O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato Grosso

O Brasil tem uma diversidade tão grande de fauna e flora que sempre haverá destinos a serem explorados. O Mato Grosso é um desses locais.

Sozinho, o estado abriga três biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e o famoso Pantanal. É no Mato Grosso que também se encontra a Chapada dos Guimarães e a região de Nobres, que não são difíceis de serem exploradas, afinal, fica próxima da capital do estado, Cuiabá.

Mas o que visitar na Chapada dos Guimarães?

As dicas que damos hoje são do pessoal do Malai Manso, primeiro resort all-inclusive do estado e que é uma ótima opção de hospedagem para quem quer conhecer esta região do país sem perder o conforto e ainda ter o suporte para os passeios.

O resort se encontra à beira do Lago do Manso com vista para o Morro do Chapéu e o Morro do Navio, a uma hora e meia da Chapada dos Guimarães e a menos de uma hora de Nobres.

Economia ☛ Seguro viagem nacional? (dicas + desconto)

malai manso - O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato GrossoFique em grande estilo na Chapada dos Guimarães

Vamos lá?!

O que visitar na Chapada dos Guimarães

Localizada a cerca de uma hora da capital, Chapada dos Guimarães é um município onde se encontra o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que abriga inúmeras grutas, trilhas, cavernas e cachoeiras, além dos paredões avermelhados de mais de 150 km de extensão feitos de arenito, que são símbolo da região.

resort malai manso - O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato GrossoLago do Manso

O município, que é porta de entrada para explorar as atrações naturais do entorno, é uma pequena vila bucólica com uma igrejinha, uma praça e feirinha de artesanato durante o dia.

Quando for até lá, não deixe de conhecer:

Cachoeira do Véu da Noiva

Véu da Noiva é um nome bastante comum entre cachoeiras no Brasil (pode reparar, sempre vai ter uma Cachoeira do Véu da Noiva nas regiões de trilhas e na Chapada não seria diferente). Com mais de 80 metros de queda, a cachoeira não necessita de guia para ser visitada e pode ser vista somente de cima, como um mirante, já que o acesso à parte de baixo está fechado.

resort chapada - O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato Grosso

Circuito das Cachoeiras

É uma trilha com cerca de 7 km de percurso onde cachoeiras e mirantes com vista para os paredões de arenito são encontrados pelo caminho. É uma ótima opção do que visitar na Chapada dos Guimarães para quem tem um dia só e quer ver mais de uma atração, por exemplo.

Morro dos Ventos

Uma estrutura de aço a 800 metros de altura forma o mirante, que conta também com restaurante servindo pratos típicos da região. Aproveite para experimentar o prato Maria Isabel, que é um preparado de carne seca e arroz, enquanto aprecia os paredões de arenito.

chapada dos guimaraes - O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato GrossoParedões da Chapada

O que visitar em Nobres

Além da famosa Chapada, no Mato Grosso também tem a região de Nobres. É um local que lembra bastante Bonito (MS), com suas águas cristalinas cheias de peixes onde a flutuação é a principal atividade. A vantagem é o preço mais em conta.

chapada guimaraes - O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato Grosso

Da capital Cuiabá, a distância fica em torno de uma hora e meia. Para visitar Nobres, é preciso comprar ingresso, que já inclui o serviço do guia da região, conhecida como Bom Jardim. As principais atividades  lá são:

Aquário Encantado

Escondido entre as árvores se encontra um local que de águas tão transparentes se parece mesmo com um aquário! É possível fazer flutuação, porém, tem que colocar colete salva vidas e calçados apropriados. Pisar no “chão” não pode, pois a areia fina é levantada facilmente e caso aconteça, a visão translúcida do aquário fica comprometida.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 10% de desconto com o cupom TURISTAPRO5, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Rio Salobra

Fica ao lado do Aquário Encantado e é no mesmo esquema. A diferença é que no Rio Salobra há uma leve correnteza que te guia pelo trajeto com um pouco mais de 1 km onde a diversidade de peixes a ser vista é enorme!

Lagoa das Araras

As araras, maritacas e periquitos costumam se reunir perto de um lago ao final da tarde, durante o pôr do sol. É o melhor momento para observar os grupos das aves e se encantar com elas.

Leia também: => Chapada dos Veadeiros: cachoeiras

onde ir no brasil - O que visitar na Chapada dos Guimarães e em Nobres, no Mato GrossoLagoa das Araras

E aí, gostou das nossas dicas sobre o que visitar na Chapada dos Guimarães? É um destino fantástico, não?

Animado para ir até lá conferir tudo isso?! 😉

Não fique parado: veja também todos os destinos e as dicas que nós já publicamos sobre turismo no Brasil.

Boa viagem!!!

Deixe um comentário