Home / Brasil / O que visitar em Ouro Preto: as principais atrações turísticas

O que visitar em Ouro Preto: as principais atrações turísticas

Você pode não ter ideia, mas há muito o que visitar em Ouro Preto. Não é só ficar andando a esmo por ladeiras! rs

Conhecida antigamente como Vila Rica, Ouro Preto é uma cidade histórica situada a 100 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Foi principalmente em Ouro Preto que a Inconfidência Mineira teve palco. Então, passear pelas ruas da cidade é respirar a época colonial brasileira, quando a escravidão e a corrida pelo ouro predominavam na região no século XVIII.

Casarões, igrejas e ruas de pedra fazem parte do clima histórico, juntamente com a arte sacra, bastante presente na cidade.

Obras do mestre Aleijadinho e Ataíde também são muito encontradas em Ouro Preto, que atualmente também é uma cidade jovem, por conta das repúblicas de estudantes.

Confira o que visitar em Ouro Preto, protegida como Patrimônio Mundial da UNESCO!

dicas de ouro preto

O que visitar em Ouro Preto 

Praça Tiradentes 

Com certeza é um dos locais que mesmo que você não queira vai entrar, de cara, na sua lista de o que visitar em Ouro Preto. Isso porque a Praça Tiradentes é o ponto de referência da cidade, localizada bem no centro e é muito movimentada, cheia de restaurantes típicos e lojinhas. Não tem como não passar por ela.

Foi ali que a cabeça de Tiradentes ficou exposta na época da Inconfidência Mineira, bem no local onde hoje se encontra uma estátua em sua homenagem.

Na própria Praça Tiradentes estão localizados o Museu da Inconfidência, o Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas e o Centro Cultural e Turístico.

É, então, o ponto ideal de partida pra explorar as atrações da cidade. De lá, você vai a pé a todas as atrações seguintes.

  • Endereço: Praça Tiradentes, Ouro Preto – MG

Vista da Praça Tiradentes a partir do Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência

Como o próprio nome indica, este museu é dedicado a um dos períodos mais conhecidos da história de Minas Gerais e do Brasil, a Inconfidência Mineira.

O acervo conta com mais de quatro mil peças em mobília, vestimentas, objetos e demais peças que remetem à história social, política e artística do período do século XVIII e XIX, com destaque para o período da Inconfidência e seus participantes.

Uma das peças do museu, por exemplo, é o relógio de Tiradentes. Obras do artista Aleijadinho também são encontradas na coleção.

o que fazer em ouro pretoMuseu da Inconfidência, na Praça Tiradentes

Museu do Aleijadinho e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Nascido em Vila Rica, Aleijadinho foi um dos maiores artistas do estilo barroco e suas obras podem ser vistas em vários locais de Ouro Preto, principalmente nas igrejas.

Seu nome verdadeiro é Antônio Francisco Lisboa, mas ficou conhecido como aleijadinho devido a uma doença degenerativa que desenvolveu depois de adulto. O museu dedicado ao famoso artista mineiro foi criado em 1968 e fica na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

É lá que fica também o túmulo de Aleijadinho e do seu pai, Manuel Francisco Lisboa, autor do projeto e responsável pela execução da obra da igreja, cuja construção data de 1727 a 1746.

museu do aleijadinho

Pesquise opções de hospedagem em Ouro Preto aqui!

Museu do Oratório

Este museu se encontra em um anexo da Igreja Nossa Senhora do Carmo. O prédio restaurado pertence a Venerável Ordem Terceira do Carmo e em seu acervo são encontradas 300 imagens e 162 oratórios, que retratam a religiosidade mineira dos séculos XVII ao XX.

  • Endereço: Adro da Igreja do Carmo, 28
  • Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h30 às 17h30.
  • Custo: R$ 5 (inteira)
  • Sitehttp://www.oratorio.com.br

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas

A Escola de Minas é uma das escolas de engenharia mais antigas de Minas Gerais. O museu conta com um acervo de mais de 30 mil peças oriundas do mundo todo e é um ótimo passeio pra quem gosta de estudos sobre mineração, metalurgia, astronomia, topografia e desenho.

O edifício do museu também é uma atração a parte, já que era antigamente o Palácio dos Governadores e foi construído no século XVIII por Manuel Francisco Lisboa.

Você já segue nosso Instagram? Não perca as dicas!

Igreja de Nossa Senhora do Pilar 

Considerada uma das igrejas mineiras que mais recebeu ouro em sua decoração, Nossa Senhora do Pilar chama atenção pelo metal precioso em seu interior e é considerada uma das igrejas mais bonitas e chamativas da região.

Sua construção é datada da metade do século XVIII e já foi palco de cerimônias importantes. Atualmente, dentro da igreja, se encontra o Museu de Arte Sacra.

