Coimbra talvez não esteja entre os maiores pontos turísticos de Portugal, considerando-se Lisboa, o Algarve, Fátima ou Porto. Mas não fica atrás de nenhum deles em termos de atrações, pois há muito o que fazer em Coimbra, Portugal.
A própria cidade, em si, já é uma gracinha: pequena, mas com bastante estrutura, calma, segura, limpa… e com uma noite ótima! Cidade universitária tem dessas coisas!
Vale a pena passar um tempo passeando por suas ruas e curtindo a aura de Coimbra.
Veja aqui uma lista – não esgotada – de algumas das atrações com uma pequena descrição.
Há muito mais o que ver em Coimbra, mas aqui eu coloco alguns monumentos, locais, hábitos e costumes, só para dar um gostinho.
Quem sabe você não se anima e, quando for a Portugal, não passa lá na nossa terrinha?
Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)
O que fazer em Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é, simplesmente, uma das mais antigas do mundo e é a mais antiga de Portugal.
Para quem gosta de conhecer universidades pelo mundo – como nós – passear pelo seu campus e suas instalações é uma ótima pedida. Com certeza você passará por alguns estudantes vestidos com suas tradicionais capas negras.
Passeio => Excursão a pé pela Universidade de Coimbra
Sim, é verdade que eles as usam. A Universidade de Coimbra em Portugal é antiga e cheia de tradições e os alunos fazem questão de mantê-las.
Tanto que tem uma loja só de materiais universitários, com roupas e acessórios diversos: chapéus, bottons, flâmulas e muito mais. A loja se chama A Toga.
Imperdível => Tour Aveiro e Coimbra em Pequeno Grupo com Cruzeiro (do Porto)
E todo ano tem a cerimônia da Queima das Fitas durante a Semana Acadêmica – em maio -, que é a festa dos formandos da universidade.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Sé Velha
Parecendo um castelo, a Sé Velha de Coimbra sobrevive relativamente intacta até hoje, apesar de a sua construção ter começado em 1139, por Afonso Henriques, ao se declarar rei de Portugal e ter escolhido a cidade de Coimbra como a capital.
+++ Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui! +++
Passear pela Baixa de Coimbra, Portugal
A Baixa é a parte histórica de Coimbra (como se as outras não o fossem!). Mas, como o nome diz, enquanto a Universidade fica na parte alta e é predominantemente estudantil, essa é a parte mais baixa, central, repleta de comércio, com lojas de tudo quanto é tipo.
Suas ruas estreitas margeadas por antigos casarões são um convite para caminhar a esmo e se “perder”, achando algumas relíquias. Pode-se comer um bom prato de bacalhau ou leitão da barrada por poucos euros, além de comprar vinhos, guloseimas e artesanato. Imperdível!
Leia também: Onde ficar em Coimbra (dicas de uma mordaora)
Igreja de Santa Cruz
Ali mesmo, na Praça 8 de Maio, encontra-se a igreja de Santa Cruz, também uma das mais antigas de Portugal.
Dentro dela, estão os mausoléus dos dois primeiros reis de Portugal, dentre eles Dom Afonso Henriques, o primeiro, de quem já falamos lá em cima. Essa igreja é belíssima por dentro, com uma lindo painel de azulejos, um grande órgão e muitos detalhes no altar.
Top => Excursão às Aldeias do Xisto da Serra da Lousã perto de Coimbra
Doces
Ali pela Baixa de Coimbra, não deixe de comer doces típicos de Portugal. Como sabem, o país é famoso pelos doces, conhecidos como “pastéis”.
Ali perto da igreja, por exemplo, você encontra a Pastelaria Palmeira (rua da Sofia), onde você poderá experimentar, entre outros doces, a Bola de Berlim, o Pastel de Santa Clara e, claro, os maravilhosos Pastéis de Natas (parece a mesma coisa que o Pastel de Belém, mas não é feito em Belém e lá tem um “ingrediente secreto”. Veja em nosso post sobre o Pastel de Belém).
