Há muito o que fazer em São Paulo, a maior cidade da América Latina e capital do Estado de São Paulo.
O turismo gastronômico, por exemplo, é muito rico em São Paulo, além de atrações culturais diferenciadas e inúmeros pontos turísticos tradicionais.
Um roteiro pelas muitas opções de passeios na “Terra da Garoa” permite que você conheça o que ela tem de melhor.
E, sinceramente, esta é uma cidade que qualquer brasileiro precisa estar ao menos uma vez na vida. Deixe o preconceito de quem a chama de “Selva de Pedra” de lado e jogue-se em uma viagem a São Paulo.
Então, pra quem pensa em fazer turismo em Sampa, vamos dar uma dica de hospedagem promocional, além de mostrar quais são os principais pontos turísticos de São Paulo que você precisa conhecer.
Quer saber o que visitar em São Paulo? Venha com a gente!
Não viaje sem um bom Seguro Viagem Nacional nem mesmo para São Paulo!!
O que fazer em São Paulo: pontos turísticos
Abaixo, então, confira o que tem de melhor para visitar em São Paulo:
Avenida Paulista, com seus museus e áreas verdes
Por si só, a Avenida Paulista é um dos pontos turísticos de São Paulo e é também um símbolo de São Paulo. Ela é o centro financeiro da capital do estado, com lindos prédios comerciais que mostram a modernidade da arquitetura local.
Mas não só isso, ela também é praticamente um centro cultural, com inúmeros estabelecimentos de arte e cultura em sua extensão.
Lá você encontra, por exemplo, o Instituto Moreira Sales, que é um espaço dedicado à fotografia, além do Sesc Paulista, que tem atrações ligadas à cultura o ano inteiro.
Nessa avenida imponente o turista vai gostar também de conhecer o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que é um verdadeiro ícone da cidade e dono de uma das principais coleções de arte do planeta.
+++ Pesquise aqui passeios em São Paulo +++
O Parque Trianon é outro ponto que vale a pena passar, pois a Mata Atlântica que tem por lá precisa ser apreciada. Ele fica bem em frente ao MASP e vale a pena dar uma passeada lá dentro.
- Leia também: Onde ficar em São Paulo (melhores bairros)
Ainda na Avenida Paulista você vai encontrar o Itaú Cultural, local criado para dar luz a várias expressões da arte.
Já a Casa das Rosas é um casarão antigo dedicado à arte e à cultura, dono de um dos mais lindos jardins localizados em meio à “Selva de Pedra”.
E, para quem gosta de ler, é possível se deparar com uma biblioteca que traz aproximadamente 20 mil volumes da coleção do poeta Haroldo de Campos.
Como você pode ver, dá facilmente para gastar um dia inteiro passeando pela Avenida Paulista!
Itaim Bibi – Jardim Europa, São Paulo
O Itaim Bibi e o Jardim Europa – vizinhos – são outros locais que têm muito o que visitar em São Paulo. Essa região de São Paulo é badalada e tem museus, lojas de grifes famosas no mundo todo, além de espaços delicados e deliciosos para passar um tempo apreciando quitutes e inesquecíveis cafés.
O moderno Museu da Imagem e do Som (MIS) é uma parada certa, junto ao Jardim Europa. Inaugurado em 1970, o museu foi feito para preservar o patrimônio audiovisual nacional, com documentos sonoros e audiovisuais e conta hoje com mais de 200 mil itens.
Já para quem gosta de fazer compras e de boa gastronomia, a recomendação é passear pelo Shopping JK Iguatemi.
Se você gosta de comida italiana, não pode deixar de visitar o Eataly, que é um imenso centro gastronômico italiano, com 4.500 m², mais de 8 mil produtos, 6 restaurantes italianos, além de cafeterias, confeitarias, sorveterias, etc.
- Leia também: Hotel Ibis em São Paulo
A Fundação Ema Klabin é uma casa-museu que fica na propriedade de uma antiga mansão no meio do Jardim Europa, que ostenta uma arquitetura incrível. A Fundação – uma instituição particular sem fins lucrativos – foi criada em 1978, com o intuito de resguardar o acervo da empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin.
Por ali você encontra também o clássico Museu da Casa Brasileira, um museu de arquitetura e design que está situado em uma linda mansão da década de 40.
- Leia também: Lugares para conhecer em SP
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Falando em arquitetura, vale a pena dar uma olhadinha na Casa Bola, que nada mais é do que um diferenciado projeto arquitetônico que desafia a realidade desde os anos 70.
E é nessa região que fica o famoso Jockey Club de São Paulo, onde você vai poder ver ou, quem sabe, apostar nas corridas de cavalos. Se você for conhecer o Jockey aos finais de semana poderá levar as crianças para participar de atividades gratuitas dirigidas por monitores.
Ainda no Itaim Bibi você pode ir ao Parque do Povo, que possui o Jardim Sensitivo, diversos roteiros botânicos, quadras poliesportivas, parquinho infantil, três teatros: Juca Chaves, Cultura Artística e Décio de Almeida Prado e muito, muito mais!
Procurando Hotel em São Paulo? Ache o seu aqui!!
Rua 25 de Março – Centro
Você acha estranho uma rua ser atração turística? Só se você nunca ouviu falar na rua 25 de Março, em São Paulo. É o maior centro de compras popular do Brasil e está em São Paulo.
Ir à rua 25 de Março (e as adjacentes) é uma verdadeira diversão para quem quer gastar pouco dinheiro, mas sair com muitas sacolas cheias.
Nesse centro comercial você vai poder achar roupas, calçados (apesar de vestuário não ser o forte desse espaço), bolsas, celulares, eletrônicos em geral, carteiras, cintos, artigos de decoração de casa, aviamento, tecidos, artigos de festa, brinquedos, material para pet, produtos de artesanato, itens de casamento e muito mais.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Mercado Municipal, Centro de São Paulo
Bem no Centro da Capital Paulista, pertinho da 25 de Março, você encontra o Mercadão Municipal. Lá você pode experimentar frutas que nunca nem viu ou ouviu falar, além de aproveitar a gastronomia dos bares e restaurantes que ficam lá dentro.
O famoso pão com mortadela, iguaria de São paulo, está presente na maioria dos bares como carro-chefe, mas é possível apreciar também deliciosos pastéis, bolinhos de bacalhau com vários tipos de massas, além de outros deliciosos quitutes que você só encontrará por lá.
Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento fica bem no Centro de São Paulo e tem missas com canto gregoriano aos domingos. A arquitetura do local chama a atenção e te leva ao passado.
O Mosteiro de São Bento é um símbolo da cidade de São Paulo e tem mais de 400 anos de História. A construção atual já é a 4ª construção – datada do início dos anos 1900 – mas sempre no mesmo local: onde era a taba do cacique Tibiriçá, área que foi doada aos monges pela Câmara de São Paulo em 1600.
Bom Retiro, São Paulo
Bairro descolado de São Paulo, foi em Bom Retiro que nasceu o Corinthians e é o bairro da torcida organizada e da Escola de Samba Gaviões da Fiel.
O bairro é conhecido também pelas suas inúmeras lojas de roupa. Se o seu foco é comprar roupas, o Bom Retiro é uma passagem certa. O bairro abriga lojas de marcas famosas, além de um centro popular de compras de vestuário.
Leia também:
- 12 espaços culturais em São Paulo para você conhecer
- Bairros tradicionais de São Paulo: onde os imigrantes marcaram história
- O que fazer em São Paulo: lugares tradicionais
- Paranapiacaba (vila inglesa pertinho de São Paulo)
Brás
Além do Bom Retiro, o Brás é outra região de São Paulo focada na venda de roupas. A diferença é que no Brás você encontrará menos lojas de marcas famosas e mais lojas com produtos de segunda linha. Consequentemente, os preços são melhores.
As lojas se concentram principalmente nas imediações do Largo da Concórdia e da rua Oriente.
Brooklin
Na região do Brooklin você encontra entretenimento dia e noite. O Credicard Hall e Tom Brasil são exemplos de casas de shows que trazem os melhores artistas do Brasil e que estão nesse bairro.
Mas, se a intenção é comprar, você vai estar pertinho do Morumbi Shopping e Market Place que, somados, ofertam cerca de 700 lojas conhecidas no mundo todo, além de restaurantes badalados.
Para quem gosta de atividades ao ar livre, o Brooklin oferece o Parque Burle Marx, que tem o Jardim do Burle Marx, considerado um patrimônio histórico-cultural de São Paulo, além do lindo Bosque das Jabuticabeiras.
Esse bairro atrai turistas que estão na cidade para reuniões de trabalho (o Brooklin é uma região bem corporativa devido às muitas empresas que abriga), por isso o sistema hoteleiro é bem vasto nessa área.
