Como chegar e o que visitar em Honfleur, na França

Aqui neste post nós vamos contar pra vocês o que visitar em Honfleur, destrinchando suas características e principais pontos turísticos.

Localizada na região francesa da Normandia, Honfleur é uma cidade portuária antiga, com origem datada ainda no século XI, que foi de grande importância comercial na época para a chamada rota Rouen-Inglaterra.

Às margens do Rio Sena, Honfleur fica a 200 km de distância da capital do país, Paris, e foi o local de onde partiram as grandes navegações francesas rumo à América. Foi do porto de Honfleur, por exemplo, que partiu em 1608 a expedição de Samuel Champlain que acabou dando origem à cidade canadense de Quebec.

Além disso, Honfleur tem uma ligação forte com a pintura, pois diversos pintores impressionistas passaram pela cidade pitoresca, que também foi uma das poucas da região da Normandia a não ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia também:

O que visitar em Honfleur

Honfleur França

Honfleur e o Impressionismo

Um dos pontos de destaque da cidade é a ligação da região com o Impressionismo, estilo de pintura francesa do século do XIX, cujo um dos principais representantes é Claude Monet. Porém, foi pelo nome de Eugène Boudain que Honfleur se tornou conhecida na pintura.

Nascido em Honfleur no ano de 1824, Boudain é considerado um dos precursores do estilo impressionista e foi mestre e amigo não só de Monet, mas também de muitos outros artistas do movimento.

👉 Você também vai gostar de ler: Jardins de Monet em Giverny

Viagem a Honfleur
Sim, nossos anéis já foram a Honfleur!

As belas paisagens da cidade não deixam dúvidas do porquê o impressionismo ser associado à região, já que uma das características do estilo é justamente fazer a arte fora do atelier, com inspiração nas paisagens, captando a sombra, as cores e a luminosidade do ambiente natural. Não é à toa que muitos quadros impressionistas são imagens das mesmas paisagens retratadas em horários diferentes do dia, justamente com o intuito artístico de captar as mudanças de cor e luz.

o que visitar em Honfleur
Ponte suspensa que aparece em muitos quadros impressionistas

É possível conhecer de perto a história e diversas obras do estilo no Museu Eugène Boudin, em Honfleur, que abriga a arte de nomes como Courbet, Dubourg, Jongkind, Dufy, Friesz, Gernez, Hambourg, Herbo e, claro, Monet e Boudain.

Pesquise opções de hospedagem em Honfleur

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


O que fazer em Honfleur?

Ao caminhar pelas ruazinhas e vielas da cidade e, principalmente, pelas margens do Rio Sena, você verá muito do que tem para visitar em Honfleur. A começar pelos restaurantes e lojinhas de lembrancinhas, com destaque para um souvenir bastante típico: o Calvados, aguardente de maçã. É comum também encontrar artistas locais expondo telas nos espaços públicos.

O Vieux Bassin é o Velho Porto e é o cartão postal da cidade. Imagine uma cena de casinhas coloridas às margens do rio… é exatamente isso que você vai encontrar ao caminhar neste pedaço de Honfleur. As casas remontam ao século XVII e XVIII e pertenciam à classe rica da época, que vivia às custas da pesca do bacalhau e do comércio de escravos. Atualmente, a grande maioria abriga os restaurantes, galerias de arte e lojas.

o que fazer em Honfleur

Porto velho de Honfleur
Os prédios coloridos À beira do porto, paisagem típica de Honfleur

A Igreja de Santa Catarina (Église Sainte Catherine) também está entre o que visitar em Honfleur. Isso porque ela é a maior igreja construída de madeira de toda a França! Foi erguida pelos próprios moradores durante o século XV.

Em uma cidade de grande importância histórica portuária, um Museu da Marinha se faz necessário. O acervo conta com itens de construção naval, artesanato e pesca dos séculos XVIII e XIX.

O que fazer em Honfleur - Museu da Marinha
Le Musée de la Marine – Museu da marinha de Honfleur

Conheça também o Museu da Etnografia (Musée d’Ethnographie). Etnografia é um termo antropológico que se refere à cultura local; portanto é o que você encontra neste museu, começando já pelo edifício, de arquitetura antiga normanda.

No bairro antigo de L’Enclos, ande pelas ruas cheias de lojinhas e restaurantes, aproveitando para conhecer os celeiros de sal do século XVII que hoje funcionam como locais de eventos e exposições.

porto de Honfleur, FRança

Em Honfleur também há um museu dedicado ao pianista Erik Satie, importante na região durante os séculos XIX e XX – é o Musée Satie.

Em relação à gastronomia local, aproveite a grande oferta de frutos do mar! Os mexilhões são bastante consumidos em Honfleur. Experimente o prato típico chamado Moules Frites, que são mexilhões com batatas fritas. Caso prefira carne, prove o faux filet, que nada mais é do que um saboroso contra-filé.

Restaurantes em Honfleur
Pare em algum de seus muitos restaurantes e aprecie as delícias locais

Apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que visitar em Honfleur. Eu acho que vale muito a pena fazer um bate e volta de Paris até lá, caso queira sair do lugar-comum.

Já para quem está fazendo uma viagem de carro pela região da Normandia ou, no mínimo, a caminho do Monte Saint Michel, dar uma esticadinha até a cidade, mesmo que apenas por umas duas horinhas, já seria bem legal! Foi o que nós fizemos, inclusive.

Mont Saint Michel
Visitando o Mont Saint Michel

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Pontos turísticos de Honfleur

Como chegar em Honfleur? 

A melhor forma de transporte acaba sendo o carro, pois é mais rápido e você ainda pode visitar outras cidadezinhas ao redor. Mas, se não for possível, fique tranquilo, dá pra chegar de transporte público.

De Paris é possível ir de trem, mas é necessário fazer uma troca de transporte. Na estação Saint Lazare, pegue um trem até Deauville ou Le Havre e, de lá, pegue o ônibus nº 20 da Verts du Calvados no sentido Honfleur.

O que visitar em Honfleur
Pegamos uma chuva muito forte que durou poucos minutos, mas nos deu esse espetáculo do arco-íris

O que fazer e m Honfleur

Veja algumas opções de tour para Honfleur e Monte Saint Michel a partir de Paris:

Oferecido por GetYourGuide. Torne-se um parceiro.

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here