Aproveite => Excursão com foco em vinhos e gastronomia
Do outro lado do rio Mondego, encontramos o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas e o Convento de Santa Clara (a Nova).
Leia mais: Como ir de Lisboa a Coimbra
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é uma igreja em estilo gótico. Passou recentemente por uma reforma que durou 20 anos, estando agora aberta à visitação e com suas peças e achados arqueológicos expostos em um museu.
Ela estava praticamente afundada em lodo desde o século XVII. Dá para perceber que ela está bem mais abaixo do que o nível da rua.
Foi fundada em 1330 por Dona Isabel (a Rainha Santa) e era ali que seu corpo estava antes de a igreja ser inundada. Depois, foi transferido para o Convento de Santa Clara-a-Nova, que fica acima do morro.
- Endereço: Estrada das Parreiras
- Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h (de 1 de abril a 14 de outubro, até as 19h)
- Preço: €4 (grátis aos domingos).
Convento de Santa Clara
Esse convento foi construído em memória da Rainha-Santa Isabel, substituindo o antigo. Fica no alto do morro e oferece uma boa vista da cidade. Seu caixão está sobre o altar, onde seu corpo ainda descansa, praticamente intacto.
Portugal dos Pequenitos
Passeio ideal para se fazer com crianças, diverte também os adultos. Um parque com todas os monumentos de Portugal em miniatura. Veja mais, em nosso blog, sobre Portugal dos Pequenitos.
- Endereço: Largo Rossio de Santa Clara
- Horário: diariamente, das 10h às 19h
- Preço: €10 adulto. Crianças até 13 anos – grátis.
Quinta das Lágrimas
Cenário de amor e tragédia do verdadeiro “Romeu e Julieta” português, a antiga residência de Inês de Castro hoje é um belo hotel. Mas a fonte onde ela teria sido assassinada ainda permanece, assim como a aura de mistério e paixão que ela representa.
Veja mais sobre essa atração em nosso post Quinta das Lágrimas: o cenário de amor entre Inês e Pedro.
Passeando pela cidade, você vai ver lindas paisagens que não são, necessariamente, uma atração turística, mas que valem a observação e, pelo menos, tirar uma foto.
Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui!
Veja mais o que visitar em Coimbra
Aqueduto de Coimbra
Arco da Almedina e entrada da muralha antiga
Jardim da Manga
Então, gostou? Viu como tinha muito o que visitar em Coimbra?!
Quando for a Portugal, inclua Coimbra em seu roteiro.
E uma vez estando em Coimbra, aproveite para visitar alguns lugares próximos, como as ruínas de Conímbriga e a Mata do Buçaco.
- Leia também: Roteiro de 1 dia em Coimbra (com mapas e vídeo).
Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link.
E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Olá!
Excelente post! Parabéns.
Gostaria de saber se a entrada nos locais indicados são todas pagas, ou existem entradas gratuitas?
Obrigada!
Quase todas pagas. Boa viagem!
Gostaria de saber onde assistir um belo show de fado estarei viajando para Portugal em novembro
Existem centenas de lugares, mas em Coimbra você tem o Fado ao Centro e o À Capela, por exemplo. Boa viagem!
Olá, tem onde guardar as malas na estação rodoviária ou ferroviária enquanto se visita a cidade?
Não sei te dizer com 100% de certeza que sim, pois nunca reparei, mas em regra geral, há. Boa viagem!
Não tem guarda volumes (cacifos) em Coimbra-b. A estação é bem precária, assim como a estação rodoviária. Mas na segunda você pode deixar as malas. Mas infelizmente somente até as 18h.
Obrigado Gustavo!
Olá!! Eu gostaria de saber se 2 dias em Coimbra é muito?! Obrigada!
Não, eu acho que é o tempo ideal. 🙂
Obrigada, Ana!!