Por: Declev Dib-Ferreira

Onde fica Porto de Galinhas? Essa é a primeira pergunta feita por aqueles que, ouvindo falar das maravilhas da região, pensam em organizar uma viagem para esse paraíso.

E, convenhamos, acho que todo mundo deveria ao menos uma vez na vida conhecer Porto de Galinhas, de tão bonito que é.

Lá você vai conhecer as piscinas naturais, vai conhecer dezenas de praias incríveis, vai fazer inúmeros passeios bate e volta, vai ver que as pousadas em Porto de Galinhas são maravilhosas, vai conhecer fantásticos restaurantes em Porto de Galinhas com uma gastronomia primorosa e muito, muito mais!

Então, ficou com vontade? Vamos saber onde ficar Porto de Galinhas?

Não viaje sem o seu Seguro viagem Nacional (barato e com desconto)

porto de galinhas turista profissional
Em frente às piscinas naturais de Porto de Galinhas, durante o passeio de jangada

Onde fica Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma praia/ vila de pescadores pertencente ao município de Ipojuca, que está a cerca de 50 km do Recife, capital do estado de Pernambuco.

Está localizada no litoral em meio a coqueirais, inúmeras praias de areias brancas e fininhas, de águas transparentes e morninhas, com rios e mangues e restingas… enfim, em meio a uma exuberante natureza.

O nome Porto de Galinhas tem uma origem nada glamorosa, até mesmo vergonhosa… quando ainda existia escravidão, mas o tráfico de escravos já estava proibido, navios contrabandeavam pessoas para serem escravizadas, escondendo-os com milhares de caixas com galinhas.

Ao chegar no porto, a notícia se espalhava dando conta de que “as galinhas” chegaram na região.

Hoje, porém, as “galinhas” – mas galinhas de verdade – são a marca da região.

Procure aqui sua hospedagem em Porto de Galinhas

onde fica porto de galinhas
Veja onde fica Porto de Galinhas em relação ao Recife – Google Maps

Em que estado fica Porto de Galinhas?

Como dissemos, Porto de Galinhas fica no estado de Pernambuco.

Pernambuco é um estado da Região Nordeste do Brasil e, no litoral, faz divisa com a Paraíba, ao norte, e com Alagoas, ao sul.

O estado ainda faz divisa também com a Bahia, Piauí e Ceará mais para o interior.

como chegar em Porto de Galinhas
Veja onde está Pernambuco no Nordeste do Brasil

Qual a cidade mais próxima de Porto de Galinhas?

A cidade de grande porte mais próxima de Porto de Galinhas é Recife, capital do estado, que fica a cerca de 50 km.

Mas, ali mesmo no litoral, existem cidadezinhas mais próximas e que também têm seus encantos e praias.

Alguns exemplos são: para o Sul: Sirinhaém (28 km de carro) e Tamandaré (57 km de carro); para o Norte: Cabo de Santo Agostinho (32 km de carro).

Qual o aeroporto mais próximo de Porto de Galinhas?

O aeroporto mais perto de Porto de Galinhas é o aeroporto de Recife, chamado Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.

Contrate aqui o seu transfer aeroporto de Recife – Porto de Galinhas

dicas do recife
Palavra RECIFE no Marco Zero, ideal para uma foto!

Passagens aéreas nacionais - o site mais barato!

Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica! Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!

E, um detalhe: no link abaixo, você vai conseguir passagens aéreas nacionais mais baratas do que nas próprias companhias aéreas!

Pesquisar passagens aéreas nacionais

Quais as melhores praias de Porto de Galinhas?

Uia, essa pergunta é difícil de responder… rs 🙂 São muitas praias bonitas e quais são as melhores é uma coisa bem pessoal, né?

Mas, vamos te fazer uma lista de algumas praias que valem a pena conhecer por lá. Quando você for, você nos diz quais que você mais gostou, combinado?

As praias estão em ordem, desde a mais ao norte até a mais ao sul.

Praia de Camboa

A primeira praia mais ao norte do estado, perto de Porto de Galinhas, é a Praia de Camboa, ao lado do Porto de Suape, a 13 km ao norte da vila de Porto de Galinhas.

Praia de águas calmas e morninhas, com piscinas naturais que se formam na maré baixa, o local é mais reservado que as outras praias, por estar mais afastado.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Praia de Muro Alto

Depois de Camboa, temos a praia de Muro Alto. O nome se deve a um paredão de areia e restinga que acompanha a areia da praia, que se encontra um pouco maias abaixo.

Além dessa característica, assim como em outras praias, existe um grande recife de corais em toda a extensão da praia de Muro Alto, que formando uma imensa piscina natural de 2,5 km de águas tranquilas e mornas.

Um local perfeito para famílias, sentar numa cadeira na beira da água – ou dentro dela – e ver o tempo passar tomando uma água de coco.

Ah, e há diversos resorts em Porto de Galinha que estão nesta praia, inclusive o que é considerado um dos melhores do Brasil, o Nannai.

Veja aqui quais são os melhores resorts e pousadas em Porto de Galinhas.

melhores praias de porto de galinhas
A praia – paraíso – de Muro Alto em Porto de Galinhas

Praia do Cupe

Seguindo o litoral indo mais para o sul, a caminho da vila de Porto de Galinhas, a próxima praia é a praia do Cupe. O acesso a ela é mais fácil, dá pra ir a pé pela areia saindo da praia do centro da Vila de Porto de Galinhas.

Assim como a praia de Muro Alto, é outra praia bem extensa, mas com diferentes características.

A praia de Cupe já é um pouco mais agitada e com ondas, onde surfistas costumam frequentar quando o mar está mais agitado.

Nela também estão diversos hotéis, pousadas e resorts, como o hotel que eu fiquei, o Hotel Village Porto de Galinhas.

pousada em porto de galinhas
Essa mini estradinha é o que separa o Hotel Village Porto de Galinhas da Praia do Cupe… Ah, e sem muro!

Praia de Porto de Galinhas

Essa é a praia que fica em frente ao do centro da vila, a praia que dá nome à região. Ela já foi considerada algumas vezes a praia mais bonita do Brasil. É lá que estão as famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas, formadas pelos recifes de corais.

É da praia de Porto de Galinhas que saem os passeios de jangada para as piscinas naturais, onde você poderá andar pelos recifes vendo os milhares de peixes, e também poderá mergulhar entre eles.

Para que a região sofra o menos possível com o turismo, a quantidade de pessoas é limitada, assim como há trilhas onde se pode pisar nos recifes, separando com cordas os locais onde não se pode pisar. Ah, e também não é em qualquer lugar que se pode entrar na água.

Mas, não se preocupe, tudo isso os jangadeiros e guias te informam na hora.

o que fazer em porto de galinhas
Praia de Porto de Galinhas vista dos recifes que formam as piscinas naturais

Praia de Maracaípe e Pontal de Maracaípe

Seguindo mais em direção ao Sul, após a praia de Porto de Galinhas, vem a praia de Maracaípe e, após ela, o Pontal de Maracaípe. Ali também é de fácil acesso de carro alugado.

A praia de Maracaípe tem boa infraestrutura com bares, restaurantes, pousadas. Mais uma praia de águas calmas em Porto de Galinhas.

Indo em direção ao Pontal de Maracaípe, porém, as águas já são mais agitadas, com ondas, onde ocorrem até campeonatos de surf. Neste ponto é a foz do rio Maracaípe.

Se você fizer o passeio de jangada pelo manguezal, você vai navegar pelo rio Maracaípe e vai até o Pontal.

Passeio de jangada em Porto de Galinhas
Passeio de jangada em Porto de Galinhas

Se você tiver espírito aventureiro, que tal fazer um passeio no mangue super diferente em Porto de Galinhas? Clique na imagem abaixo e descubra como é!

passeio em porto de galinhas
Que tal fazer um passeio super diferente em Porto de Galinhas? Clique na imagem para ver mais!

Praia de Serrambi

A praia de Serrambi já é um pouquinho mais longe, ficando a 14 km do centro da vila.

É uma praia boa para o surf, pois batem ondas muito boas a 100 metros da praia, em uma grande formação de corais.

Ao mesmo tempo, por conta justamente desta formação de corais, ela é bem procurada por mergulhadores em busca de suas águas claras e cheias de vida marinha.

Você conhece a Rota das Emoções? Clica no link abaixo e insira suas informações que nós entraremos em contato!

Rota das emoções: EU QUERO!

Praia de Toquinho

Para terminar, a praia de Toquinho, que é acessível por uma estrada de terra a partir de Serrambi.

Por ser de acesso mais difícil, é um paraíso escondido de areias finas que se postam entre um coqueiral e uma barreira de corais. Tem, ao mesmo tempo, ondas fortes (ao lado do oceano) e águas calmas (ao lado do Rio Sirinhaem).