O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto foi inaugurado em 2000 e fica na cripta da Basílica, sob a sacristia. No acervo podemos encontrar 400 peças religiosas produzidas entre os séculos XVII e XIX.

Igreja do Carmo

A igreja do Carmo foi projetada pelo pai do artista Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa, e possui elementos barrocos na fachada. É acessada por uma escadaria que leva até a porta principal, deixando-a mais imponente ainda.

É uma das construções consideradas mais bonitas de Ouro Preto e teve toques do próprio Aleijadinho no final do projeto. Dentro da igreja, encontra-se o desenho do Mestre Ataíde no altar. 

  • Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, s/n.
  • Funcionamento: Terça a domingo, das 8:30 às 11h.

igreja do carmo ouro preto

Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis é símbolo da arquitetura barroca e estilo rococó e é obra do artista Antônio Francisco Lisboa. Mestre Ataíde é o responsável pela pintura do teto da nave dentro da Igreja, considerada a Capela Sistina brasileira. Lá dentro também encontramos obras de Aleijadinho, como o lavabo, a sacristia e o coroamento da porta principal.

Sua construção foi iniciada em 1766 pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis e é uma das atrações mais importantes da antiga Vila Rica.

  • Endereço: Largo de Coimbra
  • Funcionamento: Terça a Domingo, das 8:30 às 12h e das 13:30 às 17h.

igreja de são francisco de assis ouro preto

Feira da Pedra Sabão

Ao lado da Igreja de São Francisco de Assis acontece a feirinha de artesanato em pedra sabão. São inúmeras barraquinhas localizadas no Largo do Coimbra, as quais vendem diversas peças feitas da pedra e inúmeras outras coisas típicas de feiras de artesanato. Não dá pra ir a Ouro Preto sem trazer uma lembrança em pedra sabão!

  • Endereço: Praça São Francisco

Casa de Tomás Antônio Gonzaga

Residência de um dos participantes da Inconfidência, a Casa de Gonzaga foi o local onde ele se estabeleceu enquanto estava no cargo de ouvidor da cidade. Tomás era poeta e foi preso em 1789 por seu envolvimento com o movimento. A casa também é conhecida como Casa do Ouvidor.

Atualmente, lá funciona como Centro de Atendimento ao Turista e é também, por si só, uma atração da cidade; afinal, a arquitetura colonial está intacta e alguns móveis e objetos da casa são de época.

  • Endereço: Rua Claudio Manoel, 61
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

o que visitar em ouro preto casa de Gonzaga

Casa dos Contos

A Casa dos Contos é um local bastante importante na história da Inconfidência Mineira. Foi nesta casa que os inconfidentes se refugiavam e onde, posteriormente, ficaram presos.

O nome tem origem na função da casa na época, pois era sede de administração e contabilidade de Minas Gerais. Além do valor histórico, a Casa dos Contos recebe exposições e funciona como Museu da Moeda e do Fisco e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro.

  • Endereço: Rua São José, 12
  • Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 16:45; Domingos e feriados, das 10h às 14:45.

Mina de Chico Rei

Quando se pensa em o que visitar em Ouro Preto, a cidade onde ocorreu a corrida pelo ouro, nada mais justo do que conhecer uma mina.

Pertencente a um ex-escravizado chamado de Chico Rei, a mina é uma das mais visitadas de Ouro Preto e faz parte do roteiro turístico conhecido como Estrada Real. Reza a lenda que Chico Rei conseguiu comprar sua própria alforria com o ouro que escondia, tornando-se dono da própria mina.

Atualmente, somente alguns túneis podem ser visitados. A Mina de Chico Rei era conhecida como Mina da Encardideira e havia sido desativada em 1888 quando, em 1946, foi redescoberta por crianças que brincavam na região. Em visita à mina, é possível ter ideia de como era feita a exploração do metal precioso na época do Ciclo do Ouro mineira.

  • Endereço: Rua Dom Silvério, 108 – Bairro Antônio Dias
  • Funcionamento: Diariamente das 8h às 17:30.
  • Custo: R$ 20,00

Leia mais sobre a Mina de Chico Rei aqui: Visitando a Mina de Chico Rei

Então, viu como Ouro Preto é cheia de atrações? Pra quem gosta de cidades históricas e de ver locais relacionados diretamente com a História do Brasil, é uma visita obrigatória!

Pra facilitar a sua visita, leia também:

Veja também o nosso vídeo sobre Ouro Preto em nosso nosso canal no YouTube!

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

turista profissional

Região Sul do Brasil: tem que ir, ver e viver pra crer

Os brasileiros enchem a boca para dizer que o Brasil tem de tudo: tem praias, …

Um comentário

  1. Dinheiro Investimento e Lazer

    Ótimas dicas sobre Ouro Preto, vale muito a pena a viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *