainda permanece, assim como a aura de mistério e paixão que ela representa.

Veja mais sobre essa atração em nosso post Quinta das Lágrimas: o cenário de amor entre Inês e Pedro.

turista profissionalPasseando pela cidade, você vai ver lindas paisagens que não são, necessariamente, uma atração turística, mas que valem a observação e, pelo menos, tirar uma foto.

Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui!

Veja mais o que fazer em Coimbra

Aqueduto de Coimbra

roteiro Coimbra Portugal

Arco da Almedina e entrada da muralha antiga

roteiro Portugal

Jardim da Manga

O que visitar em Coimbra

Então, gostou? Viu como tinha muito o que visitar em Coimbra?!

Quando for a Portugal, inclua Coimbra em seu roteiro.

E uma vez estando em Coimbra, aproveite para visitar alguns lugares próximos, como as ruínas de Conímbriga e a Mata do Buçaco.

☛ Leia também: Roteiro de 1 dia em Coimbra (com mapas e vídeo).

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Excelente post! Parabéns.
    Gostaria de saber se a entrada nos locais indicados são todas pagas, ou existem entradas gratuitas?
    Obrigada!

  2. Gostaria de saber onde assistir um belo show de fado estarei viajando para Portugal em novembro

    • Existem centenas de lugares, mas em Coimbra você tem o Fado ao Centro e o À Capela, por exemplo. Boa viagem!

    • Não sei te dizer com 100% de certeza que sim, pois nunca reparei, mas em regra geral, há. Boa viagem!

      • Não tem guarda volumes (cacifos) em Coimbra-b. A estação é bem precária, assim como a estação rodoviária. Mas na segunda você pode deixar as malas. Mas infelizmente somente até as 18h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here