Não deixe de ler as nossas dicas de Porto de Galinhas para quem vai a primeira vez

Veja no mapa abaixo a simulação do trajeto que fizemos, desde a praia mais ao norte (praia de Camboa) até a praia mais ao sul (praia de Toquinho), se fizéssemos este caminho de carro.

Por este motivo, se você estiver de carro alugado, terá mais facilidade para se locomover pela região, indo de uma praia a outra.

Imperdível => Passeio para Praia dos Carneiros (em Tamandaré) saindo de Porto de Galinhas

onde fica porto de galinhas
As melhores praias de Porto de Galinhas – Fonte: Google Maps

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Lugares perto de Porto de Galinhas para visitar

Bom, nós já vimos que Porto de Galinhas fica em uma região absurdamente linda, não é? Então, é claro que existem diversos lugares por perto para conhecer e aproveitar a oportunidade de estar no local.

Veja alguns exemplos de locais e passeios em Porto de Galinhas que você pode fazer, seja por algumas horas, seja o dia inteiro:

  • Praia dos Carneiros
  • Praia do Cabo
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Ilha de Itamaracá
  • Recife e Olinda
  • Caruaru e Nova Jerusalém

Veja abaixo algumas excursões que você pode fazer para perto de Porto de Galinhas:

passeios em Porto de Galinhas
Famosa capela da Praia dos Carneiros – Foto de A. Duarte

Onde se hospedar em Porto de Galinhas?

Isso vai depender de que tipo de viagem você vai fazer… com família? Com amigos? Quer descansar e ficar ali por Porto de Galinhas mesmo? Quer passear em todos os lugares possíveis? Quer mordomia? Não se importa em passar perrengue?

Enfim, há resorts, hotéis e pousadas em Porto de Galinhas para todo tipo de viajantes.

Veja essas áreas onde você pode se hospedar em Porto de Galinhas e as suas diferenças:

Centro

Essa região é boa para quem estará sem carro e com orçamento apertado. Ali você encontrará as pousadas em Porto de Galinhas mais baratas, menores do que os grandes resorts.

Ali no centro também fica a concentração de lojas e restaurantes, ficando mais fácil sair e voltar, almoçar ou jantar em um lugar mais baratinho.

Outra coisa também é a facilidade para encontrar agências para contratar passeios e as jangadas que levam para as piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Pesquise aqui: hotéis e pousadas no Centro de Porto de Galinhas

praia de porto de galinhas
Praça da vila de porto de Galinhas em frente à praia

Muro Alto

Muro Alto é ima ótima região se você estiver em família com crianças. Ali elas poderão brincar em segurança na água, enquanto você fica de olho sentado na cadeira… rs. Muro Alto tem o mar calmo, com uma verdadeira piscina protegida por um extenso arrecife.

Ali você encontrará ainda resorts com piscinas, espaço kids, quadras esportivas, etc. Se você estiver de carro alugado, melhor ainda, pois terá liberdade de locomoção para outros lugares.

Pesquise aqui: hotéis e pousadas em Muro Alto

Cupe

Na região de Cupe você já encontrará uma praia mais agitada, com um pouco de ondas e tudo mais. Também é um ótimo local, mas a praia, para crianças, já não é tão amigável.

Eu fiquei no Hotel Village Porto de Galinhas, na praia de Cupe, um resort com ótimo custo-benefício.

Pesquise aqui: hotéis e pousadas em Cupe

onde ficar em porto de galinhas
Praia de Cupe, bem em frente ao Village Pousada e Resort

Maracaípe

Maracaípe, como a gente já viu, é uma região um pouco mais afastada do centro da vila, o que pode ser bom se você estiver de carro alugado.

A praia é grande, com uma parte mais calminha e, mais para o final, um pouco mais agitada. É bom para quem quer sossego…

Pesquise aqui: hotéis e pousadas em Maracaípe

onde se hospedar em porto de Galinhas
Praia de Maracaaípe… cadê a muvuca?? rs…

Conclusão: onde fica Porto de Galinhas

Bom, você já viu e já sabe onde fica Porto de Galinhas, assim como diversas informações sobre a região.

Deu pra perceber que Porto de Galinhas fica em uma das regiões mais bonitas do Brasil, não é?

Então, está esperando o que para começar a organizar a sua viagem para lá?

Leia aqui como chegar a Porto de Galinhas e depois me conta o que achou!!

Dica extra: Seguro Viagem Nacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Cotação de Seguro Viagem com Desconto

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *