Aqui neste post nós vamos contar pra vocês o que fazer em Honfleur, destrinchando suas características e principais pontos turísticos.
Localizada na região francesa da Normandia, Honfleur é uma cidade portuária antiga, com origem datada ainda no século XI, que foi de grande importância comercial na época para a chamada rota Rouen-Inglaterra.
Às margens do Rio Sena, Honfleur fica a 200 km de distância da capital do país, Paris, e foi o local de onde partiram as grandes navegações francesas rumo à América. Foi do porto de Honfleur, por exemplo, que partiu em 1608 a expedição de Samuel Champlain que acabou dando origem à cidade canadense de Quebec.
Além disso, Honfleur tem uma ligação forte com a pintura, pois diversos pintores impressionistas passaram pela cidade pitoresca, que também foi uma das poucas da região da Normandia a não ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial.
Economia => Seguro Viagem França (dicas + desconto)
O que fazer em Honfleur, França
Honfleur e o Impressionismo
Um dos pontos de destaque da cidade é a ligação da região com o Impressionismo, estilo de pintura francesa do século do XIX, cujo um dos principais representantes é Claude Monet. Porém, foi pelo nome de Eugène Boudain que Honfleur se tornou conhecida na pintura.
Nascido em Honfleur no ano de 1824, Boudain é considerado um dos precursores do estilo impressionista e foi mestre e amigo não só de Monet, mas também de muitos outros artistas do movimento.
Você também vai gostar de ler: Jardins de Monet em Giverny
As belas paisagens da cidade não deixam dúvidas do porquê o impressionismo ser associado à região, já que uma das características do estilo é justamente fazer a arte fora do atelier, com inspiração nas paisagens, captando a sombra, as cores e a luminosidade do ambiente natural.
Não é à toa que muitos quadros impressionistas são imagens das mesmas paisagens retratadas em horários diferentes do dia, justamente com o intuito artístico de captar as mudanças de cor e luz.
Imperdível => Excursão Honfleur saindo de Paris
É possível conhecer de perto a história e diversas obras do estilo no Museu Eugène Boudin, em Honfleur, que abriga a arte de nomes como Courbet, Dubourg, Jongkind, Dufy, Friesz, Gernez, Hambourg, Herbo e, claro, Monet e Boudain.
Pesquise opções de hospedagem em Honfleur
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!O que fazer em Honfleur?
Ao caminhar pelas ruazinhas e vielas da cidade e, principalmente, pelas margens do Rio Sena, você verá muito do que tem para visitar em Honfleur. A começar pelos restaurantes e lojinhas de lembrancinhas, com destaque para um souvenir bastante típico: o Calvados, aguardente de maçã. É comum também encontrar artistas locais expondo telas nos espaços públicos.
O Vieux Bassin é o Velho Porto e é o cartão postal da cidade. Imagine uma cena de casinhas coloridas às margens do rio… é exatamente isso que você vai encontrar ao caminhar neste pedaço de Honfleur. As casas remontam ao século XVII e XVIII e pertenciam à classe rica da época, que vivia às custas da pesca do bacalhau e do comércio de escravos. Atualmente, a grande maioria abriga os restaurantes, galerias de arte e lojas.
A Igreja de Santa Catarina (Église Sainte Catherine) também está entre o que visitar em Honfleur. Isso porque ela é a maior igreja construída de madeira de toda a França! Foi erguida pelos próprios moradores durante o século XV.
Em uma cidade de grande importância histórica portuária, um Museu da Marinha se faz necessário. O acervo conta com itens de construção naval, artesanato e pesca dos séculos XVIII e XIX.
Conheça também o Museu da Etnografia (Musée d’Ethnographie). Etnografia é um termo antropológico que se refere à cultura local; portanto é o que você encontra neste museu, começando já pelo edifício, de arquitetura antiga normanda.
No bairro antigo de L’Enclos, ande pelas ruas cheias de lojinhas e restaurantes, aproveitando para conhecer os celeiros de sal do século XVII que hoje funcionam como locais de eventos e exposições.
Em Honfleur também há um museu dedicado ao pianista Erik Satie, importante na região durante os séculos XIX e XX – é o Musée Satie.
Em relação à gastronomia local, aproveite a grande oferta de frutos do mar! Os mexilhões são bastante consumidos em Honfleur. Experimente o prato típico chamado Moules Frites, que são mexilhões com batatas fritas. Caso prefira carne, prove o faux filet, que nada mais é do que um saboroso contra-filé.
Apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que visitar em Honfleur. Eu acho que vale muito a pena fazer um bate e volta de Paris até lá, caso queira sair do lugar-comum.
Já para quem está fazendo uma viagem de carro pela região da Normandia ou, no mínimo, a caminho do Monte Saint Michel, dar uma esticadinha até a cidade, mesmo que apenas por umas duas horinhas, já seria bem legal! Foi o que nós fizemos, inclusive.
- Leia também: Alugar carro na França (tudo o que você precisa saber)
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Como chegar em Honfleur?
A melhor forma de transporte acaba sendo o carro, pois é mais rápido e você ainda pode visitar outras cidadezinhas ao redor. Mas, se não for possível, fique tranquilo, dá pra chegar de transporte público.
De Paris é possível ir de trem, mas é necessário fazer uma troca de transporte. Na estação Saint Lazare, pegue um trem até Deauville ou Le Havre e, de lá, pegue o ônibus nº 20 da Verts du Calvados no sentido Honfleur.
Veja algumas opções de tour para Honfleur e Monte Saint Michel a partir de Paris:
Seguro Viagem França com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a França?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da França, e nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.
Boa viagem!? Leia também:
- Qual a relação entre o Tratado de Schengen e seguro viagem Europa?
- Viagem para a Europa: documentos necessários e outras dicas
- Onde será a minha imigração na Europa?
- Paris: dicas de viagem e roteiro para quem vai a primeira vez
- O que fazer em Strasbourg
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.