? Leia também: Roteiro de 3 dias em São Paulo
Pinheiros
Em Pinheiros você vai ter à disposição muitos eventos culturais. Nessa região sempre tem exposição no Instituto Tomie Ohtake, atrações no Sesc Pinheiros, além de bares e restaurantes famosos.
O Parque Villa Lobos aos sábados abriga a feira de antiguidades, que vale a pena conhecer; já a Praça Benedito Calixto tem aos domingos feiras gastronômicas. E se você quer ver o final do dia com tudo o que tem direito o point é a Praça do Pôr do Sol.
- Conheça o Metrô de São Paulo
Sé
A Catedral da Sé é linda, cheia de detalhes e vale a pena conhecer. E é nessa região, a alguns poucos quilômetros da Catedral e da Praça da Sé que você pode fazer um turismo gastronômico na Feira da Liberdade, conhecendo a culinária oriental. Por ali você encontra também o Marco Zero, Pátio do Colégio e o Centro Cultural Banco do Brasil.
República
É nessa região que fica o Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade com seus 12 mil títulos de jornais e revistas com fatos históricos e a Praça da República, onde você pode passear pelas feiras de artesanatos aos finais de semana.
Além disso, na República você se depara com o Memorial da América Latina, complexo de edifícios culturais desenhados por Oscar Niemeyer.
+++ Pesquise aqui passeios em São Paulo +++
Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera é a maior atração desse bairro, com seus mais de 1,5 milhão de m². Mas por essa região você encontra o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu Afro Brasil (MAB). E, se você quer badalar à noite, o que não falta é opção de bares e restaurantes.
- Leia também: Litoral Norte de São Paulo (10 atrações imperdíveis + Praias)
Luz
A Estação da Luz é maravilhosa pela arquitetura e manifestações culturais. A Sala São Paulo, que abrigada concertos, fica bem perto da estação. Aquela região também tem a Estação Pinacoteca, que tem um acervo de mil obras de renomados artistas.
É de lá que parte, por exemplo, o trem para Paranapiacaba, uma vila inglesa pertinho de São Paulo e cujo passeios é uma delícia!
? Leia também: Conheça as características marcantes de 10 bairros da capital paulista
Estádios de futebol
A cidade de São Paulo tem alguns estádios de grandes clubes, como por exemplo, o Morumbi do São Paulo, a Arena Corinthians (Itaquerão) e o moderno Allianz Parque.
Para quem ama o esporte todos os estádios possuem atrações que vão além de quando a bola está rolando.
Parada do orgulho LGBT
São Paulo sedia a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. O evento em 2018 acontecerá no dia 3 de junho, na Avenida Paulista, e contará com Pablo Vittar, Preta Gil entre outros artistas simpatizantes do movimento.
Não precisa comprar ingresso para apreciar os shows. Apenas apareça no local marcado a partir das 10 horas da manhã. O evento é um verdadeiro carnaval fora de época e já começa a movimentar a cidade dias antes de acontecer, juntamente com outras atrações secundárias.
Veja abaixo a programação, com desfecho previsto para as 23h30.
01 – Abertura – ONG APOGLBT SP
02 – Famílias LGBT/Mães pela Diversidade – ONG APOGLBT SP
03 – Coordenação de Políticas para LGBT – Prefeitura de São Paulo
04 – AHF/Secretarias Saúde
05 – Casa Florescer – Prefeitura de São Paulo
06 – Centro de Cidadania LGBTI – Prefeitura de São Paulo
07 – Identidade TransTTs – ONG APOGLBT SP
08 – Transcidadania – Prefeitura de São Paulo
09 – Juventude LGBT – ONG APOGLBT SP
10 – Lésbica & Bi – ONG APOGLBT SP
11 – SMDHC – Prefeitura de São Paulo
12 – Gays & Bi – ONG APOGLBT SP
13 – Museu da Diversidade – ONG APOGLBT SP
14 – Trio Skol
15 – Artistas da Noite – ONG APOGLBT SP
16 – Trio Uber I
17 – Trio Uber II
18 – Trio da Paz/Encerramento – ONG APOGLBT SP
Viu como tem muito o que visitar em São Paulo? E olha que neste post só indicamos alguns lugares. 😉
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
1 comentário em “O que fazer em São Paulo: principais pontos turísticos”