O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato Grosso

O Brasil tem uma diversidade tão grande de fauna e flora que sempre haverá destinos a serem explorados. O Mato Grosso é um desses locais.

Sozinho, o estado abriga três biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e o famoso Pantanal. É no Mato Grosso que também se encontra a Chapada dos Guimarães e a região de Nobres, que não são difíceis de serem exploradas, afinal, fica próxima da capital do estado, Cuiabá.

Mas o que visitar na Chapada dos Guimarães?

As dicas que damos hoje são do pessoal do Malai Manso, primeiro resort all-inclusive do estado e que é uma ótima opção de hospedagem para quem quer conhecer esta região do país sem perder o conforto e ainda ter o suporte para os passeios.

O resort se encontra à beira do Lago do Manso com vista para o Morro do Chapéu e o Morro do Navio, a uma hora e meia da Chapada dos Guimarães e a menos de uma hora de Nobres.

malai mansoFique em grande estilo na Chapada dos Guimarães

Vamos lá?!

O que visitar na Chapada dos Guimarães

Localizada a cerca de uma hora da capital, Chapada dos Guimarães é um município onde se encontra o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que abriga inúmeras grutas, trilhas, cavernas e cachoeiras, além dos paredões avermelhados de mais de 150 km de extensão feitos de arenito, que são símbolo da região.

lago malai resortLago do Manso

O município, que é porta de entrada para explorar as atrações naturais do entorno, é uma pequena vila bucólica com uma igrejinha, uma praça e feirinha de artesanato durante o dia.

Quando for até lá, não deixe de conhecer:

Cachoeira do Véu da Noiva

Véu da Noiva é um nome bastante comum entre cachoeiras no Brasil (pode reparar, sempre vai ter uma Cachoeira do Véu da Noiva nas regiões de trilhas e na Chapada não seria diferente). Com mais de 80 metros de queda, a cachoeira não necessita de guia para ser visitada e pode ser vista somente de cima, como um mirante, já que o acesso à parte de baixo está fechado.

cachoeira véu da noiva

Circuito das Cachoeiras

É uma trilha com cerca de 7 km de percurso onde cachoeiras e mirantes com vista para os paredões de arenito são encontrados pelo caminho. É uma ótima opção do que visitar na Chapada dos Guimarães para quem tem um dia só e quer ver mais de uma atração, por exemplo.

Morro dos Ventos

Uma estrutura de aço a 800 metros de altura forma o mirante, que conta também com restaurante servindo pratos típicos da região. Aproveite para experimentar o prato Maria Isabel, que é um preparado de carne seca e arroz, enquanto aprecia os paredões de arenito.

o que visitar na chapada dos guimarãesParedões da Chapada

O que visitar em Nobres

Além da famosa Chapada, no Mato Grosso também tem a região de Nobres. É um local que lembra bastante Bonito (MS), com suas águas cristalinas cheias de peixes onde a flutuação é a principal atividade. A vantagem é o preço mais em conta.

o que visitar na Chapada dos Guimarães

Da capital Cuiabá, a distância fica em torno de uma hora e meia. Para visitar Nobres, é preciso comprar ingresso, que já inclui o serviço do guia da região, conhecida como Bom Jardim. As principais atividades  lá são:

Aquário Encantado

Escondido entre as árvores se encontra um local que de águas tão transparentes se parece mesmo com um aquário! É possível fazer flutuação, porém, tem que colocar colete salva vidas e calçados apropriados. Pisar no “chão” não pode, pois a areia fina é levantada facilmente e caso aconteça, a visão translúcida do aquário fica comprometida.

Rio Salobra

Fica ao lado do Aquário Encantado e é no mesmo esquema. A diferença é que no Rio Salobra há uma leve correnteza que te guia pelo trajeto com um pouco mais de 1 km onde a diversidade de peixes a ser vista é enorme!

Lagoa das Araras

As araras, maritacas e periquitos costumam se reunir perto de um lago ao final da tarde, durante o pôr do sol. É o melhor momento para observar os grupos das aves e se encantar com elas.

o que visitar na chapada dos guimarãesLagoa das Araras

E aí, gostou das nossas dicas sobre o que visitar na Chapada dos Guimarães? É um destino fantástico, não?

Animado para ir até lá conferir tudo isso?! 😉

Não fique parado: veja também todos os destinos e as dicas que nós já publicamos sobre turismo no Brasil.

Boa viagem